Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Investigador denuncia "fortes indícios" de corrupção na Anacom TDT a favor da PT

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Investigador denuncia "fortes indícios" de corrupção na Anacom TDT a favor da PT

    Li este tópico em outro fórum que achei surreal, mas algo que já desconfiava


    Investigador denuncia "fortes indícios" de corrupção na Anacom TDT a favor da PT


    Investigador denuncia fortes indícios de corrupção na TDT- Tecnologias e telecomunicações - Jornal de negócios onlineAo Negócios, o investigador da Universidade do Minho disse que "na verdade, houve uma TDT planeada muito diferente da TDT que foi implementada" e que "isso ocorreu por interferências políticas e económicas".

    "O que nos leva a crer que pode ter havido a captura do regulador pela PT, ou seja, a Anacom teria trabalhado em favor daPortugal Telecom, o que configura, segundo a Transparência Internacional, uma espécie de corrupção, pois utiliza algo público de forma a garantir lucros privados", explicou Denicoli.

    O investigador sublinhou que não pode "afirmar categoricamente que houve corrupção, pois cabe à Justiça tal constatação". Porém, denunciou ao Negócios que "há fortes indícios" de corrupção, sendo "importante que as autoridades competentes façam uma averiguação".

    "TDT feita para não funcionar"

    Após estudar nos últimos anos o processo de implementação, Sérgio Denicoli não tem dúvidas que "a TDT que temos hoje foi feita para não funcionar, para apresentar falhas, para oferecer poucos canais e serviços interactivos limitados, de forma a incentivar a migração da população para serviços de TV por subscrição".

    No período de implementação da TDT (de 2009 a 2012), num período de crise económica crescente, a TV paga em Portugal cresceu à volta de 32,3%. O investigador sustentou que "isso certamente deve-se à fraca oferta da TDT.

    "Hoje, o que verificamos é que o sinal da Televisão Digital Terrestre apresenta falhas constantes, devido a erros técnicos que poderiam ser evitados", concluiu Sérgio Denicoli, investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

    Ao “Público”, que também avançou com a notícia, a porta voz da Anacom desvalorizou as críticas feitas no estudo, afirmando que "foi lançado um concurso público aberto e internacional" e que, sendo a PT a única concorrente, foi-lhe atribuída "a exploração e gestão da rede". Já a PT recusou comentar.

    http://www.publico.pt/Sociedade/estu...da-tdt-1569491

    "O processo foi feito de uma forma deliberada para não funcionar, de modo a favorecer as empresas de televisão por cabo", disse ao PÚBLICO.

    Denicoli analisou, entre 2009 e 2012, o número de clientes das empresas que operam no mercado da televisão por cabo e constatou que a PT, através do Meo, teve um aumento de 185,7% de clientes (de 385 mil para 1,1 milhão de assinantes). Por outro lado, a Cabovisão cresceu 5,5% e a ZON 0,37%. Contactada pelo PÚBLICO, a PT recusou fazer qualquer comentário.

    Ilda Matos, porta-voz da Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações, órgão responsável por acompanhar e fiscalizar o processo, disse ao PÚBLICO que "foi lançado um concurso público aberto e internacional para uma rede" e, sendo a PT a única concorrente, foi-lhe atribuída "a exploração e gestão da rede".

    Campanhas "enganosas"
    Na tese de doutoramento, Denicoli conclui que a campanha informativa sobre a TDT foi "insuficiente" e, em alguns casos, "enganosa". A Anacom promoveu uma publicidade com o lema "se não tem TV paga, tem de mudar para a TDT", facto que não é verdadeiro, segundo o autor: "A menção à TV paga induzia a um grave erro, pois muitas famílias, mesmo tendo TV paga num dos televisores, precisariam de receber a TDT noutro aparelho."

    A Anacom não deu qualquer resposta ao PÚBLICO sobre esta afirmação.

    Também as empresas de TV por cabo foram acusadas de transmitirem informação errada, o que levou a Anacom, em Maio de 2011, a publicar uma deliberação: "São proibidas as práticas comerciais que, por qualquer forma, induzam no consumidor a percepção de que para continuar a recepcionar os serviços de programas televisivos de acesso não-condicionado livre deve subscrever um serviço pago." Contudo, nenhum operador foi punido.

