Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"25 de Abril sempre, fascismo nunca mais". O que representa para vós esta data?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "25 de Abril sempre, fascismo nunca mais". O que representa para vós esta data?

    Serve o presente tópico para honrar a Revolução de Abril de 1974, os seus mentores e executores, sublinhando esta data histórica, que ainda hoje parece incomodar, como o passo em frente em direcção à Democracia, à Liberdade e à aquisição da cidadania plena, pleno direito de sonhar com uma vida melhor!

    Ainda não é dia 25, mas, como então, a "liça" foi lançada antes. Por isso, sem qualquer pretensão de comparação, o que é para vós esta data histórica?


    #2
    Pra mim representa o fim de um regime estúpido e o início de um regime de espertalhões

    Comentário


      #3
      Não vivi pessoalmente essa experiência, de modo que não me posso pronunciar numa perspectiva directa.

      Aquilo que eu conheço é muito filtrado, seja pela opinião de outros ou por aquilo que aprendi na Escola e não resulta em grande coisa.

      O que resulta no meu ponto de vista, foi o PREC ter destruído o pouco que havia na altura. O que só dá razão aos que entendem que a Comunagem só anda por aí para deitar abaixo o esforço de todos os outros.

      Comentário


        #4
        Fim da ditadura fascista, inicio da ditadura democratica

        Comentário


          #5
          O fim de um período onde ainda tinhamos qualquer coisa, e o início de um período onde começámos a perder tudo!

          Comentário


            #6
            Eu também não vivi essa época mas interesso-me bastante como tal ouvi relatos de muitas pessoas diferentes.

            O que é que eu acho? Foi uma treta, um embuste. A única coisa que se safa é mesmo a liberdade de expressão que me permite estar aqui no sossego do lar a escrever o que me apetece.

            Agora, efeitos práticos? Foi uma mera substituição de regime, saíram uns e entraram outros com objectivos bem claros.

            Das tais opiniões que falei o que me mais me impressiona e que fundamenta a minha opinião é:

            - O povo não teve qualquer responsabilidade no evento. O pessoal acordou e pumba, já estava a revolução feita. O regime não caiu por desgaste popular, não caiu por sucessão de acontecimentos, caiu porque "meia dúzia" de Capitães entenderam que tinha que cair.

            - As mudanças foram tão profundas que em alguns pontos mais profundos do país (interior) a notícia só chegou dias depois. E ninguém morreu que eu saiba por não terem sido informados na hora. Ou seja, a ditadura era mais uma coisa dos centros urbanos, no "Portugal Profundo" a vida continuou como sempre, ao mesmo ritmo de sempre, hábitos de sempre. As mudanças foram muito lentas e em alguns casos imperceptíveis.

            Eu só sei que desde o 25 de Abril que este país está entregue sempre aos mesmos senhores, basta ver a bancada política do PS. As "bases" mantém-se ao longo do tempo, são sempre os mesmos.


            Sim, sou um descrente em relação ao 25 de Abril. Sou um descrente em relação aos 4 ou 5 anos seguintes. Sou descrente em relação ao país que se criou e pouco me importa se me acusarem de não dar valor à liberdade. Livres são os passarinhos e mesmo esses arriscam-se sempre a levar uma chumbada.
            Editado pela última vez por Bj40; 24 April 2013, 22:38.

            Comentário


              #7
              25 de Abril de 1974 - Fim da ditadura fascista e inicio da ditadura comunista.

              25 de Novembro de 1975 - Fim da ditadura comunista e inicio da democracia/rebaldaria que conhecemos até aos dias de hoje.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                Serve o presente tópico para honrar a Revolução de Abril de 1974, os seus mentores e executores, sublinhando esta data histórica, que ainda hoje parece incomodar, como o passo em frente em direcção à Democracia, à Liberdade e à aquisição da cidadania plena, pleno direito de sonhar com uma vida melhor!
                Havia necessidade?

                Comentário


                  #9
                  Data histórica foi o 25 de Novembro de 1975.

