Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Liberdade pessoal vs boa educação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Liberdade pessoal vs boa educação

    Boas

    Ontem tive uma discussão (mais ou menos amigável) sobre um tema que surgiu por acaso numa conversa: aparentemente, nas escolas, ou numa escola (não percebi), ia passar a ser proibido usarem-se chapéus dentro da sala de aula.

    A discussão foi então acerca da justificação para esta medida, e se ela não é um atentado à liberdade pessoal dos alunos, e se motivada por algum motivo pertinente (como sejam segurança, higiene, etc) ou por regras de etiqueta.

    Qual a vossa opinião (sei que parece um tema absurdo mas tenho alguma curiosidade em perceber como pensa a maioria das pessoas relativamente a estes temas)?

    #2
    Pessoalmente acho bem, as escolas não devem apenas instruir conhecimento mas sim todos os valores que são desejáveis ás nossas crianças, incluindo a boa educação.

    Comentário


      #3
      Durante anos cavaleiros retiravam o seu capacete, homens retiravam a sua boina e outros seus chapeus, ao entrar em edificios. Sempre foi sinal de respeito. Agora porque a tv mostra outras coisas devemos mudar?

      E um grande problema é que acho que muitos professores não sabem transmitir valores, ou sequer explicar aos alunos porque se deve comportar de certa forma. Eu sei que os pais devem dar educação, mas ter adultos exemplares no dia a dia influencia muito as crianças.

      Comentário


        #4
        Chapéus sim, agora quando são gorros já não concordo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RBR Ver Post
          Chapéus sim, agora quando são gorros já não concordo.
          Se as salas tiverem climatização até os gorros devem sair, nos corredores e pátios sim, deve-se permitir o uso dos mesmos...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RBR Ver Post
            Chapéus sim, agora quando são gorros já não concordo.
            Qualquer professor que leccione numa escola das mais antigas, no Inverno, até incentiva o uso de meios de aquecimento, incluindo gorros e cachecóis. Não é disso que se trata, trata-se de usar bonés ou qualquer tipo de chapéus nas actuais salas de aulas, e nisso estou plenamente de acordo, é de uma falta de educação extrema não tirar um chapéu dentro de uma sala.

            Mas nem todos os pais têm esta educação. Ainda no primeiro dia de aulas, quando fui à reunião de início de ano da turma da minha filha, na 4ª classe, estavam pais e filhos na sala. A professora teve de dizer a um aluno, junto do pai, que não permitia o uso de bonés dentro da sala e pediu para ele tirar o boné... O pai não havia dito nada... Achei de uma tremenda má educação, e foi uma chapada de luva branca ao pai em questão.

            Quando andava na escola, nem me passaria pela cabeça entrar na sala de chapéu na cabeça, fosse qual fosse, sempre me ensinaram que tal era má educação.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
              Qualquer professor que leccione numa escola das mais antigas, no Inverno, até incentiva o uso de meios de aquecimento, incluindo gorros e cachecóis. Não é disso que se trata, trata-se de usar bonés ou qualquer tipo de chapéus nas actuais salas de aulas, e nisso estou plenamente de acordo, é de uma falta de educação extrema não tirar um chapéu dentro de uma sala.

              Mas nem todos os pais têm esta educação. Ainda no primeiro dia de aulas, quando fui à reunião de início de ano da turma da minha filha, na 4ª classe, estavam pais e filhos na sala. A professora teve de dizer a um aluno, junto do pai, que não permitia o uso de bonés dentro da sala e pediu para ele tirar o boné... O pai não havia dito nada... Achei de uma tremenda má educação, e foi uma chapada de luva branca ao pai em questão.

              Quando andava na escola, nem me passaria pela cabeça entrar na sala de chapéu na cabeça, fosse qual fosse, sempre me ensinaram que tal era má educação.
              E ai daquele que entrasse na sala com o mesmo, a velocidade com que o tirava era apenas comparável á velocidade com que levava uma réguada nas unhas...

              Comentário


                #8
                Creio que nalgumas escolas as coisas vão além disso, desencorajando o uso de algum tipo de roupas, decotes, etc.

