Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acordo com Chipre restaura confiança, diz FMI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Crime] Acordo com Chipre restaura confiança, diz FMI

    Ora vamos lá ver se eu percebi bem: um gajo que tenha mais de 100 mil euros em qualquer lado pode ficar até sem 40%, o segundo maior banco do país vai fechar e muita gente com posses vai ficar a arder, e isto restaura a confiança? eu não sou propriamente um economista, mas só pode ser piada. E se por algum azar resolvem fazer o mesmo por aqui?






    "O novo acordo sobre o resgate do Chipre “põe fim à incerteza” na ilha mediterrânea e na zona do euro, disse Jeroen Dijsselbloem, chefe do Eurogrupo, que reúne os ministros de finanças dos países cuja moeda é o euro.


    “Foi muito difícil o caminho que nos levou até aqui”, acrescentou Dijsselbloem, na madrugada de segunda-feira (25), no horário local, depois da maratona de negociações em Bruxelas, na Bélgica.
    Os ministros de finanças da Eurozona deram nesta madrugada o sinal verde para um princípio de acordo alcançado entre o presidente do Chipre, Nicos Anastasiades, a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o resgate financeiro da ilha mediterrânea.


    “É um bom acordo e é conclusivo”, disse o ministro de Economia da Espanha, Luis De Guindos, no final da reunião. Ele ressaltou ainda que “é bom para o Chipre e bom para o conjunto da união monetária”.


    O acordo, segundo De Guindos, “acaba com todas as dúvidas e garante os depósitos inferiores a 100 mil euros. Estabelece condições adequadas do ponto de vista do tratamento da economia cipriota e demonstra que quando queremos, somos capazes de um acordo”.


    O ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, disse que se sente “aliviado” com o acordo. Schäuble pediu realismo ao Chipre na sua chegada à reunião e salientou que o acordo não dependia do Eurogrupo, mas do país mediterrâneo.


    O governo cipriota deve fornecer 5,8 bilhões de euros para o resgate de até 10 bilhões que a eurozona e o Fundo Monetário Internacional (FMI) vão conceder ao país mediterrâneo.


    O acordo prevê que o Banco do Chipre, que concentra a maior parte dos depósitos "russos" e é um dos maiores do país, vai ser salvo, mas os depósitos acima de 100 mil euros sofrerão perdas de até 40%.

    Já o Banco Laiki, o segundo maior do país, deve ser fechado, com garantia para os pequenos correntistas, mas perda parcial para os depósitos acima dos 100 mil euros, diz a AFP. A ideia de uma taxa sobre todos os depósitos bancários, de qualquer valor, prevista no plano inicial foi descartada, segundo a mesma fonte."




    #2
    Já dei a minha opinião noutro tópico, mas cá vai outra vez.

    Estamos perante roubo/nacionalização de propriedade privada típico em certos regimes não democráticos...tudo o que se diga ou se justifique depois disto é palha.

    Pessoalmente o sistema bancário está cotado abaixo de lixo com mais esta resolução do Chipre. E só alguém muito doente, muito tapado ou muito corrupto pode sequer associar a palavra confiança ao sistema bancário europeu.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
      Já dei a minha opinião noutro tópico, mas cá vai outra vez.

      Estamos perante roubo/nacionalização de propriedade privada típico em certos regimes não democráticos...tudo o que se diga ou se justifique depois disto é palha.

      Pessoalmente o sistema bancário está cotado abaixo de lixo com mais esta resolução do Chipre. E só alguém muito doente, muito tapado ou muito corrupto pode sequer associar a palavra confiança ao sistema bancário europeu.
      é o que eu penso também, segundo eu li vão arrecadar mais de 4 mil milhões de euros com a contribuição de todos os depositantes acima de 100 mil euros. Sim, eles utilizaram a palavra CONTRIBUIÇÃO, só esqueceram de dizer que é involuntária. A única palavra que me ocorre é mesmo roubo, não há outra.

      Comentário


        #4
        O que me espanta mesmo é cobrar-se os depósitos de pessoas e instituições (e fundos, e...tudo mais), para financiar o sistema bancário...

        Está tudo louco. Já não há vergonha na administração do EURO.

        Claro que restaura confiança, no sistema bancário da Alemanha, que vai assim receber muitos mais depositantes institucionais com medo de terem dinheiro em bancos de países periféricos.

        A Europa está a seguir um caminho muito perigoso, quer para a sua credibilidade, quer para a credibilidade do seu sistema financeiro e dos seus países.

        Já fui menos a favor da saída do EURO por parte de Portugal...com as contas alinhadas, secalhar até saíamos a ganhar.