                  Comentário


                    #10
                    Tinha 14 anos em 1974, e como filho de um assumido antifacista perseguido (e refugiado nos anos 60 e 70 em Moçambique) pela Pide, porque ousou presidir a uma mesa de voto nas eleiçoes de Humberto Delgado, o 25 de Abril e uma infancia marcada pelo discurso antifascista que se respirava em casa, marcou a minha adolescencia e a minha entrada na vida adulta.

                    Mas hoje, e quase 40 anos depois, acho uma imbecilidade a forma ridicula como se continua a comemorar e "viver" o 25 de Abril por parte de alguns sectores desta sociedade. Como dizia hoje o Henrique Monteiro, temos um Governo eleito, um Tribunal que derrota medidas do Governo e do Parlamento por inconstitucionais, um PR eleito, autarquias eleitas, eleições marcadas nos prazos próprios, manifestações a toda hora, imprensa a dizer o que quer, tolos comentadores para todos os gostos.

                    Afinal o que falta para deixar de comemorar desta forma tão ridicula a Liberdade? O Vasco Lourenço gostar do Governo e do PR? O Mário Soares apetecer-lhe ir ao Parlamento? Valha-nos a Santa Liberdade.

                    Comentário


                      #11
                      25 de ABRIL SEMPRE!
                      Volta Salgueiro Maia, mas desta vez traz granadas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post

                        O que resulta no meu ponto de vista, foi o PREC ter destruído o pouco que havia na altura. O que só dá razão aos que entendem que a Comunagem só anda por aí para deitar abaixo o esforço de todos os outros.
                        O dono da Logoplaste contou uma vez (na TV) que depois do 25 de Abril a comissão de trabalhadores foi ter com ele com uma série de exigências, se bem me lembro por causa dos horários, salários, etc. E ele foi aceitando as exigências conforme pôde - nem tinha outro remédio como se sabe - até que um dia se fartou e achou que a situação estava a ir longe demais.

                        E disse à comissão que preferia ir embora, se eles eram assim tão bons gestores então que ficassem com a fábrica e se desenrascassem. Segundo ele, diz logo o tipo da comissão:

                        "Então mas o Senhor vai embora? E como é? Vai montar outra fábrica, vai ser nosso concorrente?"

                        "Pois, vocês estão a mandar-me embora e esperam que faça o quê? Fique de braços cruzados? Claro que se arriscam a que seja vosso concorrente."

                        E pelos vistos a conversa mudou de logo de tom, afinal já não interessava assim tanto que o patrão se fosse embora.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por zepsil Ver Post
                          25 de ABRIL SEMPRE!
                          Volta Salgueiro Maia, mas desta vez traz granadas.
                          Granadas? O Otolo já fez isso por ele.

                          Comentário


                            #14
                            Mais um aniversário de uma data marcante para este País!

                            O Dia em que nos libertámos das garras de um regime opressor, e fechado sobre si próprio.
                            Embora, não seja esta a data em que Portugal atingiu a Liberdade plena... Essa data foi o 25 de Novembro do ano seguinte...
                            Arrisco-me a dizer que a única coisa que melhorou, e já não é pouco, foi a liberdade de expressão. Quanto ao resto...

                            Comentário


                              #15


                              Pegar do regador para impedir que os cravos de Abril murchem.

                              Comentário


                                #16
                                para mim o maior resultado e a maior vitoria do 25 de Abril foi acabar com uma guerra colonial que durava há varios anos e não parecia ter fim á vista.
                                hoje em varios tópicos aqui no forum a grande maioria acha ridiculo e sem qualquer utilidade o SMO ou mesmo o dia da defesa nacional e acham que ninguém têm o direito sequer de lhes ocupar um dia com essas tretas.
                                agora pensem nos milhares de portugueses que contra a sua vontade,obrigados por um regime cumpriam 3 ou mais anos de serviço militar a grande maioria em zonas de combate num País que não conheciam e numa terra que a maioria desses militares nem considerava "nossa".
                                depois existem pessoas que são contra o 25 de Abril pelo facto de na altura viverem nas "provincias ultramarinas" e terem sido obrigados a regressar sem nada ou muito pouco. estas pessoas eu até compreendo visto que deve ser extremamente dificil ficar sem nada e ter começar do zero mas será que elas também compreendem ou sequer dão valor aos milhares de militares a cumprir SMO que foram de Portugal para Africa defender e lutar pelos que lá viviam? espero que sim.
                                resumindo:
                                A nossa opinião(minha incluida) á cerca do 25 de Abril varia consoante os danos infligidos ao nosso "umbigo".

