Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Agora ir ao banco só de fato e gravata

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Agora ir ao banco só de fato e gravata

    Banco só atendeu na rua cliente "mal vestido" - JN

    Banco só atendeu na rua cliente "mal vestido"

    Publicado às 00.00

    NUNO CERQUEIRA


    4547 22 2
    Um cliente do Santander Totta não foi atendido no balcão de Celeirós, Braga, por estar mal vestido. Recebeu 169 euros na rua. Apresentou queixa na GNR. Banco condena episódio e abre inquérito.
    Paulo Ribeiro, dono de uma sucata, nem queria acreditar quando o gerente da unidade bancária lhe disse que não podia levantar um cheque no interior da dependência.
    "Vinha do trabalho e passaram-me um cheque de 169 euros. Como o banco fica no caminho, decidi ir levantá-lo, mas fui posto na rua por estar mal vestido", lamenta o empresário, de 36 anos e natural de Figueiredo, Braga, reportando-se à manhã de terça-feira.
    "O gerente disse-me que pensava que eu era romeno. Isto é racismo", lembra, indignado com a situação, acrescentando ter pedido o livro de reclamações, o qual lhe foi inicialmente recusado. "Disse que só o dava depois de eu tomar banho e vestir outra roupa", acrescenta ainda.
    Ato contínuo, decidiu chamar as autoridades. A GNR foi ao local e tentou identificar o gerente do banco mas, segundo Paulo Ribeiro, sem êxito. "Disse que não se identificava e que se as autoridades quisessem identificar alguém que identificassem o banco".


    A situação é perceptível no vídeo a que o JN teve acesso e onde se vê o gerente do banco entregar o valor do cheque em numerário a Paulo Ribeiro. "Acabei por ser atendido na rua. Ele foi lá dentro com o cheque e entregou-me, cá fora, o dinheiro", explica o empresário, que nunca tinha sido confrontado com semelhante atitude. "Isto nunca me tinha acontecido. Nem nunca pensei que fosse possível. Andamos a trabalhar e a pagar impostos para sermos tratados desta forma", frisa.
    Paulo Ribeiro avançou com uma queixa na GNR e fez uma exposição dos factos ao Banco de Portugal. "É preciso denunciar estes procedimentos. Não quero que aconteça a outro cidadão qualquer, independentemente de raça ou estrato social", alerta.
    A GNR de Braga confirma a queixa e o Santander Totta o caso. "De imediato, abriu-se um procedimento interno para apurar os factos que efetivamente ocorreram, processo esse que continua em curso", explica Cristina Dias Neves, da comunicação do Santander Totta.

    #2
    Ufa, finalmente mais um escãndalo, já estava a sentir falta de indignar-me...

    Comentário


      #3
      De fato e gravata também não exageremos, mas acho que um minimo de apresentação é preciso para se frequentarem locais publicos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por bugatti Ver Post
        De fato e gravata também não exageremos, mas acho que um minimo de apresentação é preciso para se frequentarem locais publicos.
        Não concordo. Aquilo é um banco, não uma passagem de modelos.
        Desde que a pessoa esteja dentro dos padrões aceitaveis de higiene, pode ir vestida como quiser.

        Comentário


          #5
          Se de facto a pessoa não se apresentava em condições deploráveis, então o responsável pela recusa no atendimento devia ser despedido.
          Não estou a ver outra consequencia possivel.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bugatti Ver Post
            De fato e gravata também não exageremos, mas acho que um minimo de apresentação é preciso para se frequentarem locais publicos.
            Se ele fosse lá depositar 169.000,00€, a ver se não o recebiam, até bebia champanhe.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
              Se ele fosse lá depositar 169.000,00€, a ver se não o recebiam, até bebia champanhe.
              Para ir depositar esses valores duvido que fosse todo roto e a cheirar mal.

              Comentário


                #8
                Já há página no Facebook??

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bugatti Ver Post
                  Para ir depositar esses valores duvido que fosse todo roto e a cheirar mal.
                  Não é normal, mas que acontece, acontece...

