Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pós laboral ou regime diurno

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pós laboral ou regime diurno

    Boas

    Eu sei que já não é a primeira vez que abro um tópico para falar das minhas duvidas em relação a aspectos académicos mas prometo que é a ultima vez.

    É o seguinte, eu estou desempregado mas tenho dinheiro para pagar um curso superior completo ( licenciatura e mestrado) caso não chumbe muitos anos claro.
    O que se passa é que eu tenho procurado emprego ( fnac, continente ,call center etc) e ninguém me chama, ando feito parvo por Lisboa e arredores à procura e nada.
    Então resolvi fazer uma jogada que é o ensino superior. Eu candidatei-me ao curso de engenharia de telecomunicações e informática pós laboral no ISCTE e ( sem querer ser arrogante) entro de certeza.
    Mas apesar de ser pós laboral tenho a possibilidade de ir para regime diurno, e estou num dilema: vou para pós laboral continuando a passar o dia à procura de emprego sendo que será mais dificil porque estudar à noite é mais complicado, a pessoa está mais cansada mesmo que não tenha tido muito que fazer durante o dia , ou vou para regime diurno e estudo com os putos, apostando ao máximo naquilo de forma a acabar a licenciatura o mais rápido possivel ficando apenas com as propostas do centro de emprego como ajuda contra a minha situação profissional.

    Mas a questão é que tenho 29 anos,não 18 nem 19 se é que me percebem.

    Que acham? qualquer opinião é bem vinda

    #2
    Com essa idade já deves ter corpinho para aguentar trabalhar durante o dia e estudar à noite... ;)

    Parece que custa, mas depois de feito, não custa assim muito.

    Comentário


      #3
      O regime pós laboral é mais complicado se durante o dia trabalhares porque ficas com pouco tempo.. no caso de não estares a trabalhar não vejo porque seria. Acho que e tendo em conta a tua idade era mais vantajoso o pós laboral ficavas livre caso encontrasses um trabalho.

      E estuda bem o mercado de trabalho na area em que pensas estudar.. seria muito frustrante no final do curso não teres trabalho.

      Comentário


        #4
        O curso está com empregabilidade de quase 100% mas não sei se para pessoas com mais de 30 as coisas estão assim tão cor de rosa

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
          Com essa idade já deves ter corpinho para aguentar trabalhar durante o dia e estudar à noite... ;)

          Parece que custa, mas depois de feito, não custa assim muito.
          Não custa nada.

          Tirando a parte de não teres vida se quiseres fazer aquilo "como deve ser".

          Acho que deves ir para regime pós-laboral. Mesmo que depois arranjes um trabalho das 00:00 até às ??:?? ou então arranjas um trabalho diurno.

          E os prof's têm sempre outra consciência das dificuldades de trabalhar e estudar em pós-laboral..

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Sandokan83 Ver Post
            O curso está com empregabilidade de quase 100% mas não sei se para pessoas com mais de 30 as coisas estão assim tão cor de rosa
            Para recém formados com 35 anos?? Não contes com isso.

            Tens quase obrigatoriamente que começar a trabalhar em algum lado pois se acabares o curso sem experiência na área do curso, corres sérios riscos de anda a penar até aos 40...

            Estudar a full time aos 29 anos é um jogada altamente arriscada.
            Mas é claro que tudo depende muito do dinheiro que tens, da tua despesa fixa ( se tens filhos ou nãs) e dos bens imóveis à tua disposição.

            Tentando colocar-me na tua pele, só tomaria essa decisão se tivesse:
            1) casa paga
            2) dinheiro para estudar os 5 anos e pagar todas as despesas dos estudos, da casa e pessoais,
            3) Se não tivesse filhos.

            Se pensas vir a ser pai: quanto mais cedo melhor. Os putos dão cabo da saúde física e psíquica dos país.

            É complexo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
              Não custa nada.

              Tirando a parte de não teres vida se quiseres fazer aquilo "como deve ser".

              Acho que deves ir para regime pós-laboral. Mesmo que depois arranjes um trabalho das 00:00 até às ??:?? ou então arranjas um trabalho diurno.

              E os prof's têm sempre outra consciência das dificuldades de trabalhar e estudar em pós-laboral..
              Eu acabei em Julho a parte lectiva de um Mestrado em pós-laboral e não custou assim muito. Ok tem alguma ligação com a minha profissão, e penei pouco, mas olhando agora para trás, nem me privei de muita coisa. Claro que na altura de exames não tinha fim‑de‑semana, mas o resto do ano, ia as aulas, ia fazendo os trabalhos de grupo e ainda dava para sair ao sábado à noite, estar com a namorada ao fim‑de‑semana, ir a casa dos pais, etc... É tudo uma questão de vontade, gerir bem o tempo, e por vezes abdicar de umas horas de sono para conseguir fazer tudo o que se quer!

