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Vítima de acidente reclama indemnização de 883 mil euros

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    Sociedade Vítima de acidente reclama indemnização de 883 mil euros

    Vítima de acidente reclama indemnização de 883 mil euros - Última Hora - Correio da Manhã

    O que acham disto? O airbag teria feito a diferença?
    Há aqui alguem que tenha sido salvo por este sistema? Concretamente se ja replicaram o que acontece nos crash-tests em que o dummy é amparado pela almofada.

    #2
    Acho que tem todo o direito. Teve um acidente grave que podia ter sido minimizado por um sistema de segurança, presente, que não funcionou.

    Comentário


      #3
      Se a moda pega é que vai ser... Conheço uns quantos casos de embates a velocidades consideráveis em que os Airbags não abriram. E, sendo a VW/SIVA condenadas, vai criar um precedente que pode dar pano para mangas. A tecnologia presente nos carros de hoje é "muita" gira e engraçada, mas só enquanto funciona...

      Comentário


        #4
        A viatura foi adquirida um mês antes e terá que se provar que a luz de avaria nao estava ligada.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
          Se a moda pega é que vai ser... Conheço uns quantos casos de embates a velocidades consideráveis em que os Airbags não abriram.
          Neste caso foi contra um camiao e o aibag passageiro funcionou.

          Comentário


            #6
            Para bater com a cabeça de forma violentíssima no volante, será que os pré-tensores também não funcionaram?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
              A viatura foi adquirida um mês antes e terá que se provar que a luz de avaria nao estava ligada.
              se estava e ela nada fez, temos muita pena, leva só um darwin award

              Comentário


                #8
                Eu percebo a ideia do pedido, contudo, a VW não tem culpa do acidente e se o carro não tivesse airbag, o acidente teria acontecido na mesma...

                Isto é, não vejo relação directa entre o acidente e o airbag.

                Ainda se fosse um falha de travões...

                Mas admito várias interpretações.
                O Juiz que decida.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                  Eu percebo a ideia do pedido, contudo, a VW não tem culpa do acidente e se o carro não tivesse airbag, o acidente teria acontecido na mesma...

                  Isto é, não vejo relação directa entre o acidente e o airbag.

                  Ainda se fosse um falha de travões...

                  Mas admito várias interpretações.
                  O Juiz que decida.
                  Se o airbag tivesse funcionado os danos não seriam muito menores?

                  A mulher ficou cega e com os ossos da face partidos!

                  Comentário


                    #10
                    mas quando a senhora comprou o carro este vinha com airbags. E se o airbag funcionasse a senhora até poderia não ter ficado cega e partir os ossos da face. Agora tudo depende do juiz....

                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Eu percebo a ideia do pedido, contudo, a VW não tem culpa do acidente e se o carro não tivesse airbag, o acidente teria acontecido na mesma...

                    Isto é, não vejo relação directa entre o acidente e o airbag.

                    Ainda se fosse um falha de travões...

                    Mas admito várias interpretações.
                    O Juiz que decida.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                      Se o airbag tivesse funcionado os danos não seriam muito menores?

                      A mulher ficou cega e com os ossos da face partidos!

                      Possivelmente. Mas o ponto que quis focar é que um acidente pode ser provocado por várias causas mas nunca porque um airbag não abriu.

                      Não digo que a VW não esteja isenta de responsabilidade mas qualquer perito em fabricação de automóveis ( que pode testemunhar) sabe que é impossível fabricar módulos de airbag 100% fiáveis. Há sempre um % de módulos não funcionais por mais ínfima que seja.

                      Trate-se dum sistema complexo, com sensores, cablagens, tecido cosido à mão em máquina de costura etc que pode falhar.

                      Nestes casos, são as seguradoras que devem ser accionadas e espremidas.

                      Se estivesse no lugar dela, tentaria exactamente o mesmo mas isso não me impede de tentar fazer uma análise imparcial.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Possivelmente. Mas o ponto que quis focar é que um acidente pode ser provocado por várias causas mas nunca porque um airbag não abriu.

