Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Último Verão para o Transpraia ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Último Verão para o Transpraia ?

    Parece que o Transpraia, mais conhecido como o comboio da Costa da Caparica, se encontra em risco de fechar.
    A mudança da ''estação'' do centro da Costa para junto do Bairro dos Pescadores, praticamente no final da cidade, retirou muitos utlizadores.

    Bons tempos em que era passageiro frequente do mesmo.

    http://www.ionline.pt/boa-vida/trans...o-fim-da-linha

    #2
    Vi à pouco essa reportagem na Sic, e fiquei triste.

    Foi o meu transporte da Costa até à Fonte da Telha, ou até à Sereia, durante muitoooooooos anos, nos verões da minha infância.

    Ainda à duas semanas lá estive e parei a olhar para ele com uma certa nostalgia.

    Tive que lhe tirar uma foto para recordação.



    Editado pela última vez por MGomes; 24 August 2012, 20:37.

    Comentário


      #3
      Parece que todos os anos é ano de fechar... já o ano passado era.

      Comentário


        #4
        Eu ainda sou do tempo em que o comboio passava pela frente de todas aquelas casas clandestinas, até que num inverno mais rigoroso, uma maré arrancou grande parte deles até à Praia da Mata, altura em que passou a ''passar'' - passe a redundância -, entre as referidas casa e os parques de campismo.

        Belos tempos, em que um gajo pegava nas namoradas da altura, e para não ficar a namorar na praia do parque de campismo, metia-se no comboio e ia para outra praia.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
          Parece que todos os anos é ano de fechar... já o ano passado era.
          Acredito que com esta mudança da ''estação'', o fim esteja mais próximo.

          Para além disso, e pelo que percebi na reportagem os preços variam entre os € 4 e os € 7,5, o que é um bocado puxado, mesmo tratando-se de um comboio turistico.

          Comentário


            #6
            Apesar de ser uma distância bem mais curta, tens na Praia do Barril (Algarve) um comboio similar, onde cobram um 1€ por viagem.
            Como disse é bem mais curto e também serve de funcionalidade ao aldeamento próximo, mas o preço é bastante mais simpático.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
              Para além disso, e pelo que percebi na reportagem os preços variam entre os € 4 e os € 7,5, o que é um bocado puxado, mesmo tratando-se de um comboio turistico.
              Também acho caro.

              Na reportagem falavam que é um comboio turístico, e acredito que actualmente o seja, mas na altura em que eu era "passageiro frequente", à 30 e à 20 anos atrás, não era tão turístico mas sim um mero meio de transporte.
              Os meus pais alugavam uma casa na Costa durante duas semanas, e o Transpraia era o nosso meio de transporte para nos levar até às praias do "sul", e como nós havia inúmeras famílias assim.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                Parece que todos os anos é ano de fechar... já o ano passado era.
                Exactamente.

                O ano passado, em Setembro, juntei-me com uma malta e fomos "despedir-nos" do comboio.
                Já no ano passado estava nessa nova localização, junto ao Parque de Campismo.
                Afinal continuou.
                Mas ainda bem.

                Estou a ver que este ano temos de lá ir outra vez à despedida.

                Comentário


                  #9
                  Como curiosidade, a bitola do Transpraia é a mais estreita usada em Portugal, em comboios de utilização normal/regular.

                  Uma quesstão que ouvi em tempos, mas nunca consegui confirmar, é que os motores usados pelas locomotivas, são motores a diesel de origem Mercedes.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                    Também acho caro.

                    Na reportagem falavam que é um comboio turístico, e acredito que actualmente o seja, mas na altura em que eu era "passageiro frequente", à 30 e à 20 anos atrás, não era tão turístico mas sim um mero meio de transporte.
                    Os meus pais alugavam uma casa na Costa durante duas semanas, e o Transpraia era o nosso meio de transporte para nos levar até às praias do "sul", e como nós havia inúmeras famílias assim.
                    Eu também usava muito o comboio à uns 20/25 anos atrás, antes de ter carro, pois assim que acabavam as aulas, metia-me na camioneta para a Costa e depois apanhava o comboio até ao parque, quando não me apetecia ir a pé.

                    Comentário


                      #11
                      Esteve tudo a ver a reportagem na Sic.

                      Achei caro os preços praticados.

                      Lembro-me de qdo era frequentadora da Praia da Riviera apanhar muitas vezes a troca de agulha/linha (como raio se chama aquilo) e até acho que era lá que "dormiam" as carruagens.

                      Comentário


                        #12
                        Os comboios ficam guardados aqui https://maps.google.pt/maps?q=costa+...%C3%BAbal&z=19

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post

                          Praia da Riviera

                          Comentário


                            #14
                            A minha durante quaase 30 anos, foi esta https://maps.google.pt/maps?q=costa+...%C3%BAbal&z=18

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                              Como curiosidade, a bitola do Transpraia é a mais estreita usada em Portugal, em comboios de utilização normal/regular.

                              Uma quesstão que ouvi em tempos, mas nunca consegui confirmar, é que os motores usados pelas locomotivas, são motores a diesel de origem Mercedes.
                              Não são muito diferentes daqueles que referi, mesmo a bitola:



                              (imagem tirada da net).

                              Deitam um pivete a diesel... os da costa face ao aumento do combustível e distância percorrida, deve ter aumentado bem os custos.

                              Comentário


                                #16
                                É a mesma bitola.

                                Comentário


                                  #17
                                  É a mesma sim. É o sistema Decauville de 60cm de bitola, é a via estreita mais pequena em Portugal.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X