Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viajar de Comboio pelo nosso Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Viajar de Comboio pelo nosso Portugal

    Boas.

    Estive cá a pensar que há muito tempo que não ando de comboio, o que me está a fazer subir a tensão, pois sou um amante da ferrovia e dos comboios.



    Ora, estive a pensar em ir dar uma volta a uma cidade portuguesa, a partir de lisboa - estação oriente, e quero ir no Alfa Intercidades ou Alfa Pendular. Que cidades recomendam para ir de comboio ? Ou seja cidades em que não fique caro transfers de estação para pontos turisticos, ou que fique relativamente perto, a pé. No Pendular já andei em 2002 e gostei muito mas há muitas cidades a que ele não vai e é aí que entra o Intercidades.

    Viaja-se bem no Intercidades ? Recomendam ?

    #2
    Costumo andar de comboio com frequência, e o que uso mais é o Intercidades,mais barato que o Alfa e apenas demora 10 minutos a mais em média.

    Por exemplo uma viagem de Entroncamento para Porto-Campanhâ, no Alfa é 1 hora e 58 minutos mais minuto menos minuto.

    No inter esse mesmo trajeto é 2 horas e 10 minutos e poupas 3 euros em relação ao alfa em 2º classe em ambos.

    Sim recomendo-te o inter

    Sempre podes visitar Coimbra, existe lá um café em que é proibido dar beijos e abraços, achei curioso, deu há uns anos uma noticia na televisão ( SIC penso eu ) sobre esse mesmo café.

    Comentário


      #3
      Ou vir até ao Porto. Está na moda esta cidade pela quantidade de estrangeiros que andam por cá.

      E depois por comboio suburbano estás a 1h de trajeto de Braga, Guimarães e Aveiro, cidades também com muito interesse cultural, patrimonial e com as estações ferroviárias no centro da cidade.

      Pessoalmente também gosto mais de viajar no IC em 1º classe do que na turistica do pendular.

      Comentário


        #4
        Podes visitar Viana do castelo, acho uma cidade muito bonita... não sei é como é a nivel de transferes.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
          Podes visitar Viana do castelo, acho uma cidade muito bonita... não sei é como é a nivel de transferes.
          Também é uma hipótese. Tem que se vir até ao Porto e depois apanhar o InterRegional até Viana ou Internacional para Vigo. Ou em alternativa suburbano até Nine e apanhar o regional lá.

          Mas atenção. Para a próxima semana, circular de comboios vai ser muito dificil.

          Detalhe do Aviso :: CP :: (Verso Portuguesa)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
            Sempre podes visitar Coimbra, existe lá um café em que é proibido dar beijos e abraços, achei curioso, deu há uns anos uma noticia na televisão ( SIC penso eu ) sobre esse mesmo café.
            Podes visitar Coimbra, mas isso do café é verdade mas não vale a pena visita alguma.
            E desde a estação, vais a pé para qualquer ponto turístico da cidade sem chatices

            Comentário


              #7
              Fazes a linha da Beira alta até à Guarda (IC). A paisagem vista do comboio é interessante. Vais muito tempo a par com o Mondego e tens boas panorâmicas da serra.
              Na Guarda vês as ruas históricas de lá, a Sé, comes bem numa tasca, compras um queijo umas morcelas e outros enchidos e voltas pra casa

              Comentário


                #8
                Também gosto muito de andar de comboio e não ando à anos.

                Comecei a fazer uns planos para executar uns circuitos pelo país, mas quando comecei a fazer o orçamento desisti logo da ideia. Ficava muito mais caro do que fazer o circuito de carro (2 pessoas)...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                  Também gosto muito de andar de comboio e não ando à anos.

                  Comecei a fazer uns planos para executar uns circuitos pelo país, mas quando comecei a fazer o orçamento desisti logo da ideia. Ficava muito mais caro do que fazer o circuito de carro (2 pessoas)...
                  O preço dos comboios atingiu de facto um preço ridículo, resultados das excelentes parcerias do estado...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                    Também gosto muito de andar de comboio e não ando à anos.

                    Comecei a fazer uns planos para executar uns circuitos pelo país, mas quando comecei a fazer o orçamento desisti logo da ideia. Ficava muito mais caro do que fazer o circuito de carro (2 pessoas)...
                    Olha eu ando todos os dias no da linha de Sintra e gostava de poder dizer o mesmo que tu

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                      Olha eu ando todos os dias no da linha de Sintra e gostava de poder dizer o mesmo que tu
                      Nesse caso, só mesmo uma 125cc...