                        (...)
                        Claro que o acidente não foi provocado pelo airbag que não abriu, mas se calhar a mulher pagou mais pelo carro para ter esse airbag que, num acidente, pode ajudar a diminuir os danos no condutor. Se o sistema falhou num carro com um mês, acho muito bem que seja averiguado o que aconteceu a ver se há lugar a indemnização.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          Possivelmente. Mas o ponto que quis focar é que um acidente pode ser provocado por várias causas mas nunca porque um airbag não abriu.

                          Não digo que a VW não esteja isenta de responsabilidade mas qualquer perito em fabricação de automóveis ( que pode testemunhar) sabe que é impossível fabricar módulos de airbag 100% fiáveis. Há sempre um % de módulos não funcionais por mais ínfima que seja.

                          Trate-se dum sistema complexo, com sensores, cablagens, tecido cosido à mão em máquina de costura etc que pode falhar.

                          Nestes casos, são as seguradoras que devem ser accionadas e espremidas.

                          Se estivesse no lugar dela, tentaria exactamente o mesmo mas isso não me impede de tentar fazer uma análise imparcial.
                          Se o equipamento está lá e está dentro do prazo de validade é para funcionar, se não funciona o fabricante tem de ser responsabilizado! Mais imparcial do que isto não podia ser.

                          Se não isso que está a bold era desculpa para tudo! Qualquer peça pode vir com defeito mas caso esteja dentro do prazo de garantia ou de validade no caso dos airbags o fabricante tem de se responsabilizar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                            A viatura foi adquirida um mês antes e terá que se provar que a luz de avaria nao estava ligada.
                            E provar a que velocidade do embate... neste caso não bastam testemunhas, deve ser preciso provas reais de que ia a mais de X km/h.

                            Parece-me complicado mas...

                            Já vi que o outro AIRBAG abriu, como tal acho que tem grandes hipoteses de ganhar o processo.
                            Editado pela última vez por Scutar; 20 December 2012, 16:19.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Eu percebo a ideia do pedido, contudo, a VW não tem culpa do acidente e se o carro não tivesse airbag, o acidente teria acontecido na mesma...

                              Isto é, não vejo relação directa entre o acidente e o airbag.

                              Ainda se fosse um falha de travões...

                              Mas admito várias interpretações.
                              O Juiz que decida.

                              Mas a verdade é que ela optou por um veículo com airbag, que constitui um elemento de segurança passiva. Ou seja está lá tem de cumprir a sua função, salvo os casos de capotamento. Uma das razões pelas quais optei pelo A1 foi por ter 5 estrelas euroncap e 6 airbags de origem contra os 4 do restante segmento B. Espero não os experimentar mas se eles estão lá é para cumprir a sua função.
                              Se neste caso o airbag não disparou e a senhora enfiou a face no volante, então está mais que provado que a culpa é da empresa que lhe vendeu um veículo com defeito. Ela tem culpa do acidente, mas não tem culpa do funcionamento defeituoso do airbag que lhe podia ter salvo muita coisa.
                              Editado pela última vez por TommyPT; 20 December 2012, 16:31.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                Mas a verdade é que ela optou por um veículo com airbag, que constitui um elemento de segurança activa. Ou seja está lá tem de cumprir a sua função, salvo os casos de capotamento. Uma das razões pelas quais optei pelo A1 foi por ter 5 estrelas euroncap e 6 airbags de origem contra os 4 do restante segmento B. Espero não os experimentar mas se eles estão lá é para cumprir a sua função.
                                Se neste caso o airbag não disparou e a senhora enfiou a face no volante, então está mais que provado que a culpa é da empresa que lhe vendeu um veículo com defeito. Ela tem culpa do acidente, mas não tem culpa do funcionamento defeituoso do airbag que lhe podia ter salvo muita coisa.
                                Passiva.

                                Quanto ao caso, está no seu direito. Cabe aos tribunais decidir. A segurança activa e passiva é amplamente publicitada como um argumento comercial (e levam a vendas), logo os fabricantes têm que responder por ela.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                  Se o equipamento está lá e está dentro do prazo de validade é para funcionar, se não funciona o fabricante tem de ser responsabilizado! Mais imparcial do que isto não podia ser.

