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Choque entre comboio "Intercidades" e "Regional" fez pelo menos 15 feridos

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    Sociedade Choque entre comboio "Intercidades" e "Regional" fez pelo menos 15 feridos

    Choque entre comboio "Intercidades" e "Regional" fez pelo menos 15 feridos

    Uma colisão entre dois comboios, na Granja do Ulmeiro, em Soure, às 21.22 horas, provocou pelo menos 15 feridos, assistidos nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Protecção Civil chegou a falar em três comboios, mas corrigiu informação para um "Intercidades" e um "Regional".

    O choque entre um comboio "Intercidades" e um "Regional", na Granja do Ulmeiro, em Soure, causou pelo menos 15 feridos, que foram transportados para os Hospitais da Universidade de Coimbra e já tiveram alta hospitalar.

    O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra corrigiu a informação que havia avançado, cerca das 23 horas, que apontava para um choque entre três comboios.

    As causas do acidente ainda não estão apuradas, mas sabe-se já, confirma a CP, que o "Intercidades" embateu na traseira do "Regional" que se encontrava parado à entrada da estação de Alfarelos.



    Ao que foi possível apurar, o comboio "Regional", que fazia a ligação entre Entroncamento e Coimbra, com cinco pessoas a bordo, teve de fazer uma paragem, por motivos não ainda explicados, e estava à espera de ordens para arrancar.

    O "Intercidades", que seguia de Lisboa para o Porto, com 77 passageiros, embateu na traseira do "Regional". Uma carruagem do comboio "Regional" foi rasgada como se fosse um túnel, que voou para cima do "Intercidades", uma carruagem ficou transformada em destroços e outra tombada do lado direito do "Intercidades".

    O CDOS mobilizou para o local 155 operacionais, de sete corporações, apoiados por 45 veículos. O Helicóptero de Assistência e Socorro foi também acionado e entretanto desmobilizado.

    O Governo ordenou à Refer e à CP a abertura de um inquérito sobre o acidente. "Foi ordenada às duas empresas, Refer [Rede Ferroviária Nacional] e CP [Comboios de Portugal], com a colaboração do IMT - Instituto para a Mobilidade e Transportes, a abertura de um inquérito para apuramento das causas deste acidente, cujas conclusões preliminares deverão ser apresentadas nas próximas 72 horas", diz nota divulgada pelo Ministério da Economia, que gere a pasta dos transportes.

    O gabinete do ministro Álvaro Santos Pereira enaltece no texto as "diferentes forças de socorro e segurança que tão prontamente acorreram ao local do acidente".

    "A sua ação foi determinante na minimização do impacto deste acidente", diz o ministério, que lamenta a existência de feridos, "felizmente sem gravidade".
    Choque entre comboio "Intercidades" e "Regional" fez pelo menos 15 feridos - JN

    Pelo estado em que ficaram as carruagens, foi um milagre não ter havido consequências piores.

    #2
    Lino isto está no tópico dos comboios " viajar de comboio pelo nosso portugal "

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      #3
      Ah, ok, então vou pedir para apagar. Obrigado pela dica.

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        #4
        Enquanto não bloqueiam cá vai o meu pensamento do dia:

        Os maquinistas da CP quando não fazem greve... provocam acidentes! Não sei o que será pior!

        Comentário


          #5
          E como sabes que a culpa foi deles?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
            Enquanto não bloqueiam cá vai o meu pensamento do dia:

            Os maquinistas da CP quando não fazem greve... provocam acidentes! Não sei o que será pior!
            Fala-se em fala técnica - problemas numa das composições.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
              Enquanto não bloqueiam cá vai o meu pensamento do dia:

              Os maquinistas da CP quando não fazem greve... provocam acidentes! Não sei o que será pior!


              Em principio a culpa não é dos maquinistas, os comboios tem um sistema que desde que o chefe de estação active a respectiva sinalização, o maquinista pode estar a dormir que o comboio para.

