Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lisboa adulterada no vídeo do Turismo de Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lisboa adulterada no vídeo do Turismo de Portugal

    Lisboa adulterada no vídeo do Turismo de Portugal
    Chama-se "A Beleza da Simplicidade", mas é na realidade um caso complexo. O vídeo do Turismo de Portugal que foi multipremiado internacionalmente promove o país, mas com a geografia de Lisboa adulterada via manipulação de imagem.

    Paula Cosme Pinto



    O filme promocional "A Beleza da Simplicidade", do Turismo de Portugal, tem dado que falar um pouco por todo o mundo. Contudo, visto à lupa, percebe-se que adultera as ruas de Lisboa com uma montagem de imagens que adicionam à capital uma verdadeira avenida fantasma. Durante quatro segundos, numa vista panorâmica da cidade, a Rua Braancamp é transformada numa longa avenida, onde se repetem não só os jardins do Parque Eduardo VII, como também a rotunda do Marquês de Pombal. Para enganar o olhar do espectador, apenas a estátua foi apagada da montagem.

    Pedro Rocha, engenheiro eletrotécnico que em tempos se dedicou à análise de imagem e algoritmos no extinto INETI e actual LNEG - Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia, estava a ver o vídeo recém premiado com o ouro no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia da Sérvia, quando reparou que algo estava mal. "Entre os minutos 2.59 e 3.03 aparece uma rua que não existe em Lisboa. A adulteração da imagem é bem feita e produzida certamente com o intuito de impressionar devido ao efeito da parte noturna, mas não passa despercebida aos olhos mais treinados e conhecedores da cidade", explica ao Expresso o engenheiro, deveras habituado a "verificar e analisar padrões, discrepâncias, harmonias e correlações".

    Estes quatro segundo passam despercebidos ao espectador comum, mas se olharmos com atenção é fácil ver a adulteração de imagem apontada pelos olhos experientes de Pedro Rocha. "Temos a Av. Fontes Pereira de Melo que desemboca na rotunda do Marquês e até aí, tudo bem. Na parte superior a essa área, no lugar do prolongamento oposto à desta avenida, no lugar do que seria a Rua Braamcamp verifica-se a olho nu, por simples correlação de formato, texturas e cores de edifícios, que os prédios que ladeiam o fim da Av. Fontes Pereira de Melo e os do BES/Hotel Fénix da rotunda, escandalosamente se repetem no prolongamento do seguimento do olhar para além da rotunda original do Marquês de Pombal", explica o engenheiro. "Em plena área de repetição desse 'padrão', a rotunda ainda permanece mas a estátua do Marquês é removida. E julgo que até mesmo o Parque Eduardo VII é parcialmente repetido".
    Onde estão os limites éticos do marketing?

    Mas as adulterações não ficam por aqui. A olho nu é também possível ver que, por exemplo, a Av. da Liberdade parece inexistente. "Não retiro todo o mérito aos prémios atribuídos a este filme, mas não me contenho em deixar de falar do ponto negro no meio de uma folha branca, por o tal ponto ser tudo menos um ponto ético", frisa Pedro Rocha. "Deixa-me indignado a forma como ludibriam o público: o português, que não nota e se torna complacente, e o estrangeiro, que desconhece e encaixa o produto como sendo verdadeiro".

    O engenheiro eletrotécnico sabe "que a manipulação de imagem se faz desde que o marketing inundou o mercado dos media, mas assim é demasiado descaramento". E deixa no ar a pergunta que certamente paira pela cabeça de quem vê o vídeo e se apercebe da adulteração de imagem: "Será que a cidade é assim tão feia que há necessidade de a estender por repetição? Será que Portugal é parco em conteúdo turístico de verdadeiro valor que seja necessário recorrer à adulteração da própria capital? Enfim...".

    O vídeo foi encomendado pelo Turismo de Portugal à Krypton filmes. O Expresso contactou ambas as entidades e, até ao momento em que este texto foi publicado, nenhuma delas deu qualquer explicação para o sucedido.
    O video está aqui: https://www.youtube.com/watch?v=wk1BXpWDwfs

    OOps... Correu mal...

    #2
    Epá deixem de ser picuinhas

    Comentário


      #3
      A Scarlet tb é adulterada e ninguém se queixa.

