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Ainda sobre a facebookização da indignação...

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    Ainda sobre a facebookização da indignação...

    Comentários negativos no Facebook: Como a Empadaria do Chefe respondeu a uma cliente - Dinheiro Vivo

    Na última semana, a abertura de uma nova loja da Empanadaria do Chefe mereceu um comentário mais crítico. Na sexta-feira, o sócio do H3 e da Empanadaria respondeu no Facebook. Leia a resposta e o comentário original.
    O comentário:
    de Bárbara Taborda
    "Bom dia, a minha experiência ontem na Empadaria do Chefe no Norteshopping foi simplesmente pavorosa. Depois de um atendimento terrível, onde as colaboradoras denotam uma falta de tacto e conhecimento que é de bradar aos céus, eis que chega o meu menu.Escolhi o menu de sopa + empada + bebida. O creme de cenoura que me foi servido, estava horrível. Para além de frio, o creme - que de creme nada tinha... - sabia a água com cenoura. Sabor= ZERO!!! De longe a pior sopa que comi na vida. Decidi dar uma hipótese ao resto, a tão falada empada.. Escolhi a de Galinha Tradicional, que deveria ser, como o nome indica, algo que nos remete para a cozinha da nossa avó: quentinha, saborosa e que nos aconchega o estômago e a alma. O servido? Uma empada trivial, pouco saborosa e demasiado cara. Fiquei muito desiludida. O conceito prometia, o "selo" do chef prometia e o resultado foi muito negativo. A não voltar!"

    A resposta:
    Carta aberta de Albano Homem de Melo
    (um dos fundadores e sócio do h3 e da Empadaria do Chef (juntamente com António Cunha Araújo e Miguel van Uden).

    "Cara Bárbara Taborda,
    Em resposta ao seu comentário nesta página deixe-me primeiro, em nome de todos os que trabalham na Empadaria do Chef, pedir-lhe desculpa pela má refeição que teve connosco. Passou-se consigo, mas pelo trabalho que estamos a faz er todos os dias, dia e noite nos últimos dois meses, com a introdução de novos produtos que visam melhorar a nossa oferta, não se vai passar com mais ninguém. Ou se por qualquer falha humana, tudo não estiver perfeito (há esta mania das pessoas, mesmo as esforçadas, falharem de vez em quando) cá estaremos para dar a cara, tentar resolver e não deixar partir um cliente insatisfeito. Consigo não tivemos e parece que não vamos ter essa oportunidade.