                      Um bilhete Sintra-Lisboa (Entrecampos) custa 2,05€.

                      Ir de 125cc custa 1,10€ em gasolina...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                        O preço dos comboios atingiu de facto um preço ridículo, resultados das excelentes parcerias do estado...
                        O comboio tinha era um preço baixo. Porque ou temos os preços baixos e o deficit das empresas públicas (CP e REFER) continua a crescer, ou temos um aumento de preços de forma a tentar controlar os custos destas empresas.

                        Porque no resto da europa, andar de comboio é caro e não é por isso que não estão cheios.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                          O comboio tinha era um preço baixo. Porque ou temos os preços baixos e o deficit das empresas públicas (CP e REFER) continua a crescer, ou temos um aumento de preços de forma a tentar controlar os custos destas empresas.

                          Porque no resto da europa, andar de comboio é caro e não é por isso que não estão cheios.
                          Que continuem a aumentar os transportes públicos (comboio+autocarros)...

                          Quando a gasolina passar os 3€/litro volto a considerá-los...

                          E não consigo perceber como é que num transporte colectivo o custo por pessoa é mais elevado do que que num transporte privado. A sério que não consigo...

                          Faz-me lembrar aqueles promoções do género:

                          coca-cola 2l - 2€
                          coca-cola 0,5l - 0,40€

                          Comentário


                            #14
                            Ok malta, gostei de todos os posts

                            Eu , para já, tenciono ir até Castelo Branco, pois o orçamento para já é um pouco limitado. Ir de Lisboa-Castelo branco de carro, demora-se 2h30 pelo AE, só que agora paga-se a A23, além da A1. De comboio o tempo é o mesmo, mas fica mais barato, mesmo para 2 pessoas pois já fiz as continhas. Podia ir de nacional, mas, o percurso é muito demorado, cerca de 4h30 para cada lado, é um absurdo.

                            Posto isto, vou de Alfa IC de LX-Oriente até Castelo branco. Já estive a ver a cidade, e desde a estação até a 2 jardins enormes, + um Museu entre outras coisas, são apenas 1 a 2 KM , que se faz lindamente a pé, não ficando pendurado por autocarros ou taxis. Alguem recomenda Castelo branco ?

                            É que eu e a Maria, com 20 % de desconto de cartao jovem + 10 % de ida e volta, fica os 2 bilhetes Lx-CB-Lx a 45 euros. Segundo os consumos do meu carro, ir por Nacional ficaria em 43 euros mas lá está, demora-se uma eternidade e de Autoestrada é melhor nem dizer o valor. E como a ideia é mesmo andar de comboio....

                            Não fazia ideia que no Porto existiam comboios directos para as várias cidades à volta.

                            Já agora uma pergunta ideota : quando o comboio aterra na estação, o IC tem lugares marcados ? Ou entramos e sentamo-nos onde calhar ? Sei que no AP é reservado mas no IC tambem ? E já agora, como é que eu distingo a carruagem turistica da carruagem conforto ?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                              Nesse caso, só mesmo uma 125cc...

                              Um bilhete Sintra-Lisboa (Entrecampos) custa 2,05€.

                              Ir de 125cc custa 1,10€ em gasolina...
                              E o custo do passe vs compra da mota ficou onde?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                O comboio tinha era um preço baixo. Porque ou temos os preços baixos e o deficit das empresas públicas (CP e REFER) continua a crescer, ou temos um aumento de preços de forma a tentar controlar os custos destas empresas.

                                Porque no resto da europa, andar de comboio é caro e não é por isso que não estão cheios.
                                24 euros Porto-lisboa em IC é barato? 8 cêntimos por km? a TAP cobra menos por km que isso e é uma viagem de avião.

                                Comentário


                                  #17
                                  As carruagens são numeradas e esse número consta no bilhete (além disso a carruagem conforto está identificada por fora).

                                  Independentemente dos custos, andar de comboio tem sempre outra magia.

                                  Castelo Branco é uma cidade quase "aldeia" .

