Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pagar para passar à frente na fila

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Pagar para passar à frente na fila

    Pagar para passar à frente na fila

    Com o aumento de serviços que cobram o atendimento mais rápido, o debate aquece: é justo que os mais ricos tenham prioridade nas filas?



    Todos os homens são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros - quem tem dinheiro, frequenta restaurantes caros, conduz desportivos de 200 mil euros e dorme nos melhores hotéis, numa separação de classes encarada com naturalidade. Mas a vantagem de quem mais tem começa a notar-se num campo que, até agora, estava relativamente imune ao poder da carteira: as filas.
    Nos EUA, multiplicam-se os serviços que vendem a possibilidade de se passar à frente dos outros. A Six Flags, uma das maiores cadeias mundiais de parque de diversões, começou por testar "passes dourados", no seu complexo de Atlanta, na Geórgia, que custam o dobro do preço e permitem aos afortunados visitantes esperarem metade do tempo pela sua vez. A empresa ficou tão satisfeita com os resultados que decidiu implantar o sistema em todos os seus parques espalhados pelo país.
    Da mesma cidade americana chega um caso bem mais perverso. Numa das estradas de acesso a Atlanta, o Governo estadual trocou a faixa "ambiental", para carros com dois ou mais passageiros (prática comum para incentivar a partilha de transporte), por uma via exclusiva para quem paga um passe próprio. O privilégio de passar à frente dos outros, que, invariavelmente, ocupam as restantes faixas ao ritmo do para arranca, tem um custo médio de 120 dólares (93 euros) e reduz uma viagem de hora e meia a pouco mais de meia hora. Este sistema é criticado por grande parte da população, que alcunhou a medida de "via Lexus" (marca de automóveis de luxo). Os governantes, por seu lado, defendem-na, dizendo ter encontrado uma forma de financiar as estradas. O debate já levou alguns políticos a acusar soluções como estas de chocarem com a Constituição e o princípio de igualdade de tratamento dos cidadãos.

    Portugal não escapa A "desdemocratização" das filas não se limita aos EUA. Companhias low cost como a Ryanair e a Easyjet, em que não há lugares marcados, vendem entradas prioritárias no avião. Ou seja, pode-se pagar um extra para entrar primeiro e assim escolher o lugar. E há muito que, nos aeroportos de todo o mundo, os passageiros de business ou primeira classe passam à frente, no check in ou nos pontos de segurança. Em Lisboa, por exemplo, há um corredor rápido para os portadores de bilhetes mais caros, que desemboca no mesmo controlo de metais que os apinhados corredores dos passageiros a viajar em turística.
    Humberto Estrela, CEO da HPG, empresa portuguesa de soluções tecnológicas, incluindo gestão de filas de clientes, diz que esta tendência deverá acentuar-se no futuro e que Portugal não foge à regra. "Há cada vez maior apetência das empresas para oferecerem regalias e privilégios a clientes que pagam uma taxa por um atendimento diferenciado", observa. "As filas não são exceção." Um dos casos em que tal já acontece é a cadeia de compras online Pixmania Portugal: quem tem o cartão VIPix, que custa 20 euros, passa à frente de todos os outros nas longas filas de espera para levantar as encomendas na loja.
    Os ingleses preparam-se para elevar a fasquia da desigualdade de tratamento. No aeroporto de Heathrow - o mais concorrido da Europa -, as autoridades estão a ultimar um sistema para livrar os mais ricos das exasperantes filas de duas horas no controlo de passaportes para cidadãos de países que não pertencem ao espaço Schengen: por uma taxa de 1 800 libras (2 227 euros), o passageiro será transportado de limusina para uma sala VIP; aí esperará tranquilamente que o seu passaporte seja controlado, enquanto beberica um aperitivo. Entre iguais.





    O que pensam disto ?

    #2
    Não tenho nada contra, é somente natural que quanto mais se paga por um serviço melhores sejam as condições proporcionadas pelo mesmo. Por muito que isso possa custar a quem não tenha essa capacidade, como eu. Fazendo uma pequena analogia com o mundo automóvel, se eu e outra pessoa nos tivermos que deslocar de A a B tendo a outra pessoa um C63 AMG e eu um Dacia Sandero é obvio que ele chegará lá primeiro e com mais conforto que eu pois pagou bem para isso...

    Comentário


      #3
      Não sei, mas estou a ver os mafiosos e criminosos com dinheiro para pagar e passar à frente de quem é honesto, trabalha e paga os seus impostos a tempo e horas ...

      Comentário


        #4
        parece-me normal.



        esses ricaços da via verde... que não param na portagem...

        Comentário


          #5
          Se ambos cumprirem os limites legais chegam lá ao mesmo tempo

          Comentário


            #6
            Há muito que se diz que o tempo é dinheiro!
            É só a confirmação!

