Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reaproveitamento / reciclagem da água

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reaproveitamento / reciclagem da água

    Sendo a água um recurso cada vez mais caro e vivendo eu num concelho onde a água é estupidamente cara, gostaria de saber se existe algum tipo de sistema de reaproveitamento de água para uso doméstico. Eu sei que para empresas existe, e o custo é elevado, mas pode haver alguma coisa menos sofisticada e que permita poupar uns trocos. Caso exista, qual será o custo aproximado?
    Para terem uma ideia do assalto a que estou sujeito, numa casa com 3 pessoas sem fazer nenhum tipo de extravagância pago cerca de 130 euros de água de 2 em 2 meses

    #2
    http://inhabitat.com/dual-flush-toil...system-in-one/

    Comentário


      #3
      W+W | ROCA

      Comentário


        #4
        Não sei que tipo de habitação é a tua e se o permite mas tens aqui ideias engraçadas...

        SempreSustentavel

        Comentário


          #5
          A sanita-lavatorio da Roca esta muito bem conseguido !

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
            Sendo a água um recurso cada vez mais caro e vivendo eu num concelho onde a água é estupidamente cara, gostaria de saber se existe algum tipo de sistema de reaproveitamento de água para uso doméstico. Eu sei que para empresas existe, e o custo é elevado, mas pode haver alguma coisa menos sofisticada e que permita poupar uns trocos. Caso exista, qual será o custo aproximado?
            Para terem uma ideia do assalto a que estou sujeito, numa casa com 3 pessoas sem fazer nenhum tipo de extravagância pago cerca de 130 euros de água de 2 em 2 meses
            Já pensaste em colocar redutores de caudal nas torneiras e autoclismo?

            As lojas Lidl vão ter esses redutores a «preços simpáticos»
            LIDL

            Comentário


              #7
              Há alguns hábitos que podem ajudar. Diminuir o caudal das torneiras, não deixar torneira aberta quando se lava os dentes e por exemplo utilizar a água fria que vai saindo até vir a água quente para outros usos, como por exemplo regar plantas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                Já pensaste em colocar redutores de caudal nas torneiras e autoclismo?

                As lojas Lidl vão ter esses redutores a «preços simpáticos»
                LIDL
                isso é para que os redutores? e de que forma ajudar a poupar água?

                Originalmente Colocado por KeyserSoze Ver Post
                Há alguns hábitos que podem ajudar. Diminuir o caudal das torneiras, não deixar torneira aberta quando se lava os dentes e por exemplo utilizar a água fria que vai saindo até vir a água quente para outros usos, como por exemplo regar plantas.


                são excelentes medidas, há pessoas abrem a torneira logo no máximo, depois deixam a correr.... (mete-me uma raiva ouvir a água a correr e sem estar a utilizar) A "maria" faz isso, no banho então, mete a agua a correr, lava o cabelo o corpo, isto sempre a correr. leva logo um aperto


                Ao autor do tópico, convém indicar se tem apartamento ou casa, que há medidas que pode-se adoptar para um lado e não para o outro.
                Editado pela última vez por fabiodobill20; 14 October 2012, 12:21.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                  Sendo a água um recurso cada vez mais caro e vivendo eu num concelho onde a água é estupidamente cara, gostaria de saber se existe algum tipo de sistema de reaproveitamento de água para uso doméstico. Eu sei que para empresas existe, e o custo é elevado, mas pode haver alguma coisa menos sofisticada e que permita poupar uns trocos. Caso exista, qual será o custo aproximado?
                  Para terem uma ideia do assalto a que estou sujeito, numa casa com 3 pessoas sem fazer nenhum tipo de extravagância pago cerca de 130 euros de água de 2 em 2 meses
                  Fonix!!! e eu aqui a queixar-me que os 11€ menssais ja são demais!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                    Já pensaste em colocar redutores de caudal nas torneiras e autoclismo?

