Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Oferta de emprego… apenas para a Vera Pereira (+ 1 Caso Pg4)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Oferta de emprego… apenas para a Vera Pereira (+ 1 Caso Pg4)

    Se não te chamas Vera Pereira, esta oferta de emprego não é para ti. No site do IEFP uma oferta de Educadora de Infância mostra na parte “Outros conhecimentos” a mensagem “SÓ A ADMITIR A VERA PEREIRA”.

    O desconforto para com o IEFP pelos cidadãos que continuam desempregados é já grande. É também facto público que existem ilegalidades dentro dos próprios sites de emprego do governo, o que é manifestamente o caso, embora se possa tratar simplesmente de um erro inocente. Também não é novidade que as ofertas de emprego com valores abaixo dos permitidos por lei estão a aparecer todos os dias.
    O que ninguém esperava era que, de forma tacita e coesa, fosse anunciado o “vencedor” do concurso antes das pessoas se possam candidatar.
    No anúncio publicado no site do IEFP (netemprego.pt) e também no site “oficial do governo” (netemprego.gov.pt), pertencente ao Ministério da Economia e do Emprego, pode-se ler na parte “Outros conhecimentos” a mensagem “SÓ A ADMITIR A VERA PEREIRA”.




    O anúncio contém ainda outros problemas, uma vez que no sector de actividade menciona pessoas idosas mas na profissão menciona educador de infância.
    Assim, a oferta 587847025 do site contém irregularidades e mantém-se online até ao momento desta publicação. É um tacho evidente… para a Vera Pereira.
    O Movimento Sem Emprego (MSE) que tem há vários meses promovido campanhas e manifestações contra o Governo por achar que os esforços deste não se adaptam à realidade – como o caso do Impulso Jovem – tem um contador que apelidam de “real”e que é bem diferente dos números do Governo.
    António Roberto, “apenas” mais um desempregado, afirmou ao Tugaleaks que “É aí nesse site que vou todos os dias pesquisar, a cada dia que passa a vontade de desistir é enorme, pois é um site oficial onde os desempregados se registam para procurar o que é raro existir em concreto. O IEFP agora ‘delegou’ nas juntas de freguesia algumas das suas competências mas a trampa é a mesma”.
    Hoje, o tacho torna-se visível. Hoje o emprego vai para a Vera Pereira.

    ACTUALIZAÇÃO 9H50M: A Vera já “saiu” do anúncio
    Editado pela última vez por SilverArrow; 30 August 2012, 09:47.

    #2
    Coitado do funcionário que preencheu a ficha de anuncio dessa oferta de trabalho, como não pode ser despedido, vai levar um raspanete de todo o tamanho.
    Quanto ao tema em si, nada de novo, estamos carecas de saber que é assim que funciona !

    Comentário


      #3
      Quem vai ficar a arder é a Vera Pereira....

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por JFernandes Ver Post
        Quem vai ficar a arder é a Vera Pereira....
        Alguém lhe há-de arranjar qualquer coisa. Pelos vistos tem Padrinho !

        Comentário


          #5
          AHAHAHAHAHAHAH

          Agora até já o fazem às claras.

          Comentário


            #6
            Por norma os concursos à medida não levam o nome... esta nova forma de transparência começa a dar resultados

            Infelizmente este é dos problemas reais do país, mesmo que no topo exista vontade de alterar as coisas (vá, vamos fazer esse esforço de acreditar nisto), no dia-a-dia quem opera a máquina (do Estado ou privado) é super permeavel a estas coisas.

            E isto tanto funciona a este nível como nas coisas mais simples e que achamos "normais", preciso de uma peça:
            - opção 1 - ligar para loja
            - opção 2 - ligar para o amigo que trabalha lá e a que "consegue arranjar"

            Escolha normal, opção 2, que isto está dificil e não tem mal.....

            Comentário


              #7
              Alguém me explica qual é o benefício de colocar o lugar no CE? Se já tem a posição preenchida, ganham alguma coisa com isto?