              O que aconteceu foi que a sinalização não estava activada, o chefe de estação devia estar a aquecer-se na lareira e esqueceu de sinalizar o regional na linha.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                Enquanto não bloqueiam cá vai o meu pensamento do dia:

                Os maquinistas da CP quando não fazem greve... provocam acidentes! Não sei o que será pior!
                Pior? Talvez esta forma de pensar, pois a "residir" Cabecinha, talvez devesses saber, que por muito que o maquinista tente, as linhas dispõe de um sistema informatizado, e automatizado, que não permite que o comboio ande.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                  Pior? Talvez esta forma de pensar, pois a "residir" Cabecinha, talvez devesses saber, que por muito que o maquinista tente, as linhas dispõe de um sistema informatizado, e automatizado, que não permite que o comboio ande.
                  Em Portugal ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                    Pior? Talvez esta forma de pensar, pois a "residir" Cabecinha, talvez devesses saber, que por muito que o maquinista tente, as linhas dispõe de um sistema informatizado, e automatizado, que não permite que o comboio ande.
                    Pelos vistos houve um falha de energia, o Regional devia mudar da linha 1 para a 3 para ser ultrapassado pelo IC, o que aconteceu é que a sinalização estava desligada, a agulha não permitiu que o Regional mudasse para a linha 3 e ninguém se preocupou em avisar o IC, como o IC naquele troço não tinha sinalização, estava sem energia, sem qualquer aviso foi inevitavel o choque.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                      Pelos vistos houve um falha de energia, o Regional devia mudar da linha 1 para a 3 para ser ultrapassado pelo IC, o que aconteceu é que a sinalização estava desligada, a agulha não permitiu que o Regional mudasse para a linha 3 e ninguém se preocupou em avisar o IC, como o IC naquele troço não tinha sinalização, estava sem energia, sem qualquer aviso foi inevitavel o choque.

                      Tanta asneira....

                      Comentário


                        #12
                        lol que tristes vocês em atirarem as culpas para os maquinistas assim do nada, será que alguém no seu perfeito juízo iria por a sua vida em risco?
                        Há duas situações que podem ter ocorrido, falha na sinalização e posteriormente terem sido transmitidas informações erradas para o convel, fazendo assim com que não fossem acionados os travões de emergência ou então, os mesmos terem sido acionados mas devido à humidade não ter havido aderência suficiente para permitir a paragem da locomotiva do intercidades, da série 5600, mais precisamente a 5613. Pode ainda ter acontecido uma falha de travões, mas haveriam muitas formas de abrandar.

                        Comentário


                          #13
                          Parar? Segundo julgo saber o intercidades não pára naquela estação, logo das duas uma, ou o regional estava na linha errada ou o intercidades não foi devidamente desviado para uma linha livre e seguir viagem, já que ali ele nunca deve parar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                            Em Portugal ?
                            Portugal, tem dos sistemas de segurança, mais desenvolvidos da Europa. Alguma coisa terá falhado, e não será difícil de concluir o quê.

                            Comentário


                              #15
                              Para quem conhece o local e o tipo de comboios que por ali circulam, o regional que ia na via ascendente, ia entrar para a linha III, que é a linha de paragem do lado direito.

                              Para isso teria que ser feito o caminho atravessando uma agulha diagonal entre a Via ascendente (de onde vinha) e a via descendente e ainda passar por outra agulha que lhe dá acesso à linha III. E nesta estação, o IC que vem imediatamente atrás, ultrapassa-o.

                              Porém e supõem-se que o Regional estaria parado por qualquer razão ou a circular muito devagar. No local do embate já tinha passado o sinal principal de entrada da estação, pelo que iria em marcha a uma velocidade máxima de 30Km/h.

                              Mas como disse, podia estar parado por alguma razão.