                Acho muito bem !

                Respeito e disciplina são bem mais importantes na infância/adolêscencia do que liberdade.

                Aliás tipicamente nessas idades a liberdade deve ser restringida.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Request Ver Post
                  Se as salas tiverem climatização até os gorros devem sair, nos corredores e pátios sim, deve-se permitir o uso dos mesmos...
                  Há essas com boas condições mas depois há outras que tem dias em que um gajo até leva com pingas da chuva lá dentro.
                  Quando levava chapéus (poucas vezes, mesmo muito poucas) para a escola sempre o tirei quando ia ter aulas. Agora obrigar a tirar os gorros nos dias frios, ainda por cima para quem tiver um cabelo curto sofre mais

                  Mas isso também depende do professor, alguns deixavam usar outros não.

                  Comentário


                    #10
                    (Referindo à entrada de edificios, etc) Em relação ao chapéu, qual a razão de ser considerado má educação? Então os óculos escuros que também são um adereço visual, é má educação? Vejo tanto gente a entrar em tantos locais de óculos escuros.. E até ambos tem funções parecidas, proteger do sol.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RBR Ver Post
                      Há essas com boas condições mas depois há outras que tem dias em que um gajo até leva com pingas da chuva lá dentro.
                      Quando levava chapéus (poucas vezes, mesmo muito poucas) para a escola sempre o tirei quando ia ter aulas. Agora obrigar a tirar os gorros nos dias frios, ainda por cima para quem tiver um cabelo curto sofre mais

                      Mas isso também depende do professor, alguns deixavam usar outros não.
                      Por isso mesmo referi "se tiverem climatização", obviamente que se não tiverem, o uso do gorro não deve ser apenas permitido mas sim incentivado...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                        Creio que nalgumas escolas as coisas vão além disso, desencorajando o uso de algum tipo de roupas, decotes, etc.

                        Acho muito bem !

                        Respeito e disciplina são bem mais importantes na infância/adolêscencia do que liberdade.

                        Aliás tipicamente nessas idades a liberdade deve ser restringida.
                        A sexualização das crianças só tem trazido problemas. E ao nível disso é o fazer querer que todos podem ser "superstar" como o novo anuncio do regresso às aulas. Não sei onde é que o mundo virou, mas há 20 anos eu recordo-me que bom era ser aventureiro, não popular

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Creio que nalgumas escolas as coisas vão além disso, desencorajando o uso de algum tipo de roupas, decotes, etc.

                          Acho muito bem !

                          Respeito e disciplina são bem mais importantes na infância/adolêscencia do que liberdade.

                          Aliás tipicamente nessas idades a liberdade deve ser restringida.
                          A minha casa é ao lado, literalmente, de uma escola secundária, e eu muitas vezes levo as mãos à cabeça com os trajes que algumas criaturas levam para a escolas... Uns parece que vão para a praia, especialmente raparigas, com calções curtos a ver o rabo e top's típicos de um belo dia de praia, outras parece que vão para a "night", outros rapazes até de chinelos de enfiar o dedo vão para a escola, outros perderam o cinto das calças pelo caminho e estas estão quase nos joelhos.... Vergonhoso...

                          E a culpa é de quem?? Ah pois é...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RBR Ver Post
                            Há essas com boas condições mas depois há outras que tem dias em que um gajo até leva com pingas da chuva lá dentro.

                            Eu desde que ouvi que até na Universidade de Coimbra acontecia isso de chover dentro...até na UAveiro remodelaram coisas por causa disso. Imagino em escolas mais pobres. É uma pena pois sem sitio para estar as crianças armazenam energia e eu bem sei o que é ter energia e não poder usar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                              (Referindo à entrada de edificios, etc) Em relação ao chapéu, qual a razão de ser considerado má educação? Então os óculos escuros que também são um adereço visual, é má educação? Vejo tanto gente a entrar em tantos locais de óculos escuros.. E até ambos tem funções parecidas, proteger do sol.

                              E está sol dentro da sala de aulas???

