Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Casa - Isolamento térrmico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Casa - Isolamento térrmico

    Boa noite.

    Moro no último piso de um prédio. A casa é bastante fria no inverno.

    Por cima existe apenas um sotão não aproveitado sem qualquer isolamento.

    Aconselharam-me isolar o chão do sotão. Qual a melhor maneira de o fazer?


    Obrigado pela ajuda!

    #2
    Acho que o melhor é RoofMate bem isolado.
    Ou se o telhado não tiver placa, umas tijoleiras tipo roofmate ou roofmate mesmo(cortado á medida) nas vigas das telhas.
    Penso ser o melhor, na minha casa que foi remodelada á 2 anos, ficou com umas "tijoleiras" próprias tipo roofmate nas vigas das telhas, e depois as telhas em cima, as próprias tijoleiras já trazem umas ripas para as telhas.
    Editado pela última vez por paulo14; 27 February 2013, 00:11.

    Comentário


      #3
      Na minha casa (vivenda) um dos isolamentos colocados foi precisamente roofmate sobre a laje superior, depois levou uma "fina" camada massa a tapar as placas.

      Comentário


        #4
        Lá de rocha sobre a laje.

        Comentário


          #5
          Tens 3 hipóteses:

          1. Isolamento do espaço entre as vigotas com Roofmate (o ideal é isolares com placas encostadas às vigotas desde que arranjes forma da as prender).

          2. Isolamento do pavimento do sotão com Floormate, que é bastante resistente e que podes cobrir com pavimento flutuante.

          3. Tectos falsos em pladur isolados com Roofmate na tua habitação. (a solução mais cara, mas a mais eficaz).

          Se o pilim não for problema o ideal é fazeres a 1 e a 3.

          Se o pilim for problema a 1 ou 2 tu mesmo fazes.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nokia71 Ver Post
            Lá de rocha sobre a laje.
            É o que tenho na minha casa.

            Creio que todas as intervenções que sejam feitas no telhado, deverão ter a comparticipação dos outros habitantes do prédio. As intervenções na laje que serve de tecto á casa, uma vez que o sotão creio que é do «paulors», creio que serão por conta deste.
            No entanto condomínios...«não é a minha praia».

            Comentário


              #7
              Boas.

              Obrigado a todos pelas respostas.

              Na sala, há 2 anos, coloquei um tecto com pladur isolado a lã de rocha (na altura foi o que me disseram ser o melhor isolante). Melhorou bastante, mas agora tenho que resolver o frio no resto da casa.

              A minha ideia seria, no sotão, isolar apenas o chão uma vez que este não é habitável. Esqueci-me de referir que o sotão tem telha vã (assente sobre vigas de cimento). Se daqui a uns tempos achar que não é suficiente, aí sim coloco tecto falso nos quartos.

              Dúvidas:

              1. O Roofmate é melhor isolante térmico que a lã de rocha?

              2. Na solução 2. que o 500c sugeriu, não preciso de cobrir com pavimento flutuante, já que o sotão não é habitável. Portanto basta isolar o chão com Floormate ou tenho que pôr alguma coisa por cima?

              O plim é problema, mas quando se gasta 900€ de gás por ano, talvez seja melhor investir num bom isolamento!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nokia71 Ver Post
                Lá de rocha sobre a laje.
                Em sótãos é preferível Roofmate ou Floormate principalmente se ficar exposto. Não fica impregnado de pó e não fica ensopado se partir alguma telha.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por paulors Ver Post
                  Boas.

                  Obrigado a todos pelas respostas.

                  Na sala, há 2 anos, coloquei um tecto com pladur isolado a lã de rocha (na altura foi o que me disseram ser o melhor isolante). Melhorou bastante, mas agora tenho que resolver o frio no resto da casa.

                  A minha ideia seria, no sotão, isolar apenas o chão uma vez que este não é habitável. Esqueci-me de referir que o sotão tem telha vã (assente sobre vigas de cimento). Se daqui a uns tempos achar que não é suficiente, aí sim coloco tecto falso nos quartos.