                                  Num dia dás a volta àquilo tudo e aconselho ires ao Castelo, uma vez que consegues boas panorâmicas sobre a cidade e apreciar o deserto que redeia a cidade.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                    24 euros Porto-lisboa em IC é barato? 8 cêntimos por km? a TAP cobra menos por km que isso e é uma viagem de avião.
                                    Não é barato, mas para num carro demorares o mesmo tempo que o IC, tens que ir de AE , e além de ficar logo mais caro com combustivel mais porgagens, é dificil fazeres Lx-Porto em 3h de carro, caso faças paragens. E depois, facilmente pagas menos de 24 euros para cada lado, caso compres bilhete de ida e volta, e se tiveres cartão jovem, melhor, dando um total de 30 % de desconto.

                                    Se for por AE, compensa ir de IC até 2 pessoas, e caso não tenhas problemas com transporte no destino. E no IC podes ir calmamente no portátil com ligação Wireless, no caso de quem trabalha por ex.

                                    Se fores por nacional, podes pagar um pouco mais, igual ou ligeiramente menos em combustivel, mas demoras muito mais, mas aí em termos de preço só compensa até 1 pessoa.

                                    Não se pode dizer que seja barato, mesmo não sendo caro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                      As carruagens são numeradas e esse número consta no bilhete (além disso a carruagem conforto está identificada por fora).

                                      Independentemente dos custos, andar de comboio tem sempre outra magia.

                                      Castelo Branco é uma cidade quase "aldeia" .

                                      Num dia dás a volta àquilo tudo e aconselho ires ao Castelo, uma vez que consegues boas panorâmicas sobre a cidade e apreciar o deserto que redeia a cidade.
                                      Cidade quase aldeia, isso mesmo

                                      Ok obrigado pelo esclarecimento, quer da cidade quer do bilhete.

                                      E sim concordo em absoluto : andar de comboio é mágico. E eu desde puto que sempre quiz ser maquinista, bem, eu só de chegar a uma estação ferroviária...pronto....é logo uma sensação...Felizmente sei que nao sou maluquinho pois há muitos como eu E no youtube existem dezenas de videos de AP's e ICs, regionais e urbanos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Não é barato, mas para num carro demorares o mesmo tempo que o IC, tens que ir de AE , e além de ficar logo mais caro com combustivel mais porgagens, é dificil fazeres Lx-Porto em 3h de carro, caso faças paragens. E depois, facilmente pagas menos de 24 euros para cada lado, caso compres bilhete de ida e volta, e se tiveres cartão jovem, melhor, dando um total de 30 % de desconto.

                                        Se for por AE, compensa ir de IC até 2 pessoas, e caso não tenhas problemas com transporte no destino. E no IC podes ir calmamente no portátil com ligação Wireless, no caso de quem trabalha por ex.

                                        Se fores por nacional, podes pagar um pouco mais, igual ou ligeiramente menos em combustivel, mas demoras muito mais, mas aí em termos de preço só compensa até 1 pessoa.

                                        Não se pode dizer que seja barato, mesmo não sendo caro.
                                        Claro que é mais barato que ir apenas 1 pessoa num carro, mas já não muito.

                                        Ir de expresso é mais barato que ir de comboio, isso marca bem o excessivo valor preço do bilhete de comboio.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vinha comentar mas já disseram tudo. Andar de comboio em detrimento de carro, só costuma compensar se for sozinho. Mas depois há muitas variáveis como as portagens, o tipo de combustível utilizado, etc.
                                          Para duas pessoas acho que não dá, acho que é a partir de 3 que fazem descontos para grupos.
                                          Outro problema que identifico é que a rede está cada vez menor. Há zonas do país para onde já não é possível ir de comboio.

                                          Se o objectivo é simplesmente andar de comboio, podias considerar o histórico do Douro. Mas não é barato.
                                          Comboio Histrico :: CP :: (Verso Portuguesa)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                            E o custo do passe vs compra da mota ficou onde?
                                            É um investimento a longo prazo.

                                            Queres mesmo cálculos?

                                            Compra da mota - 2.500€ (esperança média de 100.000kms) -> custo por km = 0,025€
                                            Manutenção - 200€ a cada 10.000kms - > custo por km = 0,02€
                                            Consumo 3 litros/100kms (para ser generoso) * 1,70€ = 5,10€ -> custo por km = 0,051€

                                            Resultado = 0,10€/km

                                            Um passe custa quanto? 35€? Corresponde a 350kms/mês de 125cc

                                            É só fazer as contas, e o custo da mota não precisa de ficar "esquecido"...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                              Claro que é mais barato que ir apenas 1 pessoa num carro, mas já não muito.

