Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ordenado de um contabilista ou TOC e de um ROC

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ordenado de um contabilista ou TOC e de um ROC

    Boa tarde,
    Eu sou novo no fórum e tenho uma duvida que acho que alguem que perceba do assunto me pode tirar. Então é assim, em Portugal ou no Porto em particular qual é o ordenado de um Contabilista ou Técnico Oficial de Contas?
    Já agora qual é o ordenado de um Revisor Oficial de Contas? Ouvi que era superior.
    Agradeço respostas para breve, Obrigado

    #2
    cct da apeca, verificar se tem portaria de extensao

    deve andar pelos mil e poucos,

    para toc

    para roc, desconheço. Creio que há é uma tabela com os valores minimos das prestações de serviços (ENI).

    Comentário


      #3
      E queres saber isso porquê?

      Queres tirar um curso que dê para entrar na ordem dos TOC?

      Tal como todas as actuais profissões, há profissionais da área a passar por muitas dificuldades. Ou tens uma boa carteira de clientes (empresas e particulares) ou então esquece.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por BlackJoker Ver Post
        Boa tarde,
        Eu sou novo no fórum e tenho uma duvida que acho que alguem que perceba do assunto me pode tirar. Então é assim, em Portugal ou no Porto em particular qual é o ordenado de um Contabilista ou Técnico Oficial de Contas?
        Já agora qual é o ordenado de um Revisor Oficial de Contas? Ouvi que era superior.
        Agradeço respostas para breve, Obrigado
        Contabilista entre 900€..1000€

        Comentário


          #5
          Técnicos oficiais de contas varia muito.
          Nos gabinetes de contabilidade normalmente são eles os donos, e assim recebem o que eles decidem que a empresa pode pagar, se houver um gabinete maiorzinho em que eles, TOC são empregados, normalmente os gabinetes não serão assim tão grandes quanto isso e eles não serão técnicos oficiais de contas, mas serão algum cargo dirigente, ou sub-gerentes ou directores geris de técnicos, ou coisa assim, as suas funções ultrapassam e muito as funções de TOC´s a sério, apesar de assinares escritas, e nestas condições é também o que a empresa puder pagar.
          Nas empresas que não são de contabilidade raramente os TOC são TOC, eles são pelo menos directores financeiros, se não forem o departamento financeiro inteiro, e como tal são outros a receber o que a empresa pode pagar.

          ROC's não sei, só sei que dois dos quatro que conheço passam mais tempo a viajar pelo mundo e só são ROC nas férias, vai trabalhando, e o outro só vejo os empregados, os TOC-Exectores, por isso se calhar são uns pelintras...

          Comentário


            #6
            Isto de haver tabelas a definir quanto é que uma pessoa deve ganhar sempre me fez/faz muita confusão
            É que quando partimos desse pressuposto já estamos a nivelar por baixo (tanto o empregado como o patrão).

            Mas, independentemente disso, o negócio tá mau, portanto, ou és muito bom e competente e consegues atingir um bom salário ou então prepara-te para ser mais um TOC a ganhar uma miséria (há quem trabalhe de graça vê lá tu ).

            Nesse aspecto, e pelo que sei, a profissão de ROC é bastante mais aliciante em termos de remuneração mas não sei como anda o mercado de trabalho nessa área.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
              E queres saber isso porquê?

              Queres tirar um curso que dê para entrar na ordem dos TOC?

              Tal como todas as actuais profissões, há profissionais da área a passar por muitas dificuldades. Ou tens uma boa carteira de clientes (empresas e particulares) ou então esquece.
              Sim, mas pelo que percebi as coisas não andam muito bem e então ouvi falar dos ROC's. Ouvi que era uma boa profissão e que se podia ser a partir do curso de contabilidade também

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                Técnicos oficiais de contas varia muito.
                Nos gabinetes de contabilidade normalmente são eles os donos, e assim recebem o que eles decidem que a empresa pode pagar, se houver um gabinete maiorzinho em que eles, TOC são empregados, normalmente os gabinetes não serão assim tão grandes quanto isso e eles não serão técnicos oficiais de contas, mas serão algum cargo dirigente, ou sub-gerentes ou directores geris de técnicos, ou coisa assim, as suas funções ultrapassam e muito as funções de TOC´s a sério, apesar de assinares escritas, e nestas condições é também o que a empresa puder pagar.
                Nas empresas que não são de contabilidade raramente os TOC são TOC, eles são pelo menos directores financeiros, se não forem o departamento financeiro inteiro, e como tal são outros a receber o que a empresa pode pagar.