                  Dúvidas:

                  1. O Roofmate é melhor isolante térmico que a lã de rocha?

                  2. Na solução 2. que o 500c sugeriu, não preciso de cobrir com pavimento flutuante, já que o sotão não é habitável. Portanto basta isolar o chão com Floormate ou tenho que pôr alguma coisa por cima?

                  O plim é problema, mas quando se gasta 900€ de gás por ano, talvez seja melhor investir num bom isolamento!
                  Não é preciso pores nada por cima. O Floormate é resistente e imputrescivel. Era só por uma questão de agradabilidade visual.

                  Tenta fazer a 2. Não fica caro nem é complicado e depois quando tiveres mais disponibilidade fazes a 1. Deves conseguir melhorias assinaláveis.

                  Comentário


                    #10
                    Se o espaço nao é aproveitado aplicar lã de rocha ou poliestireno pela parte superior da laje!

                    Agora se for para aplicar na parte inferior da laje, o melhor é aplicar ou tecto falso ou reboco de argamassa de 2 cm ou estuque na mesma com 2 cm com placas da 3 cm de poliestireno.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                      É o que tenho na minha casa.

                      Creio que todas as intervenções que sejam feitas no telhado, deverão ter a comparticipação dos outros habitantes do prédio. As intervenções na laje que serve de tecto á casa, uma vez que o sotão creio que é do «paulors», creio que serão por conta deste.
                      No entanto condomínios...«não é a minha praia».
                      O prédio onde habito tem 10 apartamentos, no último piso tem apenas 2.
                      Faz sentido que o telhado, sendo uma parte comum, seja comparticipada por todos os condóminos mas duvido que os consiga convencer.
                      Provavelmente vamos dividir o custo por 2...

                      Obrigado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por paulors Ver Post
                        O prédio onde habito tem 10 apartamentos, no último piso tem apenas 2.
                        Faz sentido que o telhado, sendo uma parte comum, seja comparticipada por todos os condóminos mas duvido que os consiga convencer.
                        Provavelmente vamos dividir o custo por 2...

                        Obrigado.
                        Se o sotão não é teu, é do prédio e faz parte das contas de todos. Assim como deviam pagar, tu tb devias pedir autorização para mexer. Pq se há algum problema é uma chatisse.

                        Claro que se disseres que fazes do teu bolso dão-te logo a autorização.

                        Comentário


                          #13
                          Certo, e vamos informar. Mas a "obra" vai ser votada, como só 2 condóminos são interessados, já se avizinha o que vai acontecer.

                          Comentário


                            #14
                            Ainda este fim de semana estive a falar com uma amiga que resolveu este problema aquando da mudança de telhado, com a aplicação de lâ de rocha.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              Ainda este fim de semana estive a falar com uma amiga que resolveu este problema aquando da mudança de telhado, com a aplicação de lâ de rocha.
                              Eu recomendo lã de rocha apenas quando se quer matar dois coelhos de uma cajadada. Isolamento térmico e acústico. E em telhados onde pode haver exposição a infiltrações o poliestireno extrudido (Floormate, Wallmate ou Roofmate) além de resistir a infiltração e não acumular pó no interior é de muito mais fácil aplicação.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                Eu recomendo lã de rocha apenas quando se quer matar dois coelhos de uma cajadada. Isolamento térmico e acústico. E em telhados onde pode haver exposição a infiltrações o poliestireno extrudido (Floormate, Wallmate ou Roofmate) além de resistir a infiltração e não acumular pó no interior é de muito mais fácil aplicação.
                                Eu penso que seja lã de rocha, pelo menos penso que aquele revestimento prateado contenha lã de rocha no seu interior.