    Temos, sinceramente, pena.
    Espero que para bem de quem investiu neste negócio e de quem connosco trabalha, que os leitores destes textos me dêem mais ouvidos a mim do que si. Tentarei entusiasmá-los para a nossa ementa. Tentarei convence-los de que não somos a porcaria que descreveu.
    Temos pena, porque enquanto empresários que fazem a sua vida profissional neste país, esforçamo-nos por criar empresas que façam sentido às pessoas que nos procuram e por lhes oferecer boa comida e um serviço profissional e simpático. Esforçamo-nos também por dar perspectivas de vida e carreira interessantes às pessoas que trabalham connosco.
    Se não entregarmos um bom produto não teremos êxito. Se a cada falha que existir, o erro nos for apontado em público, não como um alerta para melhorar, mas como uma sentença definitiva e alertando para uma calamidade pública para que todos se afastem de tão execrável restaurante que se enganou numa receita e pôs água a mais na sopa, não teremos também êxito.
    Numa loja que abriu há poucos dias, que estreou uma série de novidades, os erros que não podem acontecer, e que são indesculpáveis, acontecem e mesmo nós, que estamos nesta profissão para atingir os mais altos níveis de rigor, os desculpamos. Sob pena de nos deprimirmos e deixarmos morrer o entusiasmo.
    Aproveito para lhe falar de um antigamente, pré-facebook, em que, perante um erro num restaurante, o cliente se dirigia a uma das pessoas (físicas) e lhe comunicava o que estava mal. Essa pessoa poderia desculpar-se ao vivo e tentar uma solução. Trocar o prato, devolver o dinheiro, entregar um convite para uma nova refeição, explicar o que terá acontecido e pedir de novo desculpa. Se assim não o fizessem, isso seria indesculpável. Temos também uns papéis na loja para quem quiser escrever-nos e nós respondemos sempre. Temos um site em que a troca se mantem privada. E há, agora, esta forma de gritar aos sete ventos, à vista de muitos, lançando um alerta à comunidade contra determinado restaurante. O seu “a não voltar” tem implícito um “a não ir”. Porque é que alguém que não pensa em voltar a determinado sítio, o torna público? Porquê fazer com que ninguém venha comer aos nossos restaurantes?
    O que motiva alguém a escrever algo tão absolutamente destrutivo, por muito que pense nisto, não o consigo perceber.
    Nunca o fiz e nunca o farei. Imagine que a Bárbara Taborda comete um erro no seu trabalho e que a forma que o seu chefe escolhe para lhe chamar a atenção é através do sistema de som do estádio do Dragão no intervalo de um jogo, com a Bárbara no meio do campo. Seria uma novidade. Mas nem todas as novidades são boas.
    Prefiro o decoro, a gentileza, a amabilidade, a graça com que se faziam as coisas antigamente. Há dois ou três anos atrás.
    E agora, escreverei umas linhas sobre o que para nós é muito importante. A nossa comida. As empadas, desenvolvidas pelo Chef José Avillez (aproveito para dizer que da parte dele não há uma única falha, as receitas são todas óptimas e tudo o que acontece de menos bom são questões de implementação que se resolvem e são da nossa responsabilidade) são feitas com uma massa quebrada fina, a maior parte delas e uma com uma massa folhada de 7 voltas, a de vitela, bacon e espinafres e que é servida com um molho de cogumelos, que fazemos todos os dias com cogumelos frescos. Tão frescos como os legumes que salteamos para um dos novos acompanhamentos (temos agora também tomate assado no forno com orégãos e um arroz de tomate malandrinho) e para as nossas sopas. A de cenoura tem como primeiro passo um estufado de alho francês, exactamente para que não fique sem sabor. Havendo um erro na água, lá está, vai-se o sabor. Temos também salgadinhos, croquetes, rissóis, bolinhos de bacalhau (no Sul “pastéis”) e, ainda umas empadas de galinha pequenas a pedir messas às da minha avó. Se estão bons, melhores vão ficar. Todos os dias fazemos um pequeno acerto. Porque gosto muito, não poderia deixar de falar na nossa empada de cozido à fatia (leva hortelã, para um leve aroma fresco). A de galinha que comeu é a mais simples, mas permita-me que discorde, uma óptima empada, feita com o caldo onde se cozeu a galinha e bocados pequenos de chouriço como é costume no Alentejo. Temos uma de frango thai, uma de alheira e grelos com ovo estrelado por cima e uma de legumes e requeijão. As bebidas são as do h3, limonada e chás gelados. Temos vinho a copo. E temos a certeza que quem ler isto acreditará que não seremos uns miseráveis destituídos que se lançaram na aventura de servir sopas aguadas como modo de vida.
    Se se deixou tentar por algumas destas coisas, diga-me. Tenho todo o gosto de a convidar para almoçar na Empadaria de Chef e maior gosto, ainda, de estar presente. Fisicamente."
    Albano Homem de Melo,
    um dos fundadores e sócio do h3 e da Empadaria do Chef (juntamente com António Cunha Araújo e Miguel van Uden)

    PS: Às pessoas que aqui trabalham e que dão o seu melhor (e que nos deixam muito contentes por o seu melhor ser tão bom e tão genuinamente orgulhosos de fazerem parte desta empreitada) e que ficaram profundamente tristes com o que leram, tenho estado a dar-lhes uma palavra de ânimo um a um e pessoalmente. Estou cheio de trabalho. Peço-lhe que, se for possível, não me arranje mais ocupações. Digo-lhe isto com um franco e acolhedor sorriso. Acredite Bárbara. Se soubesse incluiria, agora, uma daquelas bolas com um sorriso.
    https://www.facebook.com/empadaria?fref=ts

    Soou-me a um grande "TAU!"

    #2

    Comentário


      #3
      [fórum não andas bem]

