Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pensao de invalidez , ajuda urgente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pensao de invalidez , ajuda urgente

    Ola , sei que não tem nada com este fórum , mas pode ser que alguém me consiga ajudar
    Eu tenho um caso de um amigo que sofre de depressão , ele esteve 3 anos de baixa , ao fim de esses 3 anos ficou a receber uma pensão provisória de invalidez até que foi a um medico relator e o consideraram capaz para trabalhar , então ele meteu um recurso e foi agora a uma comissão de verificação de incapacidade , a qual já lhe atribuiu a pensão de invalidez por o considerar incapaz para o trabalho.
    Bem a duvida dele é a seguinte ,ele vai receber a pensão desde a data que meteu o recurso é só a partir de agora?

    #2
    Acho que a melhor solução é colocar essa dúvida ao advogado assistente, ninguém melhor do que ele para responder...

    Comentário


      #3
      Eu sei que vou parecer extremamente insensível, mas receber uma pensão por ter uma depressão? 3 anos depois ainda está com a depressão?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
        Eu sei que vou parecer extremamente insensível, mas receber uma pensão por ter uma depressão? 3 anos depois ainda está com a depressão?
        Bem a questão aqui não é a doença dele mas sim a pensão. Mas já agora deixa que lhe diga , o caso dele ao contrario de muita gente que por ai anda que tem um "garfo nas costas" e recebe muito bem de pensões. Ele tem uma depressão extremamente grave e não é de 3 anos mais sim muitos mais , mas não é uma depressão como muita gente por ai se faz ter , que só estão deprimidos para trabalhar mas depois andam muito bem vestidinhos e arranjadinhos a passear.

        Comentário


          #5
          A depressão quando verdadeiramente está lá não é nada fácil de lidar ... mas a esperança é a ultima a morrer e existem vários modos de tentar sair da dita , pensão por invalidez só vai piorar o estado mental da pessoa na minha opinião , isto falando com conhecimento da causa .

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por slbnn Ver Post
            Ola , sei que não tem nada com este fórum , mas pode ser que alguém me consiga ajudar
            Eu tenho um caso de um amigo que sofre de depressão , ele esteve 3 anos de baixa , ao fim de esses 3 anos ficou a receber uma pensão provisória de invalidez até que foi a um medico relator e o consideraram capaz para trabalhar , então ele meteu um recurso e foi agora a uma comissão de verificação de incapacidade , a qual já lhe atribuiu a pensão de invalidez por o considerar incapaz para o trabalho.
            Bem a duvida dele é a seguinte ,ele vai receber a pensão desde a data que meteu o recurso é só a partir de agora?
            3 anos de baixa? Reforma de invalidez por depressão? Diz ao teu amigo que vá roubar ao caraças.
            Que se torne activo que a depressão passa.

            Este Estado é uma anedota!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SuperNiili Ver Post
              3 anos de baixa? Reforma de invalidez por depressão? Diz ao teu amigo que vá roubar ao caraças.
              Que se torne activo que a depressão passa.

              Este Estado é uma anedota!
              Que nunca te calhe a ti.

              Comentário


                #8
                Uma coisa é certa, para alguém com depressão (embora não sabendo o estado da pessoa) é muito, muito pior ficar em casa sem nada para fazer, sem uma distracção. Isso só vai piorar (de forma muito acentuada!!) o quadro clínico, o estado de depressão. É essencial sair de casa, viver, enfrentar os desafios da vida...

                Muita gente julga que sai de uma depressão com ajuda apenas dos farmaceuticos e apoiam-se demasiado nos medicamentos que, sem muita força de vontade, não servem de muito e só conduzem a um estado de dependência. Se és realmente amigo do teu amigo, procura dizer-lhe isto, procura tirá-lo de casa, fazer desporto, aos poucos e poucos é possível.

                Acabei por não ajudar nada em relação à questão principal...peço desculpa. Mas, sinceramente, acho que, mais importante que pensões, é a nossa felicidade.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                  Uma coisa é certa, para alguém com depressão (embora não sabendo o estado da pessoa) é muito, muito pior ficar em casa sem nada para fazer, sem uma distracção. Isso só vai piorar (de forma muito acentuada!!) o quadro clínico, o estado de depressão. É essencial sair de casa, viver, enfrentar os desafios da vida...

