Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Você acha que somos assim tão estúpidos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Você acha que somos assim tão estúpidos?

    Você acha que somos assim tão estúpidos?


    Presidente da Titan, o terceiro maior fabricante de pneus da América do Norte, respondeu em termos polémicos ao convite do ministro francês da Indústria para que comprassem a fábrica que a Goodyear está a fechar em Amiens, no norte do país.

    Maurice Taylor, presidente e CEO da Titan Internacional, o terceiro maior fabricante de pneus da América do Norte, recusou com estrépito a oferta do ministro francês da Indústria, Arnaud Montebourg, para que reavaliasse a possibilidade de comprar a fábrica que a Goodyear está a fechar em Amiens, no norte do país.

    A carta da recusa, datada de 8 de Fevereiro, foi hoje divulgada pelo jornal francês de negócios “Les Echos” e os termos ferozes escolhidos por Maurice Taylor relançaram o debate sobre o declínio da economia francesa, a necessidade de medidas para tornar mais competitiva a segunda maior economia do euro, mas também sobre os limites e perversidades da globalização.

    Escreve Taylor que visitou essa fábrica de Amiens “várias vezes”, e que nessas visitas confrontou-se com sindicatos “loucos” e trabalhadores que, feitas as contas, trabalham três horas por dias.

    “Eu visitei essa fábrica várias vezes. Os assalariados franceses têm salários elevados mas não trabalham mais do que três horas. Têm uma hora para descanso e para o almoço, discutem durante três horas e trabalham durante três. Disse-o aos sindicalistas franceses. Eles responderam-me que é assim em França”.

    Neste contexto, acrescenta, pedir à Titan para ponderar recomeçar uma negociação é uma impossibilidade. “Você pensa que nós somos assim tão estúpidos?”, insurge-se Maurice Taylor.

    “Os agricultores franceses querem pneus baratos. Eles não se importam se esses pneus vêm da China ou da Índia e estes governos estão subsidiá-los. A Titan vai comprar uma empresa chinesa ou indiana de pneus, pagar menos de um euro por hora de trabalho e enviar todos os pneus de que a França necessita. Você pode manter os chamados trabalhadores. A Titan não está interessada na fábrica de Amiens”, conclui.

    A França tem vindo a enfrentar uma renovada vaga de deslocalizações e fecho de fábricas, designadamente da ArcelorMittal, a maior siderúrgica mundial, e da PSA Peugeot Citroën.

    “Você acha que somos assim tão estúpidos?” - Europa - Jornal de Negócios

    #2
    As pessoas tem de se mentalizar que tem de ganhar menos de um € á hora.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Israel Ver Post
      As pessoas tem de se mentalizar que tem de ganhar menos de um € á hora.
      Ou trabalhar mais do que 3h e receber 7 ou 8.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Israel Ver Post
        As pessoas tem de se mentalizar que tem de ganhar menos de um € á hora.
        E pagar para trabalhar, não?

        Comentário


          #5
          Eu diria que os franceses são meninos para responder a esta afronta com uma greve geral, camionistas parados nas estradas e comboios/voos congelados nas estações/aeroportos!

          Comentário


            #6
            Numa coisa ele têm razão: as pessoas não se importam como são feitas as coisas nem de onde vem.....desde que sejam mais baratas.

            Comentário


              #7
              Às vezes custa-me um bocado a acreditar como é que a Europa consegue (ainda) ser tão competitiva face a outros mercados.

              Comparando por exemplo França com os EUA, têm o dobro dos feriados, o triplo das férias, 4 vezes mais regalias sociais, 5 vezes mais tempo de maternidade... e ganham o mesmo ou ainda mais.

              Nem vale a pena comparar com Ásia ou América Latina...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                Numa coisa ele têm razão: as pessoas não se importam como são feitas as coisas nem de onde vem.....desde que sejam mais baratas.
                A tendência será de aumento, uma vez que as pessoas com menos poder de compra, irão gastar cada vez menos na aquisição de um produto, independente de ser fabricado em portugal, ou tunisia ou china.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                  Às vezes custa-me um bocado a acreditar como é que a Europa consegue (ainda) ser tão competitiva face a outros mercados.

                  Comparando por exemplo França com os EUA, têm o dobro dos feriados, o triplo das férias, 4 vezes mais regalias sociais, 5 vezes mais tempo de maternidade... e ganham o mesmo ou ainda mais.

