Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aquecimento de Casa - Emissores Termicos???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aquecimento de Casa - Emissores Termicos???

    Bom dia,

    Estou com grandes dúvidas de que aquecimento comprar para o apartamento ARRENDADO onde vivo. Tem cerca 75m2 e é um T2.
    Estava para comprar 2 aquecedores a óleo. Um para a sala e outro para o quarto (Tem que se passar sempre por dentro do escritório para ir para o quarto).

    O objectivo era deixar os 2 aquecedores ligados a temporizadores para se ligarem, por exemplo, as 18h. No entanto, enquanto estava a ver os aquecedores o vendedor falou-me dos EMISSORES TERMICOS. Já os tinha visto, mas eram mais caros e também não sabia bem como funcionavam.

    O vendedor falou-me que eram mais económicos e o objectivo era estarem mais tempo ligados para que fosse mantida uma temperatura sempre mais ou menos constante em casa... Há de fluido (mas acho que é preciso instalação) e os secos ou de bloco acumulador... não percebo nada destes equipamentos.

    Alguém que me explique o que devo comprar?


    Cumpz

    #2
    Alguém? Já agora, se a opções for emissor termico, o que comprar? O que se deve ter em atenção?
    Relação qualidade preço?

    Comentário


      #3
      O aquecedor a oleo também é um emissor térmico..

      Acho que o aquecedor a oleo será a melhor opção desse género, é mais barato e versátil e o rendimento é o mesmo.

      Comentário


        #4
        Viva
        Tens por cá um tópico onde se fala, também, desses aparelhos. Creio que a opinião não é favoravel, mas será uma opção a considerar se se dispuser de contador bi-horário:

        http://forum.autohoje.com/off-topic/...o-central.html

        Comentário


          #5
          Todo o aquecimento que funciona a electricidade, excepto o ar condicionado, é um emissor térmico!

          Podem-lhe dar nomes lindos e giros, tipo "quartzo", "halogéneo", "eco-qualquercoisa", "emissor térmico" que tudo isto são aquecedores eléctricos com a mesma eficiência...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JEstevao Ver Post
            Bom dia,

            Estou com grandes dúvidas de que aquecimento comprar para o apartamento ARRENDADO onde vivo. Tem cerca 75m2 e é um T2.
            Estava para comprar 2 aquecedores a óleo. Um para a sala e outro para o quarto (Tem que se passar sempre por dentro do escritório para ir para o quarto).

            O objectivo era deixar os 2 aquecedores ligados a temporizadores para se ligarem, por exemplo, as 18h. No entanto, enquanto estava a ver os aquecedores o vendedor falou-me dos EMISSORES TERMICOS. Já os tinha visto, mas eram mais caros e também não sabia bem como funcionavam.

            O vendedor falou-me que eram mais económicos e o objectivo era estarem mais tempo ligados para que fosse mantida uma temperatura sempre mais ou menos constante em casa... Há de fluido (mas acho que é preciso instalação) e os secos ou de bloco acumulador... não percebo nada destes equipamentos.
            Esses emissores electricos são das maiores aldrabices que se podem comprar. Os próprios vendedores não têm a mais pequena ideia do que vendem ou qual o rendimento desses aquecedores que é excatamente o mesmo de um simples aquecedor a óleo.

            Ainda mais baratos que os aquecedores a óleo são os convectores electricos. O rendimento é exactamente o mesmo, mas o aquecimento do espaço dá-se quase exclusivamente por convecção ou seja o calor é concentrado no ar quente dentro do aparelho que ao aquecer é empurrado para cima que por sua vez empurra o ar frio para baixo gerando dessa forma vários ciclos. Ao contrário dos emissores, estes não emitem (ou emitem mas muito pouco) calor para os lados.

            Originalmente Colocado por JEstevao Ver Post
            Alguém que me explique o que devo comprar?
            Se não podes colocar um aparelho de aquecimento com bomba de ar (AC ou outro qualquer) e se é para colocar num apartamento arrendado então é preferível comprar um aquecedor com regulação digital da temperatura ambiente. Óleo ou de convecção serão os mais confortáveis já que não produzem ruido e não provocam correntes de ar.
            A potência deverá ser 1500 W ou mais.
            Editado pela última vez por Jacare; 05 December 2012, 14:35.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
              Ainda mais baratos que os aquecedores a óleo são os convectores electricos. O rendimento é exactamente o mesmo, mas o aquecimento do espaço dá-se quase exclusivamente por convecção ou seja o calor é concentrado no ar quente dentro do aparelho que ao aquecer é empurrado para cima que por sua vez empurra o ar frio para baixo gerando dessa forma vários ciclos. Ao contrário dos emissores, estes não emitem (ou emitem mas muito pouco) calor para os lados.
              Sempre olhei para um aquecedor a óleo como uma espécie de convector (daí o espaçamento entre as "lâminas" para o ar circular).

