Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Espaço de garagem - Condominio - Seguro - Que fazer?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Espaço de garagem - Condominio - Seguro - Que fazer?

    Sou proprietário de um espaço de garagem e o condomínio exige que eu tenha seguro do mesmo.

    Existe algum seguro que cubra um simples espaço de garagem?

    A companhia de seguros dá-me apenas a opção de seguro de garagem, o que não me interessa, pelo valor em causa, e porque estaria a pagar desnecessariamente coberturas que não se aplicam.

    Na pratica vou segurar o quê? Ar? O piso do chão? O tecto que é o piso do rés do chão?

    Não poderá/deverá o seguro das partes comuns abranger esta situação?

    Thanks.

    #2
    Dependerá se o espaço é parte comum ou não, como explicas e a posição do condomínio, é porque cada espaço pertence a cada fracção.

    É uma questão de procurar a melhor solução...

    Comentário


      #3
      Sim, o espaço é uma fracção independente. Mas estou na mesma, vou segurar o ar? Seguro obrigatório contra incendios?

      O carro lá estacionado tem seguro contra terceiros, se o mesmo causar uma combustão espontânea, está segurado.

      Comentário


        #4
        Se é fracção autónoma a mesma tem que ter seguro.

        É feito o seguro às fracção em si. e que abrange as partes comuns correspondentes à sua permilagem.

        Comentário


          #5
          O seguro de condominio é obrigatorio mas apenas abrange as partes comuns, a tua garagem é uma parte comum? Eu fiz seguro á pouco de condominio e que eu saiba a MINHA garagem não está abrangida, era porreiro até que estivesse.

          Comentário


            #6
            Se é proprietário, então é dono de uma determinada permilagem do imóvel.
            Logo, calculando um valor global para o imóvel, o montante seguro deve ser esse valor global multiplicado pela permilagem.
            Basta contratar um seguro para isto.
            Está a pagar um seguro para o seu espaço (paredes, porta/portão, etc...) e na devida proporção (dada pela permilagem) as partes comuns do edifício.

            Comentário


              #7
              Volto à questão, vou segurar o quê? O que vai o seguro cobrir? Na mensalidade do condomínio já pago a minha parte relativa ao seguro das partes comuns.

              As companhias de seguros, oferecem-me apenas a opção do seguro de garagem, com coberturas e valores despropositados ao objecto seguro neste caso.

              Não me apetece pagar 40's € anuais extra para cobrir ar (nem que fosse 1€ anual).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por gabriel75 Ver Post
                Volto à questão, vou segurar o quê? O que vai o seguro cobrir? Na mensalidade do condomínio já pago a minha parte relativa ao seguro das partes comuns.

                As companhias de seguros, oferecem-me apenas a opção do seguro de garagem, com coberturas e valores despropositados ao objecto seguro neste caso.

                Não me apetece pagar 40's € anuais extra para cobrir ar (nem que fosse 1€ anual).
                É lugar de garagem ou garagem?

                Foi feita escritura para esse espaço em particular ou está mencionado como fazendo parte integrante de uma outra fracção (apartamento. p. ex)?

                É que, se não estou em erro, um lugar de garagem delimitado pelos traços pintados no chão, é parte comum, mesmo que se destine ao uso de uma determinada fracção do prédio, não necessitando de seguro (além do de partes comuns).
                Editado pela última vez por MrsX; 18 October 2012, 13:33.

                Comentário


                  #9
                  É lugar de garagem, 11m2 de chão, 1 fracção autónoma e uma escritura própria.

                  MrsX Agradeço as palavras, já servem para orientar a pesquisa noutras direcções.

                  Comentário


                    #10
                    Lugar de garagem = Parqueamento?

                    Comentário


                      #11
                      Normalmente mesmo esses lugares de garagem marcados a tracejado no chão são fracções autónomas. Ex: O apartamento tem o número de fracção HJ e o lugar de garagem o número HK.

                      Isto em alguns casos traz alguns inconvenientes, porque como fracção autónoma pode ser vendido separadamente.

