Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pode vir aí o bacalhau húmido

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pode vir aí o bacalhau húmido

    Proposta nórdica pode estragar bacalhau aos portugueses

    O futuro do bacalhau, tal como é consumido e apreciado em Portugal, joga-se na próxima quinta-feira em Bruxelas, data da votação de uma proposta que, caso seja aprovada, ameaça acabar com o tradicional prato português.


    O alerta partiu da Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB), que está preocupada com as "consequências desastrosas" desta alteração legislativa proposta pela Noruega e pela Dinamarca, que visa permitir a utilização de polifosfatos em peixe de salga húmida.

    O secretário-geral da AIB, Paulo Mónica disse à Lusa que "a proposta vai contra a legislação comunitária", sublinhando que o que está em causa é a possibilidade de "usar aditivos químicos num produto 100% natural".

    E elencou várias consequências para as empresas. Primeiro, porque o método de deteção destes aditivos "é complexo, demorado e não está totalmente validado". Por isso, as empresas só vão saber se a matéria- prima que usam tem estes químicos ou não na altura da secagem.

    Depois, porque se contiver polifosfatos a secagem do bacalhau será muito mais demorada. "Nalguns casos, será o dobro do tempo, o que terá custos acrescidos com a energia", explicou Paulo Mónica.

    Por outro lado, os consumidores "não vão ter aquilo que procuram e a que estão habituados". Os consumidores terão um produto com "sabor e uma textura irremediavelmente alterados" e com muito mais humidade.

    "Vão comprar água ao preço do bacalhau", salientou o responsável da AIB.

    Paulo Mónica adiantou que a justificação apresentada pela Dinamarca e pela Noruega é a obtenção de "um produto mais branco", para ir ao encontro das exigências do mercado, mas afirmou que, no entanto, "não existe qualquer referência científica ao uso destes aditivos como agentes branqueadores".

    "Os polifosfatos são vulgarmente utilizados para retenção de água e nós estamos perante um produto que se baseia na desidratação do peixe", acrescentou.

    A AIB já fez chegar uma carta ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, apelando à retirada da proposta e espera que o bom senso prevaleça.

    "Acreditamos que prevaleça o bom senso e que a proposta não passe ou seja retirada", declarou Paulo Mónica à Agência Lusa.

    Segundo a AIB, "está em risco a própria indústria portuguesa de transformação", que emprega mais de 1800 trabalhadores, tem uma faturação de 400 milhões de euros e exporta quase 10 mil toneladas de bacalhau seco.

    Diário Digital com Lusa

    #2
    Esta é a União Europeia ou é uma competição para ver quem lixa mais Portugal?

    Já chega a Alemanha.

    Comentário


      #3
      Eu até gosto do bacalhau humido ....

      Comentário


        #4
        Vá lá, foi só à segunda que veio o trocadilho.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
          Esta é a União Europeia ou é uma competição para ver quem lixa mais Portugal?

          Já chega a Alemanha.
          Eles gostam do peixinho branquinho, estão a lixar-se para os nossos gostos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Zell Ver Post
            Eles gostam do peixinho branquinho, estão a lixar-se para os nossos gostos.
            Eu dava-lhes o peixinho branquinho. O que eles gostam sei eu.

            Comentário


              #7
              Mais uma vez quem se lixa é Portugal.Depois querem países competitivos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Zell Ver Post

                A AIB já fez chegar uma carta ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, apelando à retirada da proposta e espera que o bom senso prevaleça.
                Esperemos que o Durão goste tanto de bacalhau como de cherne...

                Comentário


                  #9
                  Ou como o Cavaco gosta de bolo rei.



                  Comentário


                    #10
                    É só baixar mais um bocadinho as calças, já estamos habituados.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                      Vá lá, foi só à segunda que veio o trocadilho.
                      Eu tenho estado a conter-me...

