Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reino Unido: Ficar ou sair da União Europeia?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Política] Reino Unido: Ficar ou sair da União Europeia?

    Tem-se falado bastante nos últimos meses sobre uma possível saída da União Europeia por parte do Reino Unido. Hoje de manhã o primeiro ministro britânico fez um longo discurso sobre o tema em que anunciou um referendo para o final de 2017 (caso os conservadores vençam as próximas eleições) onde os britânicos se devem pronunciar sobre esta questão.

    Cameron:

    Cameron: “É tempo dos britânicos se pronunciarem”

    O primeiro-ministro britânico fez esta manhã um discurso para anunciar aos britânicos um referendo sobre a manutenção do país na União Europeia. Referendo terá lugar no final de 2017, caso os Conservadores vençam as próximas eleições.

    “É tempo para os britânicos se pronunciarem. É tempo de colocar a questão europeia na política britânica”, afirmou David Cameron, primeiro-ministro britânico.




    Num longo discurso que revisitou a história europeia dos últimos 70 anos, incluindo o pós-segunda guerra mundial e criação da actual União Europeia, o primeiro-ministro britânico sublinhou que quando for o momento de escolher entre ficar ou não na União Europeia (UE), o Reino Unido “vai ter uma importante escolha para fazer sobre o destino do país”.

    “Vai ser uma decisão que temos de tomar de cabeça fria. Os defensores dos dois lados vão ter de evitar exagerar nos seus argumentos” pode ler-se no discurso de Cameron, publicado pelo “The Guardian”.

    Cameron reconheceu que o país pode “fazer o seu próprio caminho no mundo, fora da UE” se assim o escolher, mas a questão fulcral é se essa é a melhor opção para o futuro. Por isso, aconselhou os britânicos a “pesar cuidadosamente” onde estão e quais são os verdadeiros interesses das ilhas britânicas.

    Advertiu ainda que deixar a UE não significa deixar a Europa, até porque o continente vai continuar a ser o principal parceiro comercial do país e, mesmo que haja uma saída total por parte do Reino Unido, “as decisões tomadas pela UE vão continuar a ter um impacto profundo” no país. “Mas nós [se tivermos decidido sair] teremos perdido” a capacidade de “vetar” assim como de expressar “a nossa voz nessas decisões”, acrescentou.

    O mercado único foi também um dos pontos mencionados por Cameron. O primeiro-ministro salientou que é preciso mediar as consequências de não estar na União, bem como no mercado único enquanto membro de plenos poderes, até porque a “manutenção do acesso ao mercado único é vital para os negócios e para os postos de trabalho britânicos”.

    “Temos de pensar cuidadosamente também acerca do impacto na nossa influência nas relações internacionais. Não há dúvida que somos mais poderosos em Washington, Pequim e Nova Deli porque somos um ‘player’ poderoso na União Europeia”, frisou ainda o chefe de Governo britânico, acrescentando que “isto é importante para os empregos britânicos e para a segurança” do Reino Unido.

    Deixar a UE será uma viagem só “de ida, sem retorno”



    Cameron, apesar de se mostrar favorável à manutenção da UE, lembrou no seu longo discurso que a saída da UE será uma viagem só “de ida, sem retorno”, sendo por isso necessário ter o tempo necessário para “um debate fundamentado” que, no final, levará a uma decisão da população britânica.

    "Temos de pensar cuidadosamente também acerca do impacto na nossa influência nas relações internacionais"


    Os passos que a Zona Euro tem dado para manter o euro, explicou, pareciam
    impossíveis há um ano e “não me parece que os passos que” são “necessários para manter o Reino Unido (…) mais confortável na sua relação com a UE sejam estranhos ou pouco razoáveis”.


    “E tal como eu acredito que o Reino Unido deve continuar na UE, a UE deve querer que continue-mos” dentro da União, frisou. Cameron revelou ainda que acredita que seja possível alcançar um novo acordo com o qual o país esteja confortável e possa prosperar.