                  Muita gente julga que sai de uma depressão com ajuda apenas dos farmaceuticos e apoiam-se demasiado nos medicamentos que, sem muita força de vontade, não servem de muito e só conduzem a um estado de dependência. Se és realmente amigo do teu amigo, procura dizer-lhe isto, procura tirá-lo de casa, fazer desporto, aos poucos e poucos é possível.

                  Acabei por não ajudar nada em relação à questão principal...peço desculpa. Mas, sinceramente, acho que, mais importante que pensões, é a nossa felicidade.
                  No shit?

                  E achas então bonito o Estado estar a subsidiar o tipo para ele agravar o problema? Nem ele resolve a depressão e o dinheiro da mama sai dos bolsos de todos nós, pagando baixas e reformas de invalidez absurdas. Mas desde quando um deprimido é inválido? E os medicamentos não resolvem nada, para combater uma depressão só há uma solução; actividade -física, mental, sexual, etc.

                  Se o Estado quisesse resolver alguma coisa pagava-lhe umas consultas num psicologo e aconselhava-lhe uma ou outra casa de meninas. Ele melhorava, trabalhava e os bolsos dos contribuintes ficavam intactos.

                  Comentário


                    #10
                    Eu não tenho nada a ver com o assunto, mas diria que se trata de um caso de psicose e não apenas de depressão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SuperNiili Ver Post
                      No shit?

                      E achas então bonito o Estado estar a subsidiar o tipo para ele agravar o problema? Nem ele resolve a depressão e o dinheiro da mama sai dos bolsos de todos nós, pagando baixas e reformas de invalidez absurdas. Mas desde quando um deprimido é inválido? E os medicamentos não resolvem nada, para combater uma depressão só há uma solução; actividade -física, mental, sexual, etc.

                      Se o Estado quisesse resolver alguma coisa pagava-lhe umas consultas num psicologo e aconselhava-lhe uma ou outra casa de meninas. Ele melhorava, trabalhava e os bolsos dos contribuintes ficavam intactos.
                      Não fales do que não sabes.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Não fales do que não sabes.
                        Há pessoas realmente tacanhas naquilo que dizem. Consigo ver os 2 lados da questão, a minha mãe já esteve nessa situação, e ambos têm razão. Mas nem tanto uma coisa nem tanto outra, há que se encontrar o meio termo. Quanto á questão, não sei dar certeza mas penso que receberá a partir da altura em que meteu o recurso.

                        Comentário


                          #13
                          Acredito que essa pessoa tenha algum problema, mas nesse caso devia vir aqui "perguntar como se sai de uma depressão" não vir perguntar se vai receber o dinheiro....

                          Comentário


                            #14
                            Eu já ando pelo forum AHO há uns bons anos e tenho visto muita coisa, mas mesmo assim não cessa de me espantar o calibre e a ingerência de algumas intervenções nas vidas dos outros. É tão fácil julgar os outros por detrás de um ecran, ainda para mais quando se desconhece mais de 90% do factos, não é? O user veio aqui pedir uma ajuda técnica, não encomendou lições de moral a ninguém.

                            Quanto ao assunto propriamente dito, não estou a par destas coisas, mas penso que qualquer posto de atendimento da Segurança Social responderá à questão.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                              Eu já ando pelo forum AHO há uns bons anos e tenho visto muita coisa, mas mesmo assim não cessa de me espantar o calibre e a ingerência de algumas intervenções nas vidas dos outros. É tão fácil julgar os outros por detrás de um ecran, ainda para mais quando se desconhece mais de 90% do factos, não é? O user veio aqui pedir uma ajuda técnica, não encomendou lições de moral a ninguém.

                              Quanto ao assunto propriamente dito, não estou a par destas coisas, mas penso que qualquer posto de atendimento da Segurança Social responderá à questão.
                              Tens toda a razão, mas ou é da forma como fui educado, ou simplesmente não sou suficientemente "open-minded" para entender o que leva uma pessoa a ter uma depressão em Portugal. E durante mais de 3 anos...

