Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Assistente de bordo (vulgo: hospedeira/o): profissão de sonho?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Assistente de bordo (vulgo: hospedeira/o): profissão de sonho?

    Se vocês conhecem crianças cujo sonho "quando forem grandes" é serem assistentes de bordo, o melhor é já começarem a prepará-las psicologicamente!

    [CITAÇÃO]:


    "Treino na selva obriga aeromoça a respirar fumaça e matar galinha

    Aula de sobrevivência é obrigatória para comissário; modelo chora ao ter de degolar galinha e aluna come barra de cereal escondido


    São quatro e meia da manhã de sábado e 217 jovens partem em seis ônibus de São Paulo para Juquitiba, a 70 quilômetros da capital, com apenas água, sal e açúcar na mochila. Eles têm um sonho em comum: ser comissários de bordo. Para isso, terão que enfrentar um dia inteiro de uma aula prática de sobrevivência na selva organizada pelo Centro Educacional de Aviação do Brasil (Ceab). Eles terão que matar e limpar galinhas, fazer armadilhas de caça, respirar fumaça e apagar chamas de quatro metros de altura.

    O treinamento parece um “déjà vu” do filme “Tropa de Elite”. A tatuagem de caveira no braço identifica que um policial do Comando de Operações Especiais (Coe), a versão paulista do Bope, é quem ensina a fazer fogo na selva e as noções de primeiros socorros. “Não vim aqui para fazer amigos. Então me chamem de instrutor”, se apresenta. Os professores preferiram não informar seus nomes completos.

    Barra de cereal escondida

    Os alunos são divididos em grupos e recebem um boné com um número, que substitui durante todo o dia o seu nome. “214, você foi anotada. Sabe por que, né?”, diz o instrutor. A estudante burlou a regra do jejum e comeu escondido uma barra de cereal. Foi denunciada por uma colega e seu grupo perdeu pontos. “Eu estava com fome e resolvi comer. É melhor do que ser a X9 (dedo-duro)”, disse. A punição aos alunos desobedientes é uma prova de recuperação, que pode reprová-los do teste.

    nullO rigor dos instrutores e de ex-alunos que fazem “bicos” como monitores do curso acabou com o clima de excursão do treinamento. A primeira contagem de pessoas, quando cada participante diz o seu número, do 1 ao 217, foi seguida de um grito de “uhu” e muitos aplausos. “O que é isso? Estamos fazendo um treinamento para adultos. Um de vocês pode estar no voo de um filho meu”, disse o dono da escola e ex-comissário da Varig, Salmeron Cardoso.

    Deysielle dos Santos, de 19 anos, fez cena quando foi escolhida para carregar uma galinha durante o dia. A estudante rapidamente segurou o animal quando soube que o grupo perderia nota se ela recusasse a tarefa. “Nunca tinha visto uma galinha de verdade. Só na televisão”, diz.

    A tarefa dada à Deysielle foi fácil perto da que foi ordenada à modelo Pâmela Carvalho. Aos prantos, ela precisou degolar uma galinha. “Não acho certo matar um animal assim, de graça”, disse a aluna, visivelmente abalada. Pâmela, ao menos, foi poupada de beber o sangue, missão cumprida por outros três estudantes.

    Fogo e água

    nullSe a morte do animal foi o que mais chocou a modelo, os exercícios na água foram os que mais perturbaram os estudantes. Os alunos atravessaram de uma margem para a outra puxando uma corda e fizeram bóias com calça jeans. Algumas pessoas não sabiam nadar e entraram em estado de choque, mas, ao saber que teriam que refazer o curso para concluir o curso de comissário, enfrentaram o medo e concluíram as atividades.

    Outro momento dramático foi quando os alunos tiveram que entrar em uma sala escura cheia de fumaça. Só poderiam sair se respondessem corretamente três perguntas sobre o setor aéreo. “É fumaça demais. Você não consegue respirar”, diz a vendedora Quelza Mattos, de 28 anos.