    Porém, o responsável indicou que a União tem de mudar tornando-se mais flexível, adaptável e aberta e lançou mesmo um alerta a Bruxelas: “há o perigo de que a Europa falhe e que os britânicos” pretendam caminhar para a saída.

    Neste sentido, e quando o referendo se realizar – o que deverá acontecer no final de 2017, caso os conservadores de Cameron vençam as próximas eleições – se for possível negociar um acordo que deixe o Reino Unido satisfeito “vou fazer campanha com todo o meu coração e alma”. Isto porque, defende, “os interesses britânicos ficam melhor servidos numa UE flexível, adaptável e aberta” e essa “União é melhor com o Reino Unido”.
    Que acham disto enquanto portugueses?

    ... e se fossem britânicos?

    #2
    É bem que não se metam nessas brincadeiras porque não me apetece ter de pedir nacionalidade inglesa.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
      É bem que não se metam nessas brincadeiras porque não me apetece ter de pedir nacionalidade inglesa.
      Podes é pedir já a nacionalidade inglesa... e em 2017 já votas no referendo a favor da permanência na União Europeia. Um voto pode fazer a diferença.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
        É bem que não se metam nessas brincadeiras porque não me apetece ter de pedir nacionalidade inglesa.
        eu ja comecei a tratar disso...

        Comentário


          #5
          Se os ingleses quiserem ficar isolados na sua ilhota, problema deles.

          Comentário


            #6
            Concordo inteiramente... A UE nos moldes actuais revelou-se um fracasso e países periféricos (como é o nosso caso) estão destinados a serem os eternos mártires.

            É hora de acordar, ter os tomates necessários para pensar nesta alternativa que não é o bicho papão nem o fim do mundo. Por este caminho mais tarde ou mais cedo iremos sair, prefiro que seja de uma maneira ponderada e sensata do que de um dia para o outro e ficarmos com as calças nas mãos.

            Prefiro continuar a fazer os sacrifícios impostos pela austeridade mas voltar a ter identidade como nação do que continuar a ser uma prostituta da Europa.

            Penso que a célebre expressão "Orgulhosamente sós" nos tempos que correm não será tão descabida.

            Comentário


              #7
              Como tenho dupla nacionalidade, posso votar onde quiser. Não sei é se me apetecerá votar.

              O UK tem uma longa tradição de isolacionismo face à Europa, com cada vez menos força face ao eixo Franco-Alemão.

              Não me admira que nas contas do deve e haver, muita cabecinha pense o que anda a fazer na UE, pois nunca aderiram à união monetária, o que lhes tem salvo o coiro nestes turbilhões de dívidas públicas, défices e por aí fora. Têm o controlo total sobre o Esterlino (ou seja, emitem moeda), e sobre a União Económica, sentem que é apenas uma enorme chatice. Nada que uns acordos bilaterais não resolvam naquilo que lhes interessa.

              Comentário


                #8
                Eu acho que uma coisa é certa: eles têm muito menos a perder do que nós.

                Isso do patriotismo é muito bonito mas a verdade é que andamos sempre a ser arrastados pela UE por um só motivo: se não nos arrastassem nós ficávamos para trás.

                Como já disseram espero que não saiam porque muito provavelmente iam-me dar o trabalho de pedir nacionalidade inglesa.