                                No caso da minha vivenda além dessa "prata" nas telhas, tem o roofmate na placa (sotão não aproveitado) e ainda isolamento nas paredes com duas fiadas de tijolo (de dimensões diferentes, não me lembro quais agora), caixa de ar e wallmate. Este isolamento faz com que não precisemos de AC num local onde as temperaturas oscilam entre os -3 e os 44ºC (às vezes mais um bocadinho, quando conseguimos superar a Amareleja ). De Inverno a situação resolve-se com uma simples salamandra e menos de uma tonelada de lenha.

                                Tudo isto complementado com aluminio com corte térmico e virdo duplo.

                                Isolamento de ruído não sinto falta de mais, é no campo...

                                Comentário


                                  #17
                                  O chão do sotão tem algumas irregularidades, como é que o Floormate assenta sobre o chão? Tem que levar alguma coisa por baixo para não ficar levantado?

                                  Relativamente à solução da lã de rocha, qual será a espessura aconselhada para estes casos?

                                  Obridado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por paulors Ver Post
                                    O chão do sotão tem algumas irregularidades, como é que o Floormate assenta sobre o chão? Tem que levar alguma coisa por baixo para não ficar levantado?

                                    Relativamente à solução da lã de rocha, qual será a espessura aconselhada para estes casos?

                                    Obridado.
                                    Virá aí alguém mais entendido que eu, no entanto penso que poderás utilizar areia para assentar o floormate

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por paulors Ver Post
                                      O chão do sotão tem algumas irregularidades, como é que o Floormate assenta sobre o chão? Tem que levar alguma coisa por baixo para não ficar levantado?

                                      Relativamente à solução da lã de rocha, qual será a espessura aconselhada para estes casos?

                                      Obridado.
                                      Em relação à espessura em ambos os casos quanto mais melhor. Na lã de rocha mais importante que a espessura é a densidade. Tens desde as melhores com 70Kg/m3 passando pelas de 40 Kg/m3 e noa supermercados tenho visto de 25Kg/m3. As mais densas obviamente produzem mais resultados.

                                      O floormate são placas parecidas com esferovite igualmente leves mas muito mais resistentes (suportam as cargas normais de um pavimento e portanto até podes andar em coma delas) e que encaixam umas nas outras. Se o chãp não apresentar grandes saliências nem precisas de pôr mais nada. Mas se não for o caso a areia que recomendarm serve para regularizar a superficie ou então uma banhada de auto nivelante.

                                      FLOORMATE

                                      http://www.sotecnisol.pt/materiais/p...rocha-70-kgm3/

                                      A lã de rocha é muito mais chata de aplicar. Provoca comichões.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ou nivel o pavimento antes de aplicar as placas de floormate com espuma expansivel de poliuretano. talvez resulte.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A lã de rocha funciona melhor a nível acústico do que propriamente térmico. Se queres isolamento térmico o melhor que tens a fazer é aplicar painel de poliuretano ( o famoso painel "sandwich" ). É uma solução barata e muito eficaz.

                                          Se fores do Norte tens um grande produtor: www.mundiperfil.pt

                                          Comentário


                                            #22
                                            Obrigado pelas respostas.