              Claro, que como já disse, agora que esta essa parte feita, parece que custou pouco, e já não me lembro das vezes que saia do trabalho já tarde e ia para as aulas com vontade de ir pa casa dormir...

              É a uma questão de força de vontade, e sim os prof's por vezes são mais na boa...
              Mas não sei se senti isso por ser pós-laboral ou por ser num politécnico, pois antes deste mestrado, só tinha a experiência de Coimbra, que tem a fama e o proveito de nos lixarem a vida...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                Eu acabei em Julho a parte lectiva de um Mestrado em pós-laboral e não custou assim muito. Ok tem alguma ligação com a minha profissão, e penei pouco, mas olhando agora para trás, nem me privei de muita coisa. Claro que na altura de exames não tinha fim‑de‑semana, mas o resto do ano, ia as aulas, ia fazendo os trabalhos de grupo e ainda dava para sair ao sábado à noite, estar com a namorada ao fim‑de‑semana, ir a casa dos pais, etc... É tudo uma questão de vontade, gerir bem o tempo, e por vezes abdicar de umas horas de sono para conseguir fazer tudo o que se quer!

                Claro, que como já disse, agora que esta essa parte feita, parece que custou pouco, e já não me lembro das vezes que saia do trabalho já tarde e ia para as aulas com vontade de ir pa casa dormir...

                É a uma questão de força de vontade, e sim os prof's por vezes são mais na boa...
                Mas não sei se senti isso por ser pós-laboral ou por ser num politécnico, pois antes deste mestrado, só tinha a experiência de Coimbra, que tem a fama e o proveito de nos lixarem a vida...
                Pois mas eu tenho aulas todos os dias até às 23 (chegar a casa é na melhor das hipoteses meia noite) e no dia seguinte é dia de trabalho. Só tenho tempo para fazer trabalhos e estudar ao FDS.

                Posso começar a dormir apenas 4 horas mas rebento e preciso também de estar minimamente fresco para o trabalho e para não chegar às aulas a dormir..

                Mas se conseguiste e nem te custou muito ainda bem claro.

                PS: O meu trabalho não é da mesma area e faltavam-me bases(muitas) de matematica (e até metodo de estudo) o que ajuda.
                PS2:Não estou em mestrado mas em lic.
                Editado pela última vez por JoelM; 07 September 2012, 11:00.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                  Pois mas eu tenho aulas todos os dias até às 23 (chegar a casa é na melhor das hipoteses meia noite) e no dia seguinte é dia de trabalho. Só tenho tempo para fazer trabalhos e estudar ao FDS.

                  Posso começar a dormir apenas 4 horas mas rebento e preciso também de estar minimamente fresco para o trabalho e para não chegar às aulas a dormir..

                  Mas se conseguiste e nem te custou muito ainda bem claro.

                  PS: O meu trabalho não é da mesma area e faltavam-me bases(muitas) de matematica (e até metodo de estudo) o que ajuda.
                  PS2:Não estou em mestrado mas em lic.
                  Cada um com a sua realidade.

                  Custou-me, mas o que quero dizer é q depois de feito, não custa assim muito ;)

                  A ideia não é dizer que sou o maior da minha aldeia, mas apenas dizer que com forca de vontade faz-se bem.

                  Também tinha aulas todos os dias, até as 00, também fui para muitas aulas sem vontade nenhuma, mas ia. E como disse, agora já nem me lembro desses dias...

                  Opa matemática, tenta arranjar exames resolvidos, ou exercícios resolvidos, e é fazer uma, duas, três... Ao inicio um gajo fica a olhar para aquilo tipo burro, mas depois quando faz um integral do inicio ao fim sem olhar para a resolução e acerta, é um sentimento de conquista e vitoria muito bom.

                  Força nisso ;)
                  Abraço

                  Comentário


                    #10
                    Eu já o fiz e este ano vou voltar a fazê-lo e só custa as primeiras semanas... Depois habituas, o problema é falta de tempo para trabalhos e aí ficares a estudar a noite dentro , mas também é uma questão de habituação.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      Para recém formados com 35 anos?? Não contes com isso.

                      Tens quase obrigatoriamente que começar a trabalhar em algum lado pois se acabares o curso sem experiência na área do curso, corres sérios riscos de anda a penar até aos 40...

                      Estudar a full time aos 29 anos é um jogada altamente arriscada.
                      Mas é claro que tudo depende muito do dinheiro que tens, da tua despesa fixa ( se tens filhos ou nãs) e dos bens imóveis à tua disposição.

                      Tentando colocar-me na tua pele, só tomaria essa decisão se tivesse:
                      1) casa paga
                      2) dinheiro para estudar os 5 anos e pagar todas as despesas dos estudos, da casa e pessoais,
                      3) Se não tivesse filhos.