                Comentário


                  #9
                  Um pequeno alerta para as Inglesas em geral! Se levarem isto em frente vão ter que pedir passaporte de cada vez que quiserem visitar o Zézé...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                    Como tenho dupla nacionalidade, posso votar onde quiser. Não sei é se me apetecerá votar.
                    O UK tem uma longa tradição de isolacionismo face à Europa, com cada vez menos força face ao eixo Franco-Alemão.
                    Não me admira que nas contas do deve e haver, muita cabecinha pense o que anda a fazer na UE, pois nunca aderiram à união monetária, o que lhes tem salvo o coiro nestes turbilhões de dívidas públicas, défices e por aí fora. Têm o controlo total sobre o Esterlino (ou seja, emitem moeda), e sobre a União Económica, sentem que é apenas uma enorme chatice. Nada que uns acordos bilaterais não resolvam naquilo que lhes interessa.
                    Também ouvi na Antena1.
                    Esses gajos sempre foram assim separatistas. Já na altura criaram a EFTA (onde Portugal se encontrava) como espécie de CEE. Foi tão bom projecto que deu em 0.

                    Mas também nenhum dos Estados Membro é obrigado a ficar. Pode sair em qualquer momento. Se quiserem sair, problema deles. Se querem continuar há que terem as mesmas regras para continuar no jogo, já que só está quem quer e porque cumpre as regras, quem não está é porque não quer ou não cumpre.

                    Era da maneira que se calhar dariam mais importância à entrada da Turquia na UE

                    Comentário


                      #11
                      "Goodbye and good riddance..."

                      Comentário


                        #12
                        Já deviam era de ter saido, são os vira casacas da europa e sempre o bicho resmungão.

                        A mim sempre me disseram quem está mal que se mude.
                        Já agora portugal devia era tambem aproveitar a saida do aliado da ue e extinguir tambem a velha aliança com esses vira casacas.

                        Comentário


                          #13
                          Ou vão ou ficam.

                          Este assunto arrasta-se há anos e continuamos na mesma, com um meio estado membro que quer todas as vantagens de uma união sem as desvantagens da mesma...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                            Já deviam era de ter saido, são os vira casacas da europa e sempre o bicho resmungão.

                            A mim sempre me disseram quem está mal que se mude.
                            Já agora portugal devia era tambem aproveitar a saida do aliado da ue e extinguir tambem a velha aliança com esses vira casacas.
                            Com opiniões de taberna como esse, não sei porque estou cada vez mais feliz em saír deste país....

                            Cada vez que vejo postas de pescada desse genero, volto a relembrar-me porquê que o Portugal está na cauda da Europa. Não só pobre e dinheiro, mas pobreza e inteligencia também.

                            Comentário


                              #15
                              Não censuro uma nação por não querer ter gajos como o Barroso a ter algum tipo de decisão sobre o seu país.

                              Agora quero ver como é que os euro-fanáticos vão reagir à possibilidade de se dar finalmente a hipótese aos povos de decidirem se querem ou não pertencer a uma união política deste tipo.

                              Comentário


                                #16
                                Não sai. Isso não passa de populismo para ganhar votos e apaziguar as alas da direita.


                                Chegando a hora do referendo, com os pros e contras serem apresentados, e as empresas a patrocinar a campanha do sim, os Britãnicos votariam em ficar.


                                Tanto que as empresas ja alertaram que esta incerteza ou uma eventual saida teria efeitos devastadores para a economia ja de si em recessão.


                                Mas eu acho bem vindo o referendo para que os Britãnicos finalmente se decidam. Ou sai ou participam a 100%.
                                Editado pela última vez por Paulinhonanet; 23 January 2013, 13:30.

                                Comentário


                                  #17
                                  Knee jerk reaction. Se eles acham que ficam melhor isolados do resto do grupo, tendo fronteiras fechadas e um sentimento anti-britânico geral do lado de cá... então força. É que já lá vai o tempo em que o UK tinha sucesso com a diplomacia dividir para reinar no continente. Nessa altura era fácil. Agora ficam mesmo isolados. Boa sorte.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                    A mim sempre me disseram quem está mal que se mude.
                                    Já agora portugal devia era tambem aproveitar a saida do aliado da ue e extinguir tambem a velha aliança com esses vira casacas.
                                    Dei LIKE em relação à primeira parte porque tem-se visto realmente que qualquer coisinha para a UE o RU faz questão de boicotar.
                                    Em relação à 2a discordo, até porque no pós 25 de Abril em Bruxelas andava tudo tontinho para nós entrarmos. Basicamente; pdeiam x condições, mas nós tínhamos x menos qualquer coisa. Não interessa era passaporte garantido. Como actualmente também não vejo razão para sairmos.
                                    Estamos mal? Estamos.
                                    Mas se não houvesse projecto europeu garanto que estávamos muito pior.
                                    Basta ver aqui pelo AHO, há muita gente na Alemanha, França, Bélgica... não há fronteiras é menos uma carga de trabalhos que há para sair do país. E outros exemplos: taxas alfandegarias e coisas do género.