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                (Referindo à entrada de edificios, etc) Em relação ao chapéu, qual a razão de ser considerado má educação? Então os óculos escuros que também são um adereço visual, é má educação? Vejo tanto gente a entrar em tantos locais de óculos escuros.. E até ambos tem funções parecidas, proteger do sol.
                                Sim, é má educação. E de um mau gosto enorme.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                  E está sol dentro da sala de aulas???
                                  Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                  (Referindo à entrada de edificios, etc) Em relação ao chapéu, qual a razão de ser considerado má educação? Então os óculos escuros que também são um adereço visual, é má educação? Vejo tanto gente a entrar em tantos locais de óculos escuros.. E até ambos tem funções parecidas, proteger do sol.
                                  Continuo a fazer a mesma pergunta, porque é que consideram má educação? Eu por acaso não uso, mas entrar num local com adereço, a menos que vá conversar com uma pessoa de óculos aí considero um pouco estranho pois gosto de falar a olhar nos olhos e não para uns óculos mas vá gostava de saber.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O que eu acho é que grande parte da juventude de hoje precisava de umas valentes chapadas. Logo depois de dar as chapadas a esses jovens, davam-se umas chapadas em alguns pais, que fomentam alguns comportamentos que são socialmente reprováveis, à custa da tal proclamada liberdade de expressão, desculpando e tratando como "coitadinhos" os seus filhos que por vezes não passam de mini-delinquentes.

                                    Provavelmente não se lembram que a nossa liberdade acaba quando começa a dos outros...

                                    E agora vou fugir

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para mim é falta de respeito estar numa sala de aula de chapéu e/ou óculos de sol.

                                      A sala de aula, não é a "casa da mãe Joana". É um sítio onde se ensina determinadas matérias e temas, sempre com os princípios de socialização, respeito e educação presentes.

                                      Quanto ao porquê de ser boa educação não estar com o boné na sala, é pelo mesmo motivo que dizemos bom dia ou boa tarde, que cumprimentamos alguém conhecido, que pedimos licença para entrar ou passar, ou que simplesmente agradecemos algo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                        Continuo a fazer a mesma pergunta, porque é que consideram má educação? Eu por acaso não uso, mas entrar num local com adereço, a menos que vá conversar com uma pessoa de óculos aí considero um pouco estranho pois gosto de falar a olhar nos olhos e não para uns óculos mas vá gostava de saber.
                                        O retirar do chapéu acontece por uma questão de respeito. Quer quando se cumprimenta alguém, quer quando se entra num local fechado (respeito pelo dono da casa, pela instituição, pelo local de culto, etc).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                                          O que eu acho é que grande parte da juventude de hoje precisava de umas valentes chapadas. Logo depois de dar as chapadas a esses jovens, davam-se umas chapadas em alguns pais, que fomentam alguns comportamentos que são socialmente reprováveis, à custa da tal proclamada liberdade de expressão, desculpando e tratando como "coitadinhos" os seus filhos que por vezes não passam de mini-delinquentes.

                                          Provavelmente não se lembram que a nossa liberdade acaba quando começa a dos outros...

                                          E agora vou fugir
                                          A escola deveria passar para um formato semelhante à inglesa. Com a educação (falta dela) que temos, seria a solução ideal.

                                          Uniformes iguais para todos, e "bebés" que se armassem em espertos, tinham a porta da rua ao dispor. Depois tinha era de arranjar uma escola que quisesse o seu "bebé"!

                                          Mas no país onde se paga aos pais para meterem os filhos na escola, o que seria de esperar?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Creio que nalgumas escolas as coisas vão além disso, desencorajando o uso de algum tipo de roupas, decotes, etc.

                                            Acho muito bem !

                                            Respeito e disciplina são bem mais importantes na infância/adolêscencia do que liberdade.

                                            Aliás tipicamente nessas idades a liberdade deve ser restringida.

                                            Não são algumas ... são todas.

