Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quais os assentos mais seguros num avião?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Quais os assentos mais seguros num avião?

    Quais os assentos mais seguros num avião?

    Os assentos situados junto às saídas de emergência dos aviões são os mais seguros. Esta foi uma das conclusões a que chegou um documentário realizado pelo canal televisivo Discovery. Para realizar a experiência - que apenas a NASA ousou fazer há cerca de 30 anos -, o canal comprou um Boeing 727 já "reformado" e fê-lo cair num deserto mexicano.



    foto Discovery

    Avião partiu na zona frontal

    Quais são os lugares mais seguros num avião? Onde há mais probabilidade de sobreviver, na classe económica ou na "business"? Estas são questões que muitos passageiros já colocaram e para as quais o canal televisivo "Discovery" procurou respostas.

    Para a realização de um documentário sobre as consequências de um acidente aéreo, o "Discovery" decidiu fazer aquilo que apenas a NASA havia feito três décadas atrás: comprar um avião e fazê-lo cair.

    Foi escolhido um "Boeing 727" construído em 1978 e inativo desde 2008. O produtor do projeto, Geoff Deenhan, deu a conhecer os numerosos obstáculos que toda a equipa envolvida (pilotos, bioquímicos e militares) teve de ultrapassar: usar um avião antigo, conduzi-lo através de controlo remoto - como se se tratasse de um brinquedo - as condições atmosféricas do enclave escolhido - um deserto da Baixa Califórnia, entre outras.

    Antes da prova final, foram precisos quatro anos de preparação. Dentro do avião - que a equipa apelidou de "Big flow" - foram instalados diversos instrumentos de análise, vários bonecos que simulavam passageiros (cada um de valor superior a 112 mil euros) e câmaras de filmagens, algumas capazes de captar 275 imagens por segundo.

    O avião dispunha de uma saída traseira, fundamental para que os pilotos pudessem saltar de paraquedas minutos antes de o aparelho se despenhar. A partir do momento em que os pilotos deixassem o comando do avião, este passaria a ser comandado por controlo remoto.

    De igual forma, foi necessário escolher o local e, consequentemente, pedir autorização ao Governo mexicano para a concretização do projeto.

    As conclusões retiradas vieram pôr por terra algumas teorias existentes, até hoje, sobre as viagens de avião. Contra aquilo que se previa, os passageiros da classe turística tiveram mais probabilidades de sobreviver do que os da primeira classe. O produtor do documentário fez saber que há várias formas de um avião cair e que, no caso testado, a parte dianteira foi a mais prejudicada.

    Outra das conclusões revelam que a manobra de aterragem é a mais perigosa e complexa, que os assentos situados junto às saídas de emergência são os mais seguros e que levar sempre o cinto de segurança bem ajustado pode ser um factor de relevo entre a vida e a morte.

    Quais os assentos mais seguros num avião? - JN

    #2
    Já não me lembro quem foi nem com que justificação, mas já me disseram que eram os lugares centrais ao pé das asas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
      Já não me lembro quem foi nem com que justificação, mas já me disseram que eram os lugares centrais ao pé das asas.

      Também ouvi isso. E a justificação é que a estrutura era mais reforçada para suportar as asas.

      Eu como de aviões nada percebo comprei por 0,50€ e vendo-a pelo mesmo preço

      Comentário


        #4
        Ao pé das asas não sei se será bom, pois é lá que se encontram os depósitos de combustível!

        Comentário


          #5
          Basicamente os depósitos de combustívhttp://www.ntsb.gov/investigations/fulltext/AAB0401/image002.jpgel estão na asas, mas também por baixo do avião.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Ao pé das asas não sei se será bom, pois é lá que se encontram os depósitos de combustível!
            Tenho a ideia de que teria a ver com a menor probabilidade de o avião "partir" por aí.

            Comentário


              #7
              Eu sei que o avião é o transporte mais seguro, mas eu gosto é mesmo de estar com os pés assentos na terra.

              Comentário


                #8
                Segundo o NG, as estatísticas apontam para os bancos de trás.

                Significa que os ricos (Executiva, 1ª classe), são os 1os. a ir à vida.

                Para mim, o lugar mais seguro é aquele que a gente acabou de abandonar no aeroporto.

                Comentário


                  #9
                  Tenho ouvido dizer que se morre menos nos lugares de tras.

                  Comentário


                    #10
                    exactamente...no nacional geographic, na serie "MAYDAY", ressalvam sempre a mesma coisa.
                    morre-se menos nos lugares de tras

                    Comentário


                      #11
                      Airplane Crash Statistics
                      Odds of being killed on a single airline flight 1 in 29.4 million
                      Number of fatalities per million flight hours 12.25
                      Survival rate of passengers on a fatal crash 24 %

                      Comentário


                        #12
                        Os tanques são normalmente esvaziados em segundos, em qualquer momento antes do impacto. Quando o piloto se apercebe que tem que fazer aterragem forçada fora da pista é das primeiras coisas que faz. Portanto acho isso mais ou menos insignificante.

