Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Registar uma patente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Registar uma patente

    Boas,

    Alguém já registou uma patente?

    Procurei informação e não fiquei bem esclarecido, quanto aos passos para registar uma patente em Portugal mas com validade internacional.

    Quais os documentos necessários, preços e quanto tempo demora?

    #2
    Já deste uma vista de olhos na seguir:


    INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial

    Comentário


      #3
      Já tinha passado por ai, obrigado , mas o que eu gostava mesmo era de ouvir o testemunho de alguém que já o tenha feito

      Comentário


        #4
        Candidatei-me a um projeto, onde entre várias despesas elegiveis, uma delas é para registo de marcas e patentes. Marcas já registei, e é um processo facil. Patentes, tenho o apoio de duas associaçoes empresariais, que no caso aqui colocado, dependendo da área de actividdade, poderá ser vantajoso.

        Comentário


          #5
          Esqueci-me de referir de que não se trata de software, mas de um invenção mecânica..

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por S2 Ver Post
            Já tinha passado por ai, obrigado , mas o que eu gostava mesmo era de ouvir o testemunho de alguém que já o tenha feito
            Nao existe um registo internacional, terás de registar pais a pais.

            poderás encontrar alguma empresa que faca o serviço junto dos países que interessam.

            Comentário


              #7
              Já agora como é que podemos investigar se o que queremos patentear já existe ou não?

              Comentário


                #8
                São precisos 3000€ para registar uma patente...

                Acho que o melhor que fazes é apresentar a ideia a um académico de confiança, para que ele dê a sua opinião.

                De qualquer das formas, podes começar por pesquisar patentes aqui:

                https://www.google.com/?tbm=pts

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                  São precisos 3000€ para registar uma patente...
                  Estás a falar de patentes Internacionais, certo?

                  Patentes nacionais, tenho a ideia que são muito baratas, na ordem de 150 euros...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por S2 Ver Post

                    Procurei informação e não fiquei bem esclarecido, quanto aos passos para registar uma patente em Portugal mas com validade internacional.
                    O IST promoveu uma série de sessões dadas por examinadores de patentes do INPI ( Sessões de Formação sobre Patentes no IST em 2012 | Área de Transferência de Tecnologia ). Foram distribuidos PDFs das apresentações, algumas esquematizavam bem os processos.

                    Uma ideia que vi repetida era que valeria a pena começar pela patente nacional, para depois avançar para a internacional. Vantagens de acessibilidade e rapidez do processo de exame, custos iniciais, vantagens burocráticas devido a acordos internacionais, etc. Embora os examinadores explicitassem bem que não podem "colaborar" na escrita da patente, mostraram disponibilidade para falarem com os inventores para esclarecer problemas da submissão de patente.

                    As pessoas do gabinete de propriedade intelectual do IST são simpáticas, e poderão estar dispostas a dar uns minutos para passar informação e encaminhar terceiros não pertencentes ao Técnico; não custa muito tentar a sorte por aí.

                    (Para a escrita da patente própriamente dita, ou se tenta por conta própria decalcando na medida do possível de exemplos de outras patentes semelhantes, ou se recorre a agentes oficiais, e.g. INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial ; estes decerto também poderão dar informações de custos.)

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X