              A propósito, qual é a vantagem de o elemento de aquecimento estar em banho de óleo? Melhor transferência térmica para as lâminas metálicas?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                Esses emissores electricos são das maiores aldrabices que se podem comprar. Os próprios vendedores não têm a mais pequena ideia do que vendem ou qual o rendimento desses aquecedores que é excatamente o mesmo de um simples aquecedor a óleo.

                Ainda mais baratos que os aquecedores a óleo são os convectores electricos. O rendimento é exactamente o mesmo, mas o aquecimento do espaço dá-se quase exclusivamente por convecção ou seja o calor é concentrado no ar quente dentro do aparelho que ao aquecer é empurrado para cima que por sua vez empurra o ar frio para baixo gerando dessa forma vários ciclos. Ao contrário dos emissores, estes não emitem (ou emitem mas muito pouco) calor para os lados.



                Se não podes colocar um aparelho de aquecimento com bomba de ar (AC ou outro qualquer) e se é para colocar num apartamento arrendado então é preferível comprar um aquecedor com regulação digital da temperatura ambiente. Óleo ou de convecção serão os mais confortáveis já que não produzem ruido e não provocam correntes de ar.
                A potência deverá ser 1500 W ou mais.

                Pois tenho lido muitos post controversos. Alguns dizem que é um bom investimento, tendo em conta que gastam menos e aquecem a mesma coisa que os a óleo. Óbvio que prefiro gastar 10 de electricidade que 20, mas o investimento desses emissores termicos é maior que dos aquecedores a óleo, diria que se compra 2 aquecedores a óleo pelo preço de um emissor térmico tipo http://www.worten.pt/ProductDetail.a...793662&oid=&c=
                Pior é que há pouca informação sobre os emissores termicos e como funcionam.

                A única informação que obtive é que com menos potência que os aquecedores a óleo, geram o mesmo calor e pode ser controlado a que horas deve ligar ou ter um comportamento mais económico... Já li quem estivesse muito satisfeito, já li quem dissesse que é praticamente uma fraude...

                Comentário


                  #9
                  Não percebo esse nome, como já foi dito, todos emitem calor, logo são emissores térmicos, uns por convecção, outros por radiação (ou até condução).

                  Isso que ai pões é praticamente igual a um aquecedor a óleo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Sempre olhei para um aquecedor a óleo como uma espécie de convector (daí o espaçamento entre as "lâminas" para o ar circular).

                    A propósito, qual é a vantagem de o elemento de aquecimento estar em banho de óleo? Melhor transferência térmica para as lâminas metálicas?
                    Os aquecedores a óleo aquecem uma divisão por radiação e convecção. Aqueles convectores, normalmente muito baratos mas nem por isso menos eficientes, é que praticamente so aquecem por convecção.
                    Em relação ao elemento estar banhado em óleo confesso que nunca me debrucei muito sobre o assunto mas de facto pode estar relacionado com as transferencias térmicas para as lâminas?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JEstevao Ver Post
                      Pois tenho lido muitos post controversos. Alguns dizem que é um bom investimento, tendo em conta que gastam menos e aquecem a mesma coisa que os a óleo. Óbvio que prefiro gastar 10 de electricidade que 20, mas o investimento desses emissores termicos é maior que dos aquecedores a óleo, diria que se compra 2 aquecedores a óleo pelo preço de um emissor térmico tipo http://www.worten.pt/ProductDetail.a...793662&oid=&c=
                      Pior é que há pouca informação sobre os emissores termicos e como funcionam.

                      A única informação que obtive é que com menos potência que os aquecedores a óleo, geram o mesmo calor e pode ser controlado a que horas deve ligar ou ter um comportamento mais económico... Já li quem estivesse muito satisfeito, já li quem dissesse que é praticamente uma fraude...
                      Isso é completamente falso.

                      Um emissor térmico de 1000 W desses mais caros que falas aquece exactamente a mesma coisa que um radiador a óleo de 1000 W!

