Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudar da área Financeira para a área de Hotelaria

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudar da área Financeira para a área de Hotelaria

    Tenho uma familiar desempregada que está a pensar mudar da área Financeira para a área de Hotelaria e anda a pedir-me aconselhamento.

    A pessoa em questão ainda não tem um posto de trabalho garantido, quer começar por tirar um curso nesta área.
    um destes
    Gestão Hoteleira - Alojamento | Escolas do Turismo de Portugal
    Gestão Hoteleira
    O problema fundamental parece-me ser que a distância entre o que uma pessoa idealiza e o que é, pode ser muitas vezes enorme.

    Como este fórum é frequentado por muitas pessoas, talvez exista alguém que possa ajudar neste assunto.
    Venho pedir as vossas opiniões sobre:
    Quais são as principais dificuldades que uma pessoa pode encontrar ao mudar de profissão?
    Acham a Hotelaria uma área profissional aliciante?
    Quais são as profissões na área de Hotelaria que acham mais e menos interessantes?
    Qual é o horário típico de um profissional de Hotelaria? Quantas horas trabalham?

    Obrigado
    Editado pela última vez por lapf; 21 February 2013, 13:42.

    #2
    Antes de mais desejo as maiores felicidades à tua familiar.

    Convém não esquecer que Hotelaria não se trata somente de gestão hoteleira, nem directores de hotel, ou cargos de gestão. Há muito mais alem disso. Não trabalho directamente na área, mas conheço com alguma proximidade.

    Horários? Depende. Um hotel costuma estar aberto 24H dia, portantp já dá para ter uma ideia... Se o cargo for ao nível apenas da gestão, penso que se conseguem horários "normais".

    Espero que haja por cá alguém mais habilitado para fornecer respostas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por lapf Ver Post
      Quais são as principais dificuldades que uma pessoa pode encontrar ao mudar de profissão?
      Abdicar de anos de experiência e conhecimento investidos na área anterior para começar na estaca zero. Atrás disto podem vir pequenos dissabores a nível de ordenado, ter gente mais nova e com menos experiência de vida como superiores etc socialmente será preciso ter a mente bem aberta.

      Não me parece de todo uma má decisão se vier realização pessoal e mais felicidade. Ou seja se não for uma decisão por exclusão de partes mas sim algo ponderado e desejado.

      Originalmente Colocado por lapf Ver Post
      Acham a Hotelaria uma área profissional aliciante?
      A hotelaria tem muitos ramos. Eu acho que como principal defeito é nem sempre haver um retorno/reconhecimento imediato do trabalho feito. Tal como um serralheiro faz uma peça e no fim pode dizer que a construiu, um chef pode cozinhar um prato e olhar para ele e alguém provar e dizer que está óptimo, gestão hoteleira tem sempre imenso stress associado e nem sempre há resultados visíveis.

      Originalmente Colocado por lapf Ver Post
      Quais são as profissões na área de Hotelaria que acham mais e menos interessantes?
      Organização e gestão de eventos, idealmente não associados a hotelaria!

      Originalmente Colocado por lapf Ver Post
      Qual é o horário típico de um profissional de Hotelaria? Quantas horas trabalham?
      Muito relativo.

      Eu trabalhei 8 meses como gestor de eventos aqui exclusivamente no departamento de eventos. Havia semanas em que cheguei a trabalhar 110h, normalmente andava à volta das 75h. A maior parte delas sob imenso stress e pressão de cima extremamente focados em resultados a apertar em todo o lado incluindo pessoal. Nem sequer estava a ganhar muito dinheiro, mas foi uma grande grande aprendizagem. O bartender ganhava 3x mais do que eu sem as gorjetas.

      Deixei a hotelaria por assim dizer espero poder dizer para muito tempo. Existem empresas que fornecem serviços muito mais giros, mais descontraídos, melhores para trabalhar onde dão margem criativa e liberdade de métodos para trabalhar.

      E é mesmo essa a ideia que tenho de hotelaria, mal pago, horários desregulados e sobre humanos, nenhum reconhecimento pelo trabalho, mas uma excelente ponte para outras situações melhores.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post

        Muito relativo.

