Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Piloto comercial de aviões

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Piloto comercial de aviões

    Se existem aqui entendidos, sabem com quantas horas de voo é que as empresas aerias se dignam a sequer olhar para o CV?
    O meu irmão quer ser piloto, mas acho um perfeito abuso o preço que as empresas formadoras estão a pedir...

    O problema não é tanto o valor do curso, mas sim o valor das horas de voo que depois são necessarias fazer à parte...

    #2
    Quando era mais novo também andei com essa ideia na cabeça. Não me lembro ao certo quantas horas costumavam pedir mas tenho uma vaga ideia de ser um número que não se atinge com nenhum curso, estilo centenas...

    Por isso mesmo a TAP fartava-se de "papar" ex-pilotos da FA, que após meia dúzia de anos sempre a voar para trás e para a frente tinham praticamente entrada garantida.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post

      Por isso mesmo a TAP fartava-se de "papar" ex-pilotos da FA, que após meia dúzia de anos sempre a voar para trás e para a frente tinham praticamente entrada garantida.
      Assim é facil...

      Ando a tentar demover o miudo...

      Comentário


        #4
        no minimo dos minimos 500
        mas para paises longe, ca não vale a pena

        imagina
        saiem da escola e depois de terem as horas tem que ir para longe, depois daqui a 10 anos voltam e tem muitas horas e tem vantagem sobre quem tira o curso

        nas escolas a saida anda na casa das 200 horas, logo pelo menos 300 horas por fora tem que ser feitas

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ATESTADO Ver Post
          Se existem aqui entendidos, sabem com quantas horas de voo é que as empresas aerias se dignam a sequer olhar para o CV?
          O meu irmão quer ser piloto, mas acho um perfeito abuso o preço que as empresas formadoras estão a pedir...

          O problema não é tanto o valor do curso, mas sim o valor das horas de voo que depois são necessarias fazer à parte...
          Neste momento a probabilidade de conseguir um emprego depois de ter a licença na mão é baixissima. Existem muitos pilotos no desemprego, mesmo com algumas centenas de horas de voo. Portanto para quem saí é bastante dificil conseguir o primeiro trabalho.

          Se a força aérea não servir (idade, exames médicos, vida militar) a melhor solução, na minha opinião, é tentar os concursos que algumas companhias têm para ab-initios. Não sei como se safa o teu irmão com as línguas. A Lufthansa, Air France entre outras, costumam ter estes cursos que garantem, à partida trabalho no fim.

          A BA também tem aberto concursos, em 2011 e finais de 2012. No UK tens outras companhias a fazer o mesmo, contudo só aceitam um número reduzido e os testes são bastante difíceis, por exemplo a Flybe.

          Estes concursos são bastante complicados e acima de tudo requerem grande força de vontade e o à vontade com a língua requerida.

          Se nada disto for solução, só mesmo pagando do seu bolso e sem garantias nenhumas. O que neste momento, eu não aconselho.

          Cumps e voos seguros

          Comentário


            #6
            É verdade que muita gente pilota aqueles aviões pequenos de publicidade de borla só para conseguir horas?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
              É verdade que muita gente pilota aqueles aviões pequenos de publicidade de borla só para conseguir horas?
              É verdade, hoje em dia nem isso é fácil de encontrar.

              Há esquemas em escala muito maior em que pagas o TR e depois voas 6 meses para ganhar experiência/horas sem receber tusto e no final...rua.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                É verdade que muita gente pilota aqueles aviões pequenos de publicidade de borla só para conseguir horas?

                Sim existe tenho um colega meu que foi para Portimão fazer pegas de publicidade aèrea apenas para fazer horas sem receber tusto... mas o pior são os que vão já depois de o curso de linha aérea feito com uma miseras 200h fazer um type rating a custar €30000 a €40000 e depois pagar para voar como uns malucos para fazer o máximo de horas possiveis deixando lá mais uns bons milhares....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ATESTADO Ver Post
                  Se existem aqui entendidos, sabem com quantas horas de voo é que as empresas aerias se dignam a sequer olhar para o CV?
                  O meu irmão quer ser piloto, mas acho um perfeito abuso o preço que as empresas formadoras estão a pedir...