                      Se queres eficiência a aquecer uma divisão então esquece estes aquecedores eléctricos (para cada Watt consumido de electricidade é produzido o mesmo Watt em calor) e consomem todos exactamente a mesma coisa!
                      A excepção são as bombas de calor usadas por exemplo em AC.
                      Editado pela última vez por Jacare; 05 December 2012, 22:53.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                        Os aquecedores a óleo aquecem uma divisão por radiação e convecção. Aqueles convectores, normalmente muito baratos mas nem por isso menos eficientes, é que praticamente so aquecem por convecção.
                        Em relação ao elemento estar banhado em óleo confesso que nunca me debrucei muito sobre o assunto mas de facto pode estar relacionado com as transferencias térmicas para as lâminas?
                        O óleo tem duas funções: melhorar a transferência de calor para as laminas e acumular calor durante mais ou menos meia horas para o termostato desligar, poupando assim alguma energia.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                          Isso é completamente falso.

                          Um emissor térmico de 1000 W desses mais caros que falas aquece exactamente a mesma coisa que um radiador a óleo de 1000 W!

                          Se queres eficiência a aquecer uma divisão então esquece estes aquecedores eléctricos (para cada Watt consumido de electricidade é produzido o mesmo Watt em calor) e consomem todos exactamente a mesma coisa!
                          A excepção são as bombas de calor usadas por exemplo em AC.
                          é Verdade que consomem o mesmo, mas a vantagem esta no aproveitamento do sistema bi horário com os aquecedores que vao acumulando calor durante o vazio e liberta no cheio. mas obviamente é sempre um sistema mais caro em relaçao ao AC.

                          Eu quando tiver a minha casa pronta vai levar co uma caldeira a pellets que para MIM é a mais económica que existe e é independente aos monstros do petróleo e da luz.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                            é Verdade que consomem o mesmo, mas a vantagem esta no aproveitamento do sistema bi horário com os aquecedores que vao acumulando calor durante o vazio e liberta no cheio. mas obviamente é sempre um sistema mais caro em relaçao ao AC.

                            Eu quando tiver a minha casa pronta vai levar co uma caldeira a pellets que para MIM é a mais económica que existe e é independente aos monstros do petróleo e da luz.
                            As pellets são uma boa alternativa mas tem vindo a subir o preço, acho que caldeira a lenha é mais interessante tendo a desvantagem de ser preciso mais espaço para armazenar o combustível claro.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                              As pellets são uma boa alternativa mas tem vindo a subir o preço, acho que caldeira a lenha é mais interessante tendo a desvantagem de ser preciso mais espaço para armazenar o combustível claro.
                              A caldeira a lenha é económica em relação ao peso das pellets VS lenha. 1 ton de pellets fica a 200€ a lenha a 90€. Mas a lenha queima mais depressa e é mais difícil de controlar a temperatura ao contrario da caldeira a pellets que se necessário liga e desliga automaticamente aumentando assim o rendimento.

                              PS: corrigi o valor das pellets que estava errado.
                              Obrigado Ferrer.
                              Editado pela última vez por Tux; 06 December 2012, 10:44.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                A caldeira a lenha é económica em relação ao peso das pellets VS lenha. 1 ton de pellets fica a 120€ a lenha a 90€. Mas a lenha queima mais depressa e é mais difícil de controlar a temperatura ao contrario da caldeira a pellets que se necessário liga e desliga automaticamente aumentando assim o rendimento.
                                O preço da lenha é capaz de andar á volta disso, o das pallets é superior a isso mais a tender para os 200 euros.

                                De resto sim é verdade até porque pellets obedece a parâmetros (apesar de alguma vir com excesso de areia.....) e lenha pode estar húmida, a caldeira a lenha se tiveres um deposito de inercia também podes controlar a temperatura.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JEstevao Ver Post
                                  Pois tenho lido muitos post controversos. Alguns dizem que é um bom investimento, tendo em conta que gastam menos e aquecem a mesma coisa que os a óleo. Óbvio que prefiro gastar 10 de electricidade que 20, mas o investimento desses emissores termicos é maior que dos aquecedores a óleo, diria que se compra 2 aquecedores a óleo pelo preço de um emissor térmico tipo http://www.worten.pt/ProductDetail.a...793662&oid=&c=
                                  Pior é que há pouca informação sobre os emissores termicos e como funcionam.