                                Comentário


                                  #17
                                  O que é o 25 de Abril para mim em termos praticos? Liberdade de expressao. Excesso por parte dos media, que sairam de uma fase em que nada podiam falar, para agora que tudo é noticia, e esquecida por parte dos governantes que ao longo dos anos basicamente... fizeram o que quiseram do povo sem ter medo das consequências.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tipo...



















                                    NADA! Só tenho 33 e uns pais retornados de Angola para me tentarem explicar o seu ponto de vista. (Não me acredito muito no que dizem os livros de história, já deviam saber que a história só e escrita pelos vencedores e nunca os vencidos...)

                                    Já se fazia era uma reedição, querem marcar para quando? Vejam lá a agenda a ver se se organiza isso.
                                    Agora só temos de garantir que ficam pessoas de bem e que governam e não pessoas que se governam!


                                    Edd

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                      filho de um assumido antifacista perseguido (e refugiado nos anos 60 e 70 em Moçambique) pela Pide, porque ousou presidir a uma mesa de voto nas eleiçoes de Humberto Delgado
                                      Oh 330i se o teu Pai estiver vivo pergunta-lhe lá como foi essa história da presidência de uma mesa de voto, porque as eleições de 1958 foram ganhas pelo Almirante Américo Tomás ao General Humberto Delgado:

                                      765.081 votos (76%)
                                      236.057 votos (24%)

                                      Se houve ilegalidade na contagem, etc, acredito.

                                      Mas perseguidos por estar nas mesas de voto???
                                      Como se quem votou no Américo Tomás tinha que ir a mesa de voto tal como quem votou no Humberto Delgado?
                                      Terá sido perseguido por denunciar vigarices nas contagens ou incidentes?

                                      Sei apenas que em 1958 quem votava da minha família directa era apenas a minha Avó é o Pai dela.
                                      Podiam e estavam inscritos e foram votar, no Humberto Delgado.
                                      Supostamente foram 2 dos 236.057 votos que teve.
                                      Por tal facto nunca foram perseguidos por ninguém, nem ninguém se meteu com isso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                        para mim o maior resultado e a maior vitoria do 25 de Abril foi acabar com uma guerra colonial que durava há varios anos e não parecia ter fim á vista.
                                        hoje em varios tópicos aqui no forum a grande maioria acha ridiculo e sem qualquer utilidade o SMO ou mesmo o dia da defesa nacional e acham que ninguém têm o direito sequer de lhes ocupar um dia com essas tretas.
                                        agora pensem nos milhares de portugueses que contra a sua vontade,obrigados por um regime cumpriam 3 ou mais anos de serviço militar a grande maioria em zonas de combate num País que não conheciam e numa terra que a maioria desses militares nem considerava "nossa".
                                        depois existem pessoas que são contra o 25 de Abril pelo facto de na altura viverem nas "provincias ultramarinas" e terem sido obrigados a regressar sem nada ou muito pouco. estas pessoas eu até compreendo visto que deve ser extremamente dificil ficar sem nada e ter começar do zero mas será que elas também compreendem ou sequer dão valor aos milhares de militares a cumprir SMO que foram de Portugal para Africa defender e lutar pelos que lá viviam? espero que sim.
                                        resumindo:
                                        A nossa opinião(minha incluida) á cerca do 25 de Abril varia consoante os danos infligidos ao nosso "umbigo".
                                        Ainda bem que referes o período colonial, pois a descolonização foi a maior vergonha que se passou no pós 25 do A.

                                        Tenho estado em África, nas ex-colónias e o sentimento é partilhado, por incrível que pareça.