        Comentário


          #5
          Vejam o lado positivo: se os bancos entrassem em falência o pessoal perdia 100% do dinheiro. Assim ainda fica com 60%

          Comentário


            #6
            Mas algum dia eu colocava o meu dinheiro na Alemanha, quando é esta que lidera as decisões tomadas...já ouvi várias pessoas com essa previsão.

            A mim parece-me que o dinheiro ou se desloca para fora da Europa ou dentro da Europa para países como Suiça e RU.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Zedoscavalos Ver Post
              Vejam o lado positivo: se os bancos entrassem em falência o pessoal perdia 100% do dinheiro. Assim ainda fica com 60%
              Essa deve ser a visão positiva de quem tem depósitos abaixo dos 100mil euros.

              Por outro lado se roubam 40% para pagar aos credores, então paguem aos credores, devolvam a todos os depositantes o que sobra e FECHEM o(s) banco(s).

              Comentário


                #8
                Nao vejo celeuma. Em pt todos os depositos acima de 100k tambem nao estao protegidos.

                Esta a escapar-me algo?

                Comentário


                  #9
                  O unico celeuma que vejo nesta história, é que inicialmente tinha-se pensado em "mexer" nos depósitos abaixo dos 100k. Aí estava em causa a garantia de protecção dada por directiva europeia

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                    Nao vejo celeuma. Em pt todos os depositos acima de 100k tambem nao estao protegidos.

                    Esta a escapar-me algo?

                    O facto de não estarem protegidos não implica que possam ser utilizados para financiar uma solução para a crise que passe por roubar o capital aos depositantes. Pelo menos em teoria é assim que funciona. Eu se tivesse 5 ou 6 milhões de euros no banco em PT, já cá não estavam.. disso podes ter a certeza. E acredito que toda a gente que os tenha já deve ter feito ou pelo menos pensado no mesmo.

                    Comentário


                      #11
                      Ora bem... racionalmente esta situação não é tão má, nem tão anormal como parece.

                      Acima de 100k o banco não garante, logo, há duas hipoteses:
                      1- O banco fecha, e só garante até aos 100k, e tudo acima vai-se... ou seja, uma taxa de 100%.
                      2- O banco não fecha, e aplica uma taxa de 30%.

                      Entre as duas, prefiro a segunda...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                        Nao vejo celeuma. Em pt todos os depositos acima de 100k tambem nao estao protegidos.

                        Esta a escapar-me algo?
                        Vejo eu.

                        1º Os bancos (banco) vão continuar a funcionar por financiamento da "contribuição"...não fecham como qualquer empresa teria fechado.
                        2º Quem tem lá o que sobrou vê-se impossibilitado de remover o resto do capital.
                        3º Pelo que percebo a dívida é bancária e não dos depositantes ou cipriotas, como tal estando um banco em falência quem normalmente ficaria a arder (como na maioria das empresas privadas que vão à falência) seriam os credores...
                        4º Já percebi que os bancos são uma categoria muito especial

                        EDIT: De notar que neste exemplo ou no exemplo português, sejam os depósitos ou os contribuintes assumir a dívida, o risco dos credores dos bancos=0...é de facto um negócio 6*
                        Editado pela última vez por ; 25 March 2013, 11:01.

                        Comentário


                          #13
                          Com este tipo de soluções, vai fugir muito dinheiro dos bancos europeus.

                          Comentário


                            #14
                            Então preferias ter o dinheiro no banco, o banco fechar e arder o dinheiro... assim só arde 1/3... é o menor dos males...

                            Comentário


                              #15
                              Já há muito tempo que deixei de ter dinheiro no banco.

                              Quando a crise começou a dar sinal (ano 2009 por aí) eu fui retirando aos poucos o dinheiro dos bancos.

                              Fui trocando por barras de ouro, as quais tenho seguro contra perda/destruição/roubo numa seguradora.

                              Utilizo as contas bancárias para transferências e pagamentos de rotina, mas quando junto algum dinheiro tiro-o logo.

                              Já basta a carga de impostos a que sou sujeito, ainda me iam roubar aquilo que com esforço e suor consigo amealhar? Isso é que era doce.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                O facto de não estarem protegidos não implica que possam ser utilizados para financiar uma solução para a crise que passe por roubar o capital aos depositantes. Pelo menos em teoria é assim que funciona. Eu se tivesse 5 ou 6 milhões de euros no banco em PT, já cá não estavam.. disso podes ter a certeza. E acredito que toda a gente que os tenha já deve ter feito ou pelo menos pensado no mesmo.
                                Aí é que estás enganado. O facto de não estarem protegidos implica precisamente que podem, em teoria, ser "perdidos". Imagina que o banco vai à falência. Nesse caso são garantidos os 1ºs 100 mil euros e a partir é dinheiro perdido.

