Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nadador-salvador - Trabalho ingrato?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Nadador-salvador - Trabalho ingrato?

    Leiam esta reportagem do CM e os pontos que destaco a negro.

    Nestes dias em que o mar anda bravo, deve ser frustrante ser nadador-salvador.

    Arriscam a vida, aconselham as pessoas na areia e muitas vezes são ignorados.
    E no fim, os mesmos que os ignoram, acabam por ser salvos pelos nadadores-salvadores.

    Deve ser ingrato e frustrante pôr a propria vida em perigo, para tentar salvar outros, em casos de clara falta de civismo.

    Reportagem CM
    ********************************


    Praias: No pós-marés vivas, as ondas ainda impunham respeito e as correntes eram fortes
    Mergulhos de cabeça em dia para poucas brincadeiras (COM VÍDEO).


    Os olhos mal pestanejavam e nem as perguntas do CM faziam os nadadores-salvadores desviarem a atenção do mar e dos milhares de banhistas que fizeram questão de passar mais um dia de Sol na praia.

    O mar esteve, na Linha do Estoril e nas praias da Costa da Caparica, aparentemente mais tranquilo, em oposição à agitação de segunda e terça. Mas os socorristas não deram grande margem de manobra aos mais destemidos. É que, apesar da ondulação mais baixa, o mar manteve-se instável, com correntes fortes.

    Em Carcavelos, cinco pessoas tiveram mesmo de ser resgatadas. Um dos nadadores-salvadores ficou ferido ao retirar da água um banhista. Um instrumento de salvamento bateu-lhe, com violência, no rosto. Mas os ferimentos não foram graves.


    As bandeiras vermelhas hasteadas segunda e terça-feira em grande parte dos areais deram lugar, ontem, às amarelas. As pessoas não abdicavam de um mergulho no mar, mas poucas foram as que se aventuraram para longe.
    Além do mais, na Caparica, Fonte da Telha e em Carcavelos era possível ver um nadador-salvador de 50 em 50 metros, comunicando via rádio.


    As marés vivas registadas anteontem e, sobretudo, ontem - muitas vagas invadiram o areal, como sucedeu em Carcavelos e Tróia, apanhando desprevenidos os banhistas, que viram alguns bens estragados - fizeram com que, segundo testemunhos dos nadadores-salvadores, muitos ficassem em casa.


    Ainda assim, houve quem aproveitasse as consequências do mar agitado de terça-feira: dezenas de crianças deliciaram-se em autênticas "piscinas" criadas no areal de Carcavelos pelo mar bravo - foi igualmente uma maneira que os pais encontraram para terem os filhos longe do mar agitado -, enquanto os adultos aventuravam-se em ondas a rondar um metro, mas com bastante força. O que obrigava a intervenções constantes dos nadadores-salvadores. Queixam-se da falta de civismo das pessoas, que desrespeitam as ordens e as cores das bandeiras.


    Com o avançar das horas, a Capitania do Porto de Cascais previa que a situação ficasse mais calma, sublinhando que o fenómeno das marés vivas é cíclico.


    METEOROLOGIA DIZ QUE REGISTOS FORAM "NORMAIS"
    Paula Leitão, do Instituto de Meteorologia, disse que, apesar da enorme agitação marítima de terça-feira, os registos foram "normais". "Os registos a que eu tenho acesso não me dão razão para pensar que tenha havido algo fora do normal", afirmou, não atribuindo uma ligação directa deste fenómeno à passagem junto à costa do furacão ‘Gordon'.


    "MARÉS VIVAS É FENÓMENO CÍCLICO", por Dário Moreira, Comandante da Capitania de Cascais
    Correio da Manhã - Um dia após a agitação marítima nas praias tudo esteve mais calmo.
    Dário Moreira - Sim, foi tudo mais tranquilo. Como se previa, a agitação marítima diminuiu.


    - Ou seja, as condições vão melhorar?
    - As marés vivas são um fenómeno cíclico, prevendo-se novamente daqui a 15 dias. O que aconteceu foi a conjugação da preia--mar com os resquícios de uma tempestade no Atlântico, provocando uma agitação fora do normal.
    - Reforçaram os meios?
    - Houve vários meios náuticos a vigiar e também intensificámos as patrulhas em terra.


    - As pessoas são pouco cívicas?
    - Muitos acidentes podiam ser evitados. Estamos longe de uma cultura de segurança desejável.
    Editado pela última vez por Paulinhonanet; 23 August 2012, 08:52.

    #2
    São como qualquer outra profissão que lida com "público".

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      São como qualquer outra profissão que lida com "público".
      Um operador de call-centre não se atira ao mar, com ondas grandes e correntes fortes para salvar ninguem.