                      Se pensas vir a ser pai: quanto mais cedo melhor. Os putos dão cabo da saúde física e psíquica dos país.

                      É complexo.
                      Bem sé isso não é desmotivador, não sei o que será...

                      Comentário


                        #12
                        Boas, Eu há 2 anos tinha exactamente as mesmas duvidas, e talvez exactamente na mesma situação que tu estas agora, lá arrisquei entrar em PL, e o que te posso dizer hoje é que não me arrependo em nada, vou agora para o 3º ano, e as coisas estão a correr muito para alem do esperado.
                        Sou finalista, e espero acabar isto este ano, visto que não estudava há mais de 10 anos, tenta imaginar todos os meus receios, ainda por cima numa engenharia.
                        Pós Laboral é seguramente mais vantajoso, porque encontras muito mais alunos dedicados, mais empenho, e talvez, não sei o caso de onde iras estudar, aulas com muitos menos alunos, que ajuda teres mais tempo para tirar duvidas e contacto mais directo com os professores.
                        Sé estas desempregado, há um facto, começas no PL, mas em poucos meses vais notar que participas tanto de dia como de noite, acabas por fazer trabalhos, ou assistir aulas ou muitas outras situações que só poderás fazer no diurno.
                        Só te posso dizer isto, força ai, que daqui a 3 anos, vais estar arrependido de não ter feito isto mais cedo.
                        Boa Sorte...

                        Comentário


                          #13
                          Pós laboral ou regime diurno?

                          Pergunta ao M. Relvas ...


                          Agora a sério, também entrei um bocado tarde no curso, tinha na altura 21... e só consegui arranjar emprego de noite, estudava de dia e no inicio ainda estranhei um bocado, parecia que tinha voltado ao secundário...

                          No regime pós laboral, tens a vantagem dos professores terem a consciência de lidar com trabalhadores-estudantes logo serem menos rigidos, por exemplo, nas datas de entregas de trabalhos etc... Geralmente também o grupo de alunos da noite é mais maduro, unido e facto de já terem experiência de trabalho pode tornar as aulas mais interessantes pois expôem muitos casos práticos...

                          Em certas faculdades e dependendo do professor, apesar de estares inscrito em regime pós laboral podes frequentar as aulas diurnas ou vice-versa, vai-te informando, pois isso pode-te dar mais flexibilidade no trabalho

                          Quanto a vida social, já aqui falado, torna-se mais dificil gerir, no meu caso foi complicado, às vezes ainda me pergunto se valeu a pena o sacrificio.....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nero1 Ver Post
                            Pós laboral ou regime diurno?

                            Pergunta ao M. Relvas ...


                            Agora a sério, também entrei um bocado tarde no curso, tinha na altura 21... e só consegui arranjar emprego de noite, estudava de dia e no inicio ainda estranhei um bocado, parecia que tinha voltado ao secundário...

                            No regime pós laboral, tens a vantagem dos professores terem a consciência de lidar com trabalhadores-estudantes logo serem menos rigidos, por exemplo, nas datas de entregas de trabalhos etc... Geralmente também o grupo de alunos da noite é mais maduro, unido e facto de já terem experiência de trabalho pode tornar as aulas mais interessantes pois expôem muitos casos práticos...

                            Em certas faculdades e dependendo do professor, apesar de estares inscrito em regime pós laboral podes frequentar as aulas diurnas ou vice-versa, vai-te informando, pois isso pode-te dar mais flexibilidade no trabalho

                            Quanto a vida social, já aqui falado, torna-se mais dificil gerir, no meu caso foi complicado, às vezes ainda me pergunto se valeu a pena o sacrificio.....
                            Vale sempre apena!

                            Comentário


                              #15
                              Trabalhar e estudar não é fácil. Não tornar a situação cor-de-rosa, eu ainda tenho que acabar a tese e fazer uma disciplina, e tem sido muito complicado, e o trabalho mal começou e as aulas também não .

                              De qualquer maneira, telecomunicações e informática, isso é um curso que te dá margem de manobra, o que eu fazia, seria no primeiro ano fazer apenas o curso, ganhar as bases, e ganhar algum conhecimento de informática, programar numa linguagem qualquer, e depois a partir do segundo ano procuras um trabalho que meta programação em áreas que tens conhecimento e concilias com o resto do curso.

                              O difícil é só conseguires este primeiro emprego, depois é sempre a abrir, desde que sejas competente dificilmente ficas desempregado novamente, e á medida que o curso for avançando e ganhes outros conhecimentos, já podes saltar da área de informática para outra coisa mais de telecomunicações.

