Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escola deixou crianças à fome...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Escola deixou crianças à fome...

    Escola deixou crianças à fome

    Nada justifica uma criança passar fome. Não é justo castigá-la a ela." A crítica é de Teresa Francisco, mãe de uma criança de cinco anos que foi proibida de almoçar na última quinta-feira na EB1 nº 2 de Quarteira (Loulé). Tudo porque a família não pagou a mensalidade da alimentação, cerca de 30 euros.

    A denúncia do caso partiu de pais de outros alunos, que pediram anonimato, que ficaram revoltados com a situação, considerando um acto de "má-fé" a forma encontrada pela escola para lidar com o caso. Ao que o CM apurou, mais alunos não almoçaram nesse dia pelos mesmos motivos, noutras escolas do Agrupamento Dr.ª Laura Ayres.
    A aluna da EB1 nº2 frequenta a pré-primária e terá mesmo ficado "sentada ao lado dos colegas, sem refeição, enquanto estes almoçavam", conta Teresa Francisco. Vários pais criticam a violência psicológica a que a menina foi sujeita e afirmam que "uma das funcionárias foi impedida pela direcção da escola de pagar a refeição da menina do seu próprio bolso".
    Sobre o assunto, a directora, Conceição Bernardes, explica que "todos os pais foram informados das medidas, que seriam aplicadas caso não regularizassem as dívidas até 9 de Outubro". Além disso, "podiam ter pedido a renegociação desses valores e até dos escalões, mas alguns foram negligentes e não o fizeram". Os casos de incumprimento "foram participados à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens".

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/no...riancas-a-fome
    Isto é VERGONHOSO, é inadmissível que envolvam as crianças nos "problemas" dos adultos, uma criança de 5 ou 6 anos a passar fome??? Mas estamos em que país??? E obrigá-la a estar sentada a ver os outros a comer??

    Isto é surreal, palavra de honra que às vezes apetece-me perder toda a compostura e rebentar com a fronha a meia dúzia de energúmenos

    Caramba, sou mãe de 2 crianças, uma em idade escolar outra em pré escolar, e não imagino a escola a cometer este tipo de crueldade com nenhum dos meus filhos só porque eu estou a passar dificuldades e não posso pagar os almoços...

    #2
    Quem deixou a criança à fome foi a mãe que não pagou nem lhe enviou comida para o almoço, para de bater com a cabeça e pensa, é capaz de dar melhor resultado

    Comentário


      #3
      É uma vergonha, não sei qual a consciência dessas pessoas que são responsáveis da escola, ainda mais numa altura destas que muitos pais estão a passar por muitas dificuldades financeiras...

      Comentário


        #4
        Há pais que são umas autenticas nulidades a todos os níveis!
        Mas uma coisa destas não se pode NUNCA fazer a uma criança!

        Um diretor de escola que faz uma coisa destas deveria ser de imediato demitido. Por mais que ele tenha feito tudo e mais alguma coisa para resolver a situação!

        Comentário


          #5
          Portugal no seu melhor... Estes animais deviam ser punidos e bem punidos. A criança não tem culpa das necessidades dos pais.
          Falamos muito dos direitos das crianças para ali e para acolá, mas não vejo nada.

          Comentário


            #6
            E a acção descriminatória definida pela entidada pública em questão, efectuada contra a menor?, (convinha ler também com maior atenção o conteúdo da noticia aqui colocada).

            NB: Sem Smile.

            Comentário


              #7
              Texuga, na escola da minha filha também já alertaram para a questão das mensalidades das refeições em atraso de algumas crianças, e também ameaçara, deixar as crianças sem comer.

              As crianças não têm culpa da irresponsabilidade dos pais, e falo em irresponsabilidade, por se em alguns casos existem de facto dificuldades económicas no pagamento, outros casos há, e não estou a falar de cor, em que é ver os pais de algumas crianças que não pagam as mensalidades das refeições, cá fora, a ostentarem carros novos, telemóveis topo de gama e afins.

              Há casos e casos, e como digo não deviam ser as crianças a pagar, mas se os pais não cumprem, mesmo que alertados inúmeras vezes para o facto o que fazer?

              Acho que deveriam apurar de facto, quais as crianças cujos pais não possuem capacidade económica para tal e ajudar, e aqueles que têm mas fazem ouvidos mocos, serem ''castigados'', mas não as crianças.

              Comentário


                #8
                Grande sociedade, sim senhor.

                Comentário


                  #9
                  Agrupamento de escolas de Quarteira não dá de comer a crianças com refeições em dívida - SIC Notícias

                  Vejam o vídeo...

                  Comentário


                    #10
                    A parte que me parece mais esquesita é a suposta proibição por parte da direcção a que uma funcionária pagasse a refeição do seu bolso. Era só o que faltava que o meu patrão me viesse dizer o que eu posso ou não fazer com o meu dinheiro.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                      (...) Mas uma coisa destas não se pode NUNCA fazer a uma criança! (...)
                      É irrelevante, é secundário, pelo que se lê aqui no inicio do tópico.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                        É irrelevante, é secundário, pelo que se lê aqui no inicio do tópico.
                        Não pode ser irrelevante nem secundário, não pode!
                        Se a escola não consegue que os pais paguem o que lhes é devido que avisem a assistência social para investigar o caso, agora nunca, mas nunca, se pode optar pela solução de negar comida a uma criança, mas em que raio de sociedade se está a nossa a tornar?