                                            ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
                                            Lei n.º 51/2012

                                            SECÇÃO II
                                            Deveres do aluno
                                            Artigo 10.º
                                            Deveres do aluno
                                            O aluno tem o dever, sem prejuízo do disposto no artigo
                                            40.º e dos demais deveres previstos no regulamento
                                            interno da escola, de:

                                            a) Estudar, aplicando -se, de forma adequada à sua idade, necessidades educativas e ao ano de escolaridade que frequenta,
                                            na sua educação e formação integral;

                                            b) Ser assíduo, pontual e empenhado no cumprimento de todos os seus deveres no âmbito das atividades escolares;

                                            c) Seguir as orientações dos professores relativas ao seu processo de ensino;

                                            d) Tratar com respeito e correção qualquer membro da comunidade educativa, não podendo, em caso algum,
                                            ser discriminado em razão da origem étnica, saúde, sexo, orientação sexual, idade, identidade de género, condição
                                            económica, cultural ou social, ou convicções políticas, ideológicas, filosóficas ou religiosas.

                                            e) Guardar lealdade para com todos os membros da comunidade educativa;

                                            f) Respeitar a autoridade e as instruções dos professores e do pessoal não docente;

                                            g) Contribuir para a harmonia da convivência escolar e para a plena integração na escola de todos os alunos;

                                            h) Participar nas atividades educativas ou formativas desenvolvidas na escola, bem como nas demais atividades
                                            organizativas que requeiram a participação dos alunos;

                                            i) Respeitar a integridade física e psicológica de todos os membros da comunidade educativa, não praticando
                                            quaisquer atos, designadamente violentos, independentemente do local ou dos meios utilizados, que atentem contra
                                            a integridade física, moral ou patrimonial dos professores, pessoal não docente e alunos;

                                            j) Prestar auxílio e assistência aos restantes membros da comunidade educativa, de acordo com as circunstâncias
                                            de perigo para a integridade física e psicológica dos mesmos;

                                            k) Zelar pela preservação, conservação e asseio das instalações, material didático, mobiliário e espaços verdes
                                            da escola, fazendo uso correto dos mesmos;

                                            l) Respeitar a propriedade dos bens de todos os membros da comunidade educativa;

                                            m) Permanecer na escola durante o seu horário, salvo autorização escrita do encarregado de educação ou da
                                            direção da escola;
                                            n) Participar na eleição dos seus representantes e prestar-lhes toda a colaboração;

                                            o) Conhecer e cumprir o presente Estatuto, as normas de funcionamento dos serviços da escola e o regulamento
                                            interno da mesma, subscrevendo declaração anual de aceitação do mesmo e de compromisso ativo quanto ao seu
                                            cumprimento integral;

                                            p) Não possuir e não consumir substâncias aditivas, em especial drogas, tabaco e bebidas alcoólicas, nem promover
                                            qualquer forma de tráfico, facilitação e consumo das mesmas;

                                            q) Não transportar quaisquer materiais, equipamentos tecnológicos, instrumentos ou engenhos passíveis de,
                                            objetivamente, perturbarem o normal funcionamento das atividades letivas, ou poderem causar danos físicos ou
                                            psicológicos aos alunos ou a qualquer outro membro da comunidade educativa;

                                            r) Não utilizar quaisquer equipamentos tecnológicos, designadamente, telemóveis, equipamentos, programas ou
                                            aplicações informáticas, nos locais onde decorram aulas ou outras atividades formativas ou reuniões de órgãos ou
                                            estruturas da escola em que participe, exceto quando a utilização de qualquer dos meios acima referidos esteja
                                            diretamente relacionada com as atividades a desenvolver e seja expressamente autorizada pelo professor ou pelo
                                            responsável pela direção ou supervisão dos trabalhos ou atividades em curso;

                                            s) Não captar sons ou imagens, designadamente, de atividades letivas e não letivas, sem autorização prévia
                                            dos professores, dos responsáveis pela direção da escola ou supervisão dos trabalhos ou atividades em curso, bem
                                            como, quando for o caso, de qualquer membro da comunidade escolar ou educativa cuja imagem possa, ainda que
                                            involuntariamente, ficar registada;

                                            t) Não difundir, na escola ou fora dela, nomeadamente, via Internet ou através de outros meios de comunicação,
                                            sons ou imagens captados nos momentos letivos e não letivos, sem autorização do diretor da escola;

