Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alunos da CESPU podem concluir licenciatura em Medicina em Espanha

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alunos da CESPU podem concluir licenciatura em Medicina em Espanha

    O que nos reconduz, na minha opinião, à velha questão de se poder ter ensino privado em medicina...:

    lunos da Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário (CESPU) podem licenciar-se em Medicina, a partir de 2012-13, na universidade espanhola Afonso X, El Sabio, após um protocolo entre as instituições, ao qual a Lusa teve acesso.

    O documento assinado entre as duas instituições privadas ibéricas prevê que, todos os anos, os alunos do estabelecimento português, que tenham concluído os três anos da licenciatura em Ciências Biomédicas, tenham a possibilidade de prosseguir os estudos no 4.º ano do curso de Medicina, desde que previamente “completem a sua formação com algumas unidades extracurriculares e preencham os requisitos de acesso estabelecidos”.

    O número de vagas previsto no acordo, que vai entrar em vigor já no início do próximo ano letivo, é, no máximo, de 30 alunos.

    Para além disso, os alunos da CESPU das licenciaturas em Podologia, Medicina Dentária, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem poderão frequentar anos do curso ou completar os mestrados integrados na Universidade Afonso X, em Madrid, tal como os alunos desta universidade privada espanhola poderão frequentar licenciaturas e mestrados nos campus universitários da CESPU, em Gandra e em Vila Nova de Famalicão.

    O acordo tem a duração de seis anos, podendo, no entanto, prolongar-se por igual período, caso seja do interesse das instituições.
    http://www.ionline.pt/portugal/aluno...dicina-espanha


    É claro que a Ordem dos Médicos está, como seria previsível, contra: Últimas notícias de Portugal e do mundo > TVI24

    Pois...

    #2
    A Ordem está contra pq está preocupada com a saúde dos portugueses.

    É isso não é?!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
      A Ordem está contra pq está preocupada com a saúde dos portugueses.

      É isso não é?!
      É? É que do artigo, bem do que tenho visto e lido nesta matéria, pessoalmente tenho algumas dúvidas, mas certamente já aí alguém virá lançar luz sobre o tema!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
        É? É que do artigo, bem do que tenho visto e lido nesta matéria, pessoalmente tenho algumas dúvidas, mas certamente já aí alguém virá lançar luz sobre o tema!
        Ele estava a ser sarcástico. Estranho seria se a Ordem concordasse, mas também quem for acabar os estudos para Espanha o mais provável é ficar por lá ou voar para outros lados.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
          Ele estava a ser sarcástico. Estranho seria se a Ordem concordasse, mas também quem for acabar os estudos para Espanha o mais provável é ficar por lá ou voar para outros lados.
          Eu estava a ser sarcástico
          Tu estavas a ser sarcástico
          Ele estava a ser sarcástico...

          Obviamente!

          Obviamente, mais uma vez... Quem sair e tiver melhores condições, dificilmente regressa!

          Mas, regressando ao "busílis", a questão do ensino privado em medicina continua na ordem do dia! Quando se generalizará por cá?...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
            Eu estava a ser sarcástico
            Tu estavas a ser sarcástico
            Ele estava a ser sarcástico...

            Obviamente!

            Obviamente, mais uma vez... Quem sair e tiver melhores condições, dificilmente regressa!

            Mas, regressando ao "busílis", a questão do ensino privado em medicina continua na ordem do dia! Quando se generalizará por cá?...
            Ao que custa acho que nunca se generalizara. Muito mais fácil e barato parece-me é fazer o que se faz hoje em dia que é tirar o curso fora. Há dias vi umas portuguesas que estavam a tirar o curso na Roménia...
            Não me parece que seja apetitoso para privados... a não ser que os próprios hospitais privados tomem a iniciativa, mas mesmo assim estes ainda tem uma oferta muito deficitária em termos de serviços e aprendizagem, parece-me pois estoua falar sem conhecer bem o mercado!

            Comentário


              #7
              E depois mesmo que os recém licenciados quisessem exercer em Portugal duvido muito que a Ordem aceitasse.

              Comentário


                #8
                É desta que o Relvas vira médico

                Comentário


                  #9
                  sei que há malta que foi para a cespu tirar ciencias farmacêuticas, a faltar 1 ou 2 anos para acabar o curso ( 5 anos) conseguem transferência para a faculdade de farmácia do porto e depois no canudo diz que foi licenciado pela universidade do porto.....isto é correcto em relação a alunos que passam 5 anos na mesma faculdade?
                  (não estou a querer com isto dizer que por serem do privado são alunos de segunda, mas o certo é que mais difícil entrar nas publicas que nas fac privadas).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                    Eu estava a ser sarcástico
                    Tu estavas a ser sarcástico
                    Ele estava a ser sarcástico...