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        #4
        Não concordo nada com a ideia do Sr Melo. É lógico que como dono de restaurante ele preferia que o assunto ficasse entre ele e a cliente como era antigamente, assim ficava tudo em águas de bacalhau, ou neste caso dava lhe mesmo um pastel de bacalhau para a senhora se calar e ir á sua vidinha. Só posso dizer, temos pena!
        De certo que quando é ao contrário ele prefere a evolução tecnológica que é a internet. Porque se alguém tem algo de positivo para dizer sobre uma refeição de um restaurante seu de certeza que ele não se importa que essa pessoa se vá pronunciar no facebook, de certeza que o prefere, por muito pouco instruída no campo gastronómico que ela possa ser.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
          Não concordo nada com a ideia do Sr Melo. É lógico que como dono de restaurante ele preferia que o assunto ficasse entre ele e a cliente como era antigamente, assim ficava tudo em águas de bacalhau, ou neste caso dava lhe mesmo um pastel de bacalhau para a senhora se calar e ir á sua vidinha. Só posso dizer, temos pena!
          De certo que quando é ao contrário ele prefere a evolução tecnológica que é a internet. Porque se alguém tem algo de positivo para dizer sobre uma refeição de um restaurante seu de certeza que ele não se importa que essa pessoa se vá pronunciar no facebook, de certeza que o prefere, por muito pouco instruída no campo gastronómico que ela possa ser.
          Percebo a tua ideia, mas também percebo a dele. As pessoas deixaram de reclamar na loja para reclamar nas redes sociais, o que dá pouca ou nenhuma margem de manobra ao estabelecimento para se redimir de um mau serviço.

          Comentário


            #6
            O efeito destrutivo de um mau comentário é muito maior do que o efeito benéfico de um bom comentário.
            Para mim a resposta esteve muito bem, as pessoas têm de perder o hábito de ir logo a correr para o fb dizer estas coisas.

            Gostava de saber se essa senhora é uma daquelas pessoas que dizem "ah e tal isto está uma porcaria, devia ir falar com o chefe da loja" mas acagaçam-se e depois chegam ao fb cheias de coragem nos dedos. E, ainda assim, de certeza que se tivesse ido falar com o responsável não ia com esta energia toda.

            São, como se diz, os Rambos do teclado. Só que agora podem afectar a vida profissional das pessoas. Poder a mais para muita gente.

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              #7
              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
              Não concordo nada com a ideia do Sr Melo. É lógico que como dono de restaurante ele preferia que o assunto ficasse entre ele e a cliente como era antigamente, assim ficava tudo em águas de bacalhau, ou neste caso dava lhe mesmo um pastel de bacalhau para a senhora se calar e ir á sua vidinha. Só posso dizer, temos pena!
              De certo que quando é ao contrário ele prefere a evolução tecnológica que é a internet. Porque se alguém tem algo de positivo para dizer sobre uma refeição de um restaurante seu de certeza que ele não se importa que essa pessoa se vá pronunciar no facebook, de certeza que o prefere, por muito pouco instruída no campo gastronómico que ela possa ser.
              No outro dia ouvi de um escritor a falar na radio uma coisa engraçada. Ele a dizer que a internet apareceu para se poder odiar "bem de pertinho". Basicamente as pessoas qunado escrevem na internet sobre um negocio ou empresa ou artista E´ PARA FALAR MAL... Raramente se fala bem. E se vai falar bem de alguem reparem que maioria das vezes a pessoa ja morreu... Se se fala bem de um negocio rapidamente aparece a mensagem de outro tipo qualquer a dizer q falau bem pq tem interesses (trabalha la). Ja aconteceu-me isso. Defender uma queixa q vi na internet (sem sentido) e apareceram logo n posts de odio contra mim referindo ter interesse naquela empresa (era uma empresa estilo Worten, sei la ja nem me lembro). Basta ver post´s apos uma noticia (estilo sapo) onde se pode comentar... 90% sao mensagens de odio... Vivemos numa sociedade com muito odio e muito frostrado. Sorriem na frente mas atras de um pc fica facil odiar.

              Independentemente de opinioes, sera tambem curioso ate que ponto o restaurante tem direito a pedir indemnizacao de publicidade negativa... A "pena" da empresa nao e´ ser rebaixada online... Alias se isso fosse logico entao criavam-se historias falsas e tentava-se destruir os negocios de quem nao se gosta...

              Comentário


                #8
                Era só o que faltava...as pessoas dizem o que bem querem. Cada um tem o direito à resposta, como é óbvio.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                  Percebo a tua ideia, mas também percebo a dele. As pessoas deixaram de reclamar na loja para reclamar nas redes sociais, o que dá pouca ou nenhuma margem de manobra ao estabelecimento para se redimir de um mau serviço.
                  É assim, tem de dar para os dois lados. Como eu disse, antigamente se calhar se gostasse muito de uma refeição de um restaurante se calhar só a minha família mais próxima e 4 ou 5 amigos é que ficavam a saber, hoje essa publicidade positiva pode ser multiplicada muitas vezes.
                  Essa carta parece me é escrita por alguém que provavelmente anda a trabalhar umas 14 horas por dia e ficou chateado. Completamente compreensível.