    Denicoli considera que as campanhas falharam também na divulgação dos subsídios disponibilizados pela PT. Para além disso, vários dados relativos ao processo não foram revelados pelas entidades envolvidas, o que leva Denicoli a considerar que "a Anacom parece ter-se esforçado para ocultar alguns dados, entre eles o número de pessoas beneficiadas com os subsídios para a compra de descodificadores e de kits satélite, os critérios para o reforço da cobertura nas zonas de sombra". A Anacom contrapôs que distribuiu, nas caixas de correio, seis milhões de guias sobre os subsídios e divulgou a informação junto de órgãos locais.

    Vantagens não-aproveitadas
    Desde o início que a Anacom enalteceu publicamente as vantagens da TDT, nomeadamente pela "eficiência de utilização do espectro e de capacidade de transmissão". Ocupando menos espaço, defendia o regulador, podia reaproveitar-se o espectro radio-eléctrico para outro tipo de serviços de comunicações electrónicas (como o 4G) ou para aumentar a oferta de televisão (no número de canais), reforço da qualidade da emissão (por exemplo, com a alta definição) e introdução de novas funcionalidades de mobilidade e interactividade.

    Porém, as vantagens publicitadas não foram concretizadas e, terminado o processo de migração para a TDT, Portugal é um dos países da UE que menos canais oferecem aos cidadãos. Ilda Matos admite a persistência de "problemas técnicos", mas salienta que a principal vantagem é que "toda a população tem acesso gratuito aos quatro canais concessionados".

    O PÚBLICO tentou obter esclarecimentos junto dos gabinetes do primeiro-ministro e do ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, mas não obteve resposta.


    Miguel Relvas afirmou que a migração para a televisão digital terrestre foi bem sucedida.

    Relvas atira decisão do modelo para TDT para anteriores governos- Tecnologias e telecomunicações - Jornal de negócios online

    PT e ANACOM ameaçam liberdade de investigação académica

    http://www.esquerda.net/artigo/pt-e-anacom-ameaçam-liberdade-de-investigação-académica/25347

    Uma petição online reuniu em poucas horas cerca de três mil apoiantes de Sérgio Denicoli, o investigador da Universidade do Minho que denunciou na sua tese de doutoramento o favorecimento da Portugal Telecom na implementação da TDT em Portugal. A tese foi aprovada por unanimidade na Universidade, mas tanto a empresa como a entidade reguladora vieram ameaçar o autor com processos judiciais.



    A petição "Pela liberdade de investigação académica"contava com 2800 subscritores na segunda-feira à noite e entre os primeiros estão docentes da Universidade do Minho, como Alberto Sá, Inês Amaral ou Licínio Lima, e de outras Universidades: António Dias de Figueiredo (Univ. Coimbra), Cristina Ponte (Univ. Nova) e Daniela Bertocchi (Univ. São Paulo), entre muitos outros.
    Ao mesmo tempo que afirmam o apoio a Sérgio Denicoli "pela pertinência e oportunidade do estudo levado a cabo e pelos resultados obtidos nas suas provas de doutoramento", os peticionários pretendem chamar a atenção dos deputados e dos reitores de Universidades e presidentes dos Politécnicos "que a liberdade académica é um requisito essencial da actividade científica e que devem ser vigorosamente combatidas as tentativas de a pôr em causa".
    "Os abaixo-assinados entendem ser seu dever afirmar que seria da maior gravidade que os académicos fossem condicionados ou amordaçados na sua liberdade de investigação, como se tivessem de ser avaliados por critérios outros que não os científicos", diz a petição, apelando à mobilização de toda a comunidade académica para "denunciar publicamente toda e qualquer tentativa que pretenda condicionar a investigação científica e atemorizar ou silenciar os investigadores".
    A petição defende ainda que os investigadores que lidam com matérias "melindrosas", as que mexem com poderosos interesses económicos, devem ser protegidos, com as respetivas autoridades académicas a garantir-lhes apoio jurídico. Neste caso concreto, Denicoli concluiu que "o comportamento da Portugal Telecom (PT) e da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) neste processo configura uma “captura regulatória” da primeira das entidades sobre a segunda, uma prática que a organização Transparency International considera ser "acto de corrupção"". E é por isso que a Portugal Telecom, que viu aumentar substancialmente a subscrição dos seus serviços pagos durante o processo de implementação da TDT, ameaçou processar o investigador, uma ameaça imeadiatamente secundada pela ANACOM.
    Na semana passada, a Comissão de Trabalhadores da RTP também saiu em defesa do investigador e apelou à Procuradoria Geral da República para investigar os contornos do processo que criticou desde o início. Para a CT, a RTP foi parte lesada neste esquema, com a maior parte dos canais de serviço público de televisão a permanecerem fora da TDT e apenas disponíveis nos pacotes pagos dos operadores privados.