                  O problema não é tanto o valor do curso, mas sim o valor das horas de voo que depois são necessarias fazer à parte...
                  Tipo fazer em escolas cá em Portugal não sei se vale a pena! terá talvez mais hipóteses se fizer no estrangeiro e numa boa escola tipo Oxford Aviation Academy. Hoje o emprego está complicado e o investimento é bastante elevado: Se não tás disposto a dar valores entre 100 a 150 mil euros acho que nem vale a pena pensar no assunto. Depois ainda há a questão do type rating. Na minha opinião se fosse meu filho ou meu irmão, ou entrava na Força Aérea ou podia esquecer o assunto.

                  Comentário


                    #10
                    Academia da Força Aérea

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                      Tipo fazer em escolas cá em Portugal não sei se vale a pena! terá talvez mais hipóteses se fizer no estrangeiro e numa boa escola tipo Oxford Aviation Academy. Hoje o emprego está complicado e o investimento é bastante elevado: Se não tás disposto a dar valores entre 100 a 150 mil euros acho que nem vale a pena pensar no assunto. Depois ainda há a questão do type rating. Na minha opinião se fosse meu filho ou meu irmão, ou entrava na Força Aérea ou podia esquecer o assunto.
                      Com esse dinheiro, abria mas é um bar a tirar finos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                        Tipo fazer em escolas cá em Portugal não sei se vale a pena! terá talvez mais hipóteses se fizer no estrangeiro e numa boa escola tipo Oxford Aviation Academy. Hoje o emprego está complicado e o investimento é bastante elevado: Se não tás disposto a dar valores entre 100 a 150 mil euros acho que nem vale a pena pensar no assunto. Depois ainda há a questão do type rating. Na minha opinião se fosse meu filho ou meu irmão, ou entrava na Força Aérea ou podia esquecer o assunto.
                        É mesmo muito, até porque não temos PAItrocinio ou Maetrocinio para estas aventuras

                        Comentário


                          #13
                          Apenas um exemplo de uma academia nos USA (A EFT na Flórida) onde fazes o curso em pouco tempo e mais barato pois já está incluído acomodação e ficas com a licença JAA de CPLA, night rating, multi engine, etc. em pouco tempo, e num ambiente em que a aviação tem outro peso e mais saídas.

                          Como podes ver no link fica à volta € 45.000 sem despesas de viagem e alimentação....

                          European Flight Training » Prices

                          Comentário


                            #14
                            Boas, vou tentar ajudar-te porque faço questão de que mais ninguém seja ludibriado pelas escolas de aviação com a lenga lenga de que há muito trabalho no estrangeiro e de que em 2018 não vão haver pilotos suficientes para as vagas de emprego etc etc.

                            Eu acabei o curso há cerca de 2 anos e, até agora, serviu-me para 0, por isso acho que posso aconselhar-te em vários aspectos.

                            A questão principal é: O dinheiro para o curso já existe ou terá de ser pedido ao banco? Caso exista, e não haver grande diferença entre estar parado na conta ou a ser torrado em AVGAS então faz menos mossa, pelo menos não irão pagar a obscenidade de juros que todos nós (que tivemos de pedir empréstimo) pagamos aos bancos.

                            Em relação às horas de voo não existe nenhum valor que te possa garantir emprego, tudo depende do espírito de sacrifício de cada um e da sua possibilidade monetária para se deslocar. Por ex: com 300h arranjas trabalho no meio do Botswana a levar turistas a ver os leões e a savana. Para uma companhia aérea? Bom, neste momento até podes ter 1000h de piston que não serve de nada. Neste momento o que não falta é piloto instructor com mais de 1000h de piston e andam aí a bater às portas... Pilotos desempregados com 500h também é o que não falta. O mercado está saturado, só em Portugal temos um grupo no facebook "Pilotos Portugueses no Desemprego" e já somos mais de 600...