                              E até te digo porquê, porque estamos num país onde apesar de haver muita miséria, é completamente incomparável com a maior parte dos países no mundo, tanto é que a pessoa em causa tem uma depressão e recebe um subsídio...Agora voltando a ser frio, se a pessoa em causa tem uma depressão e vive cá, por muito mal que viva, então toda a gente em países de terceiro mundo tem depressões...É claro que nem toda a gente pode ser forte psicológicamente, mas a verdade é que quando nós próprios achamos que somos coitadinhos, passamos e sê-lo.

                              Atenção que eu não conheço a pessoa em causa, e apesar de pegar neste caso, esta é a minha opinião em relação à generalidade das pessoas e não à pessoa em especifico. Pode efetivamente ter uma doença ou algo do género, agora se for uma depressão apenas por questões económicas.....................

                              Edit: E já agora deixo aqui um exemplo do porquê da minha opinião. Na minha terra viveu uma moça que teve cancro em 5 sitios diferentes!!! Quando tratava um, aparecia outro. Andou anos e anos a lutar contra a m#$da do cancro, nos últimos anos a mãe descobriu também ter um cancro. Ela acabou por ficar acamada e falecer. Mas NUNCA teve depressões, andou sempre bem disposta (dentro do possível pela quimio). E esta pessoa tinha motivos para ter depressões...
                              Editado pela última vez por tassilgo; 22 March 2013, 08:48.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                Tens toda a razão, mas ou é da forma como fui educado, ou simplesmente não sou suficientemente "open-minded" para entender o que leva uma pessoa a ter uma depressão em Portugal. E durante mais de 3 anos...
                                ...
                                Eu não sou médico nem para lá caminho, mas dá-me ideia das tuas palavras que consideras que a Depressão é um estado de espírito. Mas não é. É uma doença mesmo. Como a diabetes, por exemplo. As condições ambientais, sociais e económicas, são condicionantes que influenciam a depressão, mas não são causas directas da doença. Uma pessoa pode tentar ser muito positivista, tentar andar bem disposta e tudo, mas quando a química do cérebro ou as sinapses, ou seja o que for não funcionam bem...

                                De todo o modo não é propriamente isso que eu questionava. O que me custa ver é a facilidade com que por vezes se fazem juízos de valor sobre as pessoas. Num fórum público como este, onde ainda por cima as pessoas agem no anonimato escudadas por alter-egos, acho que devemos pugnar sempre por discutir as ideias das pessoas e não as pessoas propriamente ditas. Porque não sabemos quem são, não conhecemos as suas angústias e os seus problemas, e, enfim, por uma questão de decoro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                  Eu já ando pelo forum AHO há uns bons anos e tenho visto muita coisa, mas mesmo assim não cessa de me espantar o calibre e a ingerência de algumas intervenções nas vidas dos outros. É tão fácil julgar os outros por detrás de um ecran, ainda para mais quando se desconhece mais de 90% do factos, não é? O user veio aqui pedir uma ajuda técnica, não encomendou lições de moral a ninguém.

                                  Quanto ao assunto propriamente dito, não estou a par destas coisas, mas penso que qualquer posto de atendimento da Segurança Social responderá à questão.

                                  Desiste... Não vale a pena.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por slbnn Ver Post
                                    Ola , sei que não tem nada com este fórum , mas pode ser que alguém me consiga ajudar
                                    Eu tenho um caso de um amigo que sofre de depressão , ele esteve 3 anos de baixa , ao fim de esses 3 anos ficou a receber uma pensão provisória de invalidez até que foi a um medico relator e o consideraram capaz para trabalhar , então ele meteu um recurso e foi agora a uma comissão de verificação de incapacidade , a qual já lhe atribuiu a pensão de invalidez por o considerar incapaz para o trabalho.
                                    Bem a duvida dele é a seguinte ,ele vai receber a pensão desde a data que meteu o recurso é só a partir de agora?
                                    deve ser desde o momento em que recorreu, pq a situação de facto verificou-se na altura.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                      Tens toda a razão, mas ou é da forma como fui educado, ou simplesmente não sou suficientemente "open-minded" para entender o que leva uma pessoa a ter uma depressão em Portugal. E durante mais de 3 anos...

                                      E até te digo porquê, porque estamos num país onde apesar de haver muita miséria, é completamente incomparável com a maior parte dos países no mundo, tanto é que a pessoa em causa tem uma depressão e recebe um subsídio...Agora voltando a ser frio, se a pessoa em causa tem uma depressão e vive cá, por muito mal que viva, então toda a gente em países de terceiro mundo tem depressões...É claro que nem toda a gente pode ser forte psicológicamente, mas a verdade é que quando nós próprios achamos que somos coitadinhos, passamos e sê-lo.