      Nadador-salvador morre após salvamento

      Comentário


        #4
        As pessoas no geral, é que são "mal formadas". Isso reflete-se na curva , à esquerda onde o pisca fica esquecido, ou na teimosia em contrariar a bandeira vermelha. Entra-se numa "onda" de facilitismo, que no caso das praias, pode mesmo custar a própria vida.

        Comentário


          #5
          acho que as pessoas deviam ser livres para se afogarem.. eram avisadas, não respeitavam.. azar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
            acho que as pessoas deviam ser livres para se afogarem.. eram avisadas, não respeitavam.. azar.
            Algumas bem mereciam. Este fim de semana o nadador salvador fartou-se de apitar e pedir às pessoas para não entrarem muito no mar mas muitos nem sequer ligaram. Não há qualquer respeito.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
              acho que as pessoas deviam ser livres para se afogarem.. eram avisadas, não respeitavam.. azar.
              Uma visão um pouco radical da coisa, mas em casos extremos tendo a concordar... Obviamente que há sempre a pequena vingança de levarem com a boia torpedo na cabeça .

              Apesar de ter feito a formação e ter trabalhado alguns dias como nadador-salvador, nunca me considerei como tal pois nem um salvamento cheguei a fazer e a "minha" praia tinha pouquissima gente (em parte por ser algo perigosa)

              O nadador-salvador tal como o Paulinhonanet refere, acaba por ter um papel ingrato por vezes.

              Infelizmente, para ajudar à festa, a maioria dos portugueses continua a ser completamente ignorante quando se trata de verificar o estado do mar. Pensam que por estar calor é só chegar e mergulhar .

              A titulo de exemplo, os afogamentos que costuma acontecer em fins de Abril e principios de Maio quando aparecem uns dias mais quentes. Eu fico parvo quando vejo imagens do mar revolto (apresentando uma tonalidade entro o azul e o castanho) e malta a tomar banho...
              Editado pela última vez por Ruie34; 23 August 2012, 09:07.

              Comentário


                #8
                As pessoas na praia são parvas. Ponto final.

                Então um nadador salvador arrisca a vida e mesmo assim as pessoas costumam ignorar as bandeiras vermelhas e amarelas ? E depois ainda ficam completamente ofendidas com os nadadores. Isto, além das pessoas que se deitam perto das arribas das praias , mesmo com o perigo que aquilo é e estando assinalado. E mesmo tendo já acontecido casos de mortes com arribas, as pessoas fazem-no na mesma. Incrível.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                  acho que as pessoas deviam ser livres para se afogarem.. eram avisadas, não respeitavam.. azar.
                  Se por um lado quem pratica condução perigosa pode afectar a si e aos outros, por outro lado quem vai para o mar ignorando a bandeira vermelha, só se arrisca a sí proprio, o que faz com que a tua teoria faça, de facto, sentido, infelizmente

                  Comentário


                    #10
                    É a mesma falta de respeito para com outros agentes de autoridade, como PSP, Bombeiros, etc., sendo os nadadores-salvador se calhar ainda menos considerados por ter uma autoridade muito limitada e, ainda fazerem o trabalho de venda e apoio às concessões (barracas, toldos, chapeus, etc).

                    Por norma quando se é chamado à atenção, critica-se e falta-se ao respeito (o mesmo se passa quando se é autuado no trânsito), quando salvam são heróis.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      É a mesma falta de respeito para com outros agentes de autoridade, como PSP, Bombeiros, etc., sendo os nadadores-salvador se calhar ainda menos considerados por ter uma autoridade muito limitada e, ainda fazerem o trabalho de venda e apoio às concessões (barracas, toldos, chapeus, etc).

                      Por norma quando se é chamado à atenção, critica-se e falta-se ao respeito (o mesmo se passa quando se é autuado no trânsito), quando salvam são heróis.
                      Isso é proibido e dá direito à perda do cartão de nadador-salvador (NS), além de coimas para o NS e para o concessionário.

                      A falta de respeito para com o bombeiro não é tão flagante, uma vez que este não se encontra logo alí para alertar as pessoas.

                      Comentário


                        #12
                        Este ano fiquei com um pouco mais de respeito pelo esforço que eles fazem. Tenho ido alguns dias para a costa e os nadadores salvadores não param um segundo, continuamente a avisar pessoas a apitar a correr de um lado para o outro, aquilo ainda dá bastante trabalho... Como costumo ir para praias em que eles estão maioritariamente sentados a falar com os amigos estes nesta praia (e certamente em outras) ainda têm um trabalho bem puxado..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          É a mesma falta de respeito para com outros agentes de autoridade, como PSP, Bombeiros, etc., sendo os nadadores-salvador se calhar ainda menos considerados por ter uma autoridade muito limitada e, ainda fazerem o trabalho de venda e apoio às concessões (barracas, toldos, chapeus, etc).