                  Nem vale a pena comparar com Ásia ou América Latina...
                  Na India e resto da Ásia ainda devem ter menos feriados ....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                    Ou trabalhar mais do que 3h e receber 7 ou 8.
                    É isso e não despedir funcionários que trabalhem só 3h e pagar 8h, gestão de topo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                      Numa coisa ele têm razão: as pessoas não se importam como são feitas as coisas nem de onde vem.....desde que sejam mais baratas.
                      Nem a europa, porque deveria haver legislação sobre isso.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                        É isso e não despedir funcionários que trabalhem só 3h e pagar 8h, gestão de topo.


                        Na Europa não se pode despedir ninguém.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                          É isso e não despedir funcionários que trabalhem só 3h e pagar 8h, gestão de topo.
                          Pois, a culpa é dos gestores. A legislação não tem nada a ver com isso...

                          Comentário


                            #14
                            Meti uma pequena pesquisa no google, não procurei grande coisa, nem conheço legislação, encontrei logo isto:

                            Renault vai despedir 7500 em França - PÚBLICO

                            Peugeot Citroen vai despedir oito mil pessoas em França - Economia - Sol

                            Uns podem, outros não.

                            Comentário


                              #15
                              Agora é que as pessoas estão a levar com a realidade da globalização...Quando algumas vozes se levantavam a dizer que era uma coisa má, todos atacavam cegamente porque a globalização era inevitável e era algo de bom. Bem afinal não eram só coisas boas...

                              A globalização nunca vai funcionar sem politicas economicas conjuntas, assim como o Euro não vai funcionar, nem UE e por aí fora...Se eu tenho que respeitar regras para produzir alimentos, pagar taxas e impostos, e os chineses não, quem é que vai fazer o produto mais barato? Os chineses...E quando eles quiserem por o produto deles há venda no meu mercado que taxas ou impostos pagam eles? Zero...Quem paga é o consumidor final sobre a forma de iva...Não há volta a dar, o modelo economico global assim não funciona, ou se muda, ou andamos sempre neste ciclo vicioso...Agora fica mal a europa, mas na China os ordenados começam a aumentar, trabalhadores a reivindicar melhores condições etc., até chegar ao ponto em que na China já não compensa, e tudo começa noutro país/região...

                              Comentário


                                #16
                                Precariedade ou desemprego, é a escolha a fazer no século 21

                                Comentário


                                  #17
                                  França é um Pais mto especial a nivel de sindicatos.

                                  Mtas vezes são parte do problema e não da solução.

                                  O menos mau de cá é que a espaços ainda se vão vendo exemplos de bom-senso. Paradigma disso é a auto-europa.

                                  Em contra-partida temos ex. de reformados que se permitem parar comboios durante 2 hrs com o intuito unico e declarado de andar à borla nos mesmos.

                                  Acho que a continuar assim o binómio CP/Refer pode mesmo acabar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mapas Ver Post
                                    Precariedade ou desemprego, é a escolha a fazer no século 21

                                    Infelizmente existem muitos que nem essa escolha já podem fazer...

                                    Comentário


                                      #19
                                      não gosto do estilo, mas tenho de concordar com o conteúdo.

                                      os sindicatos em frança são muito..especificos

                                      a goodyear tem tido imensos problemas nas fábricas em França por isso não me espanta que a "fama" se espalhe depressa

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu acho é que andam a confundir o trabalho que o trabalhador presta que tem de ser pago com despesa! O dinheiro que o trabalhador recebe pela prstação de serviços é um investimento da empresa! Não uma despesa. Andamos a ver os gestores como lucro e os trabalhadores como despesa lollll!!!!
                                        A empresa existe não pelo gestor mas pelo trabalhador que faz acontecer o produto / serviço!! Sem o trabalhador a empresa simplesmente não existe. Sem o gestor o produto continua a aparecer!!

                                        Custe o que custar o trabalho tem de ser pago, e cada vez que é mais especializado/diferenciado/perigoso melhor pago tem de ser este trabalho!! O resto é conversa fiada!

                                        Estes países que pagam um euro por hora não são exemplo para ninguem pois não são cumpridos e respeitados os direitos humanos. É quase uma escravatura! Esse não é o caminho que devemos seguir!! O de subverter todos os valores e direitos em prol de o enrriquecimento dos patrões. Bem pelo menos espero que isto seja pacifico pata todos!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                                          A empresa existe não pelo gestor mas pelo trabalhador que faz acontecer o produto / serviço!! Sem o trabalhador a empresa simplesmente não existe. Sem o gestor o produto continua a aparecer!!

                                          Um gestor é um trabalhador como outro qualquer, o seu trabalho pode ser mais estratégico do que operacional, mas não deixa de ser um trabalhador por causa disso. Há muitas empresas onde Gestor/Trabalhador são a mesma pessoa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Essa conversa do gestor vs. trabalhador faz tanto sentido como coisa nenhuma.