                            É importante que tenham em mente que o investimento vai ser muito maior do que o que as escolas dizem, e estou a falar do dobro! Acontece que há uns anos quando um piloto entrava numa companhia aérea essa companhia pagava a formação (type rating) no avião que lhe estava destinado. Esse type rating custa entre 20 a 25mil euros. De seguida o piloto começa a voar mas em fase de treino (Line Training) por algumas horas até que esteja capaz de ser "largado" e voar à direita sem problemas. Tudo isto era suportado pelas companhias. Hoje em dia são poucas as que o fazem, normalmente apenas as de bandeira mas para lá chegar terá de se ter já uns anos de carreira. Hoje em dia, para aumentares significativamente as tuas possibilidades de empregabilidade numa companhia terás de ter um type rating em B737 ou A320 mais 500 horas de voo no tipo. Ou seja, explicando isto de uma forma muito simples:

                            Pagas 50 a 65€ mil euros pelo curso básico de piloto de linha aérea em qualquer escola de aviação por esse Portugal, acabas o curso com 150 ou 200horas Total time que não servem rigorosamente para nada. Terás de contactar outra TRTO que "ofereça" pacotes de Type rating + Line training 500h, o que não falta aí visto ser um negócio brutal para os donos dessas agÊncias. O type rating vai-te ficar entre 20 a 25 mil€ dependendo se é B737 ou A320 (A320 é sempre mais caro, principalmente as horas de voo) mais as despesas inerentes à deslocação para realizar as provas de simulador e o voo base (6 aterragens) para certificação do type rating. De seguida arranjam-te uma companhia aérea em que lhes vais pagar para te deixarem voar como co-piloto 500h de voo no avião em questão, o chamado line training. Aqui os preços podem variar e o que vou dar são preços médios. 500h de B737 normalmente ficam à volta de 35 mil€ e de A320 já vi a irem até aos 55mil €. Depois existem algumas variantes, algumas companhias oferecem-te um pequeno ordenado enquanto fazes as 500h outras nem isso, algumas companhias dao-te contracto a seguir às 500h outras mandam-te um chuto no cu e pedem para vir outro puto com mais 40 mil € no bolso.

                            Portanto resumindo: Curso piloto linha aérea 50 a 65 mil € + Type rating B737 / A320 20 a 25 mil € + Line Training 500h 35 a 55 mil€. Isto para começares a brincar. Todos os meus colegas que hoje em dia estão a trabalhar tiveram de o fazer através de um esquema destes. Alguns estão a dever ao banco cerca de 150 mil € e eu pergunto-me até onde é que compensou fazer tal investimento visto que os próximos 20 anos de carreira vão ser para pagar a despesa...

                            Para te tentar ajudar vamos pôr na mesa outras hipóteses:

                            Ele tem que idade? Que qualificações tem? (Nomeadamente Matemática, Química e Física de 12º ano mínimo) Existem, como já referiram atrás, cursos integrados de companhias aéreas em que se paga 30 ou 40 mil€ a mais do que numa escola por aqui mas, pelo menos, tem trabalho garantido o que vem compensar mais tarde outro tipo de despesas (type rating, line training a vulso), isto é, acaba por sair mais barato. A Oxford (escola de referência) por vezes tem uns programas destes para algumas companhias Europeias, os exames são complicados e poucos passam mas quem quer mesmo tem de lutar.

                            O meu 2º conselho é tentar os EUA, dependendo da escola o curso pode ficar até 50% mais barato do que aqui e com o dobro ou o triplo das horas de voo. Além disso, tirando o curso lá e posteriormente o curso de piloto instrutor, dão-te a possibilidade de poder trabalhar depois como piloto instrutor. Eu por exemplo, tendo tirado o curso aqui, mesmo que vá lá tirar o de piloto instrutor mandam-me dar uma volta depois por causa da burocracia toda que envolve. É certo que vai ficar com uma Licença FAA (licença americana, digamos) em vez da JAA (licença europeia, digamos). A diferença é que com uma licença FAA se ele quiser voar mais tarde na Europa terá de fazer uma conversão para a JAA que envolve realizar os 14 exames teóricos do INAC etc etc, uma estupidez atroz. Eu com a JAA se quiser voar nos EUA faço apenas um exame de legislação aérea e um exame de voo IFR (voo por instrumentos) de cerca de 3h. No entanto, na Europa não vai haver trabalho para Low Hour Pilots nem nos próximos 10 anos por isso a licença JAA não serve para nada. No resto do mundo (Ásias, Áfricas etc) onde a aviação ainda vai mexendo qualquer coisa a licença FAA é totalmente válida.