                          Por norma quando se é chamado à atenção, critica-se e falta-se ao respeito (o mesmo se passa quando se é autuado no trânsito), quando salvam são heróis.
                          Como não podem passar multas ou fazer outra qualquer acção que lhes vá onde mais dói (carteira) são completamente ignorados.
                          É do género "quem é este puto que me está a dizer que não posso ir à agua. Olha-me este fedelho sem barba e já a mandar"

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                            Isso é proibido e dá direito à perda do cartão de nadador-salvador (NS), além de coimas para o NS e para o concessionário.

                            A falta de respeito para com o bombeiro não é tão flagante, uma vez que este não se encontra logo alí para alertar as pessoas.
                            se te disser que 99% das praias onde tenho ido, apenas os vejo a alugar os cahpéus de sol e espruiçadeiras..

                            tive na manta rota recentemente e fazem ás descaradas.. tb n deve haver fiscalização.

                            Comentário


                              #15
                              É um trabalho muito ingrato é. Só compensa pelas miúdas.

                              Comentário


                                #16
                                Tenho um amigo que é.

                                Não costuma ter muito trabalho mas também é graças ao estar atento e vai avisando as pessoas. Assim evita ter "mais trabalho".

                                O ordenado é fraquinho..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                  se te disser que 99% das praias onde tenho ido, apenas os vejo a alugar os cahpéus de sol e espruiçadeiras..

                                  tive na manta rota recentemente e fazem ás descaradas.. tb n deve haver fiscalização.
                                  Denuncia, basta contactares a policia maritima

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    Isso é proibido e dá direito à perda do cartão de nadador-salvador (NS), além de coimas para o NS e para o concessionário.

                                    ....
                                    Neste momento não sei, mas há uns anos atrás, na praia referida na reportagem, eram os nadadores-salvadores que apoiavam a concessão nisso.
                                    Podiam não receber os €€, p.e., mas ajudavam a acartar estacas e toldos etc..

                                    E pelos vistos actualmente, em alguns lados continua a ser, pelos posts posteriores.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                      Denuncia, basta contactares a policia maritima
                                      Mas se o próprio Nadador-salvador aceita, porque é ele que vai "denunciar".

                                      Ele é que sabe o contrato entre ambos (nadador-concessão) e se lhe paga algum extra no final ou inicio do dia, para isso?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                        Tenho um amigo que é.

                                        Não costuma ter muito trabalho mas também é graças ao estar atento e vai avisando as pessoas. Assim evita ter "mais trabalho".

                                        O ordenado é fraquinho..
                                        Sempre ouvi dizer que sacavam bom dinheiro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                          Neste momento não sei, mas há uns anos atrás, na praia referida na reportagem, eram os nadadores-salvadores que apoiavam a concessão nisso.
                                          Podiam não receber os €€, p.e., mas ajudavam a acartar estacas e toldos etc..

                                          E pelos vistos actualmente, em alguns lados continua a ser, pelos posts posteriores.
                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                          Mas se o próprio Nadador-salvador aceita, porque é ele que vai "denunciar".

                                          Ele é que sabe o contrato entre ambos (nadador-concessão) e se lhe paga algum extra no final ou inicio do dia, para isso?
                                          Durante o período de funcionamento da concessão NÃO O PODE FAZER. Isso encontra-se previsto na legislação e é mencionado vezes sem conta durante o curso .

                                          Agora se ele o aceita fazer é pela mesma razão que alguns de nós somos obrigados a engolir sapos todos os dias nos nossos locais de trabalho... A mim ninguém me pediu para montar um toldo, aliás estavam bem lixados que eu não sei dar os nós naquilo . Havia 2 miudos que tinham essa função.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para o que ganham, não acho ingrato.

                                            Claro que há praias e praias, umas a darem um trabalhão do caraças outras quase nenhum...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não creio que seja um trabalho ingrato. Aliás, por diversas vezes já pensei em me meter no curso de nadador salvador, talvez para o ano avance mesmo com isso.

                                              Agora, em alturas de marés vivas é algo trabalhoso e/ou arriscado, mas em situações normais, ou seja, em 90% da época balnear, sobretudo em praias com o mar relativamente pacífico, na maioria das vezes andam na praia sentados a ver o mar, a olhar e meter conversa com uma ou outra miúda e deve haver muitos dias que nem molham os pés.