                  Comentário


                    #10
                    Mas e qual é o problema de ir todo roto e a cheirar mal??? Alguém que é dono de uma sucata não pode com a roupa de trabalho ir ao banco levantar o que é dele?? Tem que ir a casa tomar banhinho e pôr perfuminho?? Mas estamos onde?? Todas as profissões têm dignidade, e muita gente infelizmente no seu dia a dia não pode andar aprumadinha... Chiça se calhar o gajo já meteu a dita cuja em coisas bem mais porcas que esse sucateiro e ainda deve ter pago pra isso!!! Haja consciência!! Gostei da parte em que diz que achava que era um Romeno... Esse devia de imigrar pra sentir o que é descriminação na própria pele!!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                      Não concordo. Aquilo é um banco, não uma passagem de modelos.
                      Desde que a pessoa esteja dentro dos padrões aceitaveis de higiene, pode ir vestida como quiser.
                      Na noticia fala de tomar banho e mudar de roupa. Também não acredito muito no mal vestido, o que é mal vestido? calças amarelas com quadrados castanhos fecho verde e uma camisa vermelha? por mim tudo bem desde que ande limpinho.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bugatti Ver Post
                        Para ir depositar esses valores duvido que fosse todo roto e a cheirar mal.
                        É coisa que acontece muitas vezes... e o tratamento é bem diferente.

                        E pelo que se vê no video não o vi mal vestido, pareceu-me normal.

                        Comentário


                          #13
                          Levantava o meu dinheiro todo desse banco na hora!

                          Quantas vezes vou eu à primeira hora da manhã ao banco, que fica praticamente ao fundo da rua, de fato de treino e ainda com ramelas nos olhos...

                          Tudo bem que já me conhecem mas também nunca me trataram pior por isso.

                          São os preconceitos enraizados... se um tipo não vai de fato e gravata ao banco é porque é um teso qualquer...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bugatti Ver Post
                            Para ir depositar esses valores duvido que fosse todo roto e a cheirar mal.

                            Os bancos sempre foram assim, não é nenhuma novidade. Podes ser um teso de primeira linha sem um tostão na carteira, mas se fores a uma agência de fato e gravada, és tratado como um doutor. Pelo contrário, se fores vestido de forma mais casual a puxar para o "pobre", só levas com desprezo. Eu sei do que falo porque tenho familiares que trabalham na restauração e obviamente é um trabalho onde ao fim de umas horas não estás propriamente impecável e a cheirar a perfume francês, e como tal já relataram várias situações em que foram ignorados ou mal atendidos pelos funcionários dos bancos.
                            O problema é que muitas vezes (e se calhar na maioria dos casos) as pessoas mais bem vestidas são as mais tesas.
                            A propósito, eu sempre conto esta história interessante: O meu pai tem um amigo que é agricultor e proprietário de terrenos, e não sendo nenhum Belmiro de Azevedo, é basicamente um homem rico. O homem anda vestido como um agricultor: não cheira mal, mas parece um operário da construção civil. Um belo dia ele foi comprar um carro de quase 40 mil euros e deu com um vendedor simpático, de "mente aberta", que não o julgou pelas roupas. O resultado foi que vendeu a viatura a pronto pagamento no mesmo dia! Mas eu tenho consciência de que na grande maioria dos stands, esse senhor seria desprezado ou ignorado, exactamente como acontece nos bancos, o que por vezes é um erro enorme.

                            Comentário


                              #15
                              Isto foi muito simples: preconceito e mente tacanha da parte de quem atendeu o senhor. E talvez irónico, pois o cliente até pode estar melhor na vida que o bancário que o atendeu. Aliás, o que não falta aí é malta de fato com dificuldades financeiras, infelizmente. Mais a mais, um fato arranja-se por 50 euros. E a parte em que o tomam por romeno... como se fosse desculpa, e como se não houvessem romenos mais educados e formados do que esse triste frustrado.

                              Comentário


                                #16
                                Já me aconteceu chegar a uma repartição pública depois das aulas com as mãos com tinta de esmalte seca difícil de tirar, e ter tido um certo tratamento até de repente passar a ser tratado por dr. e ter direito a todas as amabilidades que fiz logo questão de cortar e ir-me embora.
                                Porra, eu era a mesma pessoa antes e depois de verem o meu processo! Será que basta um mísero título para me distinguir!?

                                Infelizmente as pessoas continuam a medir os seus semelhantes pela sua aparência ou pelos títulos que envergam.
                                Eu, “Blade”, mereço o mesmo tipo de tratamento e consideração tenha um diploma ou não, venha mais mal vestido do trabalho ou de fato e gravata.

                                Desde que eu esteja a cumprir os preceitos mínimos estipulados pela ética e pela lei, ao funcionário só lhe compete fazer o seu serviço respeitando o seu semelhante, aparente eu ser rico ou pobre, desta ou daquela etnia ou raça. Não lhe pagam para ajuizar as pessoas, mas para as atender. Não entende, rua, dá lugar a outro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já agora, fica um conselho:
                                  Se vires um tipo de fato e gravata, tem cuidado, porque mais depressa és enganado por ele do que por outro vestido de forma mais informal.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                    Já agora, fica um conselho:
                                    Se vires um tipo de fato e gravata, tem cuidado, porque mais depressa és enganado por ele do que por outro vestido de forma mais informal.
                                    Estava para dizer isto!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                      Porra, eu era a mesma pessoa antes e depois de verem o meu processo! Será que basta um mísero título para me distinguir!?

