Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carta de pesados 18 anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carta de pesados 18 anos

    Boa noite companheiros gostava de tirara categoria C+E . Tenho 19 anos, fui ao site do imtt e ao que parece já é possivel :

    Automóveis Pesados de Mercadorias com e sem Reboque

    Onde posso recorrer ao certificado ?

    #2
    A idade necessária para obtenção deste título é 21 anos ou 18 anos desde que, neste caso, possua certificado de aptidão profissional comprovativo da frequência, com aproveitamento, de um curso de formação de condutores de transportes rodoviários de mercadorias efectuado (a regulamentar).

    Os cursos ainda não existem...

    Comentário


      #3
      Eu creio que existem, isto é, a Carris por exemplo pode dar formação a um funcionário e transformá-lo em condutor de categoria D, mesmo que tenha apenas 18 anos....pelo menos eu pensei que sim.....tinha ideia de ter visto isso em algum lado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        Eu creio que existem, isto é, a Carris por exemplo pode dar formação a um funcionário e transformá-lo em condutor de categoria D, mesmo que tenha apenas 18 anos....pelo menos eu pensei que sim.....tinha ideia de ter visto isso em algum lado.
        Penso que seja apenas para condução interna, e não é só com a Carris, repito, penso.
        É como as cartas nas Forças Armadas, pode-se tirar antes do tempo, mas só se pode conduzir com os carros/camiões o que seja, das Forças, mesmo por exemplo sair dos quarteis com os camiões, mas não se pode conduzir um camião cá fora até atingir a idade certa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
          ...
          É como as cartas nas Forças Armadas, pode-se tirar antes do tempo, mas só se pode conduzir com os carros/camiões o que seja, das Forças, mesmo por exemplo sair dos quarteis com os camiões, mas não se pode conduzir um camião cá fora até atingir a idade certa.
          Sim, eu tirei carta pesados "C" quando cumpri o SMO, a carta militar só permitia conduzir viaturas militares, mesmo não tendo os 21.
          Quando fiz os 21, averbei a mesma na carta civil.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver Post
            Boa noite companheiros gostava de tirara categoria C+E . Tenho 19 anos, fui ao site do imtt e ao que parece já é possivel :

            Automóveis Pesados de Mercadorias com e sem Reboque

            Onde posso recorrer ao certificado ?
            Informa-te numa escola de condução, eu tirei o meu de 35 horas numa escola de condução.

            O teu salvo erro é de 175 horas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Eu creio que existem, isto é, a Carris por exemplo pode dar formação a um funcionário e transformá-lo em condutor de categoria D, mesmo que tenha apenas 18 anos....pelo menos eu pensei que sim.....tinha ideia de ter visto isso em algum lado.
              Não percebo ao que te referes... mas antes (salvo erro) só se podia tirar a carta de passageiros aos 25, mas agora tirando o certificado (CAM) podes tirar aos 21.

              A de mercadorias é que é aos 18 com certificado.

              Agora não basta ter a carta, tem que se ter o CAM respectivo.

              Existe 1 para mercadorias e outro para passageiros, ou seja, se quiseres poder conduzir os dois, além das cartas, tens que ter os certificados.

              Comentário


                #8
                obrigado pelas resposta, amanha já vou a várias escolas perguntar

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                  Informa-te numa escola de condução, eu tirei o meu de 35 horas numa escola de condução.

                  O teu salvo erro é de 175 horas.
                  Errei nas horas, fui consultar e existem 3 formações.

                  Existe a Qualificação Inicial que é dividido em dois tipos de formação, a Comum de 280 horas (18 anos), Acelerada de 140 Horas (18/21 anos) e eu tirei a Continua de 35 Horas ( Para motoristas no activo).

                  Qualquer coisa passa por este tópico.

                  http://forum.autohoje.com/veiculos-c...esados-10.html

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                    Sim, eu tirei carta pesados "C" quando cumpri o SMO, a carta militar só permitia conduzir viaturas militares, mesmo não tendo os 21.
                    Quando fiz os 21, averbei a mesma na carta civil.
                    Pronto, nada como explicar por quem passou por lá, era mesmo o que eu queria dizer, faltaram-me foi os termos
                    Agora penso que algumas companhias de transporte tipo Carris, e os TCB(aqui da zona) possam fazer o mesmo, darem formação interna para "cartas" internas, mas depois devido a não haver formação especializada, apenas serve para as carreiras urbanas/suburbanas que são "transportes rápidos".
                    Enquanto que aquelas Longas/Rápidas aí já é preciso carta.
                    Este é o meu raciocínio, pode estar errado, se sim, corrijam-me sff

                    Comentário


                      #11
                      Pessoal, tenho 19 anos e carta A e B, que carta devo tirar para poder conduzir um tractor agricola com reboque? Tenho de esperar até aos 21 anos e depois tirar a C+E?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por oamis1 Ver Post
                        Pessoal, tenho 19 anos e carta A e B, que carta devo tirar para poder conduzir um tractor agricola com reboque? Tenho de esperar até aos 21 anos e depois tirar a C+E?
                        Salvo erro e se o código (que ainda tenho na cabeça algum) não me atraiçoa, podes tirar a E (isolada). A categoria B já te permite conduzir veículos agrícolas (apenas com equipamento montados [pás, lanças, etc..] até 6000kg). Se tirares a E podes passar a conduzir com o atrelado mas a soma dos dois não pode ultrapassar os 6000kg.