                                  Se não isso que está a bold era desculpa para tudo! Qualquer peça pode vir com defeito mas caso esteja dentro do prazo de garantia ou de validade no caso dos airbags o fabricante tem de se responsabilizar.

                                  Vamos supor que alguém tem um carro há 1 mês e um familiar desta pessoa tem um AVC.
                                  Esse alguém vai pegar no carro e o mesmo não pega fazendo com que tenha de esperar pela ambulância mais próximo que está a 60km de distância.

                                  O doente sofre sequelas que a deixam incapacitada.

                                  Pode o dono do carro processar a marca do carro? Claro que pode.

                                  O fabricante do carro tem a mesma culpa: vendeu um carro que , por funcionar mal, provocou danos a alguém.

                                  Rebenta um pneu dum carro novo: mesma história. Culpa da marca? Do stand, do fabricante do pneu, do fabricante do arame do pneu, da borracha?

                                  Mas quem deverá decidir é o Juiz. Nós apenas podemos comentar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                    Passiva.

                                    Quanto ao caso, está no seu direito. Cabe aos tribunais decidir. A segurança activa e passiva é amplamente publicitada como um argumento comercial (e levam a vendas), logo os fabricantes têm que responder por ela.
                                    Foi my bad. Estava com o pensamento no que o outro disse da falta de travões. Já corrigi obrigado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                      (...)

                                      Rebenta um pneu dum carro novo: mesma história. Culpa da marca? Do stand, do fabricante do pneu, do fabricante do arame do pneu, da borracha?

                                      Mas quem deverá decidir é o Juiz. Nós apenas podemos comentar.
                                      Não houve recentemente nos EUA casos destes? De um veículo que vinha equipado com um determinado pneu que rebentava em andamento?

                                      O comprador tem de processar quem vendeu. Quem vendeu depois tem de se acertar com os seus fornecedores e por aí adiante...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Parece-me que a acção faz todo o sentido.

                                        O que vai ser discutido não é a responsabilidade no sinistro, isso parece clara ser da senhora, mas o agravar dos danos do mesmo, pela falta de um elemento que deveria ter actuado.

                                        Haverá alguma dúvida em distinguir que danos seria expectáveis neste tipo de colisão e os que foram potenciados pela ausência de Airbag.

                                        Dependerá dos elementos e provas periciais mas diria que terá probabilidade de sucesso.
                                        Editado pela última vez por Valium; 20 December 2012, 16:42.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Devia ser indeminizada, mas nunca na porporção que pede... devia-se fazer uma estimativa da indemização dos dados totais e depois atribuia-se uma cota parte de culpa tanto à condutora como a VW, se ela fosse a pendura, tanto teria de receber indeminização do condutor como da VW, como é a condutora só teria de receber a parte da VW. Além do mais, se visse a tipa que provocou o acidente receber 883 mil euros, o do camião ia logo a seguir pedir um indemização por danos psicologicos do acidente e pelos transtornos causados.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pmontas Ver Post
                                            ...
                                            Além do mais, se visse a tipa que provocou o acidente receber 883 mil euros, o do camião ia logo a seguir pedir um indemização por danos psicologicos do acidente e pelos transtornos causados.
                                            Provavelmente recebeu do Segurador da senhora do VW.

                                            São situações distintas. Alias a VW não deve ser chamada a pagar os danos materiais (carro). Apenas o dano corporal, a nível de face e perda de visão ou o que venha a ser apurado que terá sido causado pelo embate no volante.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quando eu falei em danos totais, estava-me a referir a corporal... e ai a culpa tb deve ser partilhada... não foi a vw que escolheu a velocidade do carro, não foi a vw que escolheu a manobra efectuada... a culpa mesmo pelo dado corporal deve ser partilhada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pmontas Ver Post
                                                Devia ser indeminizada, mas nunca na porporção que pede... devia-se fazer uma estimativa da indemização dos dados totais e depois atribuia-se uma cota parte de culpa tanto à condutora como a VW, se ela fosse a pendura, tanto teria de receber indeminização do condutor como da VW, como é a condutora só teria de receber a parte da VW. Além do mais, se visse a tipa que provocou o acidente receber 883 mil euros, o do camião ia logo a seguir pedir um indemização por danos psicologicos do acidente e pelos transtornos causados.
                                                Estes valores são sempre muito difíceis de apurar, pois são para compensar a perda de algo que não tem preço. Tu vendias a tua visão, ou 97% da mesma, por 883.000 euros?