        Eu trabalhei 8 meses como gestor de eventos aqui exclusivamente no departamento de eventos. Havia semanas em que cheguei a trabalhar 110h, normalmente andava à volta das 75h. A maior parte delas sob imenso stress e pressão de cima extremamente focados em resultados a apertar em todo o lado incluindo pessoal. Nem sequer estava a ganhar muito dinheiro, mas foi uma grande grande aprendizagem. O bartender ganhava 3x mais do que eu sem as gorjetas.
        "Havia semanas em que cheguei a trabalhar 110h, normalmente andava à volta das 75h"

        Isto são muitas horas!
        Posso fazer 3 perguntas?
        Esses horários são prática corrente?
        Quantos dias por semana trabalhava?
        Qual era o seu salário (se não for indiscrição)?

        Obrigado

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por lapf Ver Post
          "Havia semanas em que cheguei a trabalhar 110h, normalmente andava à volta das 75h"

          Isto são muitas horas!
          Posso fazer 3 perguntas?
          Esses horários são prática corrente?
          Quantos dias por semana trabalhava?
          Qual era o seu salário (se não for indiscrição)?

          Obrigado
          Em londres são. Ou então recebe-se à hora mas acaba ainda por ser pior devido à precariedade dessas condições de trabalho.

          Seis ou sete. Normalmente tirava 2/3 dias de folga por mês.

          Recebia £24,500 anuais o que depois de impostos andava na ordem dos £1600 mensais limpos.

          Comentário


            #6
            Eu sou aluno na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, que pertence ao grupo acima indicado.
            Estou no 3ºsemestre (último) do curso de Gestão Hoteleira - Restauração e Bebidas. No que puder ajudar estou à disposição.

            Os horários no mundo da hotelaria tendem a ser muito "flexíveis", pelo que as pessoas têm de ter grande margem de manobra, mas existe a excepções, mesmo que raras...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por disaacjm Ver Post
              Eu sou aluno na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, que pertence ao grupo acima indicado.
              Estou no 3ºsemestre (último) do curso de Gestão Hoteleira - Restauração e Bebidas. No que puder ajudar estou à disposição.

              Os horários no mundo da hotelaria tendem a ser muito "flexíveis", pelo que as pessoas têm de ter grande margem de manobra, mas existe a excepções, mesmo que raras...
              Agradeço a Todos
              Pergunto
              Quais são as saidas profissionais do seu curso?
              Quais foram as principais dificuldades que teve ao longo do curso?
              Obrigado

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por lapf Ver Post
                Agradeço a Todos
                Pergunto
                Quais são as saidas profissionais do seu curso?
                Quais foram as principais dificuldades que teve ao longo do curso?
                Obrigado
                O meu curso tem várias saídas profissionais, entre elas, quase todas as posições operacionais do restaurante, gestor hoteleiro F&B, podemos se assim quisermos e aprofundando um pouco o conhecimento virar-nos para a parte de alojamento, desde housekeeping a recepção. O leque é vasto...
                Quanto às dificuldades, as piores foram sem dúvida o feitio dos professores/chef's que pensam que têm o rei na barriga e a questão dos horários, que são muito puxados...

                Comentário


                  #9
                  Desejo-te felicidades nessa tua nova área ;)Essa do "conhecido meu que quer saber e perguntou-me e venho portanto aqui perguntar a ao autohoje" is soo very tipical
                  Editado pela última vez por Sandokan83; 21 February 2013, 20:00.

                  Comentário


                    #10
                    Trabalho num restaurante, 9h30 por dia 6 dias por semana, isto é o mínimo dos mínimos que trabalho neste sitio em específico, depois posso sair uma hora mais tarde com alguma facilidade e não ganho assim tanto que compense o que trabalho. Até que neste momento estou seriamente a pensar sair desta área ainda este ano. Não tenho licenciatura, por isso as coisas podem ser um pouco diferentes. Num restaurante acho que podes esquecer um pouco que tens vida e família. Vejo isto por mim e pelo meu patrão. Estou agora a tirar a categoria D a ver se consigo algo melhor. Cumpts

                    Comentário


                      #11
                      trabalhei 12 anos em hotelaria (Alojamento), e o maior problema são os vencimentos baixos...porque o patrão tem medo que o empregado fique rico, se juntar o ordenado as tips/comissões.

                      os horários para mim era o que menos me preocupava.

                      cansei-me de hotelaria e mudei de área...precisamente o oposto!

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X