Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dás gorjeta?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Crime] Dás gorjeta?

    Então, segundo um estudo da Universidade de Harvard, podes ser um potencial corruptor activo...

    in revista Sábado

    #2
    Por acaso já dei mais.

    O problema em portugal é que muitos patrões dão ordenados mais baixos porque sabem que depois se ganha "bem" em gorjetas!
    Mas de facto não se deveria dar.

    Comentário


      #3
      Já há algum tempo que deixei de dar.

      Comentário


        #4
        Depende muito, até do preço final que me cobrarem...

        Normalmente se o preço for aceitável e o atendimento for muito bom, não tenho problema em dar.

        Por vezes até ao meu mecânico (e grande amigo) dou, quando vejo que ele demorou mais horas dos que as que está a cobrar... Sim, o meu é ao contrário.

        Comentário


          #5
          Essa é sempre uma grande discussão. No meu caso depende. Confesso que tenho tendência a dar mais gorjeta no estrangeiro do que em Portugal (talvez porque seja melhor servido/atendido).

          Fica aqui uma cena clássica sobre esta discussão na obra-prima do Tarantino "Reservoir Dogs".



          "Tipping automaticly is for the birds"

          Comentário


            #6
            Raramente dou. Apenas dou em alguns sitios que frequento há bastante tempo. E normalmente a gorjeta que dou é igual ao troco que tenho a receber.

            Comentário


              #7
              Se for bem servido, sim.

              Comentário


                #8
                Não é nos EUA que as grojetas são obrigatórias?

                Comentário


                  #9
                  Se o atendimento for bom, costumo dar.

                  Comentário


                    #10
                    Quase nunca. E das poucas vezes até fui bastante generoso, a um taxista foram quase 4€

                    btw: Já sabia que este assunto já fora debatido cá: http://forum.autohoje.com/off-topic/...ao-se-usa.html
                    http://forum.autohoje.com/off-topic/...o-couvert.html
                    http://forum.autohoje.com/off-topic/...-gorjetas.html

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                      Não é nos EUA que as grojetas são obrigatórias?
                      nos states é uma espécie de "instituição", se fores a um restaurante bom entre 15% a 20% é retirado automaticamente e ainda podes dar mais em cima, mas num restaurante bom o serviço é espantoso! Aliás a maioria dos empregados que lidam com público nos EUA são bons

                      Em PT costumo dar entre 5% a 10% do valor final mas depende, claro, do serviço e do restaurante em si.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                        Não é nos EUA que as grojetas são obrigatórias?
                        Em muitos restaurantes fazem parte da factura.
                        Mas já vi pior. Em Malta por exemplo há restaurantes em que o salário dos empregados de mesa são apenas as gorgetas. O Menu tem lá escrito que os preços das refeições dizem respeito unicamente aos pratos, e que o Cliente deverá pagar sob a forma de gorgeta o que entender ao empregado. E isto não é restaurantezecos quaisquer, mas sim nos restaurantes trendy de St. Pauls Bay. Na Rússia também já apanhei uma situação semelhante.

                        Eu dou gorgeta quando o serviço se destaca para melhor daquilo que é estritamente profissional, seja em efeiciência, simpatia ou disponibilidade para satisfazer pedidos menos standard.

                        Comentário


                          #13
                          Não sei se ainda é assim, mas uma coisa que reparei é que em Espanha as gorjetas são sempre moedas pretas, assim tipo 1,2, 5 cent. e não passava muito dai. Lembro-me de ter ido a um restaurante em Madrid e deixou-se uma moeda de 2€ de gorjeta. Nunca mais me esqueço, no fim os empregados todos a dizer obrigado, com grandes sorrisos e todos simpáticos, até parecia que a gorjeta tinha sido a maior que alguma vez receberem (até é provavel, pois ao passar nas outras mesas reparava que as gorjetas eram 2 centimos e valores assim).
                          Mas em relação ás gorjetas, claro que é bom receber esse extra, mas tambem é verdade que as pessoas (que estão a servir) são pagas para fazer um serviço e que esse serviço já está incluido na conta. Acho que não é obrigação de ninguem dar gorjeta, ainda por cima quando dizem que deve ser 10% ...
                          É que mentalizou-se que é obrigatório dar gorjeta e fica mal não dar, até acho que se mentalizou que todos têm que deixar gorjeta independentemente do serviço prestado. Já fui mal servido e não se deixou gorjeta, claro que os funcionários ficaram todos a olhar, "incrédulos", e com cara de "olha aqueles que não deram gorjeta".

                          Comentário


                            #14
                            Depende dos casos. Quando o atendimento é fraco e o funcionário antipático, eu não dou nada. mas por exemplo, já dei 50 euros de gorjeta a um funcionário de uma oficina onde meti o carro para trocar uma peça que custava na marca mais de 500, e ele conseguiu arranjar-me sem meter uma nova. Demorou quase o dia todo, e só quis cobrar a mão de obra, e ainda assim barata, portanto é alguém que no meu ponto de vista merece este tipo de recompensa. Para qualquer tipo de serviço há uma atitude diferente, na minha opinião não existe regra para gorjetas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                              Não é nos EUA que as grojetas são obrigatórias?
                              Há vários países em que a gorjeta já vem incluída na conta.