                            O meu 3º conselho é ele começar por outra área da aviação antes de piloto, por exemplo, Técnico de Manutenção. A TAP volta e meia abre uns cursos, é uma questão de estar atento. Pelo menos está dentro do meio, tem um emprego remunerado acima da média o que lhe permite juntar algum dinheiro para fazer face às despesas futuras do curso de piloto e também vai fazendo contactos dentro do meio. A NAV Portugal está neste momento com concurso aberto a Controlador de Tráfego Aéreo, tem de se ter um máx. de 25 anos até dia 31 de Dezembro e frequência universitária. Não sei se será o caso mas também é outra hipótese. Resumindo este ponto, o meu conselho é: Ele que ganhe outra ferramenta de trabalho, se possível dentro da aviação, de modo a ter sempre garantia de trabalho e de dinheiro a entrar na conta. Não cometa a asneira que eu e muitos outros fizemos que foi a de ir tirar o curso, ficar a xuxar no dedo durante muito tempo e a ver dinheiro só a sair e ter de andar depois a pensar noutra coisa para trabalhar... É um grande dissabor acredita. Mais vale ir por passos e com controlo total da situação.

                            Não se deixem enganar pelas escolas de aviação nem pelos estudos mega optimistas que fazem e que dizem que daqui a 5 anos não vão haver pilotos suficientes... Oiço essa tanga desde 2008, e sabes que mais? Está cada vez pior...

                            Alguma dúvida que queiras esclarecer estás a vontade.

                            Abraço e boa sorte.

                            Comentário


                              #15
                              P.S: Tenho tido a sorte de continuar a trabalhar na aviação, embora no lugar errado do avião Hoje, como disse, teria feito ao contrário. 1º estabilizar a minha vida e depois pensar fazer o curso.

                              Comentário


                                #16
                                Testemunhos como estes são de aplaudir.
                                Há muitas pessoas que não teriam a coragem de assumir uma opção que não lhes correu bem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Excelente post Fnoronha!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Estou sempre relutante quanto a dar este tipo de orientação pois já fui mal interpretado uma vez, do género: "Pois este tipo está é frustrado e não quer é mais concorrência". Não é de todo o caso, (tirando alguma frustração ) caso contrário não estaria a dar outras hipóteses para o teu irmão seguir o seu sonho. O meu objectivo é apenas evitar que mais uma pessoa apanhe um valente balde de água fria depois de tanto investimento tanto monetário como pessoal. É um curso que mexe muito com a personalidade das pessoas, mais com umas do que com outras, há alturas em que apetece desistir e achamos que não somos capazes, depois tudo acaba por se superar. No entanto admito que mexeu muito com os meus nervos, é um grande investimento pessoal, muito esforço e muitos nervos ao flor da pele, para depois ficar decepcionado com o mercado de trabalho. Andei a bater com a cabeça nas paredes durante muito tempo e bastante desorientado... Felizmente ainda tenho a idade a meu favor e também o facto de não ter mulher, filhos, etc. Tenho colegas meus que ficaram com a vida destruída devido à frustração e principalmente aos encargos financeiros com que ficaram que resultaram em divórcios e afins...

                                    Hoje em dia qualquer um pode ser piloto, desde que tenha € para isso. É um investimento contínuo como podes ver, o céu é o limite desde que existam muitos milhares de euros para o conseguir. O mercado de trabalho na aviação sempre foi assim, de altos e baixos independentemente da crise económica. Em 2006 a TAP absorveu tudo o que era piloto desempregado com 200h. Infelizmente o mercado de trabalho está neste momento assim mas acredito piamente que voltará ao antigamente mas não será daqui a 5 anos nem a 6 ou 7. No entanto há que estar ciente de uma coisa, é melhor tirar o curso numa altura má do que esperar por um pico positivo de empregabilidade no mercado pois esses picos duram meses. Por isso eu sou apologista de que se comece noutra área da aviação ou mesmo fora, mas pelo menos que tenha outra ferramenta que lhe permite ir aguentando as despesas do curso (pode-se tirar em horário nocturno) e continuar com a sua vida com um mínimo de estabilidade até voltar a haver outro momento positivo de empregabilidade.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Grande texto Fnoronha, e parabéns pela coragem, acredita que não se pode ser mal interpretado quando se diz a verdade o resto as pessoas que façam o que entendem pela sua cabeça.....

                                      Ps. Há aqui um rapaz em LPVL que já tem o TR de Airbus e vai se não estou em erro para a LionAir para line training haja coragem e €€€€€.....
                                      Editado pela última vez por cadillac; 22 January 2013, 12:05.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Fnoronha excelente report !