                                A solução do Chipre passa por evitar a falência descontrolada e tentar um solução que não implique a perda completa acima dos 100 mil euros. É uma solução bem mais justa do que colocar todos os contribuintes (mesmo aqueles que não têm dinheiro no banco) a pagar esse buraco (tal como acontece em PT no caso BPN).

                                As pessoas são responsáveis e devem estar cientes dos riscos que correm. O exemplo que dás dos 5 ou 6 milhões em PT. Achas que quem tem esses montantes em Portugal não está bem ciente dos riscos que corre e não tem alternativas?

                                Comentário


                                  #17
                                  O perigo é que quem tem dinheiro o tire do banco para comprar diamantes, ouro, ou até obras de arte, etc... Também os pode perder mas pelo menos não será por decreto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Gostei da secção do tópico: "Crime"

                                    Três notas apenas:

                                    1- Ainda bem que pouparam os pequenos aforradores;

                                    2- Isto foi um atestado de óbito ao sistema bancário de Chipre;

                                    3- Vai ser pedagógico: vamos o que aconteceria em Portugal se o governo tivesse feito o mesmo ao BPN;

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Gostei da secção do tópico: "Crime"

                                      Três notas apenas:

                                      1- Ainda bem que pouparam os pequenos aforradores;

                                      2- Isto foi um atestado de óbito ao sistema bancário de Chipre;

                                      3- Vai ser pedagógico: vamos o que aconteceria em Portugal se o governo tivesse feito o mesmo ao BPN;
                                      Se acontecesse em Portugal já não seria crime e acho que alguns que por aqui criticam achariam uma ideia brilhante!

                                      Assim pagamos todos por alguns ricos que lá tinham dinheiro e que continuaram a ter graças aos impostos de todos nós, mesmo que o dinheiro tenha sido lavado, tenha vindo de juros que o banco pagava mas não tinha como pagar, etc!

                                      Convém não esquecer que no Chipre os juros dos depósitos não pagavam impostos! Aqui anda-se perto dos 30%!

                                      Esta medida parece-me no mínimo bem mais equilibrada que o que aconteceu em Portugal! Os bancos em pior situação pagam mais!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                        Se acontecesse em Portugal já não seria crime e acho que alguns que por aqui criticam achariam uma ideia brilhante!

                                        Assim pagamos todos por alguns ricos que lá tinham dinheiro e que continuaram a ter graças aos impostos de todos nós, mesmo que o dinheiro tenha sido lavado, tenha vindo de juros que o banco pagava mas não tinha como pagar, etc!

                                        Convém não esquecer que no Chipre os juros dos depósitos não pagavam impostos! Aqui anda-se perto dos 30%!

                                        Esta medida parece-me no mínimo bem mais equilibrada que o que aconteceu em Portugal! Os bancos em pior situação pagam mais!
                                        O BPN é um caso de polícia, o Chipre (segundo me explicaram porque não sou banqueiro nem bancário) é em grande parte consequência do perdão à dívida Grega.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A 'confiança' que tinha nos bancos Europeus diminui muito nos ultimos meses, com o acompanhar das notícias que vou lendo e vendo na Tv...Diminuiu 83%, mais concretamente....e estou mesmo em pensar em reduzir essa 'confiança' em breve, para uns 3 ou 5 %...apesar de nao ter contas para pagar em Portugal, dá-me jeito ter a conta...
                                          Não que tenha muito dinheiro...sou um 'teso'....mas não quero ter um desgosto...
                                          Agora quase só tenho Patacas/Dolares de HK, acho que é mais seguro...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se o Chipre tivesse moeda própria e a tivesse desvalorizado era exactamente a mesma coisa, com a agravante que os pequenos aforradores também iriam perder. As pessoas iriam acordar na terça-feira com menos dinheiro. E todas.

                                            O pessoal escandaliza-se todo por puro desconhecimento/esquecimento que "antes do euro",este tipo de coisas fazia-se -e com muito maior frequência- nestes países periféricos de moedas fracas.

                                            A estabilidade no sistema monetário e bancário é recente na Europa do Sul e só foi atingida após a entrada no Euro coisa que parece que muitos se esquecem.

                                            Pelos vistos, nem no euro estes países conseguem tê-la, that's all.
                                            Editado pela última vez por Andre; 25 March 2013, 11:55.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                              Se o Chipre tivesse moeda própria e a tivesse desvalorizado era exactamente a mesma coisa, com a agravante que os pequenos aforradores também iriam perder.

                                              O pessoal escandaliza-se todo por puro desconhecimento/esquecimento que "antes do euro" este tipo de coisas faziam-se e com muito maior frequência nestes países periféricos de moedas fracas.
                                              Há quem se escandalize (é o meu caso) porque preferia a forma antiga, a da desvalorização da moeda.

