Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do Boavista Futebol Clube - Boavista na 1ª Liga

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico do Boavista Futebol Clube - Boavista na 1ª Liga

    Boavista Futebol Clube



    Ainda não terá passado suficiente tempo desde o fim do longo consulado dos Loureiro ao leme do Boavista - entrentanto retomado em 2012 -, para boavisteiros e não boavisteiros terem o distanciamento necessário para analisar este período marcante da história axadrezada sem esse julgamento ser turvado pela atualidade e a história recente do clube.


    Mas indiscutivelmente, é no período de tempo em que primeiro o pai Valentim, e depois o filho João estiveram à frente dos destinos boavisteiros, que o clube do Bessa viveu a sua época dourada.

    Em 1966, quando o clube caiu nas profundezas da terceira divisão, poucos podiam acreditar que passado uma década, em 1976, o Boavista conquistava a Taça de Portugal e sagrava-se Vice Campeão de Portugal. Nascia o «Boavistão» de José Maria Pedroto... Mas a história dos axadrezados não começou com os sucessos dos anos setenta e já remontava ao princípio do século XX, ainda em Portugal reinava D. Carlos I...

    Origens inglesas

    O futebol chegou a Portugal por intermédio dos ingleses. A «cidade invicta», muito ligada à Velha Albion por laços económicos e culturais, tinha a maior comunidade britânica no nosso país, não estranhando que fosse um grupo de ingleses, associados a jovens portugueses, que trabalhavam na Casa Graham, que fundaram o The Boavista Footballers.

    A ligação entre ingleses e portugueses, acabou por passar por um período de turbulência em 1905, quando as duas comunidades não concordavam com o dia mais apropriado para a realização dos jogos.

    Pelas suas convicções religiosas, na sua maioria protestantes, os ingleses queriam jogar ao sábado, já que o domingo era o dia do Senhor e como tal, deveria ser devotado ao recato da família e a Deus. Por sua vez, os portugueses queriam jogar ao domingo, que para a maioria dos trabalhadores era o dia de descanso semanal, perfeito - na sua opinião - para a prática desportiva.

    O diferendo durou alguns anos e só terminou com a eventual saída da comunidade inglesa do clube. Aproveitando a debandada dos «Súbditos de Sua Majestade», os portugueses alteraram o nome da agremiação, que a partir dessa data passou a ser conhecida por Boavista Football Club.

    Nova casa no Bessa

    Seria um dos primeiros clubes portugueses a praticar futebol, e mais tarde, seria também um dos primeiros a enveredar pelo profissionalismo. O Boavista teve num campo na Rua dos Vanzeleres a sua primeira casa, mas mudar-se-ia de armas e bagagens, para um terreno na zona do Bessa, gentilmente cedido pela família Mascarenhas, onde nasceria o Campo do Bessa.


    Nos primeiros anos, o Boavista partiu à frente da concorrência na cidade invicta, com mais meios, e apoiado por boas famílias da Boavista e da Foz do Douro, tomou a dianteira do futebol portuense.


    São desses primeiros anos os primórdios da rivalidade com o Académico do Porto, o Leixões, o Salgueiros e claro, o FC Porto. E não surpreendeu que tenha sido o primeiro Campeão do Porto em 1914. Os anos seguintes marcariam a ascensão dos rivais azuis e brancos, e o troféu nunca mais voltaria às vitrinas do Bessa.

    Lento declínio

    Durante os anos 20 e 30, apesar das participações regulares no Campeonato do Porto e no Campeonato Nacional, o Boavista nunca venceu nenhum campeonato. Acabando por só marcar uma presença no Campeonato da I Liga em 1936, onde ficou num sexto lugar entre oito equipas. No ano seguinte conquistaria o Campeonato da II Liga, naquele que foi primeiro título nacional dos boavisteiros, que entretanto já vestiam de axadrezado...