    O treinamento na selva é obrigatório pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e deve preparar os comissários e pilotos sobre como proceder em caso de acidentes aéreos. Durante o curso, alguns alunos chegaram a comentar que as lições para nada serviriam, pois, em geral, todos os passageiros e tripulantes morrem.

    Foi o que aconteceu nos mais recentes acidentes aéreos do Brasil – a colisão do Airbus da TAM no aeroporto de Congonhas, a queda do Boeing da Gol no meio da Floresta Amazônica e do Airbus da AirFrance na costa brasileira.

    Mas há exceções. No Brasil, um problema de orientação fez com que um avião da Varig ficasse sem combustível e caísse na Floresta Amazônica, no Mato Grasso, em 1989. Os 41 sobreviventes tiveram que aguardar o resgate por três dias na selva.

    Primeiro degrau

    O Ceab é conhecido no mercado de aviação pela sua metodologia militar. O dono da empresa, Salmeron Cardoso, ex-comissário da Varig, foi apelidado de Hitler por ex-alunos. “No setor aéreo, as hierarquias são muito fortes. Queremos preparar o aluno para isso”, diz.

    Foi justamente para passar noções de disciplina que a escola incluiu um novo exercício no programa. Na atividade batizada de “porquinho”, os jovens foram obrigados a rastejar na lama.

    “Achei o curso ótimo. Se o avião cair numa selva, teremos que fazer tudo isso e muito mais”, diz a aluna Tatiane Sardinha. Mas nem todos encararam desta forma. “Eu paguei para estar aqui e me empurraram na lama”, reclamou outra estudante.

    O treinamento só acabou às 20h. Ao final, estavam sujos, molhados, exaustos e com fome. Para se tornarem comissários, eles ainda terão que fazer uma prova na Anac e procurar emprego. No final, só metade vestirá o uniforme de comissário."


    [FIM DE CITAÇÃO]

    In: Treino na selva obriga aeromoça a respirar fumaça e matar galinha - Comércio e Serviços - iG

    #2
    Nunca viram uma galinha? Meu Deus...

    Comentário


      #3
      Este pessoal da cidade é assim...

      Comentário


        #4
        "O treinamento parece um “déjà vu” do filme “Tropa de Elite”."
        Filmem esta porra que deve ser imperdivel, imagino a cena, depois duma destas jovens fazer asneira vem o instrutor e grita-lhe "'Cê num é aérómoça não, 'cê é muléqui!"

        Comentário


          #5
          Este "artigo" é a maior anedota de sempre em relação à profissão em questão....

          Comentário


            #6
            De facto... voar na TAM ou na GOL é uma autêntica selva....

            Comentário


              #7
              Por acaso é engraçado quando algumas pequenas dizem que queriam ser hospedeiras quando forem grande.
              Mas apresenta a carreira de empregada de mesa e elas fogem.

              Go figure

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                Por acaso é engraçado quando algumas pequenas dizem que queriam ser hospedeiras quando forem grande.
                Mas apresenta a carreira de empregada de mesa e elas fogem.

                Go figure
                A profissão já não é o que era, isso penso que não restam grandes dúvidas.
                Para além de algumas, poucas, companhias aéreas onde ser comissário de bordo ainda transmite alguma qualidade de vida e oportunidade para abrir os horizontes e conhecimentos, na grande maioria, e com tendência a aumentar, ser comissário de bordo traduz-se em cada vez mais trabalho, menos ordenado e menos , ponto mais importante para muitos que ambicionam a profissão, layovers decentes.

                Mas, quem diz comissários de bordo, pode dizer pilotos e toda a indústria da aviação...Ah espera, posso fazer o paralelismo para quase todas as áreas, não estivéssemos nós a assistir a um nivelamento por baixo.

