Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Chico-espertice em emissão de facturas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Chico-espertice em emissão de facturas

    Passou-se com o meu pai: pediu um orçamento a um construtor para alterar o piso de casa, o homem deu o preço por escrito (à mão, por sinal) e nada mencionou a respeito do IVA.

    O meu pai, como é "amigo" do homem, lá aceitou. No fim da obra, o meu pai paga e pede um recibo, ao que o homem responde: "Não posso, se quiser recibo tem de pagar o IVA"..

    Como é óbvio o meu pai ficou chateado e lá combinaram que o homem passava a factura para ficar como garantia, mas com um valor abaixo do combinado (cerca de metade).

    Ora, eu sei que só o facto de não passar factura já é ilegal, mas o que eu queria saber é se na altura do orçamento ele não seria obrigado a dizer que o valor não incluía IVA, ou se de facto é permitido dar um preço sem nada dizer, e só no fim mencionar que é sem IVA..

    #2
    Normalmente, os valores são apresentados sem Iva... Não devia, mas são.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
      Normalmente, os valores são apresentados sem Iva... Não devia, mas são.

      Ok, mas legalmente é preciso mencionar que o preço é sem IVA ou podes simplesmente escrever o valor e não dizer nada?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
        Ok, mas legalmente é preciso mencionar que o preço é sem IVA ou podes simplesmente escrever o valor e não dizer nada?
        Sendo o teu pai cliente final e particular, o valor que ele apresentou, é o valor a pagar. E se o teu pai quiser, ele é obrigado a passar factura do valor a pagar. Quanto ao IVA, é problema do fornecedor. Agora, o teu pai é que tem de ver se vale a chatisse, e se vale a pena por em causa a "amizade". Eu, a partir do momento em que me tramaram a custa de eu ter facilitado e não ter exigido factura, a partir de agora é sempre com a mesma, seja amigo, irmão, etc.

        Comentário


          #5
          Sim por norma é assim, quando faço orçamentos menciono o valor X + IVA, apenas em facturas pro-forma é que vai tudo descrito!!

          Comentário


            #6
            Legalmente, e oficialmente, o teu pai deveria apenas pagar o valor acordado. O problema, é que trabalhos feitos por amigos... acabam sempre por sair mais caros, e muitas das vezes, "menos bem feitos". Normalmente começam mal, e acabam mal

            Comentário


              #7
              Sem dúvida. A pala dessas "amizades" vou agora pintar novamente o guarda lamas e a porta do meu carro. Nunca dei tanto valor ao ditado "santos da casa não fazem milagres"

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                Passou-se com o meu pai: pediu um orçamento a um construtor para alterar o piso de casa, o homem deu o preço por escrito (à mão, por sinal) e nada mencionou a respeito do IVA.

                O meu pai, como é "amigo" do homem, lá aceitou. No fim da obra, o meu pai paga e pede um recibo, ao que o homem responde: "Não posso, se quiser recibo tem de pagar o IVA"..

                Como é óbvio o meu pai ficou chateado e lá combinaram que o homem passava a factura para ficar como garantia, mas com um valor abaixo do combinado (cerca de metade).

                Ora, eu sei que só o facto de não passar factura já é ilegal, mas o que eu queria saber é se na altura do orçamento ele não seria obrigado a dizer que o valor não incluía IVA, ou se de facto é permitido dar um preço sem nada dizer, e só no fim mencionar que é sem IVA..
                pelo que dizes o teu pai já sabia ao que ia... o que aconteceu é que um chico esperto foi mais esperto que o outro..

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                  pelo que dizes o teu pai já sabia ao que ia... o que aconteceu é que um chico esperto foi mais esperto que o outro..

                  não, ele por acaso nunca tinha feito nenhuma obra com o "amigo", e pensava que o valor dado era com IVA, e com direito à factura. E também por acaso o serviço ficou impecável. Só mesmo a parte da factura é que causou problemas.

                  Comentário


                    #10
                    ai se o Vítor Gaspar lê isto

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                      ai se o Vítor Gaspar lê isto
                      Já leu ...

                      Comentário


                        #12
                        Na construção é comum dar preço sem iva. Mas sendo tu um cliente particular, deveria ter sido dado o preço final.

                        Mas na maior parte das vezes acontece o contrário. Estou ligado à construção e fazer um trabalho pequeno e simples e conseguir cobrar IVA e passar factura é que é difícil, mais de 90% das pessoas não quer factura nem pagar o iva!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          Na construção é comum dar preço sem iva. Mas sendo tu um cliente particular, deveria ter sido dado o preço final.