                              Não sei se tens experiência universitária, mas se não tens prepara-te para o que vais encontrar, cadeiras matérias muito mal lecionadas, exames que não lembram a ninguem com perguntas que és capaz de jurar que nem faz parte do programa. O primeiro ano da faculdade é tramado, apesar de ironicamente ser o mais fácil, o pessoal não está preparado para o que encontra e se espalha completamente. Além que normalmente métodos de trabalho como estudo continuo e não estudar de véspera ( sendo que véspera na univ. ganha um novo sentido, estudar 3 dias antes já é véspera) são conceitos que só se adquirem ao fim de umas negativas.

                              Comentário


                                #16
                                Existem cursos que dada a complexidade de tempo não dá para se trabalhar à noite, o curso de Arquitectura por exemplo é um deles mesmo de noite há trabalhos maquetes para fazer e alguns até fazem 2 directas seguidas dada a exigência e complexidade dos projectos.Um curso de licenciatura nada vale hoje em dia sem um doutoramento ou pós doutoramento muitos o que estão a fazer é emigrar e fazer noutros paises um doutoramento com mestrado embutido com alta empregabilidade após o final do curso, pois há cursos cá que lá fora são ignorados não tendo saida possivel.

                                Com o alto desemprego os profs têm de ser mais complicados e não vão facilitar a vida a ninguém e a tendência é haver mais e mais burocracia para complicar em vez de se simplificar o que é simples. A àrea das tecnologias de informação e principalmente programação em JAVA HTML5 CSS, e aplicações para smartphones android web design developing são áreas da web que há trabalho
                                Editado pela última vez por ; 07 September 2012, 14:51.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por sylva Ver Post
                                  Existem cursos que dada a complexidade de tempo não dá para se trabalhar à noite, o curso de Arquitectura por exemplo é um deles mesmo de noite há trabalhos maquetes para fazer e alguns até fazem 2 directas seguidas dada a exigência e complexidade dos projectos.Um curso de licenciatura nada vale hoje em dia sem um doutoramento ou pós doutoramento muitos o que estão a fazer é emigrar e fazer noutros paises um doutoramento com mestrado embutido com alta empregabilidade após o final do curso, pois há cursos cá que lá fora são ignorados não tendo saida possivel.

                                  Com o alto desemprego os profs têm de ser mais complicados e não vão facilitar a vida a ninguém e a tendência é haver mais e mais burocracia para complicar em vez de se simplificar o que é simples. A àrea das tecnologias de informação e principalmente programação em JAVA HTML5 CSS, e aplicações para smartphones android web design developing são áreas da web que há trabalho
                                  Depende da área. Mas há Doutoramentos e Mestrados que só complicam na hora de arranjar emprego. É tudo muito relativo.

                                  Acho que pode valer mais um Doutoramento, para quem estiver disponível para emigrar. Cá em Portugal em muitas áreas não há vagas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Cuidado porque para ires para pós-laboral, pelo menos na minha faculdade pedem um comprovativo que és trabalhador para puderes frequentar o ensino pós-laboral. Não sei se no ISCTE acontece o mesmo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                      Cuidado porque para ires para pós-laboral, pelo menos na minha faculdade pedem um comprovativo que és trabalhador para puderes frequentar o ensino pós-laboral. Não sei se no ISCTE acontece o mesmo.
                                      Estranho...

                                      Não é necessário ser trabalhador para se estudar em pós-laboral. Pelo menos aqui!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                                        Estranho...

                                        Não é necessário ser trabalhador para se estudar em pós-laboral. Pelo menos aqui!
                                        Também sou de acordo que uma coisa não influência a outra mas a vidding é assim.

                                        Boa sorte.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A burocracia cá é que está a minar e complicar a vida de muitos estudantes que trabalham e dão o litro, o objectivo é este complicar a vida às pessoas que querem trabalhar, como alias por todo o mundo, se forem a Espanha eles dizem que são os que mais trabalham, apesar do desemprego ser o mais elevado da Europa, mas não há tanta complicação e burocracia em tudo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Isso é uma decisão que tens que ser tu a tomar (óbvio...). Mas posso dar-te a minha experiência pessoal.
                                            Trabalho durante o dia e estou agora a acabar engenharia informática em PL. O que custou mais foi mesmo o primeiro ano, ganhar método de estudo, ritmo e acima de tudo... disciplina! Quando passei a entrar no ritmo de estudo o curso tornou-se muito mais "fácil"!

                                            Não querendo com isto dizer que é fácil conciliar as duas coisas pois perdi muitos fins-de-semana a fazer trabalhos e muitas noites quase sem dormir (consegui acabar o curso sem nenhuma directa!), mas agora que está mesmo mesmo a acabar, não me arrependo nada da opção que fiz!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
                                              Estranho...

                                              Não é necessário ser trabalhador para se estudar em pós-laboral. Pelo menos aqui!
                                              Na minha também não.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Esta visto. A minha faculdade é mesmo uma big shit.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X