Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vencimento de acordo com o grau académico ou cargo desempenhado?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vencimento de acordo com o grau académico ou cargo desempenhado?

    Bom dia.
    Queria a vossa ajuda para esclarecer uma dúvida que me colocaram.
    Imaginem que estão a desempenhar funções como Professor Universitário e que têm o grau de Mestre. São Portanto, Assistentes.
    Se entretanto terminarem o Doutoramento, o vencimento deve ser automaticamente atualizado ou só o é caso haja novo contrato, neste caso como Professor Auxiliar?

    Obrigado!

    #2
    Enganaste-te na secção. Pede à moderação para mudar o tópico para o Off-topic antes que sejas brindado com uma penalização (como já em aconteceu em tempos).
    Embora agora ande só pelo Geral onde o tópico veio parar, aqui fica a minha opinião.
    Não estou certo da resposta, mas tenho ideia de que o vencimento só muda havendo alteração no contrato. Mas...
    Editado pela última vez por BLADERUNNER; 04 October 2012, 09:13.

    Comentário


      #3
      Essa foi, salvo erro, aquela excepção de que se falou há uns dias na comunicação social em relação à progressão dos profs. universitários. Como as progressões na FP estavam congeladas, quem terminava o doutoramento (e já era assistente) não podia passar a receber o ordenado de prof. auxiliar. Agora, com essa tal "excepção" isso já não acontece. Se terminas o doutoramento, passas à categoria de prof. auxiliar com o salário correspondente.

      Comentário


        #4
        Atenção que essa progressão na carreira, tal como tem vindo a ser comunicada nos jornais e afins, não está bem explicada.
        O que sucede é que existe um conjunto de docentes do ensino superior público que, em Novembro de 2008, tinham já mais de 4 anos de profissão contínua na mesma instituição e estavam em formação superior (doutoramento). Esses docentes estão no que se designa por regime transitório e que implica que, após a conclusão da formação superior, são contratados por 5 anos na categoria a que corresponde o grau de formação (professor Adjunto no politécnico e professor Auxiliar no universitário). Isto surge aquando da mudança dos estatutos da carreira de docente do ensino superior, há uns anos atrás.
        Há outras nuances do regime transitório, mas este caso de que falo cobre a maior parte das situações.
        Por isso, quando a notícia é anunciada como "professores do ensino superior vão ver progressões na carreira desbloqueadas" ou que vão ser esta ou aquela exceção, a realidade é bem diferente.

        Comentário


          #5
          O caso a que me refiro é um docente que está na instituição há 9 anos e acabou este ano o Doutoramento (em Maio).
          Neste momento, continua como Assistente e foi-lhe proposto ficar como Professor Auxiliar Convidado. Perdendo, portanto a ligação à carreira docente.
          Após algumas negociações, foi sugerido continuar como assistente até à abertura de um lugar de Professor Auxiliar, mas mantendo o vencimento de Assistente.
          Isto é legal?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver Post
            O caso a que me refiro é um docente que está na instituição há 9 anos e acabou este ano o Doutoramento (em Maio).
            Neste momento, continua como Assistente e foi-lhe proposto ficar como Professor Auxiliar Convidado. Perdendo, portanto a ligação à carreira docente.
            Após algumas negociações, foi sugerido continuar como assistente até à abertura de um lugar de Professor Auxiliar, mas mantendo o vencimento de Assistente.
            Isto é legal?
            A resposta a essa questão não a vais obter num forum da Internet. Os sindicatos servem para muito mais do que fazer greves. Esse docente tem de se informar junto do SNESup - Sindicato Nacional do Ensino Superior. Em alternativa pode tentar contactar o ministério da educação, daqui a resposta deverá ser mais demorada (se chegar a haver resposta).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver Post
              O caso a que me refiro é um docente que está na instituição há 9 anos e acabou este ano o Doutoramento (em Maio).
              Neste momento, continua como Assistente e foi-lhe proposto ficar como Professor Auxiliar Convidado. Perdendo, portanto a ligação à carreira docente.
              Após algumas negociações, foi sugerido continuar como assistente até à abertura de um lugar de Professor Auxiliar, mas mantendo o vencimento de Assistente.
              Isto é legal?
              Se é legal ou não, não sei. Mas que é imoral é. É mais uma trapalhada à "Tuga". Então abre-se um concurso público para Prof. auxiliar e o candidato que vai ser escolhido já se sabe qual é...
              Não há maneira de se acabarem com estes feudos nas Universidades que meia dúzia de catedráticos gere como se fosse o quintal lá de casa.