                  E já agora vou aproveitar que as coisas que eu escrevo aqui são acompanhadas de maneira fiel por milhares de seguidores meus, para dizer que o hambúrguer do h3 que vem no pão é céu num pão. Para se ver que isto funciona das duas maneiras.

                  Comentário


                    #10
                    Ainda que o post seja demasiado longo e aborrecido, acho que foi bem pensado. As redes sociais fazem crescer os opinion makers, sendo que a maior deles nem abriria a boca, se estivesse em público. Atrás de uma "máscara", podemos dizer as maiores barbaridades que nada nos acontece. Há tempo para respondermos, para irmos procurar argumentos ao Google, etc. Somos, basicamente, os maiores a dizer mal de tudo e todos, principalmente porque depois surge o efeito carneirada.

                    Se a pessoa em causa tinha uma queixa, deveria tê-la feito no momento. Aí, sim, poderia avaliar a reação do restaurante. Errar todos erramos, a diferença está na forma como abordamos a falha. O que é que a senhora pretendia quando fez a queixa no Facebook? Queria que lhe oferecessem uma refeição de forma gratuita? Ou será que queria, simplesmente, protagonismo? Aquele que, porventura, não terá na sua verdadeira vida.

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                      #11

                      Exacto. como disse...
                      No outro dia ouvi de um escritor a falar na radio uma coisa engraçada. Ele a dizer que a internet apareceu para se poder odiar "bem de pertinho".

                      Comentário


                        #12
                        tenho curiosidade é de ver o relatório de contas. A H3 na Polónia parece que fechou, e digo parece, porque se a abertura apareceu em todo o lado, do fecho nem sinal. E a empadaria até pode ser a melhor coisa do mundo, mas vejo aquilo sempre vazio, e eu até sou cliente regular do h3, não tive sequer curiosidade de lá ir, por muito melhor que o chefe seja.

                        Comentário


                          #13
                          Eu gostei muito da parte " sabia a água com cenoura. Sabor= ZERO!!! ". Mas afinal tinha sabor ou não?

                          Comentário


                            #14
                            Com a resposta do homem deu-me uma fome do caraças !!!!

                            Lá vou ter de ir meter umas empadas congeladas do continente a aquecer

                            Comentário


                              #15
                              Podem-me chamar de reaccionário, mas começa a parecer-me cada vez mais sensato que políticos, empresas e outras entidades viradas para o público deixem de utilizar o "Feiceboque" para os seus afazeres. Isso ou que em alternativa passassem a ter uma presença mais discreta nas redes sociais. O "Feice" cada vez mais se assemelha a uma tasca de bairro onde tudo se diz e onde tudo se sabe, com a agravante de hospedar os autos de fé da era contemporânea...

                              Ps: Essa Bárbara Taborda é uma das socialites da nossa praça, certo?

                              Comentário


                                #16
                                Já agora qual o FB da tal Empanadaria do Chefe ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Toda a gente tem direito á critica claro, mas o ponto que acho mais importante é a acomodação e o facto de a pessoa não ter tentado resolvido a situação, se está mau e se se está a ser mal servido o reparo tem que ser feito e se for caso disso a comida vai para trás, actualmente muita gente prefere indignar-se a tentar fazer alguma coisa.


                                  Já agora o Chef José Avillez que ganhou recentemente uma estrela michelin, tem um programa muito interessante na sic mulher.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ou seja a comida estava má, a comida foi cara, pagou e não fez nenhum comentário!
                                    Compreendo que seja mais fácil "falar" no facebook, mas falar no facebook sem dizer nada na loja para mim vale zero!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Huckleberry Ver Post
                                      Já agora qual o FB da tal Empanadaria do Chefe ?
                                      O que procuras não está no 1ºpost?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pois a mim, cheira-me a Marketing por todos os lados. Tem o cuidado de elaborar a ementa completa do restaurante, na parte final da resposta. E para pessoas como eu, que nem conhecia da existência do mesmo e teve a curiosidade de visitar o face deles, acho que o objectivo, foi mais do que conseguido.

                                        Partindo do principio, que a maioria da gente tira partido do coitadinho, acho que vão surgir muitos defensores do restaurante e a ter pena do mesmo, por ter sido criticado no facebook.