    As décadas seguintes marcaram um período de inconstância, com os boavisteiros a subirem e a descerem repetidamente de divisão, acabando por descer às profundesas da terceira divisão, onde se mantiveram entre 1966 e 1968.

    O Boavistão

    O Campo do Bessa passou a Estádio do Bessa em 1973 e nessa época de 1973/74, chegava ao leme do Bessa o Mestre José Maria Pedroto. Com o «Zé do Boné» ao leme o Boavista conquistaria a primeira Taça de Portugal em 1974/75, feito repetido no ano seguinte, numa época em que os «axadrezados» disputaram o título com o Benfica até ao fim do campeonato, terminado pela primeira vez em segundo lugar na prova. Em 1978/79 chegou a terceira Taça de Portugal e um ano depois, surgia a primeira Supertaça Cândido Oliveira.


    Com Valentim Loureiro à frente do clube, o Boavista foi crescendo e aproximando-se paulatinamente dos três grandes, ameaçando o estatuto - até aí incontestável - de quarto grande do Belenenses.


    As presenças constantes nas competições europeias, os resultados de renome, os craques que eram vendidos regularmente para Alvalade e Luz, fizeram do Boavista um dos clubes mais respeitados do país.

    Lá fora, as vitórias sobre os clubes italianos como a Lázio ou o Inter, tornavam famoso o «clube das camisolas esquisitas». Já dentro de portas, as vitórias sobre Porto, Benfica e Sporting, tornavam-se cada vez mais comuns, e o vizinho seria inclusivamente brindado com um histórico 4x1, a 7 de janeiro de 1989.

    Loureiro II e a conquista do Campeonato

    Após as conquistas da Taça de Portugal em 1992 e 1997, e as respetivas supertaças, o Boavista voltou a conquistar um segundo lugar na I Liga, disputando o campeonato até ao fim com o FC Porto, numa época em que conseguiu uma histórica vitória por 0x3 no Estádio da Luz.

    O ano seguinte marcou a estreia do clube na Champions, onde depois de eliminar o Brondby, acabou por ficar em último lugar num grupo com Rosenborg, Feyenoord e Borussia Dortmund.

    Mas o momento histórico estaria guardado para a época seguinte... 2000/01, ano em que a cidade do Porto se tornava Capital Europeia da Cultura, e os dois clubes disputavam novamente o título de campeão.

    Num campeonato em que o Benfica terminou num impensável sexto lugar, os «axadrezados» fizeram uma época de sonho, superando um a um, todos os obstáculos no caminho para a glória.

    Derrotaram o FC Porto na viragem do Campeonato, com um golo decisivo de Martelinho, que voltou a ser decisivo na recta final do campeonato, ao marcar um fabuloso chapéu a Peter Schmeichel, deixando os campeões em título fora da luta.


    Até ao fim, com garra e muito crer, os rapazes de Jaime Pacheco ultrapassaram todos os problemas e conquistaram o título na penúltima jornada com uma vitória sobre o Desp. Aves por 3x0.

    A festa começou na Avenida dos Aliados, mas terminou na Rotunda da Boavista, ao som do grito de «campeões!». E pela cidade fora, os portistas, cabisbaixos, ouviam os boavisteiros cantar que «o Porto tem mais encanto, vestido de preto e branco...».


    Depois do Sucesso

    Conquistado o país, seguiu-se a Europa com uma presença destacada na Champions League. Vitórias sobre o Nantes, Dynamo Kiev e Borussia Dortmund, empates com Liverpool e Bayern München, mostraram um Boavista de respeito ao «velho continente». A nível interno, o Boavista lutou com os leões até muito perto do fim e o Campeonato só voou para Alvalade após uma derrota surpresa em casa com o Varzim e uma derrota com um golo a cair do pano na Luz...

    Perdido o segundo campeonato, o «Boavistão» europeu de Jaime Pacheco voltou a surpreender a Europa, numa caminhada fantástica na Taça UEFA, que só terminou a cinco minutos do fim do segundo jogo da meia-final com o Celtic, onde um golo do sueco Larson gelou o Bessa e anulou a vantagem do empate a uma bola, conseguido dias antes em Glasgow. O Boavista caía de pé, tão perto de ir jogar a tão ambicionada final «100% portuguesa» com o FC Porto em Sevilha.


