Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como as camaras contornam os impedimentos legais à demolição de edificios históricos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como as camaras contornam os impedimentos legais à demolição de edificios históricos

    Um bom exemplo das estratégias que se usam em Portugal para conseguir demolir edificios com algum interesse histórico, parece ser o deste imponente prédio da Avenida Duque de Loulé em Lisboa:

    Lisboa Arruinada: aqui está mais um truque camarário - Estado Sentido

    Crime permitido pela dupla António Costa-Manuel Salgado - Estado Sentido

    #2
    Eu diria que as câmaras municipais estão para a corrupção em Portugal, assim como o Entroncamento está para os caminhos de Ferro Portugueses

    Comentário


      #3
      Parece-me que o exemplo não foi bem escolhido.

      1º Porque não deixam de ser suposições sobre o que o autor vê, e sem qualquer fundamento. Não digo que no final não tenha razão, mas não passa de especulação por agora.

      2º Há claro a necessidade de proteger o património das cidades, mas também há a necessidade de haver investimento, e se por vezes o manter a fachada é já uma operação complicada do ponto de vista formal, estruturar e monetário, manter a fachada e todo o interior inalterado é ainda pior. Estamos muitas vezes a falar de edifícios que não cumpre qualquer dos regulamentos vigentes e que a adaptação é impossível. Criando-se então uma situação complicada, ou deixar o original, sem cumprir com regulamentos de segurança, ou alterar o original (perdendo história) mas cumprindo regulamentos... Não é fácil.

      Comentário


        #4
        Todos sabemos que há excesso de escritórios e habitação na cidade de Lisboa pelo que só um banco estúpido pode financiar esse tipo de recuperação. Não é negócio lucrativo nos dias de hoje pelo que o banco dificilmente obterá retorno do capital. Ou bem que é alguém com € que quer recuperar o edifício para se entreter ou então não é possível ser uma operação rentável.

        Comentário


          #5
          Excesso de habitação em Lisboa? Não me parece. Agora escritórios sim, há demais.

          Comentário


            #6
            Por estas ideias de querer sempre manter o antigo, não se evolui nada.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
              Excesso de habitação em Lisboa? Não me parece. Agora escritórios sim, há demais.
              Faço a pergunta ao contrário. Se fosse bancas emprestavas dinheiro para construção deste edifício mesmo que o teu cliente fosse proprietário do terreno, e e inclusivamente entrasse com 30% do custo da obra?

              Quem é que pode garantir venda de andar novos neste momento tendo em conta a descida de preço dos usados?

              Os preços estão a descer todos os dias em Lisboa e além disso, a banca não está dar créditos pelo que mesmo q haja compradores os negócios nãos se fazem na maioria dos caso e os andares ficam 2, 3 ou 4 anos parado para venda.

              Tenho um amigo da ERA em Lisboa que me diz que é um pesadelo vender em Lisboa actualmente.

              Escusado será dizer que andam a fechar imobiliárias ao pontapé.

              Nós falamos regularmente desse tema aqui no FAH auto hoje e o que era verdade há 3 meses hoje já não é.

              Comentário


                #8
                Nada de novo no executivo do Antonio Costa.

                Muita publicidade, ideias inovadoras, e depois na pratica uma falta enorme de respeito por edificios historicos, com custos muito mal planeados, e essencialmente uma falta enorme de capacidade par ouvir opiniões diferentes.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Faço a pergunta ao contrário. Se fosse bancas emprestavas dinheiro para construção deste edifício mesmo que o teu cliente fosse proprietário do terreno, e e inclusivamente entrasse com 30% do custo da obra?

                  Quem é que pode garantir venda de andar novos neste momento tendo em conta a descida de preço dos usados?

                  Os preços estão a descer todos os dias em Lisboa e além disso, a banca não está dar créditos pelo que mesmo q haja compradores os negócios nãos se fazem na maioria dos caso e os andares ficam 2, 3 ou 4 anos parado para venda.

                  Tenho um amigo da ERA em Lisboa que me diz que é um pesadelo vender em Lisboa actualmente.

                  Escusado será dizer que andam a fechar imobiliárias ao pontapé.

                  Nós falamos regularmente desse tema aqui no FAH auto hoje e o que era verdade há 3 meses hoje já não é.
                  No arrendamento posso dar o meu testemunho direto e não tenho tido dificuldade em arrendar para habitação, pelo contrário edifícios de escritórios ou armazéns ninguém lhes pega.

                  Para venda tenho de me socorrer de testemunho indireto (e portanto não me responsabilizo pela sua veracidade ) e o que me disse um vendedor, precisamente da ERA, é que os imóveis caros ainda se vendiam bem, até porque para esses havia interessados sem necessidade de recurso a crédito.

                  É uma informação que vale o que vale.