              Comentário


                #8
                Este lugar é para uma empresa privada ou pública? Caso seja a primeira opção, existe alguma obrigatoriedade de colocar o anúncio? Falo se recebem alguma ajuda do estado para empregar essa pessoa (que deve ter todo o mérito claro).

                Comentário


                  #9
                  A pessoa a contratar era para um cargo público ou para um cargo privado?

                  O anúncio já percebi que está num local público...

                  Era que se foi para um privado é fácil perceber o que aconteceu, e nem vejo onde está o problema, se é um concurso público aí o problema é outro!

                  Comentário


                    #10
                    Se é uma empresa privada que quer contratar a Vera, passaria por este processo porque? Para receber algum incentivo por contratar um desempregado?

                    Não melhora a situação...

                    Comentário


                      #11
                      O IEFP aka "clube dos tachos" devia fechar. Instituição ridícula que necessita de uma reformulação TOTAL, mas claro, mexe com os interesses...

                      Este é apenas mais um exemplo da corja sem vergonha que tomou conta deste país e das suas instituições.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                        Este lugar é para uma empresa privada ou pública? Caso seja a primeira opção, existe alguma obrigatoriedade de colocar o anúncio? Falo se recebem alguma ajuda do estado para empregar essa pessoa (que deve ter todo o mérito claro).
                        Se for um privado, para concorrer aos apoios/beneficios de contratar os desempregados têm que concorrer, ou seja abrir uma vaga, têm que preencher os papeis quer tenham uma pessoa ou não seleccionada, que obviamente em 99,9% dos casos já está a pessoa escolhida, pode ser pessoa conhecida ou não!

                        Comentário


                          #13
                          Ouvi agora a noticia na TVI 24, e confirma-se o que falei em cima. Foi um privado, neste caso um centro social que contratou a pessoa por 6meses no âmbito de uma qualquer politica de emprego. Uma não noticia neste caso!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Se é uma empresa privada que quer contratar a Vera, passaria por este processo porque? Para receber algum incentivo por contratar um desempregado?

                            Não melhora a situação...
                            basta que a vera tivesse inscrita no iefp para a empresa ter o beneficio no caso de a contratar.. lançar um anúncio não traz nenhuma vantagem penso eu.

                            Comentário


                              #15
                              Desculpa, mas na minha opinião não melhora a situação.

                              Temos uma empresa privada que já tinha seleccionado o candidato e, para ter uma vantagem do Estado, simula um concurso onde já conhecia o escolhido.
                              Então porque não optou pela contratação directa?

                              Para mim é a tal "espertice saloia"...

                              Temos duas opções ou fazer as coisas correctamente e seleccionar o melhor candidato que nos fosse apresentado, ou fazer as coisas para escolher quem queremos e receber o incentivo.

                              Optaram pela 2ª.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                basta que a vera tivesse inscrita no iefp para a empresa ter o beneficio no caso de a contratar.. lançar um anúncio não traz nenhuma vantagem penso eu.
                                Têm que abrir a vaga, pelo menos pelo que sei, todos os processos seguem os mesmos passos, inclui abrir a vaga e depois o IEFP apresenta candidatos, se a empresa tiver já um candidato (acontece como disse em cima em 99,9% das vezes), o IEFP não apresenta ninguém. Se a vaga deveria ou não aparecer em público é que já não sei se é norma.

                                Comentário


                                  #17
                                  Por momentos, cheguei a pensar que me ia livrar do treinador...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                    Desculpa, mas na minha opinião não melhora a situação.

                                    Temos uma empresa privada que já tinha seleccionado o candidato e, para ter uma vantagem do Estado, simula um concurso onde já conhecia o escolhido.
                                    Então porque não optou pela contratação directa?

                                    Para mim é a tal "espertice saloia"...

                                    Temos duas opções ou fazer as coisas correctamente e seleccionar o melhor candidato que nos fosse apresentado, ou fazer as coisas para escolher quem queremos e receber o incentivo.