                      Logo pode ser segurado também separadamente e autonomamente. Os riscos que representa essa fracção? Diria que nenhuns, mas se as regras do condomínio assim o ditam há-que marcar uma assembleia de condóminos e adequar as regras à realidade e às reais necessidades.

                      Comentário


                        #12
                        Sim, Lugar de garagem = Lugar de estacionamento = Lugar de parqueamento = uma dúzia de metros quadrados de chão.

                        Comentário


                          #13
                          ARTIGO 1421.º - (partes comuns do prédio)
                          1. São comuns as seguintes partes do edifício:
                          o O solo, bem como os alicerces, colunas, pilares, paredes mestras e todas as partes
                          restantes que constituem a estrutura do prédio;
                          o O telhado ou os terraços de cobertura ainda que destinados a uso de qualquer fracção;
                          o As entradas, vestíbulos, escadas e corredores de uso ou passagem comum a dois ou
                          mais condóminos;
                          o As instalações gerais de água, electricidade, aquecimento, ar condicionado, gás,
                          comunicações e semelhantes.
                          2. Presumem-se ainda comuns:
                          o Os pátios e jardins anexos ao edifício;
                          o Os ascensores;
                          o As dependências destinadas ao uso e habitação do porteiro;
                          o As garagens e outros lugares de estacionamento;
                          o Em geral, as coisas que não sejam afectadas ao uso exclusivo de um condómino.
                          3. O título constitutivo pode afectar ao uso exclusivo de uma condómino certas zonas das partes
                          comuns.
                          duvida de interpretação: O numero 3 serve de excepção ao artigo?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                            Normalmente mesmo esses lugares de garagem marcados a tracejado no chão são fracções autónomas. Ex: O apartamento tem o número de fracção HJ e o lugar de garagem o número HK.

                            Isto em alguns casos traz alguns inconvenientes, porque como fracção autónoma pode ser vendido separadamente.

                            Logo pode ser segurado também separadamente e autonomamente. Os riscos que representa essa fracção? Diria que nenhuns, mas se as regras do condomínio assim o ditam há-que marcar uma assembleia de condóminos e adequar as regras à realidade e às reais necessidades.
                            Exacto. No meu post referia-me ao caso de lugares de estacionamento que não são fracções autónomas, mas sim que constam como sendo de uso de uma outra fracção (um apartamento p.x.). Apesar de serem de uso reservado a uma determinada fracção, são parte comum do prédio. Agora se for fracção independente, a coisa pia de outra forma.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por gabriel75 Ver Post
                              duvida de interpretação: O numero 3 serve de excepção ao artigo?
                              Não há que enganar, se tem escritura própria é fracção autónoma. Para dissipar dúvidas vais ao site das finanças e na parte do património imobiliário consulta quantos prédios tens lá. Se aparecer o apartamento e a garagem separadamente então não há dúvida que são fracções autónomas.

                              Quanto a esse nº 3 do art.º 1421 do CC não tem nada a ver com o caso. É por exemplo um daqueles casos em que na parte de cima há um terraço e é concedido o uso exclusivo a um determinado condómino, ainda que essa zona se mantenha como parte comum.

                              Comentário


                                #16
                                Ou seja, sou obrigado a ter um seguro que nenhuma companhia disponibiliza no mercado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por gabriel75 Ver Post
                                  Ou seja, sou obrigado a ter um seguro que nenhuma companhia disponibiliza no mercado.
                                  Faz como te disse, tenta marcar uma reunião de condomínio e mais tarde uma verdadeira assembleia com vista a uma deliberação em acta sobre o assunto.

                                  Os teus vizinhos como fazem? Já tentaste falar com algum?

                                  Quem te obriga a fazê-lo e que consequências existem se não cumprires?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Que seja do meu conhecimento sou o único nestas condições, comprei apenas o espaço directamente ao empreiteiro, dos vizinhos com quem falei todos englobam o seu espaço na fracção do respectivo apartamento e seguro.

                                    Não faço ideia das consequências possíveis.

                                    Já informei a administração que estava disposto a pagar mais de condomínio para que o seguro das partes comuns pudesse contemplar a minha situação.