                                        Fazes falta no aviacaoportugal

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
                                          P.S: Tenho tido a sorte de continuar a trabalhar na aviação, embora no lugar errado do avião Hoje, como disse, teria feito ao contrário. 1º estabilizar a minha vida e depois pensar fazer o curso.
                                          Eu estive a 1 milímetro de ter iniciado o processo há alguns anos, como penso que te lembras. Na altura custou-me imenso deixar este sonho de longa data em standby, contudo hoje, vejo que tomei a decisão mais acertada.

                                          Estive também a 2 milímetros de entrar num curso integrado de uma grande europeia, contudo ficar entre os 30 primeiros (de 200 e tal) não foi suficiente para entrar no lote dos 6 felizardos.

                                          Agora, tenho a minha situação profissional estabilizada e com possibilidades de juntar o dinheiro necessário para, caso queira, tirar o curso. Mesmo assim custa-me esbanjar tanto dinheiro sem nenhuma garantia, pelo que começar pelo PPL será a solução.

                                          Falas aí que podem interpretar como frustração os teus relatos, mas espero que isso nunca te leve a deixar de comunicar a tua experiência aos demais. Uma pessoa em tenra idade e com sonhos vincados pode conseguir ver tudo menos as dificuldades e sarilhos onde está prestes a se meter. Portanto quantos mais avisos à comunicação, maior a probabilidade de verem as coisas com maior clareza.

                                          Boa continuação e um abraço de boa sorte na busca pelo cockpit

                                          Comentário


                                            #22
                                            Conheço um caso que é paradigmático do tempos que correm. Dois irmão com pais detentores de uma capacidade financeira elevadíssima. Um tem mais 7 anos do que o outro. O mais velho entrou na profissão rapidamente e hoje já anda no longo curso da TAP, o mais novo nem tendo lá o irmão consegue entrar...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Verdade seja dita, bem me passou pela cabeça tirar o curso de piloto na altura em que entrei para o superior! Mas além de ter consciência que as coisas não eram tão côr-de-rosa como se queria transparecer, pois na altura(à 6 anos) a ideia é que acabado o curso arranjavas emprego e em 2 anos tinhas o curso pago também não era objectivo meu sobrecarregar financeiramente os meus pais. Concorri então para a FA para PILAV e Engenharia Aeronautica, passei os testes psicotécnicos, e médicos de ambos mas após algumas semanas, e por não me ter identificado muito com o ambiente e de ter visto que não era bem aquilo que queria saí, e não me arrependo. Hoje, tenho como objectivo depois de acabar o curso(este ano) e ter uma vida mais estabilizada tirar o curso de ultraleve para dar umas voltinhas. Vou também tentar CTA na NAV, mas só para mais tarde não me vir a arrepender daquilo que não fiz!

                                              http://publico.pt/sociedade/noticia/...ercial-1581604
                                              Editado pela última vez por JMSVS; 22 January 2013, 16:00.

                                              Comentário


                                                #24
                                                É comprar uma avioneta a meias meter gota e depois fazer horas e horas sem fim...

                                                Comentário


                                                  #25

                                                  Grande Comandante Timóteo......

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    na sirius deste mes vem a falar dos nossos pilotos emigrantes
                                                    ainda não li o artigo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
                                                      Boas, vou tentar ajudar-te porque faço questão de que mais ninguém seja ludibriado pelas escolas de aviação com a lenga lenga de que há muito trabalho no estrangeiro e de que em 2018 não vão haver pilotos suficientes para as vagas de emprego etc etc.

                                                      Eu acabei o curso há cerca de 2 anos e, até agora, serviu-me para 0, por isso acho que posso aconselhar-te em vários aspectos.

                                                      A questão principal é: O dinheiro para o curso já existe ou terá de ser pedido ao banco? Caso exista, e não haver grande diferença entre estar parado na conta ou a ser torrado em AVGAS então faz menos mossa, pelo menos não irão pagar a obscenidade de juros que todos nós (que tivemos de pedir empréstimo) pagamos aos bancos.