                                    Optaram pela 2ª.
                                    Não tem espertice nenhuma... como disse não sei se foi erro ou é obrigatório a apresentação pública da vaga. Tudo o resto é o normal acontecer nas contratações de pessoas.
                                    Normalmente as empresas precisam contratar alguém, contratam alguém conhecido (espera-se que para o cargo em causa, com curriculo), estando no desemprego e havendo algum beneficio como parece ser o caso, apresentam uma candidatura para a pessoa em causa.
                                    O mesmo acontecia e acontece nos estágios profissionais em que o Estado paga metade do salário por exemplo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pronto, sendo procedimento normal já fico mais descansado.

                                      Só por curiosidade:
                                      Se o IEFP entendesse ter outros 50 candidatos aquela função, numa hipotese rídicula, com mais tempo de desemprego, porventura, com mais idade e dificuldade em arranjar emprego e quisesse enviar uma dessas pessoas e não a "Vera", que até pode mais facilmente arranjar emprego?

                                      Depois admiram-se porque continuam pessoas anos a fio inscritas na SS e o Estado tem gastos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        depois ainda querem que o estado nao esteja na falencia..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                          Pronto, sendo procedimento normal já fico mais descansado.

                                          Só por curiosidade:
                                          Se o IEFP entendesse ter outros 50 candidatos aquela função, numa hipotese rídicula, com mais tempo de desemprego, porventura, com mais idade e dificuldade em arranjar emprego e quisesse enviar uma dessas pessoas e não a "Vera", que até pode mais facilmente arranjar emprego?

                                          Depois admiram-se porque continuam pessoas anos a fio inscritas na SS e o Estado tem gastos.
                                          Nisso já estás a pôr hipóteses... e ainda para mais hipóteses pouco plausíveis, é que hoje em dia todos têm dificuldades em arranjar emprego, não há facilidades! Seja jovem ou não jovem, há pouco ou há muito desempregada!

                                          Mesmo as empresas que não têm ninguém já contratado, geralmente em casos de contratação em massa, e em empresas maiores, recebem as propostas e são elas que escolhem, como é obviamente lógico!

                                          À partida o único critério é o desemprego! Depois sendo empresa privada, nem o currículo conta, se correr mal para a empresa problema dela!
                                          Neste caso, é menos um custo para o Estado (financeiro se a pessoa em causa estava desempregada, e um proveito porque passa a fazer descontos e social porque é menos um desempregado).

                                          Os incentivos são mesmo para as pessoas que tu referes, pessoas que estão há muito tempo desempregadas, neste caso acho que mais de 6meses.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
                                            depois ainda querem que o estado nao esteja na falencia..

                                            Aí está um grande problema dos portugueses... querem incentivos ao emprego, ali no tópico ao lado, não faltam criticas a este sector, quando eles acontecem, é o motivo do estado estar na falência! Não há um meio termo!

                                            Ou temos Estado social ou não... quando temos é mau, quando não temos também é mau!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se o concurso já está combinado à partida (infelizmente nada mais normal), não acham que é uma falta de respeito por possíveis candidatos que iriam (ou irão) gastar € a enviar um CV para nada?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu acho muito bem o incentivo ao emprego, já não acho tão bem que ainda antes do concurso o empregado já esteja escolhido.

                                                Podemos ver isso de forma númerica, como o Estado o vê: ser o A ou o B é igual, é menos um subsisdio de desemprego e mais um incentivo.
                                                Não é necessário andar a remeter e incomodar pessoas para entrevistas.

                                                A empresa tem o funcionário que quer, ao qual chegou não se sabe como.

                                                Para a "Vera" conseguiu o emprego.

                                                Todos ganham com o mínimo esforço.

                                                Agora porque raio então há um concurso e não basta uma simples comunicação ao IEFP?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                  Eu acho muito bem o incentivo ao emprego, já não acho tão bem que ainda antes do concurso o empregado já esteja escolhido.