                        Comentário


                          #13
                          Mas se o conjunto passar os 6000 kg, carregado, entao só ao 21?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por oamis1 Ver Post
                            Mas se o conjunto passar os 6000 kg, carregado, entao só ao 21?
                            No caso B+E poderás andar com ele carregado. Não pode é o conjunto ter mais que as 6 toneladas. Se ultrapassar os 6000kg só mesmo com a Categoria C. No entanto, passa por uma escola de condução e fala com o instrutor. Já fiz o código há cerca de 3 anos, pode ter mudado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                              A idade necessária para obtenção deste título é 21 anos ou 18 anos desde que, neste caso, possua certificado de aptidão profissional comprovativo da frequência, com aproveitamento, de um curso de formação de condutores de transportes rodoviários de mercadorias efectuado (a regulamentar).

                              Os cursos ainda não existem...
                              A formação já existe e já anda a ser fiscalizada.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por oamis1 Ver Post
                                Mas se o conjunto passar os 6000 kg, carregado, entao só ao 21?
                                Se tirares a formação de que se falou podes tirar aos 18, sem formação é só aos 21... mas depois é provável que tenhas que ter a formação na mesma.

                                Uma vez que se trata de tractores agrícolas, o melhor é passares por uma escola, pois pode ser que depois dos 21 não seja preciso o CAM.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu estou a tirar a D, tenho 21 anos, quando terminar esta tenho de fazer o CAM, toda a gente tem de fazer o CAM de categoria C para a frente. Eu terei é que fazer a formação acelerada, vai ser uma chatisse pois aquilo é pós laboral e eu nesse tempo trabalho.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
                                    Eu estou a tirar a D, tenho 21 anos, quando terminar esta tenho de fazer o CAM, toda a gente tem de fazer o CAM de categoria C para a frente. Eu terei é que fazer a formação acelerada, vai ser uma chatisse pois aquilo é pós laboral e eu nesse tempo trabalho.
                                    Fiquei com a ideia de que para se tirar a carta mais cedo (18/C e 21/D) era necessário ter a formação antes de tirar a carta.

                                    Sim é necessário tirar o CAM da C para a frente, mas para conduzir tractores agrícolas com reboque que passem as 6 T pode não ser preciso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu quando vou lá á aldeia tenho andado com o tractor, é raro andar na estrada, mas por duas vezes andei com o reboque, apesar do tractor já ser grande, mas o reboque é "medio" logo penso que o total, mesmo carregado não passe dos 6000kg é á vontade

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por tiagomp Ver Post
                                        Eu estou a tirar a D, tenho 21 anos, quando terminar esta tenho de fazer o CAM, toda a gente tem de fazer o CAM de categoria C para a frente. Eu terei é que fazer a formação acelerada, vai ser uma chatisse pois aquilo é pós laboral e eu nesse tempo trabalho.
                                        Eu tambem fiz isso , tinha 21 anos tirei a Cat D , depois aos 23 tirei o cam formaçao acelarada durante 1 mes , digo te que aquilo é só xaxa e mais xaxa , coisas que convem saber só a gestores e nos temos de saber Como criar uma empresa ?? epah eu nao quero criar nenhuma empresa mas sim conduzir

                                        Mas o grande grande problema é todas as empresas exigirem experiencia , entao e esta malta nova que nao tem experiencia e quer integrar se nas empresas ?? Como irao fazer ??

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
                                          Não percebo ao que te referes... mas antes (salvo erro) só se podia tirar a carta de passageiros aos 25, mas agora tirando o certificado (CAM) podes tirar aos 21.

                                          A de mercadorias é que é aos 18 com certificado.

                                          Agora não basta ter a carta, tem que se ter o CAM respectivo.

                                          Existe 1 para mercadorias e outro para passageiros, ou seja, se quiseres poder conduzir os dois, além das cartas, tens que ter os certificados.
                                          Actualmente é aos 21, essas 2....

                                          E sim na Carris podia-se tirar a carta D, com as condições eventualmente acima referidas, caso estejam correctas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                            Eu quando vou lá á aldeia tenho andado com o tractor, é raro andar na estrada, mas por duas vezes andei com o reboque, apesar do tractor já ser grande, mas o reboque é "medio" logo penso que o total, mesmo carregado não passe dos 6000kg é á vontade
                                            Mas neste caso o trator tem cerca de 2000kg e o peso rebocável é de 5000kg, neste caso, a B+E não serve pois não?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por oamis1 Ver Post
                                              Mas neste caso o trator tem cerca de 2000kg e o peso rebocável é de 5000kg, neste caso, a B+E não serve pois não?
                                              Não. O conjunto apresenta os 7000kg. O máximo legal para a categoria B é 3500kg (ligeiros) e 6000kg (veículos agrícolas). Tirares a cat. E vai somente permitir a condução de atrelados, mas o limite de peso permanece. Com esse peso só mesmo a C

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                Eu tambem fiz isso , tinha 21 anos tirei a Cat D , depois aos 23 tirei o cam formaçao acelarada durante 1 mes , digo te que aquilo é só xaxa e mais xaxa , coisas que convem saber só a gestores e nos temos de saber Como criar uma empresa ?? epah eu nao quero criar nenhuma empresa mas sim conduzir

                                                Mas o grande grande problema é todas as empresas exigirem experiencia , entao e esta malta nova que nao tem experiencia e quer integrar se nas empresas ?? Como irao fazer ??
                                                Pois, mas isso básicamente já é em todos os trabalhos, resta-nos ter sorte, eu gostava muito de conseguir este ano arranjar um trabalho nessa área, sei que não vai ser fácil e tenho um conhecido com isso tudo que não arranja trabalho. Vamos ver daqui para a frente.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X