                                      Atenção que eu não conheço a pessoa em causa, e apesar de pegar neste caso, esta é a minha opinião em relação à generalidade das pessoas e não à pessoa em especifico. Pode efetivamente ter uma doença ou algo do género, agora se for uma depressão apenas por questões económicas.....................

                                      Edit: E já agora deixo aqui um exemplo do porquê da minha opinião. Na minha terra viveu uma moça que teve cancro em 5 sitios diferentes!!! Quando tratava um, aparecia outro. Andou anos e anos a lutar contra a m#$da do cancro, nos últimos anos a mãe descobriu também ter um cancro. Ela acabou por ficar acamada e falecer. Mas NUNCA teve depressões, andou sempre bem disposta (dentro do possível pela quimio). E esta pessoa tinha motivos para ter depressões...
                                      depressão aquela doença geográfica segundo o stôr tassilgo...
                                      já li muita parvoíce por aqui mas o teu post é de uma ignorância atroz e reveladora. até podes não concordar com a atribuição de subsídios mas não tinhas necessidade de desvalorizares, da forma como o fizeste, a depressão enquanto doença.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        Não fales do que não sabes.
                                        Não sei o que não sei! O que eu sei é que a depressão só pode melhorar com acompanhamento profissional e atividade. Não com subsídios e inatividade. E também sei que os medicamentos não resolvem nada porque deixam os doentes num estado de inépcia. Resumindo; é preciso haver um acompanhamento humano próximo e um forte incentivo à atividade.

                                        Em cima disseste basicamente o mesmo que eu, não percebo a demagogia!

                                        Originalmente Colocado por quiksilver26 Ver Post
                                        Acredito que essa pessoa tenha algum problema, mas nesse caso devia vir aqui "perguntar como se sai de uma depressão" não vir perguntar se vai receber o dinheiro....
                                        Ora...
                                        Editado pela última vez por SuperNiili; 22 March 2013, 12:57.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SuperNiili Ver Post
                                          Não sei o que não sei! O que eu sei é que a depressão só pode melhorar com acompanhamento profissional e atividade. Não com subsídios e inatividade. E também sei que os medicamentos não resolvem nada porque deixam os doentes num estado de inépcia. Resumindo; é preciso haver um acompanhamento humano próximo e um forte incentivo à atividade.

                                          Em cima disseste basicamente o mesmo que eu, não percebo a demagogia!



                                          Ora...
                                          E que tem uma coisa a ver com outra? Tem de ter na mesma dinheiro não?!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                            E que tem uma coisa a ver com outra? Tem de ter na mesma dinheiro não?!
                                            O que puseste a negrito eu escrevi por oposição de uma sentença à outra e tu vens-me perguntar o que tem a ver?
                                            Não tem nada a ver! Tanto que uma é a solução e a outra é o prolongar do problema à base de dinheiros públicos. Ora se a primeira fosse posta em prática enquanto ele era um trabalhador ativo a questão do dinheiro nunca se colocaria.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SuperNiili Ver Post
                                              O que puseste a negrito eu escrevi por oposição de uma sentença à outra e tu vens-me perguntar o que tem a ver?
                                              Não tem nada a ver! Tanto que uma é a solução e a outra é o prolongar do problema à base de dinheiros públicos. Ora se a primeira fosse posta em prática enquanto ele era um trabalhador ativo a questão do dinheiro nunca se colocaria.
                                              ok. A ladaínha do costume.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                ok. A ladaínha do costume.
                                                Epá mas é mentira? Quero lá eu bem saber se é a ladaínha do costume!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SuperNiili Ver Post
                                                  Epá mas é mentira? Quero lá eu bem saber se é a ladaínha do costume!
                                                  mas sabes responder à pergunta do tópico?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                    mas sabes responder à pergunta do tópico?
                                                    E tu sabes responder sem desconversar?