              Comentário


                #8
                Quem está ligado ao ensino superior e tem acompanhado a insistência do Snesup junto do MEC, sabe que uma das questões levantadas é precisamente essa: a transição do docente para a categoria correta após terminar o doutoramento, com o respetivo escalão salarial. Ao abrigo da lei, a não aplicação dessa transição é mesmo ilegal, tanto que o Crato já veio dizer há pouco tempo que em 2013 essas transições serão feitas.
                Em 2012 todas as supostas transições foram vetadas com base no OE para 2012. Contudo, estão à margem da lei, como, aliás, muitas das coisas que este governo tem vindo a fazer. O Snesup, em articulação com outros sindicatos, está a reivindicar a aplicação do regime transitório com efeitos retroativos para quem terminou o doutoramento em 2012 e cumpre as tais condições que referi (docente há mais de 4 anos em nov/dez 2008 e inscrito em PhD nessa data).

                Comentário


                  #9
                  Mais uma daquelas "igualdades" entre FP e privado. Onde é que no privado uma pessoa tira um doutoramento/mestrado e automaticamente passa a ganhar mais?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                    Se é legal ou não, não sei. Mas que é imoral é. É mais uma trapalhada à "Tuga". Então abre-se um concurso público para Prof. auxiliar e o candidato que vai ser escolhido já se sabe qual é...
                    Não há maneira de se acabarem com estes feudos nas Universidades que meia dúzia de catedráticos gere como se fosse o quintal lá de casa.
                    O lugar não está reservado!
                    Tem de ser aberto um concurso público.
                    Mas, devido às especificidades do curso e características do Doutoramento que essa pessoa tirou, é bastante provável que a pessoa em questão tenha o lugar! Mas é um risco!

                    Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                    Mais uma daquelas "igualdades" entre FP e privado. Onde é que no privado uma pessoa tira um doutoramento/mestrado e automaticamente passa a ganhar mais?
                    Por acaso, o caso que apresento é no privado!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                      Mais uma daquelas "igualdades" entre FP e privado. Onde é que no privado uma pessoa tira um doutoramento/mestrado e automaticamente passa a ganhar mais?
                      Esse tiro foi mesmo no pé...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                        Esse tiro foi mesmo no pé...
                        Creio que o Vehicle estava a deixar o ensino e a generalizar...

                        E não é uma questão de se concordar ou não com ele. É factual! Não conheço progressões automáticas onde trabalho.

                        Comentário


                          #13
                          Mas vocês andam a dormir ou vivem noutro pais? o que eu disse é alguma mentira? eu conheço inclusive pessoas da FP que foram tirar cursos da treta na universidade aberta apenas para saltarem escalões e ficarem a ganhar, em alguns casos, o dobro.

                          Viva a igualdade

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver Post
                            O lugar não está reservado!
                            Tem de ser aberto um concurso público.
                            Mas, devido às especificidades do curso e características do Doutoramento que essa pessoa tirou, é bastante provável que a pessoa em questão tenha o lugar! Mas é um risco!



                            Por acaso, o caso que apresento é no privado!
                            se é no privado não são obrigados a nada, senão um licenciado que trabalhasse no macdonald não iria ganhar o que ganha.

                            Comentário


                              #15
                              Estou a falar de estatutos da carreira docente e não doutra profissão!
                              Tirar o Doutoramento, para um docente universitário não é uma opção. É uma OBRIGAÇÂO!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                Mais uma daquelas "igualdades" entre FP e privado. Onde é que no privado uma pessoa tira um doutoramento/mestrado e automaticamente passa a ganhar mais?
                                Mais uma falácia.

                                De uma forma geral, pessoas com doutoramento no sector privado ganham MUITO MAIS que no sector público. O perfil de salários no sector público favorece claramente as pessoas pouco qualificadas e prejudica as mais qualificadas.

                                E não estou a falar por falar, existem muitos estudos Internacionais que concluem isto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  Mais uma falácia.

                                  De uma forma geral, pessoas com doutoramento no sector privado ganham MUITO MAIS que no sector público. O perfil de salários no sector público favorece claramente as pessoas pouco qualificadas e prejudica as mais qualificadas.