                                            u) Respeitar os direitos de autor e de propriedade intelectual;

                                            v) Apresentar -se com vestuário que se revele adequado, em função da idade, à dignidade do espaço e à especificidade
                                            das atividades escolares, no respeito pelas regras estabelecidas na escola;

                                            x) Reparar os danos por si causados a qualquer membro da comunidade educativa ou em equipamentos ou instalações
                                            da escola ou outras onde decorram quaisquer atividades decorrentes da vida escolar e, não sendo possível ou
                                            suficiente a reparação, indemnizar os lesados relativamente aos prejuízos causados.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                              O retirar do chapéu acontece por uma questão de respeito. Quer quando se cumprimenta alguém, quer quando se entra num local fechado (respeito pelo dono da casa, pela instituição, pelo local de culto, etc).
                                              Um bem haja. É que dizer que é má educação porque sim.

                                              Em relação ao negrito, não concordo a 100% porque se faz parte do vestuário de cada um, não estamos num regime de ditadura em termos visuais. Agora como referi, falar com alguém de óculos escuro, acho estranho. Em relação ao chapéu, na minha ideologia não me afecta nem acho desrespeitoso

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pedro8 Ver Post
                                                Um bem haja. É que dizer que é má educação porque sim.

                                                Em relação ao negrito, não concordo a 100% porque se faz parte do vestuário de cada um, não estamos num regime de ditadura em termos visuais. Agora como referi, falar com alguém de óculos escuro, acho estranho. Em relação ao chapéu, na minha ideologia não me afecta nem acho desrespeitoso
                                                A vantagem de haver regras, é uniformizar critérios.

                                                A ti não te incomoda o chapéu a outros os óculos escuros, com o calor havaianas dão jeito, alguns acharão legitimo utilizar fones na aula e para muitos trocar uns SMS também não chateia ninguém.

                                                No final cada um faz o que quer e como bom-senso é um "bem" que não abunda o resultado é o conhecido.

                                                Regras, imposição de regras, desciplina, respeito !

                                                Eu acho que em sinal de respeito os alunos se deviam levantar quando o professor entra na aula, era um gesto bonito e cultivava uma actitude respeitosa e de reverencia que faria bem a ambas as partes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A minha opinião é que os bonés e carapuços ou (meter o carapuço por cima do boné ) é um jeito que com as novas regras e novo estatuto está proibido , bem como o uso abusivo dos smartphones e iphones ipad , sony psp e outras modernices que levaram o ensino ao caos de hoje em dia.As gravações filmagens e fotos também são proibidas
                                                  A disciplina e respeito é para ser cumprida também porque vai ser a doer com os exames obrigatorios desde a primária 1º ciclo.
                                                  Editado pela última vez por ; 23 September 2012, 12:25.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bem, eu sou o primeiro a defender que existam regras de bom comportamento e respeito dentro de uma sala da aulas, mas objectivamente não consigo perceber em que é que um chapéu constitui uma falta de respeito ou de boa educação. Se usado como um acessório de moda, sem criar situações de, por exemplo, limitação do campo de visão, qual o fundamento para a sua proibição?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acho muito bem, se houvesse o minimo de educação em casa este tema nem estava para ser debatido.
                                                      Bonés ou oculos e de sol dentro da sala, não é permitido, cuja as suas funções é proteger do sol, e onde há telhado é desnecessario.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E eu a pensar que isso ja nao era permitido a muito tempo, pensava que era logico que quando se entra numa sala de aula tira se o bone,chapeu ou o kk seja..nunca vi ninguem na saula de aula de bone mas pronto devia ser so nas minhas aulas.. educacao é coisa que pouco existe neste pais..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Em casa tambem devem andar de oculos escuros, boné e até devem por os pés em cima das cadeiras/mesas.

                                                          Haja educação, classe e respeito. Coisas que parecem faltar cada vez mais na nossa sociedade.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A lei do novo estatuto foi alterada com um proposito que é dar mais autoridade aos professores e impor disciplina com mais trabalho.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X