                                              P.S. Irra! E lá vem novamente a mania de que quem discorda o faz por ignorancia!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Há até quem tenha conhecimentos há tempo suficiente para, prevendo toda esta confusão, ter sido contra a entrada de Portugal na moeda única, antes mesmo da mesma ter ocorrido!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                  Há quem se escandalize (é o meu caso) porque preferia a forma antiga, a da desvalorização da moeda.

                                                  P.S. Irra! E lá vem novamente a mania de que quem discorda o faz por ignorancia!
                                                  Não há nada para concordar ou discordar em medidas destas.

                                                  P.S. Irra! E lá vem novamente uma indignação por não se ler devidamente o post que se cita.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                    Não há nada para concordar ou discordar em medidas destas.

                                                    P.S. Irra! E lá vem novamente uma indignação por não se ler devidamente o post que se cita.
                                                    Parece-me que não percebeste o meu post...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                      Se o Chipre tivesse moeda própria e a tivesse desvalorizado era exactamente a mesma coisa
                                                      Muitas vezes se lê isto, mas eu discordo: tem semelhanças, mas não é exactamente a mesma coisa, porque:
                                                      1. Com a desvalorização da moeda, toda a gente é afectada da mesma forma. Com esta expropriação, as pessoas são tratadas de forma diferente, consoante tenham o dinheiro no banco A, no banco B ou em casa no colchão;
                                                      2. Com a desvalorização da moeda, os salários de toda a gente são automaticamente reduzidos da mesma forma; com esta medida, não;
                                                      3. Com a desvalorização da moeda, os produtos nacionais ficam mais baratos e os importados ficam mais caros, promovendo-se desta forma o aumento das exportações e a diminuição das importações ( e consequentemente protege-se o emprego); com esta medida, nada disso acontece;
                                                      4. Com a desvalorização da moeda, gera-se alguma inflação; com esta medida não;



                                                      Portanto, está longe de ser exactamente a mesma coisa...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                        Se o Chipre tivesse moeda própria e a tivesse desvalorizado era exactamente a mesma coisa, com a agravante que os pequenos aforradores também iriam perder. As pessoas iriam acordar na terça-feira com menos dinheiro. E todas.

                                                        O pessoal escandaliza-se todo por puro desconhecimento/esquecimento que "antes do euro",este tipo de coisas fazia-se -e com muito maior frequência- nestes países periféricos de moedas fracas.

                                                        ....
                                                        Mas essa desvalorização ia tornar o factor Trabalho mais barato, o que iria possibilitar ao país desvalorizado aumentar as exportações, e consequentemente a entrada de dinheiro na economia.

                                                        Assim como foi feito, é um roubo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Aliás eu nem sequer me escandalizo.

                                                          Agora estou mais naquele papel do chato que repete "Vêm? Eu bem vos avisei!"

                                                          Não me sai do pensamento o jantar em que, há muitos anos, discutindo esta questão da moeda única, um amigo meu se virou para mim e disse "Pah! Não discutas mais!!! A mim pagam-me para ensinar isto na faculdade!"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Muitas vezes se lê isto, mas eu discordo: tem semelhanças, mas não é exactamente a mesma coisa, porque:
                                                            1. Com a desvalorização da moeda, toda a gente é afectada da mesma forma. Com esta expropriação, as pessoas são tratadas de forma diferente, consoante tenham o dinheiro no banco A, no banco B ou em casa no colchão;
                                                            2. Com a desvalorização da moeda, os salários de toda a gente são automaticamente reduzidos da mesma forma; com esta medida, não;
                                                            3. Com a desvalorização da moeda, os produtos nacionais ficam mais baratos e os importados ficam mais caros, promovendo-se desta forma o aumento das exportações e a diminuição das importações ( e consequentemente protege-se o emprego); com esta medida, nada disso acontece;
                                                            4. Com a desvalorização da moeda, gera-se alguma inflação; com esta medida não;



                                                            Portanto, está longe de ser exactamente a mesma coisa...
                                                            Quando disse exactamente a mesma coisa digo em relação ao depósito em si mesmo. O depositante >100k também iria perder muito dinheiro se se tivesse desvalorizado abruptamente a moeda na sexta à tarde (como por cá se viu tantas vezes).

                                                            O que o teu post mostra é que a desvalorização é...muito pior: acrescenta todo um conjunto de outros efeitos. Desde logo porque não só afecta a poupança feita até ao momento como a futura pois o rendimento diminui também.

                                                            Mas para muitos é romântico ter mais (ou até o mesmo) de menos. Ter menos de mais, isso, já é escandaloso. Mesmo que se tenha efectivamente a mesma coisa (que será sempre menos do que anteriormente).
                                                            Editado pela última vez por Andre; 25 March 2013, 12:18.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X