                                  E não estou a falar por falar, existem muitos estudos Internacionais que concluem isto.
                                  Neste caso particular, posso dizer que a pessoa em causa ganha cerca de 40% menos no privado do que no público nas mesmas funções.
                                  As generalizações são perigosas!

                                  Comentário


                                    #18
                                    O problema é que, por enquanto, um doutorado em Portugal apenas tem oportunidades no ensino, que mesmo assim cada vez são menores.

                                    A nossa remuneração deve ser em função do trabalho que desempenhados e da sua avaliação. Se tem um doutoramento e mantém-se a desempenhar exactamente o mesmo que fazia até agora, não vejo razão para aumentos. Se por sua vez ficou com mais responsabilidade (regência de uma cadeira, por exemplo), tem toda a lógica ver a sua categoria profissional aumentada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                      Mas vocês andam a dormir ou vivem noutro pais? o que eu disse é alguma mentira? eu conheço inclusive pessoas da FP que foram tirar cursos da treta na universidade aberta apenas para saltarem escalões e ficarem a ganhar, em alguns casos, o dobro.

                                      Viva a igualdade

                                      Não sei se actualmente ainda é assim (com as troikas e isso), mas tambem conheço situações dessas ...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                        O problema é que, por enquanto, um doutorado em Portugal apenas tem oportunidades no ensino,
                                        Eu conheço muitos doutorados a trabalhar em empresas de desenvolvimento de tecnologia (particularmente IT e Biotecnologia) e eles ganham muito mais do que se estivessem no ensino superior. Além do vencimento têm outras regalias, como carro, telemóvel, etc...

                                        E não se esqueçam que nos últimos anos, os salários das pessoas qualificadas do Estado caíram cerca de 25% (2 subsídios + corte de 10%). É BRUTAL!

                                        Mas casos particulares são casos particulares. Generalizando: estudos internacionais (por exemplo este:OCDE Estado deve alinhar salários com o privado para os funcionários mais qualificados - Expresso.pt) revelam que as pessoas qualificadas do Estado são mal pagas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          Eu conheço muitos doutorados a trabalhar em empresas de desenvolvimento de tecnologia (particularmente IT e Biotecnologia) e eles ganham muito mais do que se estivessem no ensino superior. Além do vencimento têm outras regalias, como carro, telemóvel, etc...

                                          E não se esqueçam que nos últimos anos, os salários das pessoas qualificadas do Estado caíram cerca de 25% (2 subsídios + corte de 10%). É BRUTAL!

                                          Mas casos particulares são casos particulares. Generalizando: estudos internacionais (por exemplo este:OCDE Estado deve alinhar salários com o privado para os funcionários mais qualificados - Expresso.pt) revelam que as pessoas qualificadas do Estado são mal pagas.
                                          Têm esse salário, carro, etc. pelo trabalho que desempenham, não por terem simplesmente o doutoramento. Se uma empresa não tem departamento de I&D não vai pagar mais a um empregado só por ele ter doutoramento.

                                          Por haver doutorados em empresas, o que eu disse mantém-se, alguém que acabe um doutoramento vê as suas saídas em Portugal muito reduzidas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                            Têm esse salário, carro, etc. pelo trabalho que desempenham, não por terem simplesmente o doutoramento. Se uma empresa não tem departamento de I&D não vai pagar mais a um empregado só por ele ter doutoramento.
                                            Sim, claro. Mas as funções que eles desempenham dependem fortemente daquilo que fizeram no doutoramento. Se eles não tivessem feito o doutoramento, provavelmente não poderiam exercer aquelas funções.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                              Sim, claro. Mas as funções que eles desempenham dependem fortemente daquilo que fizeram no doutoramento. Se eles não tivessem feito o doutoramento, provavelmente não poderiam exercer aquelas funções.
                                              Claro, é precisamente isso que quer dizer. Eles não pedem mais salário por terem um doutoramento, mas sim pelo que conseguem fazer pelo que aprenderam no doutoramento.

                                              Outra questão é que muitos doutorados não podem dizer isso, pois as suas teses não estão vocacionadas para a indústria, mas sim puramente para o meio académico. E aí, temos pena.