                                  A única informação que obtive é que com menos potência que os aquecedores a óleo, geram o mesmo calor e pode ser controlado a que horas deve ligar ou ter um comportamento mais económico... Já li quem estivesse muito satisfeito, já li quem dissesse que é praticamente uma fraude...
                                  A melhor solução para períodos de tempo curtos são os termoventiladores. São baratos e 10 minutos depois de ligares já notas a divisão com bom ambiente. A principal desvantagem é o ruído. A mim não me incomoda.

                                  Para períodos de tempo longos e ficar ligado durante a noite o melhor são os aquecedores a óleo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sim tens razão, fiz a conta a pensar que o saco tinha 25Kg e não 15. Mas mesmo assim compensa.
                                    Só para te dar uma ideia, no sitio onde trabalho tenho uma caldeira a pellets que só gasta um kilo a hora no máximo! Estamos a falar de um consumo de cerca de 5€ diarios em modo non-Stop no maximo.
                                    Mas de toda a forma já há maquinas de fazer pellets a venda na net para quem tiver muitos restos de serradura.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                      no sitio onde trabalho tenho uma caldeira a pellets que só gasta um kilo a hora no máximo!
                                      Um Kilo por hora !?!?!?! Isso mal dá para manter uma pequena chama ativa...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim é uma boa alternativa compensa, já nem falo em relação ao gasoleo porque essas ja passaram á historia mas em relação a energia eléctrica. Em todo o caso tendo espaço acho que a lenha fica mais barato.

                                        Uma maquina para fazer pellets custa bastante dinheiro porque são precisas grandes tensões para as produzires, o mais provável será comprares na net banha de cobra. Um bocado ao estilo daqueles rachadores eléctricos que não racham nada..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          Um Kilo por hora !?!?!?! Isso mal dá para manter uma pequena chama ativa...
                                          Até faz uma boa chama! Ja agora estou a falar de uma caldeira de 7.5KW.


                                          Editado pela última vez por Tux; 06 December 2012, 11:02.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                            Até faz uma boa chama! Ja agora estou a falar de uma caldeira de 7.5KW.
                                            Pois isso depende sempre da caldeira, 7,5 kw é bastante pouco, ainda assim 1 kg não chega para a alimentar durante uma hora.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Prontos aqui vê-se melhor:

                                              Reparem no consumo, esta é muito mais potente do que aquela que referi.
                                              Não é necessário ter uma grande chama para fazer muito calor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                se tiver desligada nem consome nada

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                  O óleo tem duas funções: melhorar a transferência de calor para as laminas e acumular calor durante mais ou menos meia horas para o termostato desligar, poupando assim alguma energia.
                                                  Não poupas absolutamente nenhuma energia por o aquecedor a óleo acumular calor durante mais ou menos meia hora.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                    é Verdade que consomem o mesmo, mas a vantagem esta no aproveitamento do sistema bi horário com os aquecedores que vao acumulando calor durante o vazio e liberta no cheio. mas obviamente é sempre um sistema mais caro em relaçao ao AC.

                                                    Eu quando tiver a minha casa pronta vai levar co uma caldeira a pellets que para MIM é a mais económica que existe e é independente aos monstros do petróleo e da luz.
                                                    A caldeira a paletes é mesmo assim mais dispendiosa de manter do que um bom aparelho que use um eficaz sistema de bomba de calor.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                      A caldeira a paletes é mesmo assim mais dispendiosa de manter do que um bom aparelho que use um eficaz sistema de bomba de calor.
                                                      Eu não acho face ao consumo de uma bomba de calor.
                                                      Uma bomba de calor para aquecimento central consome sensivelmente 2KW/hora +/-0.30€/horas
                                                      As pellets fica a +/- 0.23€//hora

                                                      Acho que vale bem a pena carrega-las e fazer uma pequena limpeza por semana.

                                                      Claro que a bomba de calor é mais pratica.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                        Não poupas absolutamente nenhuma energia por o aquecedor a óleo acumular calor durante mais ou menos meia hora.
                                                        Exacto, o efeito é que o tempo de aquecimento é muito mais longo, e o de arrefecimento também. De resto, não deixa de ser um "reservatório" de energia que, como qualquer reservatório, enche e esvazia mas não cria nada...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                          A caldeira a paletes é mesmo assim mais dispendiosa de manter do que um bom aparelho que use um eficaz sistema de bomba de calor.
                                                          Além da limpeza das cinzas e do alimentador "sem-fim", qual a restante manutenção que tem que se fazer à caldeira?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Que eu saiba, mais nenhuma.
                                                            A limpeza é mesmo muito fácil. Falo por experiência própria.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X