                                    A resposta tem sido a exigência do recibo do seguro obrigatório.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sendo fracção autónoma terás que ter seguro, caso não apresentes seguro válido a administração pode e deve faze-lo em substituição, mas o custo depois é-te imputado (Eles não se preocupam com o custo).
                                      Aconselho-te a fazer o seguro tu, para evitar dissabores.

                                      Seguras uma fracção autónoma. No limite terá que ser um seguro de garagem.

                                      Comentário


                                        #20
                                        boas,

                                        Qual a area da parte privada da garagem ? é box ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não é box, são 11m2 de chão rodeados de nada por todos os lados.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Então tens que fazer um seguro multiriscos de uma área de 11M2
                                            Infelizmente, não sendo área comum és obrigado por lei a ter seguro...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por gabriel75 Ver Post
                                              Não é box, são 11m2 de chão rodeados de nada por todos os lados.
                                              Mentira. Estás rodeado pelo chão (em baixo) e pelo tecto (em cima). Não, não estou a gozar (edit: é que a companhia de seguros pensa mesmo assim, quanto á fracção autónoma segura chão, tecto e paredes, no teu caso não tens as paredes mas isso não lhes interessa).
                                              Editado pela última vez por ClioII; 18 October 2012, 17:35.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pois parece absurdo mas é mesmo assim. Os teus vizinhos também pagam o seguro da casa e o do lugar de estacionamento. Por isso se tens um lugar, tens de pagar o lugar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Nunca foi a questão de não pagar.
                                                  É questão de pagar em excesso um seguro individual, ou pagar pela mensalidade do condomínio a parte extra respectiva ao seguro das partes comuns.

                                                  ClioII eu percebi ;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por gabriel75 Ver Post
                                                    Nunca foi a questão de não pagar.
                                                    É questão de pagar em excesso um seguro individual, ou pagar pela mensalidade do condomínio a parte extra respectiva ao seguro das partes comuns.

                                                    ClioII eu percebi ;)
                                                    Para a parte comum correspondente à tua permilagem estar segura tem que existir seguro da tua parte (que não é parte comum), portanto tens 2 soluções:
                                                    Ou fazes tu o seguro e escolhes a seguradora à tua vontade,
                                                    ou faz a administração por ti e depois tens que lhes pagar o valor a eles.

                                                    Portanto, é preferível seres tu a fazê-lo ;)

                                                    O seguro da tua fracção autónoma tem que existir sempre.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mais um tópico que tenho de ressucitar porque não encontro solução em lado nenhum. Já vi os sites das seguradoras todas e aparentemente nenhuma tem nenhum produto que cubra este tipo de necessidade. Imaginemos que eu compro um lugar de garagem num edificio habitacional, mas não possuo nenhuma habitação nesse edificio, apenas o lugar de garagem (que corresponde a uma fracção autónoma). Obviamente que sendo fração autónoma, necessito ter um seguro multiriscos para o lugar de garagem.

                                                      Mas parece-me que não existe nenhuma seguradora que tenha um seguro multiriscos que apenas cubra o lugar de garagem (ou se calhar até há, mas eu não encontro).
                                                      Como se faz nestes casos?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Enviei no fim-de-semana email a uma dezena de seguradoras a solicitar seguro multi-riscos para um lugar de garagem. Até ao momento estas foram as respostas que recebi:

                                                        Victoria - faz seguro da garagem por 33 euros anuais, sem franquias
                                                        Mapfre - não faz seguros para garagens
                                                        OK Teleseguro - não faz seguros para garagens
                                                        Liberty - não faz seguros para garagens
                                                        Fidelidade - ainda não respondeu
                                                        Generali - ainda não respondeu
                                                        Allianz - ainda não respondeu
                                                        Lusitania - ainda não respondeu
                                                        Ageas - ainda não respondeu
                                                        Caravela - ainda não respondeu


                                                        Quando tiver mais resposta faço um update.
                                                        Seja como for fiquei surpreendido com a resposta da 'Victoria', pois julgava mesmo que nenhuma seguradora fazia seguros para garagens.
                                                        Editado pela última vez por MVA; 15 November 2016, 20:07.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X