                        Outra coisa que varia é o tipo de avião. Apesar de muitas vezes se desligar os motores antes do acidente, em algumas situações estes são necessários à potência máxima para estabilizar o avião imediatamente antes do impacto. O que pode acontecer (como aconteceu por exemplo no acidente do filme "flight" e mais um par deles) é que no impacto o motor fica virado para o chassis e varre um par de filas...

                        Pessoalmente acho que o melhor que o comum dos mortais pode fazer é sentar-se nas filas que ficam do meio para trás (aqui também há que considerar a distância à saída intacta mais próxima), mas acima de tudo adoptar as posições de segurança e se possível cobrir a cabeça, peito e costas com peças de roupa.

                        Outro factor que acredito que altere a taxa de sobrevivência (talvez o mais influente) é a qualidade do piloto. E aí, companhias que mantêm pilotos saídos da força aérea e que participam em festivais aéreos inclusive, como a TAP têm muita vantagem.

                        De qualquer forma a grande maioria dos acidentes de avião deve estar de alguma forma relacionada com uma falha de projecto ou manutenção, e sendo que para voar no espaço aéreo europeu as regras são bem mais apertadas que na maioria dos lugares do planeta, diria que voar em companhias europeias me parece mais seguro que voar naqueles táxis aéreos da Amazónia ou num qualquer Azimov dos anos 60...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                          Os tanques são normalmente esvaziados em segundos, em qualquer momento antes do impacto. Quando o piloto se apercebe que tem que fazer aterragem forçada fora da pista é das primeiras coisas que faz. Portanto acho isso mais ou menos insignificante.


                          Como se pode ver no video o avião na montagem tem 2 pontos junção pelo quando existe um acidente é normal ver essas 3 partes separadas, em relação ao combustível nem todos os aviões têm fuel dump nem nunca ouvi em que em qualquer situação de acidente o piloto se preocupe com isso em vez de tentar salvar as pessoas e aeronave...

                          Em relação à segurança estou como o Carlos esses que estão na saída do aeroporto estão no sitio mais seguro
                          Editado pela última vez por cadillac; 15 January 2013, 11:46.

                          Comentário


                            #14
                            É normal descarregar o combustível, está relacionado com tentar salvar as pessoas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                              É normal descarregar o combustível, está relacionado com tentar salvar as pessoas.
                              Não tenho conhecimento desse tipo de procedimento durante a parte de um voo em que existe grande probabilidade de crash, esse procedimento existe quando por qualquer emergência o avião é divergido para um aeroporto alternante e aí faz se fuel dump ou fuel burn só em caso extremo é que se põe o avião cá em baixo o mais rápido possivel, ou em caso por exemplo de bird strike num take off com o motor que fica em funcionamento fazer-se fuel dump ou em casos em que o avião não tem esse sistema voar até queimar a quantidade de combustivel suficiente para uma aterragem segura em relação à estrutura da aeronave!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                Os tanques são normalmente esvaziados em segundos, em qualquer momento antes do impacto. Quando o piloto se apercebe que tem que fazer aterragem forçada fora da pista é das primeiras coisas que faz. Portanto acho isso mais ou menos insignificante.

                                Outra coisa que varia é o tipo de avião. Apesar de muitas vezes se desligar os motores antes do acidente, em algumas situações estes são necessários à potência máxima para estabilizar o avião imediatamente antes do impacto. O que pode acontecer (como aconteceu por exemplo no acidente do filme "flight" e mais um par deles) é que no impacto o motor fica virado para o chassis e varre um par de filas...
                                Os tanques apenas são esvaziados em situações onde à partida se conhece que há uma dificuldade técnica e que haverá uma aterragem forçada. Na esmagadora maioria dos acidentes, isto não acontece. Além disso, não demora segundos mas sim uns bons largos minutos. Quanto ao tipo de acidentes que referes em que os motores "varrem" filas de passageiros, não tenho conhecimento de um único do género. Lembras-te de algum em concreto? Penso ser uma situação muito muito rara, que eu por acaso nunca vi nenhuma.

                                Quanto à questão original, não há resposta concreta, pois equivale a perguntar qual é o sítio mais seguro para se estar num autocarro. Depende do tipo de impacto. Há diversos acidentes em que a aeronave se separou em 2 ou 3 partes, e as pessoas da frente salvaram-se, enquanto as de trás (e por cima das asas) morreram quase todas. Isto acontece por exemplo em situações em que o avião começa a arder e a fonte de ignição está naturalmente concentrada junto às asas.
                                O que se pode dizer é que estatisticamente, em casos de acidente em aterragem forçada, os lugares mais atrás são os que apresentam maior taxa de sobrevivência. Fora este tipo específico de acidente, não há praticamente diferença entre estas taxas.