                        Comentário


                          #13
                          Agora desculpam-se...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                            É irrelevante, é secundário, pelo que se lê aqui no inicio do tópico.
                            Secundário? Até queria ver o que fazias se fizessem isso a um filho teu...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Request Ver Post
                              Não pode ser irrelevante nem secundário, não pode! (...)
                              Óbvio, parece-me, mas pelo que leio, não vejo tal objectividade de leitura e compreensão em todos, de cada vez mais recorrente situações idênticas, não será mera coincidência inúmeras Câmaras Municipais terem colocado esta questão como prioridade na suas área de influência.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                É irrelevante, é secundário, pelo que se lê aqui no inicio do tópico.
                                Não, não. Coloquem os processos que quiserem aos pais, façam-nos pagar de qualquer forma, mas NUNCA submeter uma criança a isto..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                  Isto é VERGONHOSO, é inadmissível que envolvam as crianças nos "problemas" dos adultos, uma criança de 5 ou 6 anos a passar fome??? Mas estamos em que país??? E obrigá-la a estar sentada a ver os outros a comer??

                                  Isto é surreal, palavra de honra que às vezes apetece-me perder toda a compostura e rebentar com a fronha a meia dúzia de energúmenos

                                  Caramba, sou mãe de 2 crianças, uma em idade escolar outra em pré escolar, e não imagino a escola a cometer este tipo de crueldade com nenhum dos meus filhos só porque eu estou a passar dificuldades e não posso pagar os almoços...
                                  não preciso escrever mais nada. e o pior disto tudo é deixar a criança sentada na mesa a ver os outros comer. eu tenho um nome para isso: terrorismo psicolõgico. um dia a criança até pode lembrar-se desta situação e estar preparada mentalmente e simplesmente recordar como um episódio infeliz, mas que marca uma criança lá isso marca. quanto aos pais poderem ou não pagar é averiguar.

                                  a diretora disse, na televisão, que a criança ficou sem a refeição, mas não sem comer. no entanto, aposto que sobrou comida que dava para alimentar meia dúzia de crianças, entre sopa e prato. quase que ponho as mãos no fogo. deixar 1 criança sem comer, onde é que já se viu num país supostamente civilizado? já um miudo do 9º ano é mau, agora alguém com 5 anos...

                                  acho que o próximo passo é deixar as criancinhas a sofrer no hospital porque não têm dinheiro prá conta no final.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                    Secundário? Até queria ver o que fazias se fizessem isso a um filho teu...
                                    Lê melhor, a sequência de resposta.

                                    NB: É uma critica o que escrevi à situação.

                                    Comentário


                                      #19
                                      se dessem o comer aos putos que não pagam...ninguem pagava.

                                      virava esquema

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                        Texuga, na escola da minha filha também já alertaram para a questão das mensalidades das refeições em atraso de algumas crianças, e também ameaçara, deixar as crianças sem comer.

                                        As crianças não têm culpa da irresponsabilidade dos pais, e falo em irresponsabilidade, por se em alguns casos existem de facto dificuldades económicas no pagamento, outros casos há, e não estou a falar de cor, em que é ver os pais de algumas crianças que não pagam as mensalidades das refeições, cá fora, a ostentarem carros novos, telemóveis topo de gama e afins.

                                        Há casos e casos, e como digo não deviam ser as crianças a pagar, mas se os pais não cumprem, mesmo que alertados inúmeras vezes para o facto o que fazer?

                                        Acho que deveriam apurar de facto, quais as crianças cujos pais não possuem capacidade económica para tal e ajudar, e aqueles que têm mas fazem ouvidos mocos, serem ''castigados'', mas não as crianças.
                                        Como disse no meu Twitter há poucas horas, este problema é muito grave e muito mais abrangente. Como a minha mãe trabalha no meio sei o que se vai passando nas escolas. A atitude da escola é indesculpável e pune quem não tem culpa nenhuma e quem é demasiado novo para perceber, para além dos contornos sádicos que a história tem.

                                        Por outro lado não vamos esquecer de quem se vai rindo. Muitos pais sabem que se não pagarem, os seus filhos não perdem as refeições. E há já muita gente a entrar por este esquema. Não pagam os almoços porque sabem que àquela hora o filho vai almoçar à mesma. E passam-se meses sem pagarem uma refeição sequer. O máximo que uma escola pode fazer é bluff, porque os caloteiros sabem que no dia em que o filho não almoçar podem armar um escândalo que é a escola que fica mal vista.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Com todas as desculpas do mundo, as crianças NÃO PODEM pagar pelos erros dos pais, deixar uma criança de 5 anos a pão e leite é CRUEL. Queriam punir, punam a mãe, multem-na, chamem as autoridades, mas não deixem a criança a passar fome.