                      Comentário


                        #12
                        A mim o titulo deste tópico remete-me sempre para o fantástico poema de Bocage com o nome "A água".

                        Para os menos versados em poesia é em particular este o trecho (censurado uma vez que é utiliza algum vernáculo):

                        Meus senhores aqui está a água
                        que rega a salsa e o rabanete
                        que lava a língua a quem faz mi*ete
                        que lava o chibo mesmo da raspa
                        tira o cheiro a bacalhau rasca
                        que bebe o homem, que bebe o cão
                        que lava a co*a e o berbigão.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          A mim o titulo deste tópico remete-me sempre para o fantástico poema de Bocage com o nome "A água".

                          Para os menos versados em poesia é em particular este o trecho (censurado uma vez que é utiliza algum vernáculo):

                          Meus senhores aqui está a água
                          que rega a salsa e o rabanete
                          que lava a língua a quem faz mi*ete
                          que lava o chibo mesmo da raspa
                          tira o cheiro a bacalhau rasca
                          que bebe o homem, que bebe o cão
                          que lava a co*a e o berbigão.


                          Do que te foste lembrar...

                          Pelo menos mete água e bacalhau

                          Comentário


                            #14
                            Eu acho que Portugal tem mais coisas que se preocupar do que com o bacalhau... mas eles que pensem que se não formos nós a comer o bacalhau todo de lá de cima, quem o irá comer?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                              Eu acho que Portugal tem mais coisas que se preocupar do que com o bacalhau... mas eles que pensem que se não formos nós a comer o bacalhau todo de lá de cima, quem o irá comer?

                              Achas mesmo que é só em PT que se come bacalhau?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                Achas mesmo que é só em PT que se come bacalhau?
                                Sempre ouvi dizer que éramos os principais consumidores...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                  Sempre ouvi dizer que éramos os principais consumidores...
                                  O Brasil, pelo menos há uns anos atrás, era o principal importador do bacalhau da Noruega, sendo nós os segundos. Portanto, algum "peso" teremos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                                    O Brasil, pelo menos há uns anos atrás, era o principal importador do bacalhau da Noruega, sendo nós os segundos. Portanto, algum "peso" teremos.
                                    Desconhecia.

                                    PS: Ou é "há uns anos" ou "uns anos atrás"

                                    Comentário


                                      #19
                                      A primeira coisa que me veio à cabeça foi Estaleiros Navais de Viana do Castelo + frota de pesca ao bacalhau = independência em relação aos Noruegueses!
                                      Além do mais, os intermediários podem sempre importar bacalhau sem ser com químicos, provavelmente a preços mais baratos que os bacalhaus branquinhos! Afinal de contas, se o cliente pode pedir a uma fábrica uma embalagem com o seu nome e um produto com certas especificações...

                                      Comentário


                                        #20
                                        O pessoal ainda começa a comprar paloco em vez do bacalhau

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vai tudo virar para a cavala hehehehehehehe

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                            Eu acho que Portugal tem mais coisas que se preocupar do que com o bacalhau... mas eles que pensem que se não formos nós a comer o bacalhau todo de lá de cima, quem o irá comer?
                                            Olha, temos um grave problema com o desemprego e no entanto, as pessoas navegam pela internet, preocupam-se com o bronze de Verão e em usar roupa lavada...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por wizardvfx Ver Post
                                              O pessoal ainda começa a comprar paloco em vez do bacalhau
                                              Mais?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                Olha, temos um grave problema com o desemprego e no entanto, as pessoas navegam pela internet, preocupam-se com o bronze de Verão e em usar roupa lavada...
                                                Busted...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  Mais?
                                                  Mas assim já algumas pessoas tinham desculpa para o fazer

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Grande parte do bacalhau vai para...Angola! Perguntem à Ribeiralves!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                                      Eu até gosto do bacalhau humido ....

                                                      Acompanhado com isto é um must :

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                        Busted...
                                                        Desta vez passa. Mas só desta vez.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X