    Petição Pela liberdade de investigação académica

    http://www.peticaopublica.com/Petica...pi=P2012N31407

    Para:Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República; Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas; Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
    Uma tese de doutoramento apresentada recentemente por Sérgio Denicoli e aprovada por unanimidade na Universidade do Minho tornou-se motivo de notícia nos media e tem desencadeado posições, algumas das quais suscitam viva inquietação aos subscritores deste texto.
    A investigação realizada centrou-se no modo como foi desenhada e implementada a televisão digital terrestre (TDT) em Portugal, desde 2007. O investigador recorreu, entre outros contributos, à “teoria da captura”, formulada por Stigler (1971) e desenvolvida por Bohem (2007) no quadro da qual concluiu que, no caso português, o comportamento da Portugal Telecom (PT) e da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) neste processo configura uma “captura regulatória” da primeira das entidades sobre a segunda, uma prática que a organização Transparency International considera ser "acto de corrupção". A investigação também demonstra que a gestão deste processo de implementação da TDT ocorreu a par de um aumento substancial das subscrições de serviços de televisão pagos.
    As notícias sobre este assunto publicadas em vários órgãos de comunicação social levaram quer a PT quer a ANACOM a anunciar a intenção de proceder criminalmente contra Sérgio Denicoli, por considerarem aquelas conclusões da tese injuriosas e difamatórias.
    Sobre esta matéria, os abaixo-assinados entendem ser seu dever afirmar que seria da maior gravidade que os académicos fossem condicionados ou amordaçados na sua liberdade de investigação, como se tivessem de ser avaliados por critérios outros que não os científicos.
    Assim sendo, apelam a todos os cidadãos sintonizados com os valores da liberdade e da independência da investigação, a todos os membros da Academia, à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República, ao Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e ao Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos que se mobilizem para:

    - Manifestar apoio ao Doutor Sérgio Denicoli pelo trabalho desenvolvido, pela pertinência e oportunidade do estudo levado a cabo e pelos resultados obtidos nas suas provas de doutoramento;
    - Afirmar perante a sociedade e os diferentes poderes – político, económico ou outro - que a liberdade académica é um requisito essencial da actividade científica e que devem ser vigorosamente combatidas as tentativas de a pôr em causa;
    - Chamar a atenção para a relevância social das investigações que se propõem contribuir para iluminar os problemas e situações com que se debatem as sociedades em que vivemos;
    - Exigir das autoridades académicas que facultem enquadramento e suporte, nomeadamente jurídico, aos seus investigadores, em especial àqueles que lidam com matérias melindrosas e de impacto público;
    - Denunciar publicamente toda e qualquer tentativa que pretenda condicionar a investigação científica e atemorizar ou silenciar os investigadores.

    Os signatários
    Editado pela última vez por Sao; 14 November 2012, 00:58. Razão: Ainda não sei trabalhar muito bem com isto

    #2
    Pergunta ao Ministro da pasta respetiva sobre as deficiências da implantação da TDT (Televisão Digital Terrestre) em Portugal.

    http://videos.sapo.pt/l6Qi3bdCa3e5dsVm4dya

    Comentário


      #3
      A PT são dos maiores ladrões que existem em Portugal. Estive quase um ano para cancelar a assinatura de um telefone...

      Comentário


        #4
        Pois... O modo como foi implementado (uma grande confusão), não me admira nada.

        Comentário


          #5
          Ao menos a corrupção em Portugal já tem uma utilidade. Permitir fazer teses de doutoramento.

          Esses gajos da Anacom são uma piada. Infelizmente uma piada de mau gosto...

          Comentário


            #6
            Esses gajos da Anacom só têm um nome, incompetentes.
            E não é apenas por isto, mas todas as medidas que tomam e as que não tomam relativamente às demais situações.

            Comentário


              #7
              E novidades?

              Mais um processo para acabar em águas de bacalhau.