                                                      Em relação às horas de voo não existe nenhum valor que te possa garantir emprego, tudo depende do espírito de sacrifício de cada um e da sua possibilidade monetária para se deslocar. Por ex: com 300h arranjas trabalho no meio do Botswana a levar turistas a ver os leões e a savana. Para uma companhia aérea? Bom, neste momento até podes ter 1000h de piston que não serve de nada. Neste momento o que não falta é piloto instructor com mais de 1000h de piston e andam aí a bater às portas... Pilotos desempregados com 500h também é o que não falta. O mercado está saturado, só em Portugal temos um grupo no facebook "Pilotos Portugueses no Desemprego" e já somos mais de 600...

                                                      É importante que tenham em mente que o investimento vai ser muito maior do que o que as escolas dizem, e estou a falar do dobro! Acontece que há uns anos quando um piloto entrava numa companhia aérea essa companhia pagava a formação (type rating) no avião que lhe estava destinado. Esse type rating custa entre 20 a 25mil euros. De seguida o piloto começa a voar mas em fase de treino (Line Training) por algumas horas até que esteja capaz de ser "largado" e voar à direita sem problemas. Tudo isto era suportado pelas companhias. Hoje em dia são poucas as que o fazem, normalmente apenas as de bandeira mas para lá chegar terá de se ter já uns anos de carreira. Hoje em dia, para aumentares significativamente as tuas possibilidades de empregabilidade numa companhia terás de ter um type rating em B737 ou A320 mais 500 horas de voo no tipo. Ou seja, explicando isto de uma forma muito simples:

                                                      Pagas 50 a 65€ mil euros pelo curso básico de piloto de linha aérea em qualquer escola de aviação por esse Portugal, acabas o curso com 150 ou 200horas Total time que não servem rigorosamente para nada. Terás de contactar outra TRTO que "ofereça" pacotes de Type rating + Line training 500h, o que não falta aí visto ser um negócio brutal para os donos dessas agÊncias. O type rating vai-te ficar entre 20 a 25 mil€ dependendo se é B737 ou A320 (A320 é sempre mais caro, principalmente as horas de voo) mais as despesas inerentes à deslocação para realizar as provas de simulador e o voo base (6 aterragens) para certificação do type rating. De seguida arranjam-te uma companhia aérea em que lhes vais pagar para te deixarem voar como co-piloto 500h de voo no avião em questão, o chamado line training. Aqui os preços podem variar e o que vou dar são preços médios. 500h de B737 normalmente ficam à volta de 35 mil€ e de A320 já vi a irem até aos 55mil €. Depois existem algumas variantes, algumas companhias oferecem-te um pequeno ordenado enquanto fazes as 500h outras nem isso, algumas companhias dao-te contracto a seguir às 500h outras mandam-te um chuto no cu e pedem para vir outro puto com mais 40 mil € no bolso.

                                                      Portanto resumindo: Curso piloto linha aérea 50 a 65 mil € + Type rating B737 / A320 20 a 25 mil € + Line Training 500h 35 a 55 mil€. Isto para começares a brincar. Todos os meus colegas que hoje em dia estão a trabalhar tiveram de o fazer através de um esquema destes. Alguns estão a dever ao banco cerca de 150 mil € e eu pergunto-me até onde é que compensou fazer tal investimento visto que os próximos 20 anos de carreira vão ser para pagar a despesa...

                                                      Para te tentar ajudar vamos pôr na mesa outras hipóteses:

                                                      Ele tem que idade? Que qualificações tem? (Nomeadamente Matemática, Química e Física de 12º ano mínimo) Existem, como já referiram atrás, cursos integrados de companhias aéreas em que se paga 30 ou 40 mil€ a mais do que numa escola por aqui mas, pelo menos, tem trabalho garantido o que vem compensar mais tarde outro tipo de despesas (type rating, line training a vulso), isto é, acaba por sair mais barato. A Oxford (escola de referência) por vezes tem uns programas destes para algumas companhias Europeias, os exames são complicados e poucos passam mas quem quer mesmo tem de lutar.