                              De qualquer modo, o circuito de via, equipamento que deteta a presença de comboio naquele troço de via, obriga o sinal principal de entrada na estação a estar fechado (vermelho) e os anteriores estariam a fazer a respetiva sequência de aspetos.

                              Este sinal principal está a cerca de 200-250m atrás do local do acidente.

                              Esta sequência de aspetos e para o IC que vem atrás será refletida, via CONVEL, na curva de frenagem.

                              Esta curva de frenagem obriga o maquinista a intervir, caso contrário aplica uma frenagem de recurso ou, em último recurso, uma de emergência.

                              Algumas perguntas se colocam e que a Comissão de Inquérito deve averiguar:

                              - Haverá algum problema no sistema de frenagem do comboio?

                              - Haverá algum problema na sinalização? Isto é dificil de acontecer porque os sistema de sinalização e a Regulamentação ferroviária estão feitos para quando há algum problema se considerar a situação mais restritiva.

                              - Problema de CONVEL: ainda mais dificil, uma vez que o CONVEL "lê" os aspetos dos sinais diretamente no aspeto da lâmpada do sinal. Isto é ao nível da Infraestrutura. Relativamente ao Convel há ainda o equipamento embarcado, mas também tem a mesma filosofia de em caso de avaria considerar o aspeto mais restritivo. Poderia acontecer este sistema a bordo ter alguma avaria e obrigar o maquinista a desligá-lo. Mas para isso tem que pedir autorização e a marcha do comboio é muito mais restritiva em termos de velocidade.

                              - Alguma situação que interfira na sinalização? Falou-se ontem à noite em roubo de cabos e falha de energia. Esta situação traduz-se numa restrição da circulação e que se considera todos os sinais fechados.

                              Comentário


                                #16
                                é pena a cp não poder extinguir o posto de trabalho de maquinista

                                ia tido prá rua como os estivadores


                                paravam logo as greves

                                é que a noticia já não é fazerem greve
                                a noticia é não fazer greve

                                Comentário


                                  #17
                                  nem um acidente de jeito conseguimos ter

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                    nem um acidente de jeito conseguimos ter
                                    Porra, vira para lá essa boca....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já tivemos que chegue em Alcafache....tempos idos e a segurança daquele tempo e de hoje é 8 e 80, sendo que o 80 não é demais

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                        nem um acidente de jeito conseguimos ter
                                        Já houve o de Alcafache e um na Póvoa de Santa Iria (1986) que também foi muito grave.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                          Já houve o de Alcafache e um na Póvoa de Santa Iria (1986) que também foi muito grave.
                                          Li as tuas intervenções no outro tópico.

                                          Estás ligada ao sector?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                            Li as tuas intervenções no outro tópico.

                                            Estás ligada ao sector?
                                            não, apenas curiosa do sector (bichinho adquirido graças a uma prof especialista no tema).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                              Tanta asneira....
                                              Post Ridiculo de quem procura protagonismo.

                                              Para em post seguinte colocar a hipotese da sinalização avariada


                                              Enfim, ... é por causa de todos serem experts em tudo, mesmo não conhecendo os factos, que este Pais é avancadissimo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sugiro esta leitura:
                                                http://forum.autohoje.com/off-topic/...post1067076352

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                  Post Ridiculo de quem procura protagonismo.

                                                  Para em post seguinte colocar a hipotese da sinalização avariada


                                                  Enfim, ... é por causa de todos serem experts em tudo, mesmo não conhecendo os factos, que este Pais é avancadissimo.
                                                  Respondido por MP.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                    Respondido por MP.

                                                    Se eu quiser saber pormenores tecnicos do que se passou em Alfarelos basta-me pegar no telemovel e ligar para um amigo que deve estar cheio de trabalho à conta desse acidente.

                                                    Quanto aos seus comentarios depreciativos guarde-os para si, pois pode saber muito de comboios e de linhas mas demonstrou desconhecimento em relação à situação (no terreno) da estação de Alfarelos e da sua sinalização.

                                                    Comentário

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