                                              Ir de expresso é mais barato que ir de comboio, isso marca bem o excessivo valor preço do bilhete de comboio.
                                              É verdade. Acredito que os custos de uma ferroviária não sejam os mesmos dos de uma rodoviária mas mesmo assim....

                                              De qualquer forma, eu recuso-me a andar de autocarro

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                É um investimento a longo prazo.

                                                Queres mesmo cálculos?

                                                Compra da mota - 2.500€ (esperança média de 100.000kms) -> custo por km = 0,025€
                                                Manutenção - 200€ a cada 10.000kms - > custo por km = 0,02€
                                                Consumo 3 litros/100kms (para ser generoso) * 1,70€ = 5,10€ -> custo por km = 0,051€

                                                Resultado = 0,10€/km

                                                Um passe custa quanto? 35€? Corresponde a 350kms/mês de 125cc

                                                É só fazer as contas, e o custo da mota não precisa de ficar "esquecido"...
                                                Essas motas compensam bem, o unico problema é mesmo no inverno. Isto, tendo em conta que se está ao abrigo da chuva nos apeadeiros

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para quem prefere os regionais e interregionais, não se pode atrasar muito a escolher a sua próxima viagem, pois corre o sério risco de chegar à estação e perder o comboio... ou a linha inteira.
                                                  Nos últimos anos este país perdeu mais de 700Kms em linhas férreas. Sobretudo na região do interior norte, centro e alentejo. Foram desactivadas em nome da boa gestão e da tal "austeridade". Como se tem visto, tem valido mesmo a pena.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                                    Vinha comentar mas já disseram tudo. Andar de comboio em detrimento de carro, só costuma compensar se for sozinho. Mas depois há muitas variáveis como as portagens, o tipo de combustível utilizado, etc.
                                                    Para duas pessoas acho que não dá, acho que é a partir de 3 que fazem descontos para grupos.
                                                    Outro problema que identifico é que a rede está cada vez menor. Há zonas do país para onde já não é possível ir de comboio.

                                                    Se o objectivo é simplesmente andar de comboio, podias considerar o histórico do Douro. Mas não é barato.
                                                    Comboio Histrico :: CP :: (Verso Portuguesa)
                                                    Esse hei-de fazer um dia. As paisagens devem ser magníficas. Mas, curiosamente, tenho mais encanto pelas linhas do Alentejo, e beiras.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por portishead Ver Post
                                                      Para quem prefere os regionais e interregionais, não se pode atrasar muito a escolher a sua próxima viagem, pois corre o sério risco de chegar à estação e perder o comboio... ou a linha inteira.
                                                      Nos últimos anos este país perdeu mais de 700Kms em linhas férreas. Sobretudo na região do interior norte, centro e alentejo. Forma desactivadas em nome da boa gestão e da tal "austeridade". Como se tem visto, tem valido mesmo a pena.
                                                      Há certas regiões que cada vez têm menos população, e infelizmente não se pode manter serviços que façam a empresa e os contribuintes perder dinheiro.

                                                      Fosse isto assim em todas as áreas, e o país estaria bem melhor.

                                                      Entretanto foram feitas melhorias significativas. Lembro-me que em 1985 ainda não era possivel um comboio comunicar com outro, ou com a " central ", creio.

                                                      Hoje, temos IC e AP com internet wifi a bordo, bar, e faz-se lisboa porto em 2h30m de AP ou 2h50m de IC, sendo que há uns anos atrás, em 2002, ainda se demorava 3h de AP ou quase 5h de IC. Entretanto algumas locomotivas passaram da velocidade máxima de 140 km/h para 160, e falo das diesel-electricas.

                                                      Só foi pena não terem apostado na CP Carga.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Já agora alguem sabe se o esquema de comprar bilhetes pelo site da CP é porreiro ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                          É um investimento a longo prazo.

                                                          Queres mesmo cálculos?

                                                          Compra da mota - 2.500€ (esperança média de 100.000kms) -> custo por km = 0,025€
                                                          Manutenção - 200€ a cada 10.000kms - > custo por km = 0,02€
                                                          Consumo 3 litros/100kms (para ser generoso) * 1,70€ = 5,10€ -> custo por km = 0,051€

                                                          Resultado = 0,10€/km

                                                          Um passe custa quanto? 35€? Corresponde a 350kms/mês de 125cc

                                                          É só fazer as contas, e o custo da mota não precisa de ficar "esquecido"...
                                                          falta o seguro e o imposto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Vem até Évora !

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X