                Agora, e desculpa lá a frontalidade, se achas que é a mesma coisa ser empregado de mesa e comissário de bordo tens que abrir um bocado os horizontes. Até porque, como bem sabes, servir refeições a bordo de um voo, não passa de uma pequena, e por acaso das menos importantes, parte de um conjunto de tarefas/responsabilidades de um comissário de bordo

                Comentário


                  #9
                  Além de serem empregados de mesa,e vendedores de banha da cobra,ainda têm de limpar vomitado,e algumas levarem apalpôes de cu de passageiros bêbados,como eu já assisti.É o sonho de profissão.

                  Comentário


                    #10
                    Pelo menos na tap acabam por poder conhecer o pais que quiserem praticamente e iniciam a profissão com um salário acima dos mil euros. Não é dificil ver o interesse da profissão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
                      Este "artigo" é a maior anedota de sempre em relação à profissão em questão....
                      Porquê?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                        Além de serem empregados de mesa,e vendedores de banha da cobra,ainda têm de limpar vomitado,e algumas levarem apalpôes de cu de passageiros bêbados,como eu já assisti.É o sonho de profissão.
                        Tudo o que escreves acima, aplica-se apenas as low-cost. As low-cost desvalorizaram a profissão, tanto a nivel de salario, como requisitos de entrada.

                        O comportamento de passageiros bêbados, tambem por regra, são mais frequentes em low-cost.
                        Eu tanto viajo low-cost como em companhias de "bandeira" e nunca vi, nas de bandeira, limpeza de vomitos, nem assédio sexual.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          ...........O rigor dos instrutores e de ex-alunos que fazem “bicos” como .............


                          [FIM DE CITAÇÃO]



                          In: Treino na selva obriga aeromoça a respirar fumaça e matar galinha - Comércio e Serviços - iG
                          Profissao interessante, esta....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                            Por acaso é engraçado quando algumas pequenas dizem que queriam ser hospedeiras quando forem grande.
                            Mas apresenta a carreira de empregada de mesa e elas fogem.

                            Go figure
                            Se este teu comentário não for uma brincadeira, a ignorância implícita nele mesmo também é de fugir...

                            Comentário


                              #15
                              Não é profissão de sonho, mas também há bem piores...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BmwE90 Ver Post
                                A profissão já não é o que era, isso penso que não restam grandes dúvidas.
                                Para além de algumas, poucas, companhias aéreas onde ser comissário de bordo ainda transmite alguma qualidade de vida e oportunidade para abrir os horizontes e conhecimentos, na grande maioria, e com tendência a aumentar, ser comissário de bordo traduz-se em cada vez mais trabalho, menos ordenado e menos , ponto mais importante para muitos que ambicionam a profissão, layovers decentes.

                                Mas, quem diz comissários de bordo, pode dizer pilotos e toda a indústria da aviação...Ah espera, posso fazer o paralelismo para quase todas as áreas, não estivéssemos nós a assistir a um nivelamento por baixo.
                                É normal em função da cada vez maior banalização do transporte aéreo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Porquê?
                                  Porque só pode ser inventado, a não ser que seja algum reality show... Ou então os Brasileiros passaram-se de vez...

                                  Na formação é obrigatório fazer um fire drill para aprender a usar os extintores e combater um possivel fogo a bordo, assim como um exercício de "salvamento" dentro de um espaço com fumo, mas fumo esse que não é nocivo à saúde e respirável... É apenas para tentar recriar uma situação idêntica no avião não é um treino para comandos . Em relação ao treino de sobrevivência, é apenas teórico, convém ter umas noções básicas de sobrevivência em vários ambientes (água, selva, deserto, etc) mas não passa disso mesmo, teoria... Daí a matar galinhas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                    Tudo o que escreves acima, aplica-se apenas as low-cost. As low-cost desvalorizaram a profissão, tanto a nivel de salario, como requisitos de entrada.