                                            Já andei por muitas empresas, e sabem quantos trabalhadores vi a levar um pontapé no rabo? Muitos. E gestores? Idem.
                                            Sabem quantos gestores a coçar a micose e a não sofrerem por isso? Muitos. Trabalhadores? Muitos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              eu acho que o pessoal está logo a comparar com china e india e tailândia e etc

                                              mas, em exemplos mais terrenos, não tenho dúvidas que a fábrica da Continental/mabor no norte de portugal é mais eficiente e com menos custos do que essas fábricas em frança

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                                                Essa conversa do gestor vs. trabalhador faz tanto sentido como coisa nenhuma.

                                                Já andei por muitas empresas, e sabem quantos trabalhadores vi a levar um pontapé no rabo? Muitos. E gestores? Idem.
                                                Sabem quantos gestores a coçar a micose e a não sofrerem por isso? Muitos. Trabalhadores? Muitos.

                                                Mais uma vez, um gestor, é um trabalhador!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Todos terão que pagar para trabalhar um dia destes pois estão a sair do país milhões e tudo o que de bom aqui se produzir vai para fora, outros estão a acumular cargos com reformas aos 30 ou 40 anos e a ganhar fortunas outros claro pagarão para trabalhar na precaridade com contratos mensais ou a recibos verdes eletrónicos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Imaginemos até que eles trabalhavam 8h com qualidade e nem havia sindicatos.

                                                    Quem aqui acha que este senhor preferia investir em frança, quando pode pagar menos de 1€ pelo mesmo serviço noutro país?

                                                    É que a história dos agricultores, parece-me que não se fica pelos agricultores.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                      Imaginemos até que eles trabalhavam 8h com qualidade e nem havia sindicatos.

                                                      Quem aqui acha que este senhor preferia investir em frança, quando pode pagar menos de 1€ pelo mesmo serviço noutro país?

                                                      É que a história dos agricultores, parece-me que não se fica pelos agricultores.
                                                      Ora aqui está...

                                                      A história de falta de eficiência é só treta...Há muita empresa que só vê lucros ao fim do ano, não importa de que forma, e se podem pagar 1€ não pagam 1€ e 1cêntimo. E até aí tudo bem, desde que isso não ponha em causa a vida de ninguém...A UE falhou e continua a falar, tudo por causa de lobbys...O grave é que toda a gente parece perceber isso mas ninguém faz nada! Uns porque gostam dos subsidios a fundo perdido, outros porque sem UE não iam a lado nenhum, mas quando o UK diz que quer sair toda a gente goza, pois eu acho que na atual conjuntura que quer ficar é que deve ser gozado...

                                                      Temos um exemplo do nosso "país irmão", o Brasil. Uma empresa para exportar, só tem que ter o produto e a quem o vender, mas e para importar?! Já não é assim. Aliás, até para as marcas de automóveis venderem lá, têm que garantir postos de trabalho, etc...Angola, outro exemplo, queres abrir um negócio? Sim senhor, arranjas um sócio angolano com 51% do capital.....................Dubai? Tal e qual como Angola...Todos os países fora da UE criaram métodos de protecionismo da economia, mas e na UE? Não se pode devido ao livre-trânsito de bens e pessoas... Apesar de gostar de pegar em mim e ir a qualquer país da UE sem passaporte nem trocar de moeda, tenho de ter consciência do que tenho de pagar para isso acontecer, e neste momento a balança começa a não estar equilibrada.

                                                      A UE e o Euro são o sonho apenas e só dos Alemães, só eles beneficiam a sério de todo o potêncial do euro, está na hora de encostar alemães contra a parede e dizer-lhes ou mudam de atitude, ou acabam com o euro.

                                                      Eu falo só do pouco que sei, e sei que os alemães para fazerem os seus carros de topo, mandam fazer os moldes para plásticos em Portugal, e se por um lado lhes sai mais caro com o euro, também sabem que quando lhes formos comprar de volta os carros ficam a ganhar. Portugal exportava imensos moldes para os EUA, neste momento acabou. Porquê? Euro...Para onde vão agora? França e Alemanha na maioria...Os alemães cada vez querem moldes mais baratos, mas não confiam no trabalho dos chineses, então o que acontece? Imensas fábricas portuguesas de moldes a abrir empresas na China, e India, Malásia...

                                                      Já não consigo perceber o que é pior, se estar no euro, se fora dele...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                        Imaginemos até que eles trabalhavam 8h com qualidade e nem havia sindicatos.

                                                        Quem aqui acha que este senhor preferia investir em frança, quando pode pagar menos de 1€ pelo mesmo serviço noutro país?