      Comentário


        #4
        Queria ver essa empresa a fazer vídeos de outras cidades. NY com uma AE até a ilha de Ellis, Londres com praias com palmeiras, oh as possibilidades.

        Comentário


          #5
          E as fotos a promover o Algarve com fotos tiradas nas praias da Grécia?

          É normalíssimo!

          Comentário


            #6
            Ya, não se queixm, não sejam picuinhas, é bom os turistas chegarem cá e perceberam que foram enganados

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Ya, não se queixm, não sejam picuinhas, é bom os turistas chegarem cá e perceberam que foram enganados

              Os turistas não vão perceber, n conhecem assim bem a cidade e não vão ver os vídeos vezes sem fim.


              A pergunta é... havia necessidade? Lisboa sem aquele pedaço inventado é, porventura, uma cidade feia?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                Ya, não se queixm, não sejam picuinhas, é bom os turistas chegarem cá e perceberam que foram enganados
                duvido que neste caso algum note.

                Comentário


                  #9
                  É daquelas coisas que não faz a mínima diferença e só repara quem não tem mais o que fazer

                  Uma alteração totalmente insignificante.

                  Comentário


                    #10
                    Ainda se aparecesse o Paulo Portas, mas com uma mulher no Parque Eduardo VII, seria relevante, agora assim não...

                    Comentário


                      #11
                      É uma questão de princípio... condeno totalmente este tipo de manipulação!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        É uma questão de princípio... condeno totalmente este tipo de manipulação!
                        Precisamente.

                        E isto, sobretudo, numa cidade que já de si não precisa de alterações para ser bonita.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Precisamente.

                          E isto, sobretudo, numa cidade que já de si não precisa de alterações para ser bonita.
                          É-me igual, nem sequer percebi onde mudaram a coisa

                          Comentário


                            #14
                            Também não concordo e acho um erro de principiante... É uma vergonha.

                            Comentário


                              #15
                              Acho bem... retiraram da imagem o prédio onde mora o Sócrates.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                É-me igual, nem sequer percebi onde mudaram a coisa
                                É normal muitos portugueses só pensarem para si e estarem-se a lixar para o que o mundo pensa de nós.

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho incrível, e um indício do que realmente está na génese da nossa maneira de estar e "passar" pelas coisas, a indiferença perante tal coisa.
                                  É uma alteração, uma manipulação de algo que é suposto retratar a realidade de um país, na vertente turística!
                                  Mas... é típico do nosso país, ignorar a questão de "princípios" e catalogar as coisas consoante a sua visibilidade, neste caso!
                                  "É normal", "é-me igual", "totalmente insignificante", "normalíssimo", ou até chamar de "picuinhas" a quem tem como principio a objectividade e a honestidade de algo que nos representa lá fora, é algo de sintomático do que já se tolera, no que ao de errado e no que ao de discutível, diz respeito! Quando se altera e se manipula algo que tem como objectivo ser uma "bandeira" no estrangeiro, bem... então, o nível de exigência é muito baixo!
                                  É a minha opinião. Picuinhas ou não, não acho normalíssimo! Acho que é sintomático do "chico espertismo" que tantos aqui no fórum criticam!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Então é por isto que nas imagens do dubai aparecem palmeiras no meio do mar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É pena. tentaram fazer uma "gracinha", agora expõem-se assim ao ridículo.
                                      Era totalmente desnecessário...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Atenção, disse que me era indiferente porque simplesmente não percebi sequer o que foi mudado Estar assim ou o original, nesse caso, é-me igual porque nem sequer noto

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                          Atenção, disse que me era indiferente porque simplesmente não percebi sequer o que foi mudado Estar assim ou o original, nesse caso, é-me igual porque nem sequer noto
                                          Pronto, acontece que duplicaram um edificio e não só. Mas, pronto, acho que era evitável terem feito isso

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                            Atenção, disse que me era indiferente porque simplesmente não percebi sequer o que foi mudado Estar assim ou o original, nesse caso, é-me igual porque nem sequer noto
                                            és um português terrível, és a imagem de tudo o que está mal neste pais, é por causa de pessoas como tu que não somos a Noruega, bláblábláblá mais uns defeitos dos português que tu representas blábláblá.