                                        Era o que mais faltava, eu não gostar e não poder criticar. As redes sociais estão aí, para o bem e para o mal. Quer a nível empresarial, quer a nível pessoal.

                                        Cumps

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por vidabela Ver Post
                                          No outro dia ouvi de um escritor a falar na radio uma coisa engraçada. Ele a dizer que a internet apareceu para se poder odiar "bem de pertinho". Basicamente as pessoas qunado escrevem na internet sobre um negocio ou empresa ou artista E´ PARA FALAR MAL... Raramente se fala bem. E se vai falar bem de alguem reparem que maioria das vezes a pessoa ja morreu... Se se fala bem de um negocio rapidamente aparece a mensagem de outro tipo qualquer a dizer q falau bem pq tem interesses (trabalha la). Ja aconteceu-me isso. Defender uma queixa q vi na internet (sem sentido) e apareceram logo n posts de odio contra mim referindo ter interesse naquela empresa (era uma empresa estilo Worten, sei la ja nem me lembro). Basta ver post´s apos uma noticia (estilo sapo) onde se pode comentar... 90% sao mensagens de odio... Vivemos numa sociedade com muito odio e muito frostrado. Sorriem na frente mas atras de um pc fica facil odiar.

                                          Independentemente de opinioes, sera tambem curioso ate que ponto o restaurante tem direito a pedir indemnizacao de publicidade negativa... A "pena" da empresa nao e´ ser rebaixada online... Alias se isso fosse logico entao criavam-se historias falsas e tentava-se destruir os negocios de quem nao se gosta...
                                          Neste caso por acaso há bastantes comentários a falar bem após o tal comentário negativo da Bárbara Taborda.

                                          Pergunto é se no futuro este tipo de empresas não terão que contratar gente especificamente para tratar destes casos de queixa online...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                            O efeito destrutivo de um mau comentário é muito maior do que o efeito benéfico de um bom comentário.
                                            Para mim a resposta esteve muito bem, as pessoas têm de perder o hábito de ir logo a correr para o fb dizer estas coisas.

                                            Gostava de saber se essa senhora é uma daquelas pessoas que dizem "ah e tal isto está uma porcaria, devia ir falar com o chefe da loja" mas acagaçam-se e depois chegam ao fb cheias de coragem nos dedos. E, ainda assim, de certeza que se tivesse ido falar com o responsável não ia com esta energia toda.

                                            São, como se diz, os Rambos do teclado. Só que agora podem afectar a vida profissional das pessoas. Poder a mais para muita gente.
                                            Na mouche!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                              Na mouche!
                                              Nasamotor versao empada?


                                              resposta esteve de facto sublime
                                              mas copreendo que a malta use o facebook para ter uma secondlife com mais brilho

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                                O efeito destrutivo de um mau comentário é muito maior do que o efeito benéfico de um bom comentário.
                                                Para mim a resposta esteve muito bem, as pessoas têm de perder o hábito de ir logo a correr para o fb dizer estas coisas.

                                                Gostava de saber se essa senhora é uma daquelas pessoas que dizem "ah e tal isto está uma porcaria, devia ir falar com o chefe da loja" mas acagaçam-se e depois chegam ao fb cheias de coragem nos dedos. E, ainda assim, de certeza que se tivesse ido falar com o responsável não ia com esta energia toda.

                                                São, como se diz, os Rambos do teclado. Só que agora podem afectar a vida profissional das pessoas. Poder a mais para muita gente.
                                                Concordo.

                                                E deixo desde já a minha opinião. O português não sabe reclamar, das vezes que trabalhei com o publico 80% das vezes o cliente não tinha razão, lidei com situações completamente ridículas. O facto de termos liberdade de expressão não significa que possamos reclamar por tudo e por nada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acho que o problema foi a pessoa não se queixar directamente na loja, assim até poderia averiguar que tratamento é que a empresa dá num caso destes. Depois disso não vejo qual o problema de fazer queixa no facebook. Curiosamente a minha esposa até já comeu nesta tasca no Colombo e gostou bastante, a mim pareceu-me caro para o que foi servido.
                                                  Vou dar um exemplo, este verão a minha mulher pediu um sumo natural de melão numa esplanada, quando começou a beber disse que tinha um sabor diferente, esquisito, eu provei e perguntei se não tinha pedido com alguma especiaria estranha, porque realmente tinha um sabor desagradável, peo que lhe disse para ir reclamar, mas ela não queria porque dizia que podia ser mesmo assim, como eu tinha pago um balbúrdia pela porcaria do sumo fui lá eu perguntar à senhora do quiosque se o sumo era mesmo assim, ela provou e disse logo que não e prontamente ofereceu outro sumo até propôs outro mais caro e ficou tudo bem, nós ficamos satisfeitos e a casa não ficou mal vista, estivesse ficado calado e fosse para casa dizer mal no face o que é que tinha ganho? Nada...
                                                  O engraçado é que houve uma pessoa que quando se apercebeu que eu estava a queixar-me também foi lá reclamar e a senhora até lhe questionou porque é que ainda não tinha dito nada pois ele já lá estava antes de nós, a minha conclusão é que o portuga antes quer comer e calar do que tentar resolver as coisas...Eu pessoalmente, deve ser da idade, cada vez queixo-me mais quando acho que estou a ser mal servido