              Quem tem poder abafa tudo. Os magistrados desprotegidos e mal pagos que remédio têm que se calar e subjugar a quem tem o real poder!

              Comentário


                #8
                Quero contar aqui o meu caso. Vivo nos arredores de Torres Novas e tenho a antena de TV virada para este emissor.

                Acontece, que desde que chegou a TDT, sempre que dá um jogo de futebol, mas sempre, na rtp1, apenas que começa o jogo e até ao seu final, fico sem a RTP1 e a RTP2. Quando acaba o jogo o sinal aparece nesse instante. Não pode ser coincidencia, pois repito o facto passa-se desde que chegou a TDT em que já passaram inumeros jogos de futebol na RTP1, e sempre com o mesmo problema. Ainda não consegui ver um unico jogo na rtp 1.
                Quando não há jogos de futebol tenho sempre RTP1 sem problemas.
                A quem me deve queixar????????

                Comentário


                  #9
                  Ficas sem RTP1 e RTP2? Normalmente deverias ficar sem os 4

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                    E novidades?

                    Mais um processo para acabar em águas de bacalhau.

                    Quem tem poder abafa tudo. Os magistrados desprotegidos e mal pagos que remédio têm que se calar e subjugar a quem tem o real poder!
                    Coitados dos magistrados, que andam a passar fome...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mapas Ver Post
                      Ficas sem RTP1 e RTP2? Normalmente deverias ficar sem os 4
                      Não deve ter pago a taxa de audiovisual á RTP

                      Comentário


                        #12
                        Na minha zona o que me queixo é da oscilação de sinal, tanto está nos 9X% como as vezes baixa até perto de 50%, é raro, mas acontece mais do que seria desejado.

                        Comentário


                          #13
                          Na casa dos meus pais a porcaria da TDT falha sempre durante a hora de almoço, falando com a vizinhança, é queixa geral...sendo que durante o resto do dia funciona bem...chega a noite...começa a falhar novamente...outra bela bosta são os aparelhos...volta e meia dão o berro...está tudo mesmo feito para dar barraca e a malta aderir aos serviços pagos...até nisto têm de gamar...cambada de xulos...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                            Coitados dos magistrados, que andam a passar fome...
                            Compara o que ganha um magistrado (daqueles de 1ª instância e dos tribunais de execução de pena que têm o trabalho todo, não os da relação ou os princípes do supremo e do tribunal constitucional) com o trabalho de um deputado.

                            Depois compara o salário de ambos e diz-me se os magistrados não são mal pagos. Não há cá faltar todas as sextas feiras e ir ao parlamento só quando apetece. É preciso pegar no batente todos os dias, praticamente das 8 às 19h, sempre ali a dar-lhe certinho.

                            Depois há investigações, primeiros interrogatórios judiciais e afins que exigem muitas horas extra. Não é vir para a televisão dar duas tretas e está feito.

                            Para mim, para o trabalho que têm, o risco que passam, se o salário fosse o dobro eu concordava. Só assim se consegue criar verdadeira imparcialidade, afastando os magistrados de qualquer aliciamento.

                            Imagina que és juiz, por todos os riscos que corres, a trabalhares 12 horas por dia, a receberes uma "ninharia", vais-te meter com os tubarões?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                              Compara o que ganha um magistrado (daqueles de 1ª instância e dos tribunais de execução de pena que têm o trabalho todo, não os da relação ou os princípes do supremo e do tribunal constitucional) com o trabalho de um deputado.

                              Depois compara o salário de ambos e diz-me se os magistrados não são mal pagos. Não há cá faltar todas as sextas feiras e ir ao parlamento só quando apetece. É preciso pegar no batente todos os dias, praticamente das 8 às 19h, sempre ali a dar-lhe certinho.

                              Depois há investigações, primeiros interrogatórios judiciais e afins que exigem muitas horas extra. Não é vir para a televisão dar duas tretas e está feito.

                              Para mim, para o trabalho que têm, o risco que passam, se o salário fosse o dobro eu concordava. Só assim se consegue criar verdadeira imparcialidade, afastando os magistrados de qualquer aliciamento.