                    Obviamente!

                    Obviamente, mais uma vez... Quem sair e tiver melhores condições, dificilmente regressa!

                    Mas, regressando ao "busílis", a questão do ensino privado em medicina continua na ordem do dia! Quando se generalizará por cá?...
                    Qd o salário médio em Portugal passar de 700 euros para 1500.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
                      E depois mesmo que os recém licenciados quisessem exercer em Portugal duvido muito que a Ordem aceitasse.
                      Acho que nesta altura execer em PT já não seja o seu objetivo principal.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                        Ao que custa acho que nunca se generalizara...Não me parece que seja apetitoso para privados...
                        A U. Fernando Pessoa já tem um Hospital Privado...

                        Comentário


                          #13
                          O presidente da CESPU, há anos que tenta conseguir que se leccione Medicina nos privados e conseguiu, de uma forma aparentemente simples conseguir dar o primeiro passo nesse sentido. É obvio que a Ordem dos Médicos irá criar 1001 entraves à pratica clinica destes profissionais em Portugal, mas o Núcleo do Norte defende com cada vez mais força a existência de um exame teórico e prático para acesso à profissão.
                          Eu acho que é inevitável que o curso acabe por aparecer nos privados, há já muitos grupos interessados pelo que deve ser uma questão de poucos anos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Marco99 Ver Post
                            sei que há malta que foi para a cespu tirar ciencias farmacêuticas, a faltar 1 ou 2 anos para acabar o curso ( 5 anos) conseguem transferência para a faculdade de farmácia do porto e depois no canudo diz que foi licenciado pela universidade do porto.....isto é correcto em relação a alunos que passam 5 anos na mesma faculdade?
                            (não estou a querer com isto dizer que por serem do privado são alunos de segunda, mas o certo é que mais difícil entrar nas publicas que nas fac privadas).
                            Essa é uma velha e eterna questão e o problema é quem dá as equivalências. Mas como o Ensino Superior cá é a maior anarquia, tudo é possível.

                            Comentário


                              #15
                              A minha opinião é que o ensino superior, quer o privado quer o público, é um exemplo de extremos, tem tudo para ser muito bom e é-o maioritariamente, mas quando é mau é mesmo mau. O curioso é que uma mesma instituição pode formar excelentes profissionais e ao mesmo tempo formar ministros das finanças, da educação ou das finanças como os que temos tido.

                              A solução é deixar que quem entende ter condições, possa formar médicos, economistas e gestores mas, obviamente, fiscalizar resultados e obrigar a que orais e frequências, sejam feitos fora do estabelecimento de ensino original.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                É desta que o Relvas vira médico
                                Penso que ele concluiu o curso de medicina à hora de almoço, na véspera da última greve de médicos, mesmo a tempo de ajudar o SNS!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                  (...)

                                  Mas, regressando ao "busílis", a questão do ensino privado em medicina continua na ordem do dia! Quando se generalizará por cá?...
                                  Espero que nunca!
                                  Dado o histórico que graça as instituições de ensino superior privado em Portugal, que é de péssima qualidade sobretudo na área das ciências, é de esperar que tal não aconteça. O ensino superior privado em Pt é basicamente o que os norte americanos apelidam de "diploma mills" ou seja fabricas de diplomas, e não fábricas de conhecimento.

                                  Não é pelo facto de serem privadas que me oponho á sua abertura. Na América do norte muitas das melhores instituições são privadas. Mas cá não é evidentemente o caso Se se regessem por criterios de qualidade, exigência, não me oporia. Mas o que nos revelam sistematicamente os números, as avaliações, o mercado de trabalho é que estas instituições em Pt, sobretudo nas áreas das ciências são de terceira linha, sem critérios de qualidade que permitam ser reconhecidas como competentes. Veja-se o caso dos enfermeiros da maiorias das privadas: Uma nódoa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mas, Foliv, essa qualidade que referes não é, ou será, precisamente, porque o número ainda não é suficiente? Se noutros países é possível, porque é que por cá o ensino de medicina ainda parece inamovivelmente enfeudado no público? Será que assim as médias de acesso permanecerão sempre altas? Quem nos diz que um aluno de 15/16 não será um médico melhor do que um aluno de 19,...?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Os gajos da CESPU e da UFP andam maluquinhos para começar a facturar milhões à custa do ensino da medicina.

                                      Já destruiram enfermagem à conta disso, agora querem destruir o que falta na saúde.