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    No caso do FB e sendo as páginas das próprias marcas, pelo menos ainda permite a resposta, caso assim o entendam ao descontentamento ou comentários menos positivos. Pior são blogues e outros locais onde as empresas nem chegam, ficando apenas os comentários negativos.

                                                    Se todos tem direito a partilhar a sua opinião (com a quem quiser ler), boa ou má, mas tem que se relativizar. Vivemos é numa época em que para muitos, está online, é a Verdade - aqui no FAHO também se passa - muitas vezes sem se querer ouvir o outro lado da história. Já existem petições e boicotes, muitas vezes movidos sem qualquer nexo ou sentido crítico, com milhares de assinaturas e, bem exprimido, os que realmente concordam com aquilo e dariam a cara, contam-se por uma mão...

                                                    Acho que o comentário nem é nada de extraordinário, o mais grave seriam os comentários sobre os funcionários mas que é pouco explícito. Quanto à comida não se pode agradar a todos os gostos, naturalmente haverá milhares de pessoas que todos os dias comem e gostam.
                                                    Para tudo estar a gosto, a senhora que cozinhe em casa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                                      Concordo.

                                                      E deixo desde já a minha opinião. O português não sabe reclamar, das vezes que trabalhei com o publico 80% das vezes o cliente não tinha razão, lidei com situações completamente ridículas. O facto de termos liberdade de expressão não significa que possamos reclamar por tudo e por nada.
                                                      Lá está, poder podes, não podes é esperar ter razão.

                                                      Muitos aproveitam-se ainda desse argumento e do "Livro de Reclamações" para retirar benificios. Tal como se aproveitaram das politicas de trocas das lojas nos 15 dias, etc.


                                                      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                      ...
                                                      O engraçado é que houve uma pessoa que quando se apercebeu que eu estava a queixar-me também foi lá reclamar e a senhora até lhe questionou porque é que ainda não tinha dito nada pois ele já lá estava antes de nós, a minha conclusão é que o portuga antes quer comer e calar do que tentar resolver as coisas...Eu pessoalmente, deve ser da idade, cada vez queixo-me mais quando acho que estou a ser mal servido
                                                      Depende muitas vezes do perfil da pessoa.
                                                      Já houve locais onde não gostei de alguma coisa, simplesmente não voltei.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                                        O efeito destrutivo de um mau comentário é muito maior do que o efeito benéfico de um bom comentário.
                                                        Para mim a resposta esteve muito bem, as pessoas têm de perder o hábito de ir logo a correr para o fb dizer estas coisas.
                                                        a melhor e a pior publicidade é a que é feita boca-a-boca... e o facebook veio dar nova dimensão.
                                                        imaginem só se não é alguém vindo da concorrência directa...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Conseguiu defender-se pela mesma via, o que não o deixa assim tão mal na fotografia...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                            Lá está, poder podes, não podes é esperar ter razão.

                                                            Muitos aproveitam-se ainda desse argumento e do "Livro de Reclamações" para retirar benificios. Tal como se aproveitaram das politicas de trocas das lojas nos 15 dias, etc.

                                                            Sim, e nem me estava a lembrar do chico-espertismo do tuga a aproveitar-se do periodo de experiência de 15 dias.

                                                            Quando comprei o meu portatil a senhora da loja disse que não aceitava devolucoes dentro dos 15 dias porque recebeu muitos portáteis sem nada lá dentro. As pessoas compravam os portáteis, limpavam os componentes, deixavam só a carcaça e depois devolviam a reclamar que o pc nao ligava ou algo do género, ia para o fabricante e o fabricante depois é que via que não tinha nada lá dentro, só algo para fazer peso.

                                                            Comentário

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