            Comentário


              #7
              Há muito que é assim, em muitos sítios, mas, em sítios oficiais tipo atendimentos dos serviços do estado ( finanças, SS, etc ) não acho bem que se pague para passar à frente e espero que nunca se tenha essa ideia, agora claro em sitios particulares, acaba por fazer sentido, para todos :

              Para a pessoa com dinheiro, que se despacha ;

              Para o sitio em si, que ganha mais dinheiro

              e para os que ficam na fila normal, porque vêm a mesma reduzida em algumas pessoas.

              Comentário


                #8
                Querem um exemplo ?

                Na segurança social da minha zona estão uns tipos na fila desde as 06 da manha.
                Quando chegam as 09 da manha ficam com a senha e vendem por 10 euros a quem não quiser ir para a fila 3 horas antes do serviço abrir.

                Comentário


                  #9
                  Até já vendem senhas... oh meu deus, onde é que isto já chegou.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                    Até já vendem senhas... oh meu deus, onde é que isto já chegou.
                    Desespero nuns casos, chico espertismo noutros a quanto obrigam...

                    Comentário


                      #11
                      Isso acontece tanto na AE.... O pessoal com os 535d, A6 etc dao sempre sinais de luzes para passarem à frente de tudo e todos e isto ja vai de à muitos anos... nada de novo

                      Comentário


                        #12
                        Na Ryanair acho sempre graça ver o pessoal que pagou mais para entrar no avião primeiro.

                        Não sei se é apenas pelo facto de o avião partir à mesma hora para todos... ou se pelo facto de que, ao me cruzar com essas pessoas já dentro do avião, ambos sabermos que paguei menos 15 € (ou lá quanto é) que eles.

                        Comentário


                          #13
                          e por vezes entram é 1º no autocarro, depois na saida do autocarro é salve-se quem puder

                          agora nas companhias de lugar marcado, ate entendo que quem pagou mais possa ter algumas regalias

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                            Até já vendem senhas... oh meu deus, onde é que isto já chegou.
                            Originalmente Colocado por Request Ver Post
                            Desespero nuns casos, chico espertismo noutros a quanto obrigam...
                            Assisti a isto no dia que tive de ir tratar de uma papelada para o fundo de desemprego.

                            Cheguei lá pelas 8.50 e vi uma fila enorme, o segurança abre pelas 09 distribui as senhas e começas as pessoas a chegar ao candongueiros do inicio da fila para comprar a senha.

                            Tive de lá voltar no dia seguinte e aguardar desde as 06 para ser atendido pelas 11

                            Comentário


                              #15
                              E a PSP destcaca no local?, a Segurança Privada não comunica tal coisa aos responsáveis da loja e/ou departamento da SS?,

                              NB: Não existe denúncia?, as pessoas limitam-se a pagar por tal coisa?

                              Comentário


                                #16
                                As pessoas pagam, o segurança vê e não faz nada, a responsavel da SS do Cacém respondeu-me na cara depois de eu reclamar

                                " Se pagam é problema delas, é lá fora e eu não tenho nada a ver com isso, não paguem e levantem o rabo mais cedo da cama para vir guardar lugar"

                                Fico sem resposta para ela.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                  As pessoas pagam, o segurança vê e não faz nada, a responsavel da SS do Cacém respondeu-me na cara depois de eu reclamar

                                  " Se pagam é problema delas, é lá fora e eu não tenho nada a ver com isso, não paguem e levantem o rabo mais cedo da cama para vir guardar lugar"

                                  Fico sem resposta para ela.
                                  Aposto que os seguranças e funcionários do atendimento também "comem" parte desses candogueiros ...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Polida, de facto,

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                      Na Ryanair acho sempre graça ver o pessoal que pagou mais para entrar no avião primeiro.

                                      Não sei se é apenas pelo facto de o avião partir à mesma hora para todos... ou se pelo facto de que, ao me cruzar com essas pessoas já dentro do avião, ambos sabermos que paguei menos 15 € (ou lá quanto é) que eles.
                                      Na EasyJet compro sempre o Speed Boarding, e, para mim, vale bem a pena o que pago por ele (ou, obviamente, não o faria).

                                      Primeiro não preciso de esperar em pé nas filas um porradão de tempo para entrar no avião ou fazer o check-in, segundo, permite-me estender as pernas na fila da frente em vez de ter um voo super desconfortável todo encolhido entre duas cadeiras (com 1,90m isto para mim é importante), terceiro, tenho sempre espaço para guardar a minha bagagem de mão, quarto, sou dos primeiros a sair do avião pois estou mesmo ao lado da saída da frente.