                                    O comportamento de passageiros bêbados, tambem por regra, são mais frequentes em low-cost.
                                    Eu tanto viajo low-cost como em companhias de "bandeira" e nunca vi, nas de bandeira, limpeza de vomitos, nem assédio sexual.
                                    Óbvio que não se limita às low cost, o Noronha deve saber de histórias engraçadas, alguns exemplos....

                                    Incident: SAA A332 enroute on Jul 7th 2012, unruly passenger

                                    Accident: Swiss A343 near Kazan on Sep 2nd 2012, unruly passengers prompt return to Zurich

                                    Incident: Lufthansa A343 near Recife on Oct 5th 2012, unruly passengers

                                    Incident: LOT B763 over Atlantic on Feb 24th 2012, unruly passenger

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acho piada haver pessoal que acha que este tipo de exercícios são "normais"...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                        Tudo o que escreves acima, aplica-se apenas as low-cost. As low-cost desvalorizaram a profissão, tanto a nivel de salario, como requisitos de entrada.

                                        O comportamento de passageiros bêbados, tambem por regra, são mais frequentes em low-cost.
                                        Eu tanto viajo low-cost como em companhias de "bandeira" e nunca vi, nas de bandeira, limpeza de vomitos, nem assédio sexual.
                                        A minha experiência de voar tem a ver com voos charters para o sul de Espanha na época balnear,e digo-te que aquilo é pior que uma carreira da CARRIS para Chelas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          Acho piada haver pessoal que acha que este tipo de exercícios são "normais"...
                                          Num país como o Brasil com milhares de quilómetros quadrados de selva não deveriam ser normais exercicios de sobrevivência?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                            A minha experiência de voar tem a ver com voos charters para o sul de Espanha na época balnear,e digo-te que aquilo é pior que uma carreira da CARRIS para Chelas.
                                            E à sexta feira...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Brasileiros a levarem a teoria à prática.

                                              Porquê uma galinha e não outro animal qualquer mais selvagem?

                                              Será normal encontrar uma galinha no meio da selva?

                                              Treino irrealista.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                Pelo menos na tap acabam por poder conhecer o pais que quiserem praticamente e iniciam a profissão com um salário acima dos mil euros. Não é dificil ver o interesse da profissão.
                                                Engraçado que esta semana na Antena1 fizeram uma reportagem diária sobre "a vida a bordo" numa viagem Lisboa-Caracas-Lisboa com intervalo de 2 dias

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                  Pelo menos na tap acabam por poder conhecer o pais que quiserem praticamente e iniciam a profissão com um salário acima dos mil euros. Não é dificil ver o interesse da profissão.
                                                  É a profissão que melhor pagam a quem não tem uma formação superior.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Lom Ver Post
                                                    É a profissão que melhor pagam a quem não tem uma formação superior.
                                                    Os pilotos recebem melhor e não tem uma formação superior. (pelo menos obrigatória, alguns hão-de ter mas por opção)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já agora e no espirito do tópico, podiam por aqui umas fotos de hospedeiras de sonho, para ilustrar melhor do que se fala
                                                      Obrigado

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A vida de uma tripulação não é fácil.

                                                        É tudo muito giro quando se é novo, mas depois uma pessoa torna-se escravo da sua carreira.

                                                        E os cortes orçamentais nas companhias aérea, acrescenta muita dificuldade.

                                                        Não seria a profissão que eu abraçaria, de certeza.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por trovial Ver Post
                                                          Já agora e no espirito do tópico, podiam por aqui umas fotos de hospedeiras de sonho, para ilustrar melhor do que se fala
                                                          Obrigado
                                                          Viaja com a Virgin Atlantic! Grandes aviões...
                                                          Já as da TAP não acho que sejam de virar o pescoço.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                                                            Viaja com a Virgin Atlantic! Grandes aviões...
                                                            Já as da TAP não acho que sejam de virar o pescoço.
                                                            O nome da companhia é sugestivo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X