                              Pessoalmente raramente dou, excepto quando o serviço fica acima do esperado ou me oferecem algo extra que não seja habitual.

                              Comentário


                                #16
                                Já dei mais, agora dou bastante menos, e nunca ultrapassa um euro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Dou especialmente nos serviços onde sei que são mal pagos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                    Então, segundo um estudo da Universidade de Harvard, podes ser um potencial corruptor activo...

                                    in revista Sábado
                                    dar gorjeta? quando trabalhava a mim nunca me deram gorjeta. deram 2 prendas, isso sim, mas foi só isso. se não me dão gorjeta, vou dar aos outros? não ando a mantê-los!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Dou gorjeta se fizerem algo q n eram obrigados a fazer, agora pelo trabalho deles q já é pago não.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Admito que deixar ou não gorjeta depende muito de quem me atende e do sítio....

                                        Num local onde sou sempre bem atendido e nunca deixei gorjeta é no McDonald's, no dia em que deixar desconfio que os empregados vêm atrás de mim, porque pensam que me esqueci do dinheiro.

                                        Já num restaurante mais formal, só não deixo se for mal atendido, e vou aumentando a gorjeta mediante a simpatia / atenção do empregado durante o almoço / jantar.

                                        Em ocasiões especiais, quando quero ser mesmo bem atendido, geralmente vou a sítios onde já me conhecem, e onde sabem que se me servirem bem, a gorjeta é boa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nunca me deram gorjeta por trabalho que sou pago para fazer, tambem nunca dei nem dou, pareça mal a quem parecer.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já dei mais.

                                            Agora pago quase sempre com cartão por isso gorja só se for um serviço acima do aceitável.

                                            Ainda à dias num restaurante, onde comi super bem e fui muito bm servido, no fim pedi a conta e pedi o MB, quando a empregada (outra diferente que o que nos atendeu) trouxe o aparelho dei-lhe o cartão que calhou a ser o de crédito e não funcionou, quando lhe disse que era CC ela fica com umas trombas e disse que devia ter dito logo porque era outro aparelho, nada que eu nunca tenha visto mas não era preciso ser antipática, disse-lhe que não precisava de ir buscar a outra máquina e paguei com o de débito. Não levou gorjeta como é óbvio!

                                            Já lá voltei e fui atendido por essa mesma empregada super simpática e atenciosa e no fim deixei-lhe uma gorjeta mesmo tendo pago com cartão.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                              nos states é uma espécie de "instituição", se fores a um restaurante bom entre 15% a 20% é retirado automaticamente e ainda podes dar mais em cima, mas num restaurante bom o serviço é espantoso! Aliás a maioria dos empregados que lidam com público nos EUA são bons

                                              Em PT costumo dar entre 5% a 10% do valor final mas depende, claro, do serviço e do restaurante em si.
                                              Em certas cidades como Miami, que vivem de turismo, é quase obrigatório dar gorjetas em todo lado, desde taxis,bares,discotecas. Mas la esta, o serviço é 5 estrelas e eles fazem tudo para agradar o cliente.Não é como aqui, que muitas vezes o cliente é obrigado a levar com o mau humor dos empregados.
                                              Editado pela última vez por Lom; 07 December 2012, 12:50.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Dou no cabeleireiro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                                  Não sei se ainda é assim, mas uma coisa que reparei é que em Espanha as gorjetas são sempre moedas pretas, assim tipo 1,2, 5 cent. e não passava muito dai. Lembro-me de ter ido a um restaurante em Madrid e deixou-se uma moeda de 2€ de gorjeta. Nunca mais me esqueço, no fim os empregados todos a dizer obrigado, com grandes sorrisos e todosq simpáticos, até parecia que a gorjeta tinha sido a maior que alguma vez recebere.
                                                  sempre? nem por isso, depende dos sitios que frequentas. em Tenerife vi MUITAS gorjetas generosas, de 10/20/50 euros...a maior que vi (mas nao foi a maior que la tiveram) foi de 400 euros, num restaurante informal de praia num hotel de luxo. Uma mesa com 4 Russos, com quase 2500 euros de conta ao almoco. ;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ah, e o empregado de mesa que os atendeu era um estagiario, e nem era dos melhores...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                      Ah, e o empregado de mesa que os atendeu era um estagiario, e nem era dos melhores...
                                                      no verão num restaurante de um hotel da Caparica dei gorja a um empregado desses que está a aprender. Ainda foram 4 euros, só para ver se ele acalmava. Estava quase a rebentar de nervos por estar a começar, mas esforçou se.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A ultima vez que dei foi nas ferias de verão,porque estava como pressa e como o troco não era muito deixei ficar assim,mas por norma não dou

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Dou gorjeta quando acho que é merecida, o valor monetário depende do serviço que me foi prestado. Também as costumo receber e há clientes certos outros que surpreendem pela positiva porque naquele dia estavam bem dispostos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Houve alturas em que dava 50 cêntimos, mas depois comecei a pensar:
                                                            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                                            Nunca me deram gorjeta por trabalho que sou pago para fazer
                                                            E desde então acho que só dei uma vez, numa tasca, e foi porque os preços eram muito abaixo da média.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X