                                      Haja paciência para essas empresas de ensino, e espero que a Ordem nunca permita que esses profissionais exerçam em Portugal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                        Mas, Foliv, essa qualidade que referes não é, ou será, precisamente, porque o número ainda não é suficiente? Se noutros países é possível, porque é que por cá o ensino de medicina ainda parece inamovivelmente enfeudado no público? Será que assim as médias de acesso permanecerão sempre altas? Quem nos diz que um aluno de 15/16 não será um médico melhor do que um aluno de 19,...?
                                        Não percebo qual o drama com as médias altas. É um curso com bastante procura é normal que a média suba. Quem quer entrar só tem de estudar e ser melhor que os outros.

                                        Mas acredito que muitos pais ricos, com filhos com notas baixas, gostassem de ter possibilidade de os meter a tirar um curso de medicina. Aí as privadas iam fazer maravilhas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Adoro os esquemas que se tentam (nas mais diversas áreas) para dar a volta a quem não tem média para entrar num curso.

                                          Já no meu curso havia pessoal que não conseguia os 17,50 pedidos, e então entravam em cursos paralelos de médias 13 e ao fim de um ano pediam transferência de curso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pena é a média de medicina ser mantida alta através de lobbies e artifícios.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                              Mas, Foliv, essa qualidade que referes não é, ou será, precisamente, porque o número ainda não é suficiente? Se noutros países é possível, porque é que por cá o ensino de medicina ainda parece inamovivelmente enfeudado no público? Será que assim as médias de acesso permanecerão sempre altas? Quem nos diz que um aluno de 15/16 não será um médico melhor do que um aluno de 19,...?
                                              Engraçado é que o aluno de 15/16 vai a Compostela, tira Medicina, paga impostos e propinas no país vizinho, e passado uns anos, regressa para praticar...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                Mas, Foliv, essa qualidade que referes não é, ou será, precisamente, porque o número ainda não é suficiente? Se noutros países é possível, porque é que por cá o ensino de medicina ainda parece inamovivelmente enfeudado no público? Será que assim as médias de acesso permanecerão sempre altas? Quem nos diz que um aluno de 15/16 não será um médico melhor do que um aluno de 19,...?

                                                quantos...

                                                mas 19 é sempre um 19... enfim..


                                                conheço um caso de um gajo que não tem vida propria qua acabou o curso com 19,2 e é uma nódoa, mas n é em medicina

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O Silver tem razão a média é alta porque as vagas são poucas para a eventual procura.

                                                  Pelo menos temos a garantia que os candidatos a médicos tem excelentes notas no secundário, mas a Ordem dos Médicos nem o SNS se importa em receber médicos doutros países em que podem ter médias de secundário mais "fraquinhas".

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                                    Engraçado é que o aluno de 15/16 vai a Compostela, tira Medicina, paga impostos e propinas no país vizinho, e passado uns anos, regressa para praticar...
                                                    Ora nem mais! Mas isso não interessa nada, que notas de quase 20 é que dão bons médicos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BossCountry Ver Post
                                                      Os gajos da CESPU e da UFP andam maluquinhos para começar a facturar milhões à custa do ensino da medicina.

                                                      Já destruiram enfermagem à conta disso, agora querem destruir o que falta na saúde.

                                                      Haja paciência para essas empresas de ensino, e espero que a Ordem nunca permita que esses profissionais exerçam em Portugal.
                                                      sim, claro um médico que venha de cuba ou de outro pais qualquer já pode vir a exercer medicina em Portugal e ninguém questiona se a qualidade do ensino foi equivalente á de cá.. Mas se estudar cá numa instituição, não pode exercer

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                        Ora nem mais! Mas isso não interessa nada, que notas de quase 20 é que dão bons médicos...
                                                        Não sei é se em Espanha ou República Checa ou outros, existe a cadeira de "Como dar consultas privadas no seu horário público". Se calhar, é por isso que a Ordem não gosta que eles venham para cá...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                          Adoro os esquemas que se tentam (nas mais diversas áreas) para dar a volta a quem não tem média para entrar num curso.

                                                          Já no meu curso havia pessoal que não conseguia os 17,50 pedidos, e então entravam em cursos paralelos de médias 13 e ao fim de um ano pediam transferência de curso.
                                                          tanta coisa para dizeres que tiveste media superior a 17,5

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                            sim, claro um médico que venha de cuba ou de outro pais qualquer já pode vir a exercer medicina em Portugal e ninguém questiona se a qualidade do ensino foi equivalente á de cá.. Mas se estudar cá numa instituição, não pode exercer
                                                            Eu prefiro um médico de Cuba, cego de um olho e vesgo do outro, que um médico formado na FP ou na CESPU.

                                                            Há privadas e privadas. E pegando na enfermagem, fala com as orientadoras das estagiárias dessas faculdades... Eu ao princípio nem acreditava!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X