                                      Para ti estes pequenos 'previlégios' podem não valer os 15 Euros, ou seja lá o que for, que se paga por eles, para outros valem bem esse valor, especialmente em voos low-cost.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A mim certamente não valem. Tanto que seguramente se fossemos no mesmo voo da Ryanair/Easyjet seria certamente das ultimas pessoas a entrar. Só me levanto quando já não há fila na gate, e sento-me num lugar qualquer ( normalmente cá para trás ). A bagagem ir ao pé de mim ou não também me é indiferente. Quanto ao check in, só viajo em Low Cost com bagagem de mão

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                          A mim certamente não valem. Tanto que seguramente se fossemos no mesmo voo da Ryanair/Easyjet seria certamente das ultimas pessoas a entrar. Só me levanto quando já não há fila na gate, e sento-me num lugar qualquer ( normalmente cá para trás ). A bagagem ir ao pé de mim ou não também me é indiferente. Quanto ao check in, só viajo em Low Cost com bagagem de mão
                                          Já agora os custos da bagagem normal ( isto é, sem ser a bagagem de mão ) são muito puxados?

                                          Bom, quanto ao tópico lá está, em sitios oficiais , publicos do estado devia haver um forte controlo para essas questões do passar à frente ser controlado e naturalmente proibido, especialmente em casos ilegais como o huckleberry relatou.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nos serviços privados, não vejo qualquer espécie de problema. Nos públicos é que acho mal.

                                            Mais um exemplo: Cartão CaixaAzul da CGD. Mesmo que não seja no balcão onde tenho conta, é garantido o atendimento à partida mais rápido.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                                              Na EasyJet compro sempre o Speed Boarding, e, para mim, vale bem a pena o que pago por ele (ou, obviamente, não o faria).

                                              Primeiro não preciso de esperar em pé nas filas um porradão de tempo para entrar no avião ou fazer o check-in, segundo, permite-me estender as pernas na fila da frente em vez de ter um voo super desconfortável todo encolhido entre duas cadeiras (com 1,90m isto para mim é importante), terceiro, tenho sempre espaço para guardar a minha bagagem de mão, quarto, sou dos primeiros a sair do avião pois estou mesmo ao lado da saída da frente.

                                              Para ti estes pequenos 'previlégios' podem não valer os 15 Euros, ou seja lá o que for, que se paga por eles, para outros valem bem esse valor, especialmente em voos low-cost.
                                              Eu percebo, mas como dei a entender, para mim não vale o dinheiro.

                                              Até porque nunca espero de pé na fila, espero sempre sentado. Não me importo se for o último a entrar ou a sair.

                                              Em relação ao conforto, a verdade é que só realizei voos low-cost em curtas distancias, portanto ter um bocadinho de mais ou menos conforto é irrelevante. Talvez numa viagem longa optasse por esse privilégio, mas até agora, nunca senti necessidade de tal.

                                              Já fiz uma viagem de longa distancia em primeira classe (Precisamente por termos sido os últimos a entrar. Pagamos voo classe comercial mas já não haviam lugares na mesma e então fomos encaminhados para a primeira classe... que chatice. ), e nesses sim há conforto. As poltronas eram bem melhores que o meu sofá de casa, deitavam-se (literalmente), tinha uma televisão que saía debaixo do apoio de braço só para mim, deram-me aquela mascara para os olhos e uma almofadinha, e julgo que ainda tive direito a uma bebida à borla. Até o atendimento era nitidamente diferente. Senti-me apaparicado.

                                              Gostei bastante da experiência, mas se pagava por ela? Não, sou um pobretana e tenho mais onde gastar o dinheiro, portante para mim, não justifica.

                                              Comentário


                                                #24
                                                as opiniões diferentes sobre o speed boarding provam que faz sentido haver serviços diferenciados. no fundo é um compromisso preço/benefício. há pessoas que valorizam esse serviço, há outras que não. não acho que prejudique ninguém e ajuda as organizações.

                                                se virmos bem, os produtos e serviços são diferenciados em tudo, não percebo porque é que choca alguém que haja essa diferenciação também nas filas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quem tem dinheiro não vai para filas. Resolve os seus assuntos no remanso dos gabinetes ou, no limite, paga para quem vá para as filas no seu lugar, solicitadores, advogados et all.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                                                    Na EasyJet compro sempre o Speed Boarding, e, para mim, vale bem a pena o que pago por ele (ou, obviamente, não o faria).

                                                    Primeiro não preciso de esperar em pé nas filas um porradão de tempo para entrar no avião ou fazer o check-in, segundo, permite-me estender as pernas na fila da frente em vez de ter um voo super desconfortável todo encolhido entre duas cadeiras (com 1,90m isto para mim é importante), terceiro, tenho sempre espaço para guardar a minha bagagem de mão, quarto, sou dos primeiros a sair do avião pois estou mesmo ao lado da saída da frente.