                    As lojas Lidl vão ter esses redutores a «preços simpáticos»
                    LIDL
                    Os redutor são bons para tudo o que tem a ver com lavagens, tipo louça duche, por ai fora. Eu uso, e gasto muita pouca agua.

                    Comentário


                      #11
                      Vou adicionar isto aos favoritos e quando tiver tempo respondo-te em condições, mas diria que a gastar 75€ de água/mês parece-me mais um caso de má utilização que outra coisa.


                      És de que concelho?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                        isso é para que os redutores? e de que forma ajudar a poupar água?



                        Ao reduzirem o caudal da água quando abres a torneira, obrigam-te a poupar água.
                        Colocaram na Instituição onde trabalho e rapidamente adotei a solução em casa.
                        Garanto-te que resulta...principalmente se temos em casa quem passe horas no duche.

                        Comentário


                          #13
                          Vé este tópico que criei a algum tempo atrás:
                          http://forum.autohoje.com/off-topic/...r-de-agua.html

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                            Ao reduzirem o caudal da água quando abres a torneira, obrigam-te a poupar água.
                            Colocaram na Instituição onde trabalho e rapidamente adotei a solução em casa.
                            Garanto-te que resulta...principalmente se temos em casa quem passe horas no duche.
                            Podes também meter uma garrafa de água de 1.5L dentro do autoclismo. De cada vez que fizeres a descarga, é essa quantidade que poupas. Ao fim do mês já dá uma boa poupança. Agora na época da chuva, podes aproveitar a água da chuva para regar, ou lavar o chão. Há depósitos específicos para isso que até tem um colector que liga ao tubo que vem da caleira do telhado, embora no nosso país ainda não seja um hábito comum a todos nós.
                            Não sei se moras numa moradia, mas alguma coisa não deve estar bem, não tens nenhuma fuga de água?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                              Fonix!!! e eu aqui a queixar-me que os 11€ menssais ja são demais!!
                              Por mês, só para taxas disto e daquilo são 10 €! Mais o consumo que, felizmente, é reduzido...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                Por mês, só para taxas disto e daquilo são 10 €! Mais o consumo que, felizmente, é reduzido...
                                Aqui de resíduos pago 1,65€ (fui agora confirmar a factura). Se calhar é por ser da aldeia ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                  Podes também meter uma garrafa de água de 1.5L dentro do autoclismo. De cada vez que fizeres a descarga, é essa quantidade que poupas. Ao fim do mês já dá uma boa poupança. Agora na época da chuva, podes aproveitar a água da chuva para regar, ou lavar o chão. Há depósitos específicos para isso que até tem um colector que liga ao tubo que vem da caleira do telhado, embora no nosso país ainda não seja um hábito comum a todos nós.
                                  Não sei se moras numa moradia, mas alguma coisa não deve estar bem, não tens nenhuma fuga de água?
                                  Por acaso já tinha pensado nisso. Lembro-me de na casa dos meus avós no Alentejo ter uma cisterna onde eles guardavam água. Claro que não daria para qualquer habitação mas penso que é uma ideia que merecia ser alvo de mais e melhores ideias. Se vai para o esgoto ou vias de redes fluviais porque não aproveitar para regar o quintal ou como água sanitária?

                                  De qualquer das formas, acho uma exagero o preço da factura da água. Vê lá se não tens um furo num cano no abastecimento. Há uns anos, tivemos um no cano que passava no quintal para a casa. E só demos conta disso quando recebemos a conta. Fomos verificar o contador e era vê-lo a rodar...

                                  Comentário


                                    #18
                                    E que tal fechar a torneira do duche durante o ensaboamento? Eu faço isso, e poupa-se muita água e energia.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Redutores no autoclismo? Para quê? Só para quando estiver cheio, é igual ter redutor ou não. E a garrafa de 1,5 litros também....normalmente a boia do autoclismo pode-se regular, e o mesmo pode parar de encher mais cedo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Porra!!! 65€ de água por mês??? Andam a encher piscinas??