                                              Daí regras como "tenho um doutoramento devia ser aumentado" é uma bela ideia antiga típica tuga, de quem viveu a pensar que o mundo ia continuar igual como nos últimos 30 anos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                Daí regras como "tenho um doutoramento devia ser aumentado" é uma bela ideia antiga típica tuga, de quem viveu a pensar que o mundo ia continuar igual como nos últimos 30 anos.
                                                São os mesmos que pensam que pelo facto de terem uma licenciatura, o País tem que lhes arranjar emprego.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  São os mesmos que pensam que pelo facto de terem uma licenciatura, o País tem que lhes arranjar emprego.
                                                  É o mesmo tipo de pensamento sim! Valorizamos muito o título e pouco o "saber fazer". Não é por acaso que nos outros países falam muito no know-how e aqui fala-se no Sr. Dr. ou no Sr. Eng.º!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                    Esse tiro foi mesmo no pé...
                                                    mesmo em cheio..a má lingua é lixada.. a unica intencao era falar mal da fp

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Vocês estão a misturar as coisas.
                                                      Refiro-me aqui a cargos de docência no ensino superior.
                                                      Alguém que foi contratado como Mestre, é-lhe concedido um prazo de 6 anos para fazer o Doutoramento (que pode ser estendido em 2 anos em situações particulares).
                                                      Se não conseguir, paciência... é despedido!
                                                      Ou seja, não é um capricho para poder ser o senhor doutor (Até porque sabemos que neste país qualquer licenciado é senhor doutor!!)
                                                      É uma exigência da entidade patronal.
                                                      Exigência esta que implica um grande investimento monetário e pessoal.
                                                      O estatuto da carreira docente diz que no final do Doutoramento, o docente pode candidatar-se ao lugar de Professor Auxiliar (porque adquiriu as competências para tal ao fazer o Doutoramento)!
                                                      A dúvida que tenho é se enquanto espera pela abertura do concurso (que pode demorar bastante), se tem direito a receber como Doutorado ou continua como assistente a receber como mestre.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                        Eu conheço muitos doutorados a trabalhar em empresas de desenvolvimento de tecnologia (particularmente IT e Biotecnologia) e eles ganham muito mais do que se estivessem no ensino superior. Além do vencimento têm outras regalias, como carro, telemóvel, etc...

                                                        E não se esqueçam que nos últimos anos, os salários das pessoas qualificadas do Estado caíram cerca de 25% (2 subsídios + corte de 10%). É BRUTAL!

                                                        Mas casos particulares são casos particulares. Generalizando: estudos internacionais (por exemplo este:OCDE Estado deve alinhar salários com o privado para os funcionários mais qualificados - Expresso.pt) revelam que as pessoas qualificadas do Estado são mal pagas.
                                                        Em Portugal? Que empresas Biotec? É que não conheço quase nenhuma infelizmente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Por acaso uma das grandes poucas vergonhas que se deu na administração pública foi muito administrativo ter-se metido a fazer um curso superior da tanga, maioria em universidades privadas na sua época "áurea" em finais dos anos 90/início dos 2000, porque isso lhe dava AUTOMATICAMENTE acesso à carreira de técnico superior após mais uma lei simpática do Guterres o passar a permitir. Bastava o chefe deixar...e quase todos deixavam, era da "prache".

                                                          O resultado foi ver gente dar saltos remuneratórios consideráveis para continuarem a desempenhar as mesmas funções porque, tal como antes, nem um ofício sabem escrever

                                                          Como o sindicato dos quadros técnicos do Estado permitiu esta rebaldaria, ainda eu hoje não consigo perceber...dado que só prejudicou os verdadeiros técnicos superiores...

                                                          E isto que eu estou a dizer está patente nos números que saíram há uns tempos (no Público, penso eu) em que desde finais dos anos 90, o número de técnicos superiores aumentou consideravelmente com uma descida correspondente no número de administrativos: transferência pura e dura

                                                          Tudo em nome da qualificação, claro. Sou doutor, faço a mesma coisinha lá no ministério que fazia, mas sou mais qualificado por isso tenho que ser mais bem pago.

                                                          Não havia este país de ter criado também certificados de 12º ano em 3-4 meses com umas composições sobre a máquina de lavar lá de casa.

                                                          Somos assim. Ou melhor...samos assim, não há mesmo nada a fazer.

                                                          E quem denuncia é elitista e blá blá blá. E não acredita no capital humano e blá blá blá
                                                          Editado pela última vez por Andre; 06 October 2012, 15:26.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X