                  Comentário


                    #10
                    A informação dos agente imobiliários é ambígua.

                    Se leres o suplemento do expresso imobiliário constatas que o mercado está "super optimo" uma maravilha com anúncio das ERAs e REMAXs de páginas inteiras.

                    Na Sic news, a mesma coisa. Consegues ver pessoas da REMAX a dizer que são os maiores e estão espectaculares.

                    Essa é a imagem que é transmitida e que os agentes transmitem às pessoas para acalmarem o mercado.

                    Contudo a realidade anda longe disso e actualmente ( já este mês) inclusivamente as pessoas com dinheiro estão a retrair-se. As pessoas estão cada vez mais cientes da situação do país e da crise e percebem que comprar já não é negócio pelo que preferem arrendar em vez de arriscarem perder dinheiro.

                    Mesmo aqueles que têm dinheiro pensam 4 x antes de se lançarem de cabeça.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      Parece-me que o exemplo não foi bem escolhido.

                      1º Porque não deixam de ser suposições sobre o que o autor vê, e sem qualquer fundamento. Não digo que no final não tenha razão, mas não passa de especulação por agora.

                      2º Há claro a necessidade de proteger o património das cidades, mas também há a necessidade de haver investimento, e se por vezes o manter a fachada é já uma operação complicada do ponto de vista formal, estruturar e monetário, manter a fachada e todo o interior inalterado é ainda pior. Estamos muitas vezes a falar de edifícios que não cumpre qualquer dos regulamentos vigentes e que a adaptação é impossível. Criando-se então uma situação complicada, ou deixar o original, sem cumprir com regulamentos de segurança, ou alterar o original (perdendo história) mas cumprindo regulamentos... Não é fácil.

                      touché.

                      Outro problema é...hoje em dia toda a gente tem um blogue.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Todos sabemos que há excesso de escritórios e habitação na cidade de Lisboa pelo que só um banco estúpido pode financiar esse tipo de recuperação. Não é negócio lucrativo nos dias de hoje pelo que o banco dificilmente obterá retorno do capital. Ou bem que é alguém com € que quer recuperar o edifício para se entreter ou então não é possível ser uma operação rentável.

                        Excesso de habitação na cidade de Lisboa...

                        Estás a referir-te aos 200mil imóveis desocupados que carecem de intervenção?

                        Mas...e onde está escrita a utilização futura do edifício?

                        E basta ler os office reports trimestrais das CBRE, Aguirre etc para verificar que a absorção bruta de escritórios está a recuperar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                          Excesso de habitação na cidade de Lisboa...

                          Estás a referir-te aos 200mil imóveis desocupados que carecem de intervenção?

                          Mas...e onde está escrita a utilização futura do edifício?

                          E basta ler os office reports trimestrais das CBRE, Aguirre etc para verificar que a absorção bruta de escritórios está a recuperar.

                          Lá estás tu sempre a implicar...
                          Tua achas mesmo que eu ando a ler relatórios trimestrais de imobiliárias?
                          Leio Jornais e mal

                          Mas já agora gostava de saber a tua opinião sobre a questão do financiamento da reconstrução deste imóvel em Particular, tendo em conta a zona e mercado actual. Fazendo apelo à tua formação na área.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            Lá estás tu sempre a implicar...
                            Tua achas mesmo que eu ando a ler relatórios trimestrais de imobiliárias?
                            Leio Jornais e mal

                            Mas já agora gostava de saber a tua opinião sobre a questão do financiamento da reconstrução deste imóvel em Particular, tendo em conta a zona e mercado actual. Fazendo apelo à tua formação na área.
                            Formação na área. Qual área? Estamos a falar de ir buscar a informação correcta aos sítios mais fidedignos...acessível através de qualquer ligação à net.

                            Fica sempre melhor dizer categoricamente qualquer coisa quando há dados credíveis que o apoiam. Apenas isso.

                            Deste imóvel em particular? Sou alguma toupeira? Do acesso ao crédito também haverão por aí números para analisar...

                            Desconfio
                            que concordo contigo, do que leio na imprensa...

                            A fase imobiliária que eu "vivi" terminou em 2008 quando trabalhava na área das avaliações imobiliárias. Cenário completamente distinto do de agora. Não conheço "in loco" condições específicas de nenhum caso recente como é óbvio.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Parece-me que o exemplo não foi bem escolhido.

                              1º Porque não deixam de ser suposições sobre o que o autor vê, e sem qualquer fundamento. Não digo que no final não tenha razão, mas não passa de especulação por agora.

                              ...
                              e tratando-se de políticos devemos sempre presumir a sua inocência

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Parece-me que o exemplo não foi bem escolhido.

                                1º Porque não deixam de ser suposições sobre o que o autor vê, e sem qualquer fundamento. Não digo que no final não tenha razão, mas não passa de especulação por agora.