                              Imagina que és juiz, por todos os riscos que corres, a trabalhares 12 horas por dia, a receberes uma "ninharia", vais-te meter com os tubarões?
                              Até te digo mais, até considero que o PM, ministros e outros membros do governo deviam ganhar mais para a responsabilidade que tem e para o risco que correm

                              Agora não podem é dizer que não podem fazer o seu trabalho de forma imparcial e sem terem de estar sujeitos a aliciamento por verem o seu vencimento reduzido ou por ganharem pouco

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                Até te digo mais, até considero que o PM, ministros e outros membros do governo deviam ganhar mais para a responsabilidade que tem e para o risco que correm

                                Agora não podem é dizer que não podem fazer o seu trabalho de forma imparcial e sem terem de estar sujeitos a aliciamento por verem o seu vencimento reduzido ou por ganharem pouco
                                Certo, mas dizer-se que são bem pagos não posso nunca concordar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Sao Ver Post
                                  Pergunta ao Ministro da pasta respetiva sobre as deficiências da implantação da TDT (Televisão Digital Terrestre) em Portugal.
                                  http://videos.sapo.pt/l6Qi3bdCa3e5dsVm4dya
                                  O Relvas diz que o sistema está a correr melhor que o previsto

                                  Ou seja na linha deles já iam achar que ia ser uma grandessíssima porcaria com B

                                  Comentário


                                    #18
                                    A minha alma está parva, não consigo acreditar numa coisa destas, não pode ser verdade, não acredito..........era a mesma coisa que dizerem que o Gaspar não sabe fazer contas......

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                      Não deve ter pago a taxa de audiovisual á RTP
                                      Fico somente sem a RTP1 e RTP2 e só durante a hora e meia do futebol??????

                                      Será alguem dos canais pagos a fazer a interferencia?????? Para me levarem a subscrever um canal pago?????

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por caramba Ver Post
                                        Fico somente sem a RTP1 e RTP2 e só durante a hora e meia do futebol??????

                                        Será alguem dos canais pagos a fazer a interferencia?????? Para me levarem a subscrever um canal pago?????
                                        Não! Isso é normal enquanto existir canais pagos e Sport tv.
                                        Alguém tem de ajudar as pessoas a terem juízo , tv gratuita tem cada um.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                          E novidades?

                                          Mais um processo para acabar em águas de bacalhau.

                                          Quem tem poder abafa tudo. Os magistrados desprotegidos e mal pagos que remédio têm que se calar e subjugar a quem tem o real poder!
                                          Epá agora parecias o teu bastonário a falar E ainda bem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            É um favor que fazem aos portugueses. Portugueses menos embrutecidos por bola e novela talvez comecem a usar o cérebro, especialmente na altura das eleições...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              É um favor que fazem aos portugueses. Portugueses menos embrutecidos por bola e novela talvez comecem a usar o cérebro, especialmente na altura das eleições...
                                              Alguém "votou" na PT?

                                              Comentário


                                                #24
                                                E novidades há?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MOD Ver Post
                                                  E novidades há?
                                                  A petição on line já conta com 7500 assinaturas quem quiser ainda participar e divulgar Lista de Signatários da Petição Pela liberdade de investigação académica

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    a TDT falha quando recebo SMS.

                                                    Falha quando recebo um e-mail no tlm.

                                                    Falha quando ligo o 3G ou 4G para navegar na internet, sempre que carrego uma pagina mais pesada ou um video no youtube.

                                                    Falha quando chove, e dá mal em dias nublados.


                                                    Estamos a viver no futuro

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Spyshagg Ver Post
                                                      a TDT falha quando recebo SMS.
                                                      Falha quando recebo um e-mail no tlm.
                                                      Falha quando ligo o 3G ou 4G para navegar na internet, sempre que carrego uma pagina mais pesada ou um video no youtube.
                                                      Falha quando chove, e dá mal em dias nublados.
                                                      Estamos a viver no futuro
                                                      No Pólo 3, junto aos Hospitais da UC a TDT só dá a RTP2 e a SIC e mesmo assim mal.
                                                      Entretanto ontem a SIC deu o berro e agora só temos a RTP2

                                                      TDT 5 estrelas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Aqui a imagem tem uma tremelique quando se desliga alguma lâmpada... e quando recebo chamada ou sms.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu só tenho uma questão.

                                                          Porque é que mudamos para digital quando só existem 4 canais? Que eu saiba não existe nenhum justificação de ordem técnica e não há perspectivas de portugal vir a ter cento e tal ou mais canais...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por causa do monopólio.


                                                            As empresas já perceberam que os portugueses são complacentes.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X