Estava no café com um amigo e o meu namorado e ouvimos uma discussão entre dois homens. Um dizia que numa descida um carro gastava menos com uma mudança engatada, o outro dizia que gastava menos com o carro desengatado. Afinal quem tem razão? Eu acho que desengatado o carro gasta menos combustível, não está em esforço. O meu amigo não concorda comigo, e vocês o que acham?
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Gasto de combustível
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Ainda há poucos dias apareceu a mesma dúvida no Geral, não me recordo do nome do tópico agora...
Adiante, o teu amigo tem razão.
Desengatado continua a injectar combustível para o motor não parar, gasta pouco sim, mas continua a gastar.
Engatado (e sem pressão no acelerador) o movimento da roda é transmitido ao motor e este não precisa de combustível, o consumo aqui é zero (ou perto de zero, pode injectar algum combustível para algumas correcções).
O corte de combustível acontece na maioria dos carros recentes e é um perigo e uma irresponsabilidade andar com o carro desengatado...
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citação:Originalmente colocada por CarpeDiem
Estava no café com um amigo e o meu namorado e ouvimos uma discussão entre dois homens. Um dizia que numa descida um carro gastava menos com uma mudança engatada, o outro dizia que gastava menos com o carro desengatado. Afinal quem tem razão? Eu acho que desengatado o carro gasta menos combustível, não está em esforço. O meu amigo não concorda comigo, e vocês o que acham?
O motivo é que nos novos sistemas de injecção o consumo pode ser inferior que se o motor estivesse ao ralenti. O consumo só será 0,00 estando engatado e sem pisar o acelerador.
Em carburados é o inverso dos sistemas de injecção electrónico!
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É como foi dito e não entro em pormenores técnicos porque não os sei, mas o que é certo é que o carro engatado numa velocidade elevada a descer sem carregar no acelerador, o computador de bordo marca 0.0, enquanto que se na mesma situação com o carro desengatado, ou seja em ponto-morto, o computador vai subindo gradualmente os valores no consumo instantâneo.
Resumindo, o teu amigo tem razão. ;)
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citação:Originalmente colocada por Torres
Pelo que me lembro da ultima discussão do género, ficou "provado" que depende do carro, por isso estavam os dois a teimar, para nada. :D
Acontece!
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citação:Originalmente colocada por CarpeDiem
Ok, então expliquem-me lá pk razão qd se tem pouca gasolina no carro se põe em ponto morto até chegar à bomba? É para quê?é que eu já vi montes de gente a fazer isto, e a resposta é sp a mesma.:D
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Ele já explicou..
"Desengatado continua a injectar combustível para o motor não parar, gasta pouco sim, mas continua a gastar.
Engatado (e sem pressão no acelerador) o movimento da roda é transmitido ao motor e este não precisa de combustível, o consumo aqui é zero (ou perto de zero, pode injectar algum combustível para algumas correcções).
O corte de combustível acontece na maioria dos carros recentes e é um perigo e uma irresponsabilidade andar com o carro desengatado..."
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citação:Originalmente colocada por air
Apenas desengatado o atrito é menor logo pode atingir mais velocidade ou percorrer mais espaço sem ser preciso acelerar.
Deixando os carros a carburador de lado que já não se usam:
Um carro em ponto morto chega ao final de uma descida com maior velocidade do que um que vá engatado. Acho que não há dúvidas aqui.
Continuando, apesar do que vai engatado não gastar absolutamente nada na descida, (e partindo do princípio que ainda não se atingiu o destino) como vai com uma velocidade mais baixa os consumos dali para a frente vão ser diferentes nos 2 casos.
Atenção, [u]diferentes</u>, não necessariamente superiores, dependendo da situação (e da gestão e do esforço a que o motor está sujeito) até pode ter consumos menores.
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citação:Originalmente colocada por CarpeDiem
Ok, então expliquem-me lá pk razão qd se tem pouca gasolina no carro se põe em ponto morto até chegar à bomba? É para quê?é que eu já vi montes de gente a fazer isto, e a resposta é sp a mesma.:D
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Bem o que acontece é o seguinte num carro engatado a andar quando está a consumir menos é quando atinge o binário maximo ou seja qdo a cambota roda á mesma velocidade das rodas,sempre na ultima mudança o proprio embalar do carro reduduz o esforço da explosão .(normalmente a 70, 80 ou ate 90klm/h)
Um carro em ponto morto logicamente gasta muito menos que o mesmo tempo que estaria engatado a andar.
Alias isto é basico mas o carro a descer engatado basta mais combustivel pk tem mais rotações um carro em ponto morto tá a gastar o minimo para só para se manter a funcionar portanto é a forma de gastar menos.;)
Essa do carro a descer gastar zero é para quem acredita no pai natal:D:D:D motor a trabalhar e gastar zero era bom mas é ficção cientifica
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citação:Originalmente colocada por Nephilim
Bem o que acontece é o seguinte num carro engatado a andar quando está a consumir menos é quando atinge o binário maximo ou seja qdo a cambota roda á mesma velocidade das rodas,sempre na ultima mudança o proprio embalar do carro reduduz o esforço da explosão .(normalmente a 70, 80 ou ate 90klm/h)
Um carro em ponto morto logicamente gasta muito menos que o mesmo tempo que estaria engatado a andar.
Alias isto é basico mas o carro a descer engatado basta mais combustivel pk tem mais rotações um carro em ponto morto tá a gastar o minimo para só para se manter a funcionar portanto é a forma de gastar menos.;)
Essa do carro a descer gastar zero é para quem acredita no pai natal:D:D:D motor a trabalhar e gastar zero era bom mas é ficção cientifica
E não tem a ver com a velocidade (directamente pelo menos) mas sim com as rotações.
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imported_Rasec
das maiores dicussões da história deste forum...
foram páginas e páginas de discussão...
no final, após vastas e extensas descrições da engenharia automóvel, conclui-se que NIN!
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citação:Originalmente colocada por Nephilim
Mas esse corte de injecção de combustivel é parcial um motor sem combustivel não trabalha simplesmente , desliga.
E a descer o motor não vai desligado... vai a trabalhar e a gastar combustivel.
O que marca os computadores de bordo é mto enganatório, nem sempre corresponde á verdade.
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citação:Originalmente colocada por worldtiki
citação:Originalmente colocada por Nephilim
Mas esse corte de injecção de combustivel é parcial um motor sem combustivel não trabalha simplesmente , desliga.
E a descer o motor não vai desligado... vai a trabalhar e a gastar combustivel.
O que marca os computadores de bordo é mto enganatório, nem sempre corresponde á verdade.
A menos que descam com o carro desligado[8D]
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citação:Originalmente colocada por NLS___87
Como o worldtiki disse.
Mas atenção, por exemplo, numa descida pouco inclinada, se eu engatar a 6ª no meu carro, ele pode comessar a gastar, para não ir abaixo...
Os unicos que podem nao consumir sao os hibridos pk tambem tem um motor eectrico mas isso é outra história.
Num carro normal desde que o motor trabalhe há explosao logo tem obviamente que haver combustivel a entar nos cilindros.
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