                                        Com 2 pessoas nunca a minha conta passou dos 20€ e agora que vivo sozinha a última factura não chegou a 13€, sendo que metade deve ser taxas e saneamento.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          Porra!!! 65€ de água por mês??? Andam a encher piscinas??

                                          Com 2 pessoas nunca a minha conta passou dos 20€ e agora que vivo sozinha a última factura não chegou a 13€, sendo que metade deve ser taxas e saneamento.
                                          Deixaste de fazer o amor em banhos de imersão, os resultados estão à vista. A terra agradece, o teu corpo não.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                            Deixaste de fazer o amor em banhos de imersão, os resultados estão à vista. A terra agradece, o teu corpo não.
                                            O corpo também agradece... ficava todo encarquilhadinho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por acaso fui ver as minhas boias e estavam todas a meio.

                                              Coloquei-as todas na poupança máxima.

                                              Nunca me tinha lembrado disso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu quando construí a minha casa deixei um circuito próprio só para as sanitas, para no futuro aproveitar a água da chuva. Tenho mesmo que avançar com a ideia: só falta mesmo o depósito e a eletro-válvula de comutação de circuitos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Medida com custo zero a implementar antes de qualquer coisa: colocar um objecto (o mais vulgar: garrafa de plástico 1,5L) no depósito do autocolismo de modo a "fintar" a bóia e obter menores volumes de água a cada descarga. Ou...caso dê, regulá-la...

                                                  Depois, sim vêm as outras medidas onde é claro importante observar o seu payback futuro...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    E que tal fechar a torneira do duche durante o ensaboamento? Eu faço isso, e poupa-se muita água e energia.
                                                    Estás a brincar? Quem é que não desliga a torneira enquanto se ensaboa?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                      Redutores no autoclismo? Para quê? Só para quando estiver cheio, é igual ter redutor ou não. E a garrafa de 1,5 litros também....normalmente a boia do autoclismo pode-se regular, e o mesmo pode parar de encher mais cedo.
                                                      Se baixares muito a bóia de paragem do autoclismo, podes perder a força para enviar o Sr. Castanho para baixo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                        Estás a brincar? Quem é que não desliga a torneira enquanto se ensaboa?
                                                        Eu nunca desligo.

                                                        Como uso esquentador e os meus banhos são muito curtos, compensa-me mais do que estar à espera de água quente outra vez.

                                                        Mas para compensar, aproveito a água fria que sai na banheira para fazer descargas, limpezas, ou rega.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O problema mesmo é quando há «canalha» em casa...é um tal gastar de água; só mesmo com redutores de caudal.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se conseguires dizer que consumo tens de água por mês era mais certo, pois era curioso tentar perceber quanto é que gastas por pessoa/dia.

                                                            Das 3 pessoas que tens em casa, passam 24hrs e casa ou é uma família normal (das 8 às 18 fora de casa)?

                                                            A primeira coisa que podes começar por fazer é instalar o tais redutores de caudal nas torneiras (e duches) mais utilizadas (wc, cozinhas). É importante experimentares várias gamas de redução por causa da noção de conforto. Eu por exemplo cm redutores de 2 L/h (as torneiras fazem 10-12 L/h) não me consigo adaptar, mas com os de 4 L/h é tranquilo.

                                                            A dica dos autoclimos e da garrafa de 1,5L também é boa. Podes instalar sistemas de descarga com dois botões (e volumes descarregados) nos autoclismos.

                                                            Há uns sistemas interessantes que permitem aproveitar as águas geradas nos lavatórios para enchimentos dos autoclismos. Já fiz um ensaio a um sistema destes e aquilo funciona, o problema é que o lavatório onde fui buscar água tinha água muito suja...

                                                            Depois de morares numa vivenda há algumas alternativas, mas as mais interessantes são para instalar na fase de construção.

                                                            Há também a parte comportamental que deve ser trabalhada... duches curtos, evitar a água muito quente, fechar torneira quando se lava os dentes, evitar desperdícios,...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X