    Naquele momento ninguém desconfiava, mas o golo de Larson punha uma pedra sobre uma era dourada do futebol «axadrezado», e o Boavista entrava na sua era mais sombria, depois de ter vivido os sete anos mais profícuos da sua história...

    «Apito dourado» e a crise

    A história recente do clube faz lembrar a narrativa bíblica de José e do sonho do Faraó, em que ao período das vacas gordas, se sucedia o período das vacas magras, que comiam as gordas e mesmo assim não engordavam.

    Depois do enorme sucesso, dentro e fora de portas, os boavisteiros começaram a sentir o custo dos grandes investimentos efetuados na equipa, para tornar o Boavista um adversário à altura de Porto, Benfica e Sporting...

    O espoletar do caso «Apito Dourado», as escutas, e o castigo que se sucedeu, só vieram piorar a situação do clube, que entretanto via João Loureiro abandonar a presidência.

    Anos depois, quando o Boavista foi forçado a descer de divisão, apesar de no campo se ter mantido, os adeptos acordaram para uma triste realidade, que ainda há poucos anos nem sequer imaginavam nos seus piores pesadelos.

    A consequente despromoção por incapacidade financeira à IIB, a desistência da Taça de Portugal, a constante ameaça da insolvência, tornou o dia-a-dia do adepto boavisteiro num fado desgastado, um rosário de penas por desfiar...

    Após algumas investidas populistas mal sucedidas, Álvaro Braga Júnior chamou a si a responsabilidade e tomou conta da cadeira da presidência, iniciando um longo e fastidioso processo de recuperação que ainda hoje continua. Com o apoio dos adeptos, prolongou-se a luta com vista a fazer-se justiça ao clube, que se considerava injustamente despromovido, e que viu as suas pretensões reconhecidas em sede de direito. Com o regresso de Loureiro ao leme, voltou a esperança e o Boavista viu confirmado em sede de justiça, o direito a regressar ao lugar de onde nunca devia ter saído

    http://www.zerozero.pt/text.php?id=5211
    Editado pela última vez por Olimpo; 24 February 2013, 12:10.

    #2
    Este futebol português....lol

    O ex ban foi condenado quando era o presidente do Boavista e afinal....vá-se lá entender!!

    E agora descem 3 à 2ª liga ou só sobe o Belenenses? Vai dar barraca.

    Comentário


      #3
      Primeiro acabou-se com o clube ... agora anula-se as decisões ... tá bem tá

      Comentário


        #4
        Quero ver a indemnização...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
          Quero ver a indemnização...

          Nao há indemnização ... entretanto só se extinguiu um clube historico do futebol Portugues ... dezenas de postos de trabalho ... e ficou-se com um mono no meio da cidade

          Comentário


            #6
            E o boavista tem condições financeiras para voltar a 1 liga? E indemnizações vai haver?

            Comentário


              #7
              Eu era gajo para me inscrever como sócio do Boavista!

              Comentário


                #8
                Ou seja, mais uma vez se prova a verdadeira c@gada que foi o "reinado" do Ricardo Costa... Borrada atrás de borrada. E quem paga?

                Comentário


                  #9
                  Acho muito bem este regresso. Vivi 10 anos no foco e habituei-me a ir ver os jogos Boavista principalmente nas competições da UEFA.
                  Deve pedir indemnização pois o prejuízo foi imensurável. Se pagam ou não já é outra história.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por danifcp Ver Post
                    E o boavista tem condições financeiras para voltar a 1 liga? E indemnizações vai haver?

                    Espero que sim! A ambas as perguntas...