                                2º Há claro a necessidade de proteger o património das cidades, mas também há a necessidade de haver investimento, e se por vezes o manter a fachada é já uma operação complicada do ponto de vista formal, estruturar e monetário, manter a fachada e todo o interior inalterado é ainda pior. Estamos muitas vezes a falar de edifícios que não cumpre qualquer dos regulamentos vigentes e que a adaptação é impossível. Criando-se então uma situação complicada, ou deixar o original, sem cumprir com regulamentos de segurança, ou alterar o original (perdendo história) mas cumprindo regulamentos... Não é fácil.

                                Fica muito mais caro manter a fachada original , nem que esteja toda podre , do que mandar tudo abaixo, fazer igual com materiais actuais . E se tiver azulejos do século 17, ai daquele que lhes toque, embargavam logo a obra .

                                Comentário


                                  #17
                                  O jornal Público levanta agora também a questão do que está a suceder com este edificio:

                                  Lisboa Arruinada: na Duque de Loulé, o alerta do Público e de Paulo Ferrero - Estado Sentido

                                  Aparentemente o autor do post no blog tinha razão na previsão que fez sobre o que viria futuramente a acontecer.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Chevrolet Ver Post
                                    O jornal Público levanta agora também a questão do que está a suceder com este edificio:

                                    Lisboa Arruinada: na Duque de Loulé, o alerta do Público e de Paulo Ferrero - Estado Sentido

                                    Aparentemente o autor do post no blog tinha razão na previsão que fez sobre o que viria futuramente a acontecer.
                                    Naaaa, esses gajos dos blog, como toda a gente sabe, são uns maníacos das teorias da conspiração

                                    Comentário


                                      #19
                                      eu acho que os donos deviam ser obrigados a fazer obras, e não deixar os predios devolutos

                                      senão tivessem vontade de fazer obras, teriam que vender o patrimonio a 1 preço justo para todos

                                      vamos por exemplo ha almirante reis e uma praceta ali perto do arreiro tem la ai uns 3 predios devolutos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                        Outro problema é...hoje em dia toda a gente tem um blogue.
                                        O problema é que há quem leia e lhes dê (demasiada) importância...
                                        Em relação ao tópico, o autor do blog é um tipo com uma imaginação muito fértil e com jeito para a narrativa ficcionada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não vejo qual é o problema em manter apenas a fachada e remodelar o interior. Quem por lá passar apenas vê a fachada e nada mais.
                                          Que mania de querermos mandar no que é dos outros.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                            eu acho que os donos deviam ser obrigados a fazer obras, e não deixar os predios devolutos

                                            senão tivessem vontade de fazer obras, teriam que vender o patrimonio a 1 preço justo para todos

                                            vamos por exemplo ha almirante reis e uma praceta ali perto do arreiro tem la ai uns 3 predios devolutos
                                            Falar é fácil.

                                            1º Muitos destes prédios têm inquilinos, inquilinos que pagam 10€ de renda.
                                            2º Muitos dos donos apesar do prédio não têm dinheiro para fazer as obras, tentam vender o prédio, mas ninguém lhes pega.
                                            3º Muitos têm projectos na Câmara que se arrastam há dezenas de anos

                                            Não é tão simples como obrigar a alguém a arranjar e acabou.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quanto ao demolir ou não não comento.
                                              Mas não dá para requalificar um edifício destes sem deitar abaixo pelo menos o interior e manter a fachada, maior parte destes edifícios ainda têm as placas em madeira e as fundações em mau estado.
                                              Por isso é que a câmara afim de ao menos deixar alguma identidade faz com que se deixe a fachada, e no fim até fica um bom resultado, mas dá muito trabalho, desde ao demolir ter de escorar toda a fachada, até depois de a estrutura do prédio feita(a parte do betão) cortar todos os perfis de escoramento, fora o ter de trabalhar sempre conforme a fachada e o escoramento.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Conheço o prédio em questão há mais de 15 anos e sempre o conheci assim, abandonado. Há cerca de 2/3 anos andaram a desterrar na parte de trás do mesmo mas, a obra parou.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  Falar é fácil.

                                                  1º Muitos destes prédios têm inquilinos, inquilinos que pagam 10€ de renda.
                                                  2º Muitos dos donos apesar do prédio não têm dinheiro para fazer as obras, tentam vender o prédio, mas ninguém lhes pega.
                                                  3º Muitos têm projectos na Câmara que se arrastam há dezenas de anos

                                                  Não é tão simples como obrigar a alguém a arranjar e acabou.

                                                  os casos que falei eles não tem ninguem

                                                  muitas vezes os predios estão abandonados, se eu la quiser comprar, pedem 20x mais que o preço de mercado, mas fazer obras não fazem

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X