                                                  Podemos ver isso de forma númerica, como o Estado o vê: ser o A ou o B é igual, é menos um subsisdio de desemprego e mais um incentivo.
                                                  Não é necessário andar a remeter e incomodar pessoas para entrevistas.

                                                  A empresa tem o funcionário que quer, ao qual chegou não se sabe como.

                                                  Para a "Vera" conseguiu o emprego.

                                                  Todos ganham com o mínimo esforço.

                                                  Agora porque raio então há um concurso e não basta uma simples comunicação ao IEFP?
                                                  Por isso eu disse que não sei se é obrigatório ou não abrir a vaga publicamente! Se é, não devia ser. O que me parece é que aconteceu um erro, visto que contratações destas a sair do centro de emprego são uma maioria e até hoje nunca tinha acontecido isto, ou se tinha como não aparece o nome, nunca se soube.
                                                  Tenho ideia que as ofertas nestes casos não aparecem publicamente.

                                                  E quanto a escolher antes ou depois... ao contrário dos públicos estes não precisam de dar palha ao pessoal! Sinceramente prefiro assim. Senão então seria prolongar o "circo", para nada!
                                                  Editado pela última vez por paulofer; 28 August 2012, 14:13.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É uma medida que as empresas adoptam há algum tempo, até ai nada de novo.

                                                    Já fui 2 vezes ao centro de emprego para me inscrever e lá disseram, horas depois de disponibilizar a oferta, que a mesma já estava preenchida, ou seja há vagas que estão preenchidas mesmo antes de chegarem às bases-de-dados do IEFP.

                                                    Pelos vistos é para preencher um requisito qualquer, não sei explicar bem.

                                                    O que me surpreendeu desta vez foi porem lá o nome da pessoa...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É a típica situação, um pouco à portuguesa, em que algo está mal mas não se faz nada, apenas se deixa arrastar a situação.

                                                      Se uma oferta de emprego está já decidida, não faz sentido anunciar, só cria burocracia, com pessoas a se candidatarem com esperança de conseguirem, e os serviços ficam com mais trabalho burocrático a analisar as candidaturas inúteis.

                                                      Multiplicamos esta situação por centenas de outras situações, juntamos a % de funcionários públicos que não fazem nenhum, e temos como resultado na FP estarem sempre a chorar que os serviços têm falta de pessoal. A fazer trabalho inútil claro que têm falta de pessoal.

                                                      Estes caso devia servir de exemplo para alterar os procedimentos, ou esta situação deixam de ser possível, ou passam a ser feitos com outro procedimento que não um concurso. Agora um concurso viciado é ridículo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                        É a típica situação, um pouco à portuguesa, em que algo está mal mas não se faz nada, apenas se deixa arrastar a situação.

                                                        Se uma oferta de emprego está já decidida, não faz sentido anunciar, só cria burocracia, com pessoas a se candidatarem com esperança de conseguirem, e os serviços ficam com mais trabalho burocrático a analisar as candidaturas inúteis.

                                                        Multiplicamos esta situação por centenas de outras situações, juntamos a % de funcionários públicos que não fazem nenhum, e temos como resultado na FP estarem sempre a chorar que os serviços têm falta de pessoal. A fazer trabalho inútil claro que têm falta de pessoal.

                                                        Estes caso devia servir de exemplo para alterar os procedimentos, ou esta situação deixam de ser possível, ou passam a ser feitos com outro procedimento que não um concurso. Agora um concurso viciado é ridículo.
                                                        Concordo em absoluto, mas há que apresentar trabalho

                                                        Dezenas de casos destes na função pública de alguém querer apresentar trabalho e que só leva à criação de mais burocracia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Isto não merecia uma queixa-crime?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Explicação do IEFP:

                                                            Esclarecimento do IEFP a uma noticia divulgada pela Antena 1 sobre uma oferta de emprego disponível no Portal NetEmprego

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X