                                Comentário


                                  #17
                                  A maior parte dos aviões já não tem Jettisons, portanto, não há cá despejar combustível antes. Além do mais, mesmo num avião com Jettisons, pode não haver tempo para isso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                    Além disso, não demora segundos mas sim uns bons largos minutos.
                                    Exacto dependendo do tipo de voo pode entrar já na casa de uma hora a queimar ou em fuel dump....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                      A maior parte dos aviões já não tem Jettisons, portanto, não há cá despejar combustível antes. Além do mais, mesmo num avião com Jettisons, pode não haver tempo para isso.
                                      Só para exemplo desse sistema, e penso que ainda existem vários modelos com jetisons....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boa informação, obrigado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          A probabilidade de sobreviver é maior na parte de trás da aeronave! O discovery não veio trazer nada de novo pois a NASA já andou a testar isso! Se bem me lembro a probabilidade de sobreviver é na ordem dos 20 a 30% superior na parte de trás da aeronave em relação à frente da aeronave! Por sua vez na zona da asa a probabilidade de sobreviver é 10% superior em relação à frente da aeronave! Eu pessoalmente vou sempre o mais atrás possível e próximo de uma saída de emergência

                                          Comentário


                                            #22
                                            Em queda a partir dos 30 mil pés não há assentos seguros...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Queda só se o avião se partir, de outro modo aquilo plana.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                Queda só se o avião se partir, de outro modo aquilo plana.

                                                Plana mas desce depressa demais

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não sei se fui claro, mas estava a falar apenas de situações de acidente "certo", sem possibilidade de chegar a um aeroporto. Pelo que sei, para o pessoal no cockpit o procedimento para largar combustível é até bastante rápido e simples em muitos aviões, mas não sou nenhum piloto.

                                                  Quanto a acidentes onde os próprios motores causaram mortes lembro-me de ver um num dos programas do Discovery (ou NG, não me recordo) em que o embate com a asa no solo fez com que o motor embatesse (e perfurasse) a zona dos passageiros quando ainda se encontraria em funcionamento. Foi um acidente com sobreviventes, só não encontro qual.

                                                  De qualquer forma, como se diz, quando estacionamos o carro no aeroporto, estatisticamente, a parte mais perigosa da viagem já está feita.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Aquele da Transat que aterrou nas Lajes vinha a planar há muito...mas ninguém consegue explicar muito bem como!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                                                      Aquele da Transat que aterrou nas Lajes vinha a planar há muito...mas ninguém consegue explicar muito bem como!

                                                      No Mayday aparecem lá uns poucos em que eles planaram uma série de tempo e aterraram em segurança, mas eu não gostava de saber como é a sensação.

                                                      Não me faz diferença andar de avião mas quando meto os pés cá fora fico sempre 1kg mais leve

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                                                        Aquele da Transat que aterrou nas Lajes vinha a planar há muito...mas ninguém consegue explicar muito bem como!
                                                        Como assim? Todos os aviões são capazes de planar...

                                                        Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                                                        No Mayday aparecem lá uns poucos em que eles planaram uma série de tempo e aterraram em segurança, mas eu não gostava de saber como é a sensação.

                                                        Não me faz diferença andar de avião mas quando meto os pés cá fora fico sempre 1kg mais leve
                                                        Logo que não se oiça os motores já fico assustado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Como assim? Todos os aviões são capazes de planar...

                                                          Logo que não se oiça os motores já fico assustado.

                                                          Bem podes!


                                                          Mas o ebay talvez estivesse a falar da distância que conseguiu percorrer

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                                            De qualquer forma a grande maioria dos acidentes de avião deve estar de alguma forma relacionada com uma falha de projecto ou manutenção, e sendo que para voar no espaço aéreo europeu as regras são bem mais apertadas que na maioria dos lugares do planeta, diria que voar em companhias europeias me parece mais seguro que voar naqueles táxis aéreos da Amazónia ou num qualquer Azimov dos anos 60...
                                                            Para além do que já disseram em relação ao fuel dump, que demora mesmo muito mais do que uns segundos e que em caso de emergência arrisca-se uma aterragem eventualmente com um peso superior ao MLW do avião, uma outra nota em relação à causa dos acidentes. Actualmente: erro humano. Pode ser da manutenção, do piloto, do controlador aéreo, etc, etc.

                                                            Uma coisa é certa. Qualquer lugar de um avião é muito mais seguro do que o lugar mais seguro de um carro. Como costumo dizer, a parte mais perigosa de uma viagem de avião é entre o aeroporto e a nossa casa. Se for entre o aeroporto de Lisboa e num táxi apanhado à porta das chegadas então...!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X