                                    Um bom exemplo das benesses da UE está no filme: Rien a Declarer

                                    Nada a Declarar (2010) - IMDb

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se isto vai a referendum dá vitoria á separação de UE certamente.

                                      O ingles comum é um ser pouco inteligente, para o qual o UK já não é parte da Europa e do qual a Europa rouba dinheiro todos os dias.

                                      Saiu inclusive um artigo num jornal um dia destes a dizer que o UK pagou o dobro dos impostos à UE do que aquilo que recebeu.

                                      O ingles acredita em tudo, a cultura geral deles resume-se á inglaterra e ao mundo abroad no qual se inclui no mesmo saco aquilo que chama europa (tudo o que fica para lá da mancha), america ( do outro lado do mar) India ( do outro lado do mundo) e Australia (ainda mais do outro lado do mundo, mas sem saber se fica colado aos estados unidos ou á africa do sul.

                                      Este é o mundo do Ingles.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O meu dito voto, será orientado para a definitiva separação politica da Escócia da dita Inglaterra, aquela coisa de Reino Unido,

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                          Com opiniões de taberna como esse, não sei porque estou cada vez mais feliz em saír deste país....

                                          Cada vez que vejo postas de pescada desse genero, volto a relembrar-me porquê que o Portugal está na cauda da Europa. Não só pobre e dinheiro, mas pobreza e inteligencia também.

                                          Tem lá calma com esses dedos que eu não ofendi ninguem do forum, não te conheço de lado nenhum, para vires para aqui dizer que os meus comentários são desprovidos de inteligencia.


                                          Se achas o meu comentario errado, pesquisa um pouco o que os senhores ingleses nos tentaram fazer durante grande parte da nossa história.
                                          Pesquisa tambem o numero de vezes que esses mesmos senhores foram entrave ás politicas da ue e quantas vezes foram o cavalo de troia para interesses deles e além atlantico.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PenduluM Ver Post
                                            ...

                                            O ingles comum é um ser pouco inteligente, para o qual o UK já não é parte da Europa e do qual a Europa rouba dinheiro todos os dias.

                                            ...
                                            E baseaste a tua opinião em...?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não me acredito que vá acontecer.
                                              Apesar dos ingleses estarem sempre com a "lenga lenga" de que querem sair, no final não o vão fazer.

                                              Num inquérito esta semana, 40% é a favor de ficar na UE e 34% de sair, é certo que há muitos indecisos, mas no final com a propaganda das empresas (Richard Branson da Virgin, ainda no inicio do ano disse que era importante para o RU manter-se na UE), acredito que o "ficar na UE" ganhe.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                Dei LIKE em relação à primeira parte porque tem-se visto realmente que qualquer coisinha para a UE o RU faz questão de boicotar.
                                                Em relação à 2a discordo, até porque no pós 25 de Abril em Bruxelas andava tudo tontinho para nós entrarmos. Basicamente; pdeiam x condições, mas nós tínhamos x menos qualquer coisa. Não interessa era passaporte garantido. Como actualmente também não vejo razão para sairmos.
                                                Estamos mal? Estamos.
                                                Mas se não houvesse projecto europeu garanto que estávamos muito pior.
                                                Basta ver aqui pelo AHO, há muita gente na Alemanha, França, Bélgica... não há fronteiras é menos uma carga de trabalhos que há para sair do país. E outros exemplos: taxas alfandegarias e coisas do género.