                          Mas na maior parte das vezes acontece o contrário. Estou ligado à construção e fazer um trabalho pequeno e simples e conseguir cobrar IVA e passar factura é que é difícil, mais de 90% das pessoas não quer factura nem pagar o iva!
                          Pois.. mas quando a ideia vem da parte do cliente, ainda se aceita, ainda que para todos os efeitos seja ilegal. Só acho errado o construtor dar um preço ao cliente e não dizer absolutamente nada a respeito do IVA, e depois no fim do trabalho dizer que se quiser factura é mais X.. Se calhar há pessoas que já sabem como ele trabalha e não precisam que explique, mas sendo o meu pai um cliente novo, julgo que era obrigação do homem dizer qualquer coisa, no mínimo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            Na construção é comum dar preço sem iva. Mas sendo tu um cliente particular, deveria ter sido dado o preço final.

                            Mas na maior parte das vezes acontece o contrário. Estou ligado à construção e fazer um trabalho pequeno e simples e conseguir cobrar IVA e passar factura é que é difícil, mais de 90% das pessoas não quer factura nem pagar o iva!

                            Se fosse só na construção estava o Pais bem, depois os governantes é que são vigaristas e os cidadãos dizem alto e bom som que pagam todos os seus impostos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                              Se fosse só na construção estava o Pais bem, depois os governantes é que são vigaristas e os cidadãos dizem alto e bom som que pagam todos os seus impostos.
                              Arrisco-me até a dizer que os que fazem as leis para apertar a fuga ao fisco são os primeiros a fugirem a passar factura nos seus gabinetes e escritórios privados

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                Pois.. mas quando a ideia vem da parte do cliente, ainda se aceita, ainda que para todos os efeitos seja ilegal. Só acho errado o construtor dar um preço ao cliente e não dizer absolutamente nada a respeito do IVA, e depois no fim do trabalho dizer que se quiser factura é mais X.. Se calhar há pessoas que já sabem como ele trabalha e não precisam que explique, mas sendo o meu pai um cliente novo, julgo que era obrigação do homem dizer qualquer coisa, no mínimo.
                                Desculpa ?

                                Como é que se aceita ?

                                Se calhar é precisamente por isso, que isto acontece. Se os consumidores finais não fossem os primeiros com este tipo de ideias peregrinas ( não estou a dizer que foi o caso ) quando lhes toca a eles mas depois dizer á boca cheia, quando são os outros, que as empresas são assim e assado porque fogem ao fisco.....este tipo de coisas já não acontecia.

                                Mas como de costume já se sabe que os aldrabões e os desonestos são os políticos.
                                Editado pela última vez por PeugeotSales; 10 October 2012, 14:09.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sendo o teu pai cliente final e particular, o valor seria já com iva. Quando se trata de entidades onde possa ser recuperado o iva, que não é o caso, é normal falar-se de valores sem iva.

                                  Quando vais às compras, o valor do que está exposto é com ou sem iva?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que deves ver pela positiva. Esta o trabalho impecável.
                                    Pior, é quando pagas, o trabalho fica mal feito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por callinas Ver Post
                                      Acho que deves ver pela positiva. Esta o trabalho impecável.
                                      Pior, é quando pagas, o trabalho fica mal feito.
                                      Ou quando os podres aparecem passados 6 meses.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ai ainda está na garantia

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se não tiveres factura espera sentado pela garantia

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                            Se não tiveres factura espera sentado pela garantia
                                            Nem mais.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem vindo à realidade....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não sei legalmente como é que as coisas funcionam, mas acho que o valor de um orçamento nunca deve incluir o IVA.

                                                Se houver uma alteração do IVA entre o início da obra e o final, o valor do orçamento mantém-se pois o cliente é que assume (e bem, a meu ver) essa diferença...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para a próxima pede um orçamento por escrito e assinado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É por isto que o brutal aumento de impostos que se avizinha cai em cima dos mesmos de sempre e continuam muitos a assobirar para o lado. Não é só o IVA que se perde numa transacção destas, é também o IRC sobre a actividade da empresa. A maioria das pequenas e médias empresas em Portugal dão prejuízo todos os anos mas não fecham. A maioria dos contribuintes singulares não apresenta rendimentos taxáveis. À custa disto ainda têm benefícios sociais (isenção de taxas moderadoras, RSI, ...). E depois quem tem um vencimento mais ou menos tem de levar com 50% de impostos para pagar a crise...a falta de equidade fiscal neste país é gritante.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X