                                                Eu não.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post

                                                  Há aqui alguem que tenha sido salvo por este sistema? Concretamente se ja replicaram o que acontece nos crash-tests em que o dummy é amparado pela almofada.
                                                  à uns anos tive um acidente em que bati lateralmente contra uma arvore, mesmo no local do banco do condutor, parti 6 costelas do lado esquerdo, não sei como ficaria sem os arbags laterais mas acredito que em muito pior estado..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pmontas Ver Post
                                                    Quando eu falei em danos totais, estava-me a referir a corporal... e ai a culpa tb deve ser partilhada... não foi a vw que escolheu a velocidade do carro, não foi a vw que escolheu a manobra efectuada... a culpa mesmo pelo dado corporal deve ser partilhada.
                                                    Eu li a notícia na diagonal não sei se referem outros danos corporais.
                                                    Possivelmente terão existido face à gravidade do embate e contra um pesado.

                                                    O ideal era tentar distinguir os resultantes do acidente de viação e, aqueles que serão da falta do airbag. Possivelmente não perderia a visão nem facturava os ossos.

                                                    O calculo será relacionado com a idade, esperança de vida, vencimento, situação económica da altura, incapacidade resultante (do dano do airbag), etc.
                                                    Não me parece um valor irreal.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                      Possivelmente. Mas o ponto que quis focar é que um acidente pode ser provocado por várias causas mas nunca porque um airbag não abriu.

                                                      Não digo que a VW não esteja isenta de responsabilidade mas qualquer perito em fabricação de automóveis ( que pode testemunhar) sabe que é impossível fabricar módulos de airbag 100% fiáveis. Há sempre um % de módulos não funcionais por mais ínfima que seja.

                                                      Trate-se dum sistema complexo, com sensores, cablagens, tecido cosido à mão em máquina de costura etc que pode falhar.

                                                      Nestes casos, são as seguradoras que devem ser accionadas e espremidas.

                                                      Se estivesse no lugar dela, tentaria exactamente o mesmo mas isso não me impede de tentar fazer uma análise imparcial.
                                                      mas o que é que interessa a causa do acidente? o airbag está lá para abrir em caso de acidente independentemente da sua causa, é essa a única função dele.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                                                        Para bater com a cabeça de forma violentíssima no volante, será que os pré-tensores também não funcionaram?
                                                        Sendo mulher devia conduzir em cima do volante.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Até diria que é um valor reduzido. Pela noticia não fiquei 100% segura se tinha 35 anos aquando do acidente ou se tem 35 anos agora.

                                                          Tendo 35 anos na altura do acidente e mesmo que ganhasse o salário minimo ia trabalhar ainda mais 30 anos.

                                                          30 anos * 14.000€ = 420.000€.

                                                          Agora calcular a inflacção, a indminização pela deficiencia e perca de qualidade de vida daria muito mais que os 800.000€




                                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                          Eu li a notícia na diagonal não sei se referem outros danos corporais.
                                                          Possivelmente terão existido face à gravidade do embate e contra um pesado.

                                                          O ideal era tentar distinguir os resultantes do acidente de viação e, aqueles que serão da falta do airbag. Possivelmente não perderia a visão nem facturava os ossos.

                                                          O calculo será relacionado com a idade, esperança de vida, vencimento, situação económica da altura, incapacidade resultante (do dano do airbag), etc.
                                                          Não me parece um valor irreal.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            nunca se vai saber se iria minimizar ou não,mas se o sistema falhou tem todo o direito de pedir seja o que for.

                                                            Comentário

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