                                                        É que a história dos agricultores, parece-me que não se fica pelos agricultores.
                                                        Iria preferir se as pessoas se importassem de onde vêm/onde são fabricados os produtos que consomem. Mas ninguém quer saber disso, o que interessa é ser mais barato...

                                                        Nós todos somos vitimas das nossas próprias escolhas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ora bem, se a indústria automóvel está em declínio é natural que fornecedores dessas industria também estejam.
                                                          Isso não é suficiente para se concluir que o Euro não sei quê e que a culpa é da Alemanha.

                                                          A questão aqui é que este senhor dono da Titan tentou usar este convite de compra para chamar a atenção a outras situações tais como as pernas abertas que a Europa tem em relação à China o que, em certa medida, o prejudica directamente pois que não deve conseguir negociar na Europa... É uma questão diria, pessoal e do âmbito privado dele...


                                                          A Europa tem de se redesenhar e optar por se fechar ou por se abrir. Preto ou branco.
                                                          Enquanto continuar indecisa sobre as políticas de importação e taxas aduaneiras, continuará a enterrar-se.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                            Ora aqui está...

                                                            A história de falta de eficiência é só treta...Há muita empresa que só vê lucros ao fim do ano, não importa de que forma, e se podem pagar 1€ não pagam 1€ e 1cêntimo. E até aí tudo bem, desde que isso não ponha em causa a vida de ninguém...A UE falhou e continua a falar, tudo por causa de lobbys...O grave é que toda a gente parece perceber isso mas ninguém faz nada! Uns porque gostam dos subsidios a fundo perdido, outros porque sem UE não iam a lado nenhum, mas quando o UK diz que quer sair toda a gente goza, pois eu acho que na atual conjuntura que quer ficar é que deve ser gozado...

                                                            Temos um exemplo do nosso "país irmão", o Brasil. Uma empresa para exportar, só tem que ter o produto e a quem o vender, mas e para importar?! Já não é assim. Aliás, até para as marcas de automóveis venderem lá, têm que garantir postos de trabalho, etc...Angola, outro exemplo, queres abrir um negócio? Sim senhor, arranjas um sócio angolano com 51% do capital.....................Dubai? Tal e qual como Angola...Todos os países fora da UE criaram métodos de protecionismo da economia, mas e na UE? Não se pode devido ao livre-trânsito de bens e pessoas... Apesar de gostar de pegar em mim e ir a qualquer país da UE sem passaporte nem trocar de moeda, tenho de ter consciência do que tenho de pagar para isso acontecer, e neste momento a balança começa a não estar equilibrada.

                                                            A UE e o Euro são o sonho apenas e só dos Alemães, só eles beneficiam a sério de todo o potêncial do euro, está na hora de encostar alemães contra a parede e dizer-lhes ou mudam de atitude, ou acabam com o euro.

                                                            Eu falo só do pouco que sei, e sei que os alemães para fazerem os seus carros de topo, mandam fazer os moldes para plásticos em Portugal, e se por um lado lhes sai mais caro com o euro, também sabem que quando lhes formos comprar de volta os carros ficam a ganhar. Portugal exportava imensos moldes para os EUA, neste momento acabou. Porquê? Euro...Para onde vão agora? França e Alemanha na maioria...Os alemães cada vez querem moldes mais baratos, mas não confiam no trabalho dos chineses, então o que acontece? Imensas fábricas portuguesas de moldes a abrir empresas na China, e India, Malásia...

                                                            Já não consigo perceber o que é pior, se estar no euro, se fora dele...
                                                            O protecionismo é perigoso mas a total ausência de barreiras também o é, nisso concordo contigo.
                                                            Mas agora estar a culpar os Alemães de toda a nossa miséria é fortemente irrealista. Achas mesmo que os moldes e as peças feitos em Portugal para veículos de gama alta são compensados pelas vendas irrisórias desses modelos em PT?
                                                            Mais, se se pensa que o UK está a bater o pé à UE sem ser no seu próprio interesse é ingenuidade pura! E a esses ainda lhes vai sair o tiro pela culatra...

                                                            O grande problema é que andamos a brincar aos países e às empresas há demasiado tempo e como já disse o Camilo Lourenço (de quem tanto se gosta) num artigo do Negócios, o nosso desemprego não é só sazonal e reflexo da crise, o nosso desemprego é estrutural! Não basta ter a fábrica de pneus, é importante inventar a tecnologia dos compostos de borracha e processos de fabrico revolucionários.
                                                            Mais, a crise no sector automóvel não é fruto apenas do momento de retração mundial, eu acredito que o automóvel (e já agora a produção centralizada em mega-fábricas e a grande escala) tem os dias contados...não é por acaso que se fala na 3ª Revolução Industrial!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X