                    Comentário


                      #11
                      Decisão peca por tardia, e como diz o PAV, só mostra o quanto o boneco articulado fez borrada... TODAS as decisões dele foram revogadas, mais cedo ou mais tarde... ou o homem era um visionário... ou percebia tanto daquilo como o Socrates de literatura Filipina do século XIV...

                      Estou curioso agora sobre o valor da indeminização.... e gostava de ver TODA a gente que directa ou indirectamente perderam o emprego e os seus investimentos a processarem o Ricardo Costa e a sua fabulosa equipa de visionários....

                      Comentário


                        #12
                        Começar por dizer que esta decisão não teve a analisar se as decisões anteriores foram ou não bem tomadas...
                        Por isso não vale a pena criticar as decisões tomadas e as pessoas em causa! (embora eu ache que foram o pior que passou pelo futebol português nos últimos anos, decisões na sua maioria clubisticas e pouco baseadas na lei!).

                        Esta decisão pelos vistos acontece porque passou o prazo para responder ao recurso do Boavista... anedótico no mínimo! Ou seja, até pode ter sido tomada uma decisão boa antes... mas não se responde a um recurso desta importância, um dos mais importante da história do futebol português!
                        Assim se percebe como vai a justiça pelo nosso país!!

                        Não sei quantos processos afecta, o Boavista desceu em mais que um... este pode ser apenas um deles!

                        Não acredito que o Boavista regresse à 1ªliga desta forma.

                        Comentário


                          #13
                          Como é óbvio, o Boavista vai querer voltar, não deve ser difícil arranjar patrocinadores e ter um orçamento ao nível do Estoril.

                          Isto só lá vai com um alargamento com 18 clubes, e sobem 3.

                          Comentário


                            #14
                            E agora?Descem 3,sobe só o Belém ou conseguem desta forma aumentar para 18 clubes?

                            Comentário


                              #15
                              Mas então provou-se que o "Boavista" não comprou árbitros?

                              Muito mal anda este país... A impunidade é uma forma de vida, e há quem bata palmas a isto...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                Como é óbvio, o Boavista vai querer voltar, não deve ser difícil arranjar patrocinadores e ter um orçamento ao nível do Estoril.

                                Isto só lá vai com um alargamento com 18 clubes, e sobem 3.


                                O problema não é só orçamento, é do nada, formarem um plantel competitivo, equipa técnica, etc. que se mantenha na primeira liga. Não é só ter muito dinheiro e de repente juntar 25 gajos....

                                Comentário


                                  #17
                                  E isto fica como?

                                  A pena de dois anos de prisão, com pena suspensa por cinco anos, inicialmente proferida pela quarta vara do Tribunal de São João Novo a João Loureiro, foi esta sexta-feira ratificada.

                                  O dirigente não esteve presente, por razões de saúde, na leitura do acórdão, que mantém a sentença anterior por crime de abuso de confiança e de fraude fiscal e que remonta aos anos de 2001 a 2004. O Boavista terá de pagar 4500 euros às Finanças.
                                  JOÃO LOUREIRO e ABUSO CONFIANÇA - João Loureiro: dois anos de pena suspensa mantêm-se - Maisfutebol.iol.pt

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                    Mas então provou-se que o "Boavista" não comprou árbitros?

                                    Muito mal anda este país... A impunidade é uma forma de vida, e há quem bata palmas a isto...


                                    Não tem de se provar que o Boavista não comprou, tem de se provar é que o Boavista comprou... não é descer o clube de divisão e mais tarde não se chegar a conclusão nenhuma...


                                    Uma analogia fácil de compreender, é como condenar alguém à morte (o Boavista quase morreu como clube) e anos mais tarde ninguém chega à conclusão se houve crime ou não... porque nunca se provou nada...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                      Mas então provou-se que o "Boavista" não comprou árbitros?

                                      Muito mal anda este país... A impunidade é uma forma de vida, e há quem bata palmas a isto...

                                      Vá lá se perceber esta gente.

                                      Que palhaçada. Nada de novo neste país a corrupção continua a compensar e a passar ímpune.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ManWell Ver Post
                                        Vá lá se perceber esta gente.