                                        É por isso que o Mário Soares é a pessoas mais odiada das ex-colónias. Porque muitos têm consciência de que tudo o que foi feito por ele e seus sicários, precipitou muitos milhões de pessoas para uma guerra absurda, que ceifou a vida de centenas de milhares de pessoas, havendo quem fale em milhões.

                                        Há que se refira a ele como o PAL-POT Africano.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Quase 39 anos depois, e mesmo perante evidentes e pérfidas reminiscências, acho que, apesar de tantos sonhos defraudados, evoluiu-se muito! A Democracia e a Liberdade fazem parte dos direitos / deveres que alcançámos, embora ainda os não tenhamos completamente compreendido, e o caminho foi escrito, mesmo que, por algum tempo, nos tenham desviado e tentado reencaminhar por outros, menos recomendáveis!

                                          Apesar de uma certa ambiciûncula, pois continuamos a darmo-nos a muito pouco valor, temos tudo para "dar a volta por cima" e recolocar o país na rota do sonho de Abril!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Antes, havia um pequeno bando de ladrões.

                                            Depois, passou a haver muitos bandos de ladrões.

                                            E viva a democrácia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                              Ainda bem que referes o período colonial, pois a descolonização foi a maior vergonha que se passou no pós 25 do A.

                                              Tenho estado em África, nas ex-colónias e o sentimento é partilhado, por incrível que pareça.

                                              É por isso que o Mário Soares é a pessoas mais odiada das ex-colónias. Porque muitos têm consciência de que tudo o que foi feito por ele e seus sicários, precipitou muitos milhões de pessoas para uma guerra absurda, que ceifou a vida de centenas de milhares de pessoas, havendo quem fale em milhões.

                                              Há que se refira a ele como o PAL-POT Africano.
                                              dai eu mencionar o positivo do fim da guerra colonial e ter o cuidado de não juntar no mesmo saco a descolonização,pois se a guerra se arrastava há muitos anos e era uma causa perdida com necessidade de resolução, a descolonização foi um desastre total.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                Oh 330i se o teu Pai estiver vivo pergunta-lhe lá como foi essa história da presidência de uma mesa de voto, porque as eleições de 1958 foram ganhas pelo Almirante Américo Tomás ao General Humberto Delgado:

                                                765.081 votos (76%)
                                                236.057 votos (24%)

                                                Se houve ilegalidade na contagem, etc, acredito.

                                                Mas perseguidos por estar nas mesas de voto???
                                                Como se quem votou no Américo Tomás tinha que ir a mesa de voto tal como quem votou no Humberto Delgado?
                                                Terá sido perseguido por denunciar vigarices nas contagens ou incidentes?

                                                Sei apenas que em 1958 quem votava da minha família directa era apenas a minha Avó é o Pai dela.
                                                Podiam e estavam inscritos e foram votar, no Humberto Delgado.
                                                Supostamente foram 2 dos 236.057 votos que teve.
                                                Por tal facto nunca foram perseguidos por ninguém, nem ninguém se meteu com isso.
                                                Não sei que idade tens, mas sugiro-te duas coisas de bom senso:

                                                2 - Que comentes apenas o ambito do que eu escrevi.
                                                1 - Que não fales do que não sabes ou não conheces.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                  O que é o 25 de Abril para mim em termos praticos? Liberdade de expressao. Excesso por parte dos media, que sairam de uma fase em que nada podiam falar, para agora que tudo é noticia, e esquecida por parte dos governantes que ao longo dos anos basicamente... fizeram o que quiseram do povo sem ter medo das consequências.
                                                  Excesso de liberdade de expressão nos media é coisa que não existe. Existe um discurso politicamente correcto obrigatório que cobre quase tudo, desde a economia, à história de Portugal no século XX, à União Europeia....quem se tentar afastar desse discurso depressa deixa de ter acesso aos media. Não existe excesso de liberdade de expressão, mas antes uma enorme restrição dessa liberdade de expressão.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Parabéns Abril.



                                                    O 25 de Abril restituiu aos portugueses o direito de viver sem medo numa democracia pluralista, não só politica mas social. Esse projecto está a ser posto em causa.