                                            Já vi que a lã de rocha pode vir revestida também com papel ou alumínio. será algum destes revestimentos aconselhados para o meu caso (chão do sotão não aproveitado)?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se o sotão não é acessível aconselho a aplicar isolamento projectado sobre o chão, irá protejer muito melhor o apartamento que está por baixo e o facto de o sotão ser com telha vã no verão até é uma vantagem para o conforto térmico do apartamento, pois promove o "arejamento" do espaço. Um tio meu aplicou este sistema numa moradia que tinha tambem esse tipo de telhado e o consumo electrico associado ao aquecimento (piso radiante) reduziu entre metade e um terço da situação sem isolamento.
                                              Quanto a preços neste momento não sei, mas é capaz de estar carote, pois é um produto à base de produtos petroliferos. Faz conta sempre com uma espessura final de 4 cm, no momento da aplicação terá que ter entre 5 a 6 cm pois o produto depois retrai ligeiramente.
                                              Se o sotão for acessivel a melhor situação será mesmo o floormate conforme já foi dito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                Faz conta sempre com uma espessura final de 4 cm
                                                Eu sugiro que se abram os cordões à bolsa e se opte por uma espessura de no mínimo 6 cm e se for possível 8 cm. O que se paga a mais agora recupera-se ao longo dos anos... o que se gasta nos isolamentos não é despesa é investimento que se recupera...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Eu sugiro que se abram os cordões à bolsa e se opte por uma espessura de no mínimo 6 cm e se for possível 8 cm. O que se paga a mais agora recupera-se ao longo dos anos... o que se gasta nos isolamentos não é despesa é investimento que se recupera...
                                                  Concordo, deveria ter escrito uma espessura minima de 4 cm, pois menos que istó é gastar dinheiro e não fazer nada, se fosse para mim tambem acho que punha no minimo 6 cm, mas já se sabe que o preço é outrop.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boa tarde, vou desenterrar este tópico pois tenho uma situação muito parecida.

                                                    Moro numa moradia de 2 pisos, sendo que no inverno os quartos são bastante frios, principalmente 2 virados a norte. O sótão não é utilizado, a não ser uma pequena parte onde tem o depósito de água e alguns passadores, assim como a zona onde tem as ligações da TV.

                                                    O sotao tem a placa normal, e tem outra placa de telhado onde são colocadas as telhas por cima, ambas as placas em tijolo normal e massa.

                                                    A questão é que a placa é muito irregular, tem tubos, vigas salientes, paredes, e algumas zonas quase inacessíveis seja por causa da inclinação, ou por causa de não terem espaço para passar.

                                                    Acho que se tornaria também difícil o polieretano projetado.

                                                    Pensei em isolar pela parte dos quartos, se calhar com teto falso e roofmate ou lá de rocha entre o Pladur e o teto.

                                                    Alguém que trabalhe na área ou engenheiro civil que possa ajudar?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas.

                                                      No meu caso acabei por colocar tecto falso na casa toda e isolei com lã de rocha.
                                                      Melhorou bastante mesmo mas não fez milagres. Noto que, com o aquecimento ligado, a temperatura perde-se muito menos. No geral a casa ficou mais confortável.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A solução é lã de rocha. Facilmente se molda nesses espaços de sótão e corta-se facilmente.

                                                        Usa 10 cms de espessura no mínimo para garantir bom conforto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por superveloce Ver Post
                                                          Pensei em isolar pela parte dos quartos, se calhar com teto falso e roofmate ou lá de rocha entre o Pladur e o teto.
                                                          Eu acho isso um erro: vai ficar muito mais caro, vais perder altura nas divisões e o isolamento não será tão bom.

                                                          Aplica lã mineral no sótão e não sejas forreta na espessura.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A solução no sótão será a mais fácil e mais económica, mas vê se não tens área "fora do sótão" que não consigas cobrir, aqui optava por lã de rocha, por ser mais moldavel.

                                                            Caso não seja possível e tenhas pé direito suficiente a opção tecto falso também é opção, mas neste caso opta por XPS, é melhor termicamente (a lã de Rocha ganha em termos acusticos) e para fixar ao tecto é muito mais fácil, mas esta opção fica significativamente mais cara.

                                                            A lã de rocha de 60 mm custa 3,19€ o XPS de 50mm custa 11,83€, preços meramente indicativos retirados do site do leroy merlin, consegue facilmente preços bem mais baratos no XPS, mas mesmo que fique ao mesmo preço tens o custo do tecto falso, pintura e electricidade (se quiseres meter spots), que encarece o trabalho



                                                            Originalmente Colocado por superveloce Ver Post
                                                            Alguém que trabalhe na área ou engenheiro civil que possa ajudar?
                                                            Quando tens um problema eléctrico chamas um canalizador? Se quiseres falar com alguém procura pessoal que emita os certificados energéticos / façam projectos térmicos são os melhores para te ajudar neste aspecto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X