                                                Um bom exemplo das benesses da UE está no filme: Rien a Declarer

                                                Nada a Declarar (2010) - IMDb


                                                Se não estivessemos na ue estariamos pior mesmo.
                                                Queixam-se da troika, hoje na sua terceira intervenção no nosso país, sem ue se calhar já tinhamos superado esse numero.
                                                Quanto ás condições, raro ou nenhum é o país do sul que tenha entrado com tudo comprido e a instituição na altura teve de arranjar um meio termo para as adesões.
                                                Fecharam o olhos ás falcatruas para acreditarem os orçamentos e finanças dos estados.
                                                Se não fosse assim, nós ainda não tinhamos reunido as condições para a adesão.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                                                  Não me acredito que vá acontecer.
                                                  Apesar dos ingleses estarem sempre com a "lenga lenga" de que querem sair, no final não o vão fazer.

                                                  Num inquérito esta semana, 40% é a favor de ficar na UE e 34% de sair, é certo que há muitos indecisos, mas no final com a propaganda das empresas (Richard Branson da Virgin, ainda no inicio do ano disse que era importante para o RU manter-se na UE), acredito que o "ficar na UE" ganhe.
                                                  E mesmo para que o assunto fique enterrado de uma vez por todas, seria bom o referendo.
                                                  E o sim, vamos ficar, ganharia.
                                                  O Richard Branson disse no passado que se associaria á campanha pro-EU.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                    E baseaste a tua opinião em...?
                                                    Sim, de facto não foi visado um post da minha escrita, mas permite-me escrever o seguinte, Turismo Low-Cost inglês no mediterrâneo,
                                                    Editado pela última vez por TURBO; 23 January 2013, 13:40. Razão: Acrescento de texto

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PenduluM Ver Post
                                                      Se isto vai a referendum dá vitoria á separação de UE certamente.

                                                      O ingles comum é um ser pouco inteligente, para o qual o UK já não é parte da Europa e do qual a Europa rouba dinheiro todos os dias.

                                                      Saiu inclusive um artigo num jornal um dia destes a dizer que o UK pagou o dobro dos impostos à UE do que aquilo que recebeu.

                                                      O ingles acredita em tudo, a cultura geral deles resume-se á inglaterra e ao mundo abroad no qual se inclui no mesmo saco aquilo que chama europa (tudo o que fica para lá da mancha), america ( do outro lado do mar) India ( do outro lado do mundo) e Australia (ainda mais do outro lado do mundo, mas sem saber se fica colado aos estados unidos ou á africa do sul.

                                                      Este é o mundo do Ingles.
                                                      Face à realidade dos portugueses que são um povo extremamente culto e com horizontes muito alargados.

                                                      Aliás autênticas referências de cultura e inteligência, com marcos na história da ciência e filosofia e conquistam regularmente prémios Nobel para o seu país. Ah espera isso são os ingleses outra vez, esquece.
                                                      Editado pela última vez por SRLA; 23 January 2013, 13:39.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                        E baseaste a tua opinião em...?
                                                        Em?

                                                        Eu vivo em Inglaterra e trabalho com ingleses á anos.

                                                        O trabalhador de classe media Ingles tem metade da cultura de um Portugues, e ja nem falo da classe baixa.

                                                        Um sistema educativo em que ninguem reprova até ao 12º ano fez milagres pela literacia neste país, not...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Por mero acaso, a maioria de atribuições de Prémio Nobel nas diversas áreas é algo recorrente, a cidadãos dos EUA e da Confederação Suíça,

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PenduluM Ver Post
                                                            O trabalhador de classe media Ingles tem metade da cultura de um Portugues, e ja nem falo da classe baixa.
                                                            Qual é a cultura do português típico? Casa dos segredos, novelas e futebol?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X