                                      Infelizmente as pessoas continuam a medir os seus semelhantes pela sua aparência ou pelos títulos que envergam.

                                      É por esta razão que eu nunca aceito ser chamado "Engº" fora do meu trabalho. E mesmo no trabalho, só se for mesmo indispensável. Já por várias vezes ligaram-me a dizer Sr. Engº tal, fala do banco X, e eu digo sempre para tratarem-me pelo nome. Se há coisa que eu detesto são estas formalidades e "endeusamentos" (se é que esta palavra existe)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Então mas vocês passam da discriminação para quem está menos bem vestido, para discriminarem/inferiorizarem/especularem para com quem anda de fato e gravata que até já é menos honesto que os outros!

                                        Este paleio populista...

                                        Já agora eu costumo andar de fato, gravata e um sobretudo - se passarem por mim na rua tenham medo... muito medo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                          Já me aconteceu chegar a uma repartição pública depois das aulas com as mãos com tinta de esmalte seca difícil de tirar, e ter tido um certo tratamento até de repente passar a ser tratado por dr. e ter direito a todas as amabilidades que fiz logo questão de cortar e ir-me embora.
                                          Porra, eu era a mesma pessoa antes e depois de verem o meu processo! Será que basta um mísero título para me distinguir!?

                                          Infelizmente as pessoas continuam a medir os seus semelhantes pela sua aparência ou pelos títulos que envergam.
                                          Eu, “Blade”, mereço o mesmo tipo de tratamento e consideração tenha um diploma ou não, venha mais mal vestido do trabalho ou de fato e gravata.

                                          Desde que eu esteja a cumprir os preceitos mínimos estipulados pela ética e pela lei, ao funcionário só lhe compete fazer o seu serviço respeitando o seu semelhante, aparente eu ser rico ou pobre, desta ou daquela etnia ou raça. Não lhe pagam para ajuizar as pessoas, mas para as atender. Não entende, rua, dá lugar a outro.
                                          Isso acontece em muito sitio, infelizmente..

                                          Já me aconteceu em alguns sitios.. A ultima que me lembro foi ir a um restaurante um tanto ou quanto caro e ser atendido com alguma indiferencia e a ter direito a ser olhado de lado por ir de t-shirt, jeans banais e uns ténis.
                                          Uns dias depois fui de sapato, calça e blazer e o mesmo empregado, que se lembrou de mim, só me faltava dar a comida à boca.

                                          É uma atitude que está muito cravada.. continua-se a achar que por andar vestido de forma "banal" e pouco arranjada é sinónimo de ser pobre ou de não merecer o mesmo tratamento que todos os outros.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                                            Banco só atendeu na rua cliente "mal vestido" - JN

                                            ...

                                            Paulo Ribeiro, dono de uma sucata, nem queria acreditar quando o gerente da unidade bancária lhe disse que não podia levantar um cheque no interior da dependência.

                                            ...

                                            Ato contínuo, decidiu chamar as autoridades. A GNR foi ao local e tentou identificar o gerente do banco mas, segundo Paulo Ribeiro, sem êxito. "Disse que não se identificava e que se as autoridades quisessem identificar alguém que identificassem o banco".


                                            A situação é perceptível no vídeo a que o JN teve acesso e onde se vê o gerente do banco entregar o valor do cheque em numerário a Paulo Ribeiro. "Acabei por ser atendido na rua. Ele foi lá dentro com o cheque e entregou-me, cá fora, o dinheiro", explica o empresário, que nunca tinha sido confrontado com semelhante atitude. "Isto nunca me tinha acontecido. Nem nunca pensei que fosse possível. Andamos a trabalhar e a pagar impostos para sermos tratados desta forma", frisa.
                                            ...
                                            Confirmando-se estes dois factos, já nem vou pelos comentários supostamente sobre a higiente ou etnia do cliente, duvido que não dê direito a despedimento.
                                            Atender e entregar numerário a um cliente na rua? Recusar o Livro de Reclamações e identificar-se junto da GNR?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                              É por esta razão que eu nunca aceito ser chamado "Engº" fora do meu trabalho. E mesmo no trabalho, só se for mesmo indispensável. Já por várias vezes ligaram-me a dizer Sr. Engº tal, fala do banco X, e eu digo sempre para tratarem-me pelo nome. Se há coisa que eu detesto são estas formalidades e "endeusamentos" (se é que esta palavra existe)
                                              É o país que temos.