                                                    Se a minha posição é contra este tipo de facilitismos é claro que não vou contribuir para o problema, respondendo-lhe.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Com 17 anos perdi o meu pai..
                                                      Com 18 anos perdi a mulher que pensei que ia casar e era feliz por questões religiosas.. ( Grande Lol )
                                                      Com 19 anos perdi 3 dos meus melhores amigos em acidentes..
                                                      Com 21 anos perdi a minha prima e melhor amiga..
                                                      Com 21 anos perdi a minha avó e tio mais queridos para mim..
                                                      Com 22 anos foi-me diagnosticado um problema numa válvula ventricular e médico após médico dizem ( Não passarás dos 30 anos estou com 25) trabalho que nem escravo e não é por isso que vivo à mama do estando com a desculpa da depressão!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Deszven Ver Post
                                                        Com 17 anos perdi o meu pai..
                                                        Com 18 anos perdi a mulher que pensei que ia casar e era feliz por questões religiosas.. ( Grande Lol )
                                                        Com 19 anos perdi 3 dos meus melhores amigos em acidentes..
                                                        Com 21 anos perdi a minha prima e melhor amiga..
                                                        Com 21 anos perdi a minha avó e tio mais queridos para mim..
                                                        Com 22 anos foi-me diagnosticado um problema numa válvula ventricular e médico após médico dizem ( Não passarás dos 30 anos estou com 25) trabalho que nem escravo e não é por isso que vivo à mama do estando com a desculpa da depressão!
                                                        É engraçado porque no teu perfil diz que nasceste em 1989...

                                                        E porque é que é engraçado? Porque te registaste há pouquíssimos dias e não soubeste lembrar-te da data que tinhas posto...afinal tens 25 ou 23?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                          É engraçado porque no teu perfil diz que nasceste em 1989...

                                                          E porque é que é engraçado? Porque te registaste há pouquíssimos dias e não soubeste lembrar-te da data que tinhas posto...afinal tens 25 ou 23?
                                                          Ou nenhuma das hipóteses acima?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Na minha opinião recebe apenas a partir do momento do recurso da verificação da incapacidade.

                                                            Ele recebia uma pensão provisória que teve início logo após a conclusão dos 3 anos de baixa (é o procedimento normal).
                                                            Após ser chamado para verificação da incapacidade foi-lhe cessada esta pensão.

                                                            Artigo 68.º Atribuição da pensão provisória de invalidez
                                                            1 - A atribuição de pensões provisórias de invalidez tem lugar nas situações em que se tenha esgotado o período máximo de 1095 dias de registo de remunerações por incapacidade temporária e se mantenha a incapacidade para o trabalho.
                                                            2 - Os beneficiários a quem tenha sido atribuída pensão provisória de invalidez são sujeitos oficiosamente a exame pelas comissões de verificação de incapacidades, no prazo de 30 dias.
                                                            Artigo 72.º Início das pensões provisórias de invalidez
                                                            As pensões provisórias de invalidez são devidas a partir do dia seguinte àquele em que se esgotou o período máximo de 1095 dias de registo de remunerações por incapacidade temporária.
                                                            Artigo 73.º Cessação das pensões provisórias
                                                            1 - As pensões provisórias cessam pela sua conversão em pensões definitivas.
                                                            2 - As pensões provisórias de invalidez cessam:
                                                            a) Se não for verificada a incapacidade permanente determinante de atribuição de pensão de invalidez;
                                                            b) Se o beneficiário não comparecer, sem motivo justificado, ao exame para que tenha sido convocado nos termos do n.º 2 do artigo 68.º
                                                            3 - Na situação prevista na alínea b) do número anterior há lugar à restituição dos valores das pensões provisórias de invalidez que tenham sido pagas.
                                                            Após o recurso, penso que ele irá começar a receber a pensão de invalidez normal, que conforme indica o artº seguinte, é devida a partir da data da deliberação da invalidez, ou do recurso, logo, penso que seja a partir do recurso.

                                                            Artigo 50.º Início da pensão de invalidez
                                                            1 - A pensão de invalidez é devida a partir da data da deliberação da comissão de verificação ou de recurso ou daquela a que a comissão reporte a incapacidade, sem prejuízo do disposto no número seguinte.
                                                            2 - A pensão de invalidez não pode ter início em data anterior à do requerimento ou à da promoção oficiosa da verificação da incapacidade.
                                                            http://www.dgaep.gov.pt/upload/Legis..._187_10_05.pdf

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X