                                              Para mim, é um dos melhores trabalhos de verão que se pode arranjar, só o facto de se fazer da praia o local de trabalho com tudo de bom que isso implica e ainda receber uma remuneração razoável tendo em conta o esforço exigido, parece-me muito bem.

                                              Claro que há alturas mais complicadas, mas isso acontece em todas as profissões. E também tem muito a ver com as praias, o mar não se comporta de forma igual em todo o lado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                                Sempre ouvi dizer que sacavam bom dinheiro.
                                                O que eu ouvi, numa recente reporatagem, é que recebiam 900€ por mês.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pessoalmente não fiquei muito fã da profissão.

                                                  10h na praia todos os dias (10h-20h), sempre atento ao pessoal, a mandar chegar para um lado e para o outro, a verificar constantemente se há alguém que vai abaixo e não vem acima e ainda sujeito a ter que arriscar o coiro numa água danada de fria e com agumas correntes e rochas (no meu caso), para ganhar menos de 900€ naquela altura (2007) porque hoje em dia já deve ter baixado.

                                                  Quanto à parte boa, chick's, epá a minha namorada aproveitou essa semana para fazer praia comigo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                                    O que eu ouvi, numa recente reporatagem, é que recebiam 900€ por mês.
                                                    Ele ia ganhar isso se... fosse para longe. Aí ganhava isso com ajudas de custo e assim. Mas também gastava muito mais.

                                                    Pelo que sei ronda os 400-500. E fazem fds como é natural..

                                                    Já lhe perguntei estou à espera da resposta..
                                                    Editado pela última vez por JoelM; 23 August 2012, 12:07.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                      Pessoalmente não fiquei muito fã da profissão.

                                                      10h na praia todos os dias (10h-20h), sempre atento ao pessoal, a mandar chegar para um lado e para o outro, a verificar constantemente se há alguém que vai abaixo e não vem acima e ainda sujeito a ter que arriscar o coiro numa água danada de fria e com agumas correntes e rochas (no meu caso), para ganhar menos de 900€ naquela altura (2007) porque hoje em dia já deve ter baixado.

                                                      Quanto à parte boa, chick's, epá a minha namorada aproveitou essa semana para fazer praia comigo
                                                      Isso é que é ter pouca sorte!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Há nadadores salvadores e nadadaores salvadores. Gente profissional e outros nem tanto. E há aqueles, que olho para eles e tenho sérias dúvidas se serão nadadores exímios...mas enfim.

                                                        Na semana passada, na praia de OFIR, Esposende, assisti a uma cena lamentável que envolveu nadadores salvadores e um banhista na casa dos 50 anos.

                                                        O mar estava um pouco revolto (na Póvoa de Varzim aquilo seria bandeira verde) e estava bandeira vermelha. Um senhor estava uns 5 metros dentro de água e vem ao longe um nadador salvador a correr, aos gritos e a buzinar, e começa a chamar o homem, em tom extremamente rude para ele sair da água.
                                                        O senhor não estava a ouvir, e então o "jovem" entra na água e começa a gritar ao ouvido do homem: " à minha frente gente já" - " mas você quer que eu lhe fo*a a boca?". Nisto vem mais dois, um de ar completamente psicótico e começa a querer fazer-se ao homem. O outros não deixaram, mas continuaram com a gritaria, com os palavrões e ameaças.
                                                        Como o homem começou a reagir, e já era só gente a olhar, um deles foi chamar um "amigo" culturista (gigante) para intimidar o senhor. Lá se deu uma discussão enorme, mas um dos nadadores continuava com visível vontade de bater no homem.

                                                        Fiquei revoltadíssimo com a actuação destes gajos. Gritavam com toda a gente, proferem palavras ofensivas, intimidam as pessoas, fazem do apito uma harmónica...
                                                        Faço praia desde miúdo na Póvoa de Varzim e nunca vi semelhante cenaça. Fui até Ofir, que é perto, e deparei-me com esta tristeza...

                                                        Pergunto eu. Visto que o homem estava a colocar-se em perigo e não saía da água o melhor a fazer não seria chamar a polícia marítima? Eles sim são autoridade, não os nadadores. Será a solução chamar nomes, ser arrogante, mal criado e chamar amigos? Lol
                                                        Editado pela última vez por Jfire; 23 August 2012, 12:17.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          É um trabalho muito ingrato é. Só compensa pelas miúdas.
                                                          Isso é um clichê do Baywatch

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                            Isso é um clichê do Baywatch
                                                            True. Nem isto:




                                                            E muito menos isto:



                                                            Existem a correrem nas praias portuguesas para nos salvarem ou para se pareciar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X