                                                    Para ti estes pequenos 'previlégios' podem não valer os 15 Euros, ou seja lá o que for, que se paga por eles, para outros valem bem esse valor, especialmente em voos low-cost.
                                                    Com 1.95m e muita hora no lombo, faço ainda melhor:

                                                    - low cost, só se der para marcar lugar; Se não, esquece. Não vale a pena. O Speed boarding é muito giro, mas se mais pessoas o compram, depois como é? É o mesmo stress. Esquece isso.

                                                    - check-in online um ou dois dias antes. Grandes vantagens:
                                                    - escolhes o lugar com mais espaço nas pernas.
                                                    - Só tens de ir para o balcão baggage drop.

                                                    - deixa-te ficar sentado no boarding, na boa. Para quê ficar na fila? O avião não vai a lado nenhum, e tens os lugares marcados! Sou sempre dos últimos no boarding... Vantagens:
                                                    - pouco tempo de pé
                                                    - nas bagagens de cima, em vez de teres os outros a esmagar a tua mochila e casaco, és tu que metespor último. Ninguém parte as tuas garrafas, tens o teu casaco sempre disponível.

                                                    - Para sair do avião, deixa o pessoal sair todo primeiro. Não ficas de pé como um tonto, e todos vão ficar à espera das malas, portanto... a não ser que não leves mala de porão; aí, escolhe sempre a saída mais à frente. Ou que estejas farto de ficar sentado...

                                                    ui, dicas para bem viajar de avião, ou histórias rocambolescas... acho que já escrevia um livro... ou abria-se um tópico aqui!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                                                      Na EasyJet compro sempre o Speed Boarding, e, para mim, vale bem a pena o que pago por ele (ou, obviamente, não o faria).

                                                      Primeiro não preciso de esperar em pé nas filas um porradão de tempo para entrar no avião ou fazer o check-in, segundo, permite-me estender as pernas na fila da frente em vez de ter um voo super desconfortável todo encolhido entre duas cadeiras (com 1,90m isto para mim é importante), terceiro, tenho sempre espaço para guardar a minha bagagem de mão, quarto, sou dos primeiros a sair do avião pois estou mesmo ao lado da saída da frente.

                                                      Para ti estes pequenos 'previlégios' podem não valer os 15 Euros, ou seja lá o que for, que se paga por eles, para outros valem bem esse valor, especialmente em voos low-cost.

                                                      Viajei uma vez com speed boarding na easyjet.

                                                      Em Lisboa. Baçcão check-in:
                                                      - 4 filas normais, 1 fila speed.
                                                      A fila speed encravou com a necessidade de um passageiro precisar de uma cadeira de rodas, e fiquei 30min à espera, enquanto isso as outras 4 filas despachavam pessoas a uma velocidade parva!

                                                      Chego à porta de embarque, e estava a fila do costume, pergunto como fazia com o speed, resposta: fica na fila... entrei ao mesmo tempo de todos no autocarro e no avião.


                                                      No regresso em Luton: Speed board check-in, vazio.
                                                      Porta: Uma fila para speed boarding (vazia) e uma fila comum, cheia!
                                                      Entrei primeiro no avião e escolhi o lugar à vontade.

                                                      Ou seja, nem sempre vale a pena.

                                                      Mas de resto voo quase sempre sem ser em low cost, nas datas que quero, as low cost são sempre mais caras.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se fores o ultimo a entrar ( tambem o faço) arriscas-te a nao ter espaço para a bagagem de mão, e depois eles metem no porão, o que nem sempre é bm quando ha coisas frageis dentro....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                          Se fores o ultimo a entrar ( tambem o faço) arriscas-te a nao ter espaço para a bagagem de mão, e depois eles metem no porão, o que nem sempre é bm quando ha coisas frageis dentro....
                                                          Há sempre espaço.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Para mim também não há problema nenhum. Desde que seja em serviços privados, que façam o que quiserem. Se eu não gosto, não uso. Vou à concorrência.

                                                            Agora a situação aqui descrita da SS, é ridícula e a polícia deveria actuar. Identificação da pessoa e na próxima vai com eles. Deve haver qualquer coisa com mercado paralelo, ou do género para pelo menos justificar uma tarde lá fechado.

                                                            Quanto aos voos. Eu não pago a prioridade porque até agora não vi necessidade. Para mim compensa quando são mais que 2 pessoas. Ou quando vão crianças ou novatos (com medo) conosco. Agora se a Ryanair colocarem bilhetes prioritários a 200€ dá quem quer. Eu não dou. E se começarem a faltar lugares low cost, escolho outra companhia.

                                                            Agora se num serviço público vir alguém a pagar a algum funcionário para passar à frente, e for aceite, peço logo o livro de reclamações!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X