                                                      O meu 2º conselho é tentar os EUA, dependendo da escola o curso pode ficar até 50% mais barato do que aqui e com o dobro ou o triplo das horas de voo. Além disso, tirando o curso lá e posteriormente o curso de piloto instrutor, dão-te a possibilidade de poder trabalhar depois como piloto instrutor. Eu por exemplo, tendo tirado o curso aqui, mesmo que vá lá tirar o de piloto instrutor mandam-me dar uma volta depois por causa da burocracia toda que envolve. É certo que vai ficar com uma Licença FAA (licença americana, digamos) em vez da JAA (licença europeia, digamos). A diferença é que com uma licença FAA se ele quiser voar mais tarde na Europa terá de fazer uma conversão para a JAA que envolve realizar os 14 exames teóricos do INAC etc etc, uma estupidez atroz. Eu com a JAA se quiser voar nos EUA faço apenas um exame de legislação aérea e um exame de voo IFR (voo por instrumentos) de cerca de 3h. No entanto, na Europa não vai haver trabalho para Low Hour Pilots nem nos próximos 10 anos por isso a licença JAA não serve para nada. No resto do mundo (Ásias, Áfricas etc) onde a aviação ainda vai mexendo qualquer coisa a licença FAA é totalmente válida.

                                                      O meu 3º conselho é ele começar por outra área da aviação antes de piloto, por exemplo, Técnico de Manutenção. A TAP volta e meia abre uns cursos, é uma questão de estar atento. Pelo menos está dentro do meio, tem um emprego remunerado acima da média o que lhe permite juntar algum dinheiro para fazer face às despesas futuras do curso de piloto e também vai fazendo contactos dentro do meio. A NAV Portugal está neste momento com concurso aberto a Controlador de Tráfego Aéreo, tem de se ter um máx. de 25 anos até dia 31 de Dezembro e frequência universitária. Não sei se será o caso mas também é outra hipótese. Resumindo este ponto, o meu conselho é: Ele que ganhe outra ferramenta de trabalho, se possível dentro da aviação, de modo a ter sempre garantia de trabalho e de dinheiro a entrar na conta. Não cometa a asneira que eu e muitos outros fizemos que foi a de ir tirar o curso, ficar a xuxar no dedo durante muito tempo e a ver dinheiro só a sair e ter de andar depois a pensar noutra coisa para trabalhar... É um grande dissabor acredita. Mais vale ir por passos e com controlo total da situação.

                                                      Não se deixem enganar pelas escolas de aviação nem pelos estudos mega optimistas que fazem e que dizem que daqui a 5 anos não vão haver pilotos suficientes... Oiço essa tanga desde 2008, e sabes que mais? Está cada vez pior...

                                                      Alguma dúvida que queiras esclarecer estás a vontade.

                                                      Abraço e boa sorte.
                                                      Desculpem fazer a citação total, mas queria agradecer muito ao Fnoronha por este post. Vou mostrar ao meu irmao para que ele tenha mais uma opiniao abalizada e muito valida.
                                                      Um abraço e sinceramente espero que o teu sonho descole mais rápido que um aviao supersonico

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ATESTADO Ver Post
                                                        Desculpem fazer a citação total, mas queria agradecer muito ao Fnoronha por este post. Vou mostrar ao meu irmao para que ele tenha mais uma opiniao abalizada e muito valida.
                                                        Um abraço e sinceramente espero que o teu sonho descole mais rápido que um aviao supersonico
                                                        Muito provavelmente o teu irmão vai ficar a odiar-me mas é por uma boa razão, é uma decisão importante e que pode mudar a vida de qualquer pessoa e seu agregado familiar caso seja o seu apoio financeiro para este investimento. Nos tempos que correm digamos que é preciso ser sensato nas €scolhas que se fazem...

                                                        Um ponto que esqueci-me de abordar mas que tem muita importância é o factor C. Ter bons conhecimentos na aviação é meio caminho andado para arranjar emprego e pode poupar todos aqueles milhares de euros que referi em type ratings e line trainings. Conhecer alguém responsável por empresas de trabalho aéreo por ex:

                                                        - Lançamento de paraquedistas;
                                                        - Combate a incêndios (se bem que esta é uma actividade de risco e recomenda-se mais experiência do que as horas com que se acaba o curso, isto se, não quisermos acabar por contribuir para o incêndio com uns valentes galões de combustível);
                                                        - Pulverizações agrícolas;
                                                        - Fotografia Aérea;
                                                        - Mangas publicitárias.

                                                        Isto tudo são actividades que permitem ir acumulando algumas horas de voo e de forma gratuita (tirando certos casos). Se tiverem conhecimentos nestas áreas de alguém que possa ajudar o teu irmão a seguir ao curso então será de considerar.