                                          Pedir a reavaliação do escalão à Segurança Social não funciona, eles não fazem reavaliações, eu sei porque já o pedi e negaram. Se a escola pode fazer reavaliações, óptimo, mas a Seg. social não faz, logo não paga nada e se a escola o faz, tem de arcar com os custos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                            se dessem o comer aos putos que não pagam...ninguem pagava.

                                            virava esquema
                                            Infelizmente já começa a ser assim...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                              Quem deixou a criança à fome foi a mãe que não pagou nem lhe enviou comida para o almoço, para de bater com a cabeça e pensa, é capaz de dar melhor resultado
                                              E ja pensas-te que uma criança com 5 ou 6 anos não tem culpa disso? Se fosse alguem com 16 anos ainda se comprendia, agora ninguem morria por mais 1 criança a comer, deviam sim quanto muito informar a segurança social, etc, agora a criança inocente que é pagar por isso não concordo. Alem de ser motivo de bulling entre os colegas.

                                              Enfim, custa me ver o caminho que este portugal leva, daqui a pouco estamos como a angola.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                Por outro lado não vamos esquecer de quem se vai rindo. Muitos pais sabem que se não pagarem, os seus filhos não perdem as refeições. E há já muita gente a entrar por este esquema. Não pagam os almoços porque sabem que àquela hora o filho vai almoçar à mesma. E passam-se meses sem pagarem uma refeição sequer. O máximo que uma escola pode fazer é bluff, porque os caloteiros sabem que no dia em que o filho não almoçar podem armar um escândalo que é a escola que fica mal vista.
                                                Aí está, os pais sabem que se não pagarem, os seus filhos não ficarão sem comer, e por isso vão mantendo essa situação, quando muitos deles, e estou a falar do caso da escola da minha filha, podem perfeitametne suportar a despesa de cerca de € 30.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                  Quem deixou a criança à fome foi a mãe que não pagou nem lhe enviou comida para o almoço, para de bater com a cabeça e pensa, é capaz de dar melhor resultado
                                                  Objetiva e cruelmente, tens razão, mas há situações em que a objetividade e razão são perfeitamente secundárias, e esta é uma delas!

                                                  Acho muitíssimo bem que pressionem os pais a cumprir os seus deveres, mas não seria mais correto de manhã, logo á entrada, dizer "Dona "X", como sabe, não pagou a alimentação da sua filha e como tal, conforme foi informada no dia "Y", já que não lhe podemos dar refeição por não estar paga, não poderá entrar hoje na escola!"

                                                  Desta forma os pais iam ter o "inconveniente" de ficar com "o menino nos braços" e iam-no sentir na pele, fazendo-os pensar que para se ter direitos existem deveres!

                                                  Assim, a criança não é alimentada, o que é muito mau, fica a ver os outros comer, o que é inqualificável, e, além do mais, apenas sabendo disso mais tarde, muitos paizinhos nem sequer ligarão muito á situação...

                                                  Resumindo, um pai que não acautela a educação/alimentação do seu filho, nem sequer o devia ter, mas um professor/diretor que deixa uma criança sem comer, no refeitório a ver os outros comerem, é uma autêntica besta e, no mínimo, devia ser demitida!

                                                  Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                  Há pais que são umas autenticas nulidades a todos os níveis!
                                                  Mas uma coisa destas não se pode NUNCA fazer a uma criança!

                                                  Um diretor de escola que faz uma coisa destas deveria ser de imediato demitido. Por mais que ele tenha feito tudo e mais alguma coisa para resolver a situação!
                                                  É basicamente isto.
                                                  Editado pela última vez por Vanquish; 17 October 2012, 00:23.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já foi desmentido pela escola ... nao ficou sem comer , apenas nao comeu junto das outras crianças. Comeu pao e leite.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                      Por outro lado não vamos esquecer de quem se vai rindo. Muitos pais sabem que se não pagarem, os seus filhos não perdem as refeições. E há já muita gente a entrar por este esquema. Não pagam os almoços porque sabem que àquela hora o filho vai almoçar à mesma. E passam-se meses sem pagarem uma refeição sequer. O máximo que uma escola pode fazer é bluff, porque os caloteiros sabem que no dia em que o filho não almoçar podem armar um escândalo que é a escola que fica mal vista.
                                                      Concordo!

                                                      Querem por um ponto final na situação? Não aceitem as crianças logo pela manhã!

                                                      Provavelmente muitos pagavam na hora e não havia crianças a serem sujeitas a este atentado, principalmente psicológico!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                        Já foi desmentido pela escola ... nao ficou sem comer , apenas nao comeu junto das outras crianças. Comeu pao e leite.
                                                        Ah pronto, afinal a diretora é uma benemérita, não lhe deu a sopa, peixe e legumes que deu aos outros, mas deu-lhe um copinho de leite branco e uma carcaça...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                          Já foi desmentido pela escola ... nao ficou sem comer , apenas nao comeu junto das outras crianças. Comeu pao e leite.
                                                          E isso é almoço?? Tu davas isso a um filho teu para almoçar??

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sinceramente não acredito que a criança tenha ficado sem comer; provavelmente não comeu a refeição a que teria direito, mas de certeza que algo lhe foi dado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X