                                            Comentário


                                              #23
                                              A pergunta é: qual a necessidade de adulterar a imagem original? Ficou tudo igual. Que parvoíce.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                Então é por isto que nas imagens do dubai aparecem palmeiras no meio do mar.
                                                O que é que se costuma dizer?

                                                -Com o mal dos outros... pois...
                                                Não me interessa o que os outros fazem, de mal. Não costumo é usar isso como pretexto para fazer o mesmo! Para isso, copio o que de bom fazem...

                                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                és um português terrível, és a imagem de tudo o que está mal neste pais, é por causa de pessoas como tu que não somos a Noruega, bláblábláblá mais uns defeitos dos português que tu representas blábláblá.
                                                Construtivo, realmente!
                                                Fica assim espelhado a tua opinião e postura! Algo de valor... para ti!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Todo o vídeo está cheio de "floreados" que não correspondem à realidade, mas convém ter sempre em mente que se trata de um vídeo com carácter publicitário/comercial.

                                                  Que dirão os "estranjas" que vão visitar a Quinta das Lágrimas (minuto 2:00) depois de se aperceberem que aquilo é quase a extensão do jardim de um Hotel de Luxo? Até os acessos que fizeram são vergonhosos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                    O que é que se costuma dizer?

                                                    -Com o mal dos outros... pois...
                                                    Não me interessa o que os outros fazem, de mal. Não costumo é usar isso como pretexto para fazer o mesmo! Para isso, copio o que de bom fazem...




                                                    Construtivo, realmente!
                                                    Fica assim espelhado a tua opinião e postura! Algo de valor... para ti!
                                                    A sério, relaxa estás a precisar. Então a parte a bold...lê lá outra vez bem e pensa um bocado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                      Acho incrível, e um indício do que realmente está na génese da nossa maneira de estar e "passar" pelas coisas, a indiferença perante tal coisa.
                                                      É uma alteração, uma manipulação de algo que é suposto retratar a realidade de um país, na vertente turística!
                                                      Mas... é típico do nosso país, ignorar a questão de "princípios" e catalogar as coisas consoante a sua visibilidade, neste caso!
                                                      "É normal", "é-me igual", "totalmente insignificante", "normalíssimo", ou até chamar de "picuinhas" a quem tem como principio a objectividade e a honestidade de algo que nos representa lá fora, é algo de sintomático do que já se tolera, no que ao de errado e no que ao de discutível, diz respeito! Quando se altera e se manipula algo que tem como objectivo ser uma "bandeira" no estrangeiro, bem... então, o nível de exigência é muito baixo!
                                                      É a minha opinião. Picuinhas ou não, não acho normalíssimo! Acho que é sintomático do "chico espertismo" que tantos aqui no fórum criticam!

                                                      É feito em todo o lado, em todos os países, em todas as regiões de turismo! É feito em tudo o que é produtos alimentares, pessoas, etc.

                                                      Desde o photoshop à cor do mar, à cor do céu, à brancura das paredes, etc and so! Não vale a pena ser drama queen e deitar abaixo um país inteiro só porque se desconhece a realidade do que se faz noutros locais!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A escadaria da Livraria Lello é vermelha e não cor creme, é dada muitas vezes como uma referência cultural mas apenas vende livros de "caca".

                                                        Ao minuto 1:05 é servido um prato com uma lasca de bacalhau, quando qualquer apreciador embrulha uma posta "sem espinhas"
                                                        Editado pela última vez por 206Hdi; 26 September 2012, 14:36.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Epá acrescentar avenidas é um pouco diferente, assim até a minha aldeia é NY...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                            É feito em todo o lado, em todos os países, em todas as regiões de turismo! É feito em tudo o que é produtos alimentares, pessoas, etc.

                                                            Desde o photoshop à cor do mar, à cor do céu, à brancura das paredes, etc and so! Não vale a pena ser drama queen e deitar abaixo um país inteiro só porque se desconhece a realidade do que se faz noutros locais!!
                                                            Daí a acrescentar ruas e praças vai um bocadinho ainda.

                                                            Eu não concordo com a utilização destes métodos, mas isso sou eu que gosto de ver exactamente o destino para o qual gastei dinheiro e não ser aliciado para ver algo que não existe.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X