                                                    Não podemos ignorar a lição de coragem e patriotismo daqueles que fizeram o 25 de Abril. Não podemos conformar-nos, nem resignar-nos, nem abdicar da nossa soberania e da nossa liberdade.

                                                    Manuel Alegre

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                      Parabéns Abril.



                                                      Manuel Alegre

                                                      O Manuel Alegre é um tipico exemplo do tipo de politico que surgiu nos ultimos trinta e tal anos...

                                                      Horta do Zorate: Manuel Alegre, o papa-reformas...


                                                      O deputado do PS Manuel Alegre foi reformado este mês com 3219,95 euros mensais por ter desempenhado, segundo o próprio, durante “pouco tempo”, funções de “coordenador de programas de texto” da RDP (Rádio Difusão de Portugal), segundo a lista dos aposentados e reformados divulgada pela Caixa Geral de Aposentações (CGA). O “Correio da Manhã” de hoje avança que o vice-presidente da Assembleia da República esteve apenas três meses como director dos Serviços Criativo e Culturais da RDP.
                                                      Manuel Alegre reformado com três mil euros por três meses na RDP - PÚBLICO

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu não sei. A evolução é algo muito giro e, com ou sem 25/abril acabaríamos por ter que ter uma democracia. Acho que significa um fogo de artifício giro e a matulona cá da terra (vulgo Maria Emília) a gritar, já rouca, depois de falar 45min para a cambada que lá se amontoa á espera do fogo de artifício: 25 Abril sempre....

                                                        Eu arrisco a dizer que haverá para sempre o 25 Abril... a não ser que adoptemos outro calendário...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          É um tema muito interessante, quase todos os anos aprendo um pouco mais sobre ele.

                                                          Quando se deu o 25 de Abril em 74 era pequenino e tenho recordações difusas. Creio que a maior motivação foi mesmo acabar com a guerra que como sabem durou de 61 (Angola) a 74 e provocou cerca de 8 mil mortos e 20 mil feridos e mutilados.

                                                          A grande questão é como seria hoje Portugal se tivesse conseguido manter as colónias ? uma média potência Mundial ? houve uma altura que se chegou a ponderar mudar a capital do império de Lisboa para creio que Angola ? Luanda ? não estou seguro .... mas poderia ter feito a diferença.

                                                          Com o 25 de Abril muita coisa mudou para melhor, mas creio que parte da população encarou este importante passo como um toque de varinha mágica e achou que de repente passou a só ter direitos e liberdades.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                            Oh 330i se o teu Pai estiver vivo pergunta-lhe lá como foi essa história da presidência de uma mesa de voto, porque as eleições de 1958 foram ganhas pelo Almirante Américo Tomás ao General Humberto Delgado:

                                                            765.081 votos (76%)
                                                            236.057 votos (24%)

                                                            Se houve ilegalidade na contagem, etc, acredito.

                                                            Mas perseguidos por estar nas mesas de voto???
                                                            Como se quem votou no Américo Tomás tinha que ir a mesa de voto tal como quem votou no Humberto Delgado?
                                                            Terá sido perseguido por denunciar vigarices nas contagens ou incidentes?

                                                            Sei apenas que em 1958 quem votava da minha família directa era apenas a minha Avó é o Pai dela.
                                                            Podiam e estavam inscritos e foram votar, no Humberto Delgado.
                                                            Supostamente foram 2 dos 236.057 votos que teve.
                                                            Por tal facto nunca foram perseguidos por ninguém, nem ninguém se meteu com isso
                                                            .
                                                            As eleições presidenciais de 58 foram rodeadas de pormenores curiosos.

                                                            - O enorme apoio popular a Humberto Delgado
                                                            - O facto de mais tarde ter sido forçado a abandonar o país e assassinado em Espanha
                                                            - O facto de que depois dessas eleições o método de eleição do presidente mudou, passando a ser eleito por um "colégio governamental" controlado por ..... Salazar

                                                            ......

                                                            Enfim foi um período em que aconteceram algumas coisas que nos parecem curiosas hoje

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X