                                        Que palhaçada. Nada de novo neste país a corrupção continua a compensar e a passar ímpune.
                                        Essa situção é pertença exclusiva do Boavista?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                          Não tem de se provar que o Boavista não comprou, tem de se provar é que o Boavista comprou... não é descer o clube de divisão e mais tarde não se chegar a conclusão nenhuma...


                                          Uma analogia fácil de compreender, é como condenar alguém à morte (o Boavista quase morreu como clube) e anos mais tarde ninguém chega à conclusão se houve crime ou não... porque nunca se provou nada...

                                          Lê o acórdão, está disponível no site da FPF, dá para tirar umas ilações engraçadas

                                          A mim parece-me uma questão de semântica, mas depois de leres o documento podes dar novamente a tua opinião.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Percebem agora porque havia um tópico aqui do regresso do JL ao Boavista?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mais um morto para bater?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                Mas então provou-se que o "Boavista" não comprou árbitros?

                                                Muito mal anda este país... A impunidade é uma forma de vida, e há quem bata palmas a isto...
                                                O país anda mal , por comentários ignorantes como o que fizeste , de tantas vezes que se deve ter dito que o Boavista comprou árbitros que isso passou a ser verdade.... quando na verdade a descida do Boavista nada teve a ver com isso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ManWell Ver Post
                                                  Vá lá se perceber esta gente.

                                                  Que palhaçada. Nada de novo neste país a corrupção continua a compensar e a passar ímpune.
                                                  Ele pediu favores, mas como não ameaçou ninguém de morte... É na boa...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                    Não tem de se provar que o Boavista não comprou, tem de se provar é que o Boavista comprou... não é descer o clube de divisão e mais tarde não se chegar a conclusão nenhuma...


                                                    Uma analogia fácil de compreender, é como condenar alguém à morte (o Boavista quase morreu como clube) e anos mais tarde ninguém chega à conclusão se houve crime ou não... porque nunca se provou nada...
                                                    O problema nem é o que tu referes... as decisões tomadas civilmente e futebolisticamente condenaram o Boavista... depois houve um recurso que pelos vistos demorou 6 ou 7 anos a ser respondido!!!?
                                                    O prazo para responder ao recurso prescreveu (parece que num dos casos era 3 dias!!). E isso e apenas isso ilibou o Boavista!

                                                    É o deixar andar tipicamente português que mantém criminosos fora do seu lugar anos e anos! São os mesmos a decidir na justiça civil e na justiça desportiva, sendo que nesta se junta o mais reles que há na justiça!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Coitadinho do Boavista... aquilo era gente que não fazia mal a uma mosca... uma direcção impoluta e sem qualquer indício sequer de corrupção ou favorecimentos.
                                                      Que grande injustiça lhe fizeram.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                        O país anda mal , por comentários ignorantes como o que fizeste , de tantas vezes que se deve ter dito que o Boavista comprou árbitros que isso passou a ser verdade.... quando na verdade a descida do Boavista nada teve a ver com isso.
                                                        É escusado... Há gente que nem merece resposta...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                          O país anda mal , por comentários ignorantes como o que fizeste , de tantas vezes que se deve ter dito que o Boavista comprou árbitros que isso passou a ser verdade.... quando na verdade a descida do Boavista nada teve a ver com isso.
                                                          Começam cedo as ofensas neste tópico... também já é habitual por aqui...

                                                          "Conforme explicou Manuel Santos Serra, presidente do Conselho de Justiça, a decisão foi tomada por prescrição do procedimento disciplinar, optando-se pelo arquivamento, sem qualquer juízo sobre a existência ou não da infração que pendia sobre o Boavista (alegada prática de coação sobre a equipa de arbitragem)."
                                                          in A Bola.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                            Ele pediu favores, mas como não ameaçou ninguém de morte... É na boa...
                                                            Que confusão!

                                                            Não foi por causa da prescrição do caso?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X