                                                        Conhecimentos nas companhias aéreas (excepto a TAP e já passo a explicar porquê). SATA Açores, Portugália, EuroAtlantic, HiFly, são companhias que não precisam de anunciar aos 7 ventos que estão a meter pilotos, muitas vezes está a haver "concurso" e quase ninguém sabe. O Mínimo de horas que pedem é para inglês ver, se tiveres um bom contacto lá dentro as 200h de piston que vieram do curso de repente tornam-se mais valiosas que o outro tipo com 2000h de jacto e passas à frente. Sei de N casos assim...

                                                        Em relação à TAP, o caso que o user Jbranco referiu é um excelente exemplo. Na TAP neste momento com o mínimo de 1000h que pedem para admissão a concurso é para esquecer, até pode ser o filho do presidente Fernando Pinto. Passo a explicar: Sendo uma empresa pública a admissão a concurso é matemática ou seja, ou tem as 1000h ou não é admitido para concurso, caso contrário trata-se de uma situação ilegal e punível judicialmente. Vou dar alguns exemplos de casos que conheço dos ultimos 2 concursos:

                                                        Número de vagas: 36
                                                        Indivíduo Firmino: 1001 Horas totais de piston, 25 anos, licenciatura em ciências aeronáuticas e tem cunha. Somando os pontos pela tabela consoante a idade, horas de voo e o seu tipo e a licenciatura deu para ficar no 41º lugar (portanto, fora das possiveis 36 vagas)
                                                        Indivíduo Clementino: 1500h totais das quais 1000 são em jacto (Airbus A310). 30 anos, licenciatura em Eng. Mecânica ficou em 36º.

                                                        Ora o que vai acontecer é que 1 ou mais dos indivíduos Clementinos que somando os pontos da tabela estão melhor qualificados que o Firmino vão chumbar qualquer coisa no simulador ou, ainda mais escandalosamente, na entrevista final com a psicóloga (Em que apenas se vira e diz: Pois, lamento mas não ficou) sem justificação aparente e assim sucessivamente até o Firmino que estava em 41º conseguir ficar dentro das 36 vagas. Apenas nesta altura do processo é que a cunha funciona, agora antes, sem as 1000h, de modo algum. Isto em relação à TAP com os seus requisitos actuais.

                                                        Por isso, outro conselho que posso dar é: Averiguar os conhecimentos no meio, falar com essas pessoas, ver em que medida podem "ajudar" depois de o teu irmão acabar o curso. Atenção, não vás na lenga lenga do primo do tio que conhece o Comandante Albano que foi camarada do Ultramar... Isso vale 0 na maioria das vezes. Ou é alguém MESMO influente e com quem se tem uma boa relação ou então o mais certo é depois não dar em nada. Já tive dezenas e dezenas de promessas de trabalho, tanto por parte de comandantes como por amigos do amigo do dono da companhia X... Depois no momento da verdade vem sempre o: "Sabe... eu gostaria muito de ajudar, mas afinal está complicado, eu tentei..." Pois...

                                                        Bem, espero ter ajudado a esclarecer mais umas coisas...

                                                        Abraço!
                                                        Editado pela última vez por Fnoronha; 22 January 2013, 21:42.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Obrigado pelas palavras de conforto e motivação pessoal! Não tendo mais € para investir em Type ratings e line trainings e recusando-me a pedir mais dinheiro aos bancos para, basicamente, PAGAR para trabalhar, resta-me ir passo a passo, muito devagarinho... Neste momento estou à espera da confirmação para rumar aos EAU, que estava a contar ser já no início deste ano mas infelizmente será mais próximo do Verão. Não é o ideal mas vai dando para me pagar as contas, juntar algum dinheiro para ir investindo em formação e, quiçá, daqui a uns anos já poder estar voar comercialmente seja num jacto, seja num turboprop no meio de África... desde que tenha 2 asas e pelo menos um motor, está tudo bem.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            @ Fnoronha, sou mais um dos que te dou os parabéns pelo teu excelente contributo neste fórum, numa área em que muito poucos têm efetivo conhecimento.

                                                            Lamento que as coisas não te tenham corrido como esperavas, e desejo sinceramente que a sorte mude e que possas estar dentro em breve aos comandos dum passaroco valente!

                                                            Com a persistência que demonstras, estarás com certeza! Força!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X