                                              Ainda há 15 dias necessitei de falar com o presidente da Junta da minha terra. Depois de muitos telefonemas e pedidos de audiência, sempre negados, bastou-me voltar a ligar e apresentar-me como Doutor, para as Funcionárias da Junta até o telemóvel pessoal do homem me darem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                                                Então mas vocês passam da discriminação para quem está menos bem vestido, para discriminarem/inferiorizarem/especularem para com quem anda de fato e gravata que até já é menos honesto que os outros!

                                                Este paleio populista...

                                                Já agora eu costumo andar de fato, gravata e um sobretudo - se passarem por mim na rua tenham medo... muito medo...

                                                Foi um comentário com tom de humor, aludindo aos nossos políticos... malta de gravata que rouba e tal...

                                                Não te sintas melindrado, eu próprio também já tive que andar diariamente de fato e gravata

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Apagar
                                                  Editado pela última vez por PeugeotSales; 20 December 2012, 11:00.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                                                    Foi um comentário com tom de humor, aludindo aos nossos políticos... malta de gravata que rouba e tal...

                                                    Não te sintas melindrado, eu próprio também já tive que andar diariamente de fato e gravata
                                                    Nada meu caro

                                                    Só acho sempre um pouco de piada à dualidade de critérios em alguns assuntos. É engraçado ver que o nosso povo é bastante populista e pró-proletariado com o coração e se calhar fazia falta um pouco mais com a razão. Mas isso é bla blá para outro tópico e oportunidade.

                                                    Mas temos que concordar que é sempre um pouco naïf menosprezar a nossa aparência. Não é algo novo, nem sinónimo de falta de cultura. Uma excelente apresentação normalmente dá outra impressão sobre a nossa pessoa, imagem essa que queremos transmitir ou pelo menos eu quero.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                      Confirmando-se estes dois factos, já nem vou pelos comentários supostamente sobre a higiente ou etnia do cliente, duvido que não dê direito a despedimento.
                                                      Atender e entregar numerário a um cliente na rua? Recusar o Livro de Reclamações e identificar-se junto da GNR?
                                                      Deve ter violado uma boa duzia de regras de segurança

                                                      O local onde sinto diferenças no tratamento é na banca do Barclaycard. Se for de calças de ganga e /ou mochila às costas não me abordam. Se for de fato ou roupa da GG/Mr. Blue já vêm ter comigo. P**ra eu sou a mesma pessoa!!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                        Já agora, fica um conselho:
                                                        Se vires um tipo de fato e gravata, tem cuidado, porque mais depressa és enganado por ele do que por outro vestido de forma mais informal.
                                                        Já estava a demorar passarem para o outro extremo...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                                                          Então mas vocês passam da discriminação para quem está menos bem vestido, para discriminarem/inferiorizarem/especularem para com quem anda de fato e gravata que até já é menos honesto que os outros!

                                                          Este paleio populista...

                                                          Já agora eu costumo andar de fato, gravata e um sobretudo - se passarem por mim na rua tenham medo... muito medo...
                                                          É isso mesmo. Se contestam que uma roupa casual seja vista como identificador de baixo estatuto sócio-económico, então também devem rejeitar que um engravatado seja identificador de pretensiosimo falso. Os pré-conceitos existem e têm uma função social. Servem p/ nos dar enquadramento e para formatar o nosso comportamento perante as situações da vida. Às vezes enganam-se completamente, é certo, especialmente hoje em dia em que a regra é não haver regras, sobretudo a nível da indumentária. Mas em situações limite eles vêm sempre ao de cima. Digam lá se num beco escuro se cruzassem com um engravatado ou com um fulano sujo e a tresandar, de qual teriam mais desconfiança.

                                                          Depois há outra coisa com a qual convivo muito mal, que é a falsa modéstia. Quem diz que faz questão de não ser tratado por dr. ou eng. não poucas vezes di-lo precisamente para anunciar que é dr. ou eng., e com isso está, consciente ou inconscientemente, a sublinhar a sua diferença socio-cultural face aos demais.

                                                          No caso em concreto, e a não ser que o funcionário do banco seja um perfeito anormal, tenho dúvidas que o caso se tenha passado simplesmente assim. O funcionário tem o dever de atender o seu Cliente o melhor possível, mas também tem o dever de assegurar que os restantes clientes e os colegas não sejam importunados por aquele Cliente em particular. Imaginemos por mera hipótese que o homem vinha sujo e a tresandar a ponto de criar mau ambiente na agência. Não são situações fáceis de gerir.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se fosse como um gajo que estava ontem no metro ao pé de mim a cheirar a urina num raio de 5 metros até acho muito bem...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X