                ROC's não sei, só sei que dois dos quatro que conheço passam mais tempo a viajar pelo mundo e só são ROC nas férias, vai trabalhando, e o outro só vejo os empregados, os TOC-Exectores, por isso se calhar são uns pelintras...
                Mas em numeros, qual é o mínimo e o máximo que um TOC pode ganhar?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BlackJoker Ver Post
                  Sim, mas pelo que percebi as coisas não andam muito bem e então ouvi falar dos ROC's. Ouvi que era uma boa profissão e que se podia ser a partir do curso de contabilidade também
                  O ROC é um revisor de contas e em termos muito genéricos é o contabilista das grandes empresas.

                  Para seres ROC tens que ter boas cunhas, uma empresa com um volume de negócios acima de um determinado valor (superior a 500 mil € anuais salvo erro).

                  Um ROC ganha bem, mas tem muita mais responsabilidade já que em algumas situações controla a função dos TOC.

                  Mas em Portugal, é pá, isto está muito podre para o que quer que seja.

                  Comentário


                    #10
                    (........)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BlackJoker Ver Post
                      (...) qual é o mínimo e o máximo (...)
                      Não é uma coisa dita quantificável em número absoluto por razão óbvia, ao nível TOC e/ou ROC.

                      Comentário


                        #12
                        Pessoal,
                        vamos alinhar ideias: TOC é técnico oficial de contas, alguém que assina as demonstrações financeiras de uma entidade. ROC é Revisor Oficial de Contas e é alguém que pertence a uma sociedade de ROC´s, que valida as demonstrações financeiras das entidades e dá ou não o seu OK (parecer). São figuras distintas e os ordenados são muito variáveis, dependendo da empresa em que estejam inseridos.
                        Tanto podes ter um TOC de uma pequena empresa a ganhar 600-1000€ como um TOC que até é director de contabilidade numa grande empresa a sacar 5000 + carro + cartão de crédito + Seguro Saúde. Idem para o ROC que numa auditora tipo PwC pode sacar >5000 como um ROC de uma Sociedade ROC que ganhe metade disso.

                        Mas atenção para uma coisa: para se chegar a ROC é preciso passar exames muitissimo puxados...eu tirei Contabilidade no ISCAL e o melhor professor de auditoria na altura já ia para o 3º exame para tentar ser ROC...

                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver Post
                          O ROC é um revisor de contas e em termos muito genéricos é o contabilista das grandes empresas.

                          Para seres ROC tens que ter boas cunhas, uma empresa com um volume de negócios acima de um determinado valor (superior a 500 mil € anuais salvo erro).

                          Um ROC ganha bem, mas tem muita mais responsabilidade já que em algumas situações controla a função dos TOC.

                          Mas em Portugal, é pá, isto está muito podre para o que quer que seja.
                          Então acha melhor seguir a Contabilidade ou deixar isso para trás?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BlackJoker Ver Post
                            Então acha melhor seguir a Contabilidade ou deixar isso para trás?
                            Eu não posso decidir o teu futuro por ti. Infelizmente nenhuma área neste país está a dar.

                            Depende das pessoas que conheces, das cunhas que possas ter, ou das tuas capacidades.

                            Se não tens "padrinhos" que te empreguem quando acabares o curso então tens que ser muito bom naquilo que vais tirar.

                            Estás preparado para ser o melhor da tua turma? Para ter as melhores notas? É uma coisa que gostas?

                            Acho que consegues entender o meu raciocínio.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                              Pessoal,
                              vamos alinhar ideias: TOC é técnico oficial de contas, alguém que assina as demonstrações financeiras de uma entidade. ROC é Revisor Oficial de Contas e é alguém que pertence a uma sociedade de ROC´s, que valida as demonstrações financeiras das entidades e dá ou não o seu OK (parecer). São figuras distintas e os ordenados são muito variáveis, dependendo da empresa em que estejam inseridos.
                              Tanto podes ter um TOC de uma pequena empresa a ganhar 600-1000€ como um TOC que até é director de contabilidade numa grande empresa a sacar 5000 + carro + cartão de crédito + Seguro Saúde. Idem para o ROC que numa auditora tipo PwC pode sacar >5000 como um ROC de uma Sociedade ROC que ganhe metade disso.

                              Mas atenção para uma coisa: para se chegar a ROC é preciso passar exames muitissimo puxados...eu tirei Contabilidade no ISCAL e o melhor professor de auditoria na altura já ia para o 3º exame para tentar ser ROC...

                              Cumps
                              É uma sequência, dita profissional enquadrada na função técnica (TOC), como a área fiscal também o é a par de outra especialização.

                              Anteriormente, também não era necessário fazer exame de admissão à antiga designação da actual Ordem profissional, a exigência de estudo é algo necessário, digamos um filtro.

                              Comentário


                                #16
                                Se quiseres um conselho de um TOC, dedica-te á agricultura!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                  É uma sequência, dita profissional enquadrada na função técnica (TOC), como a área fiscal também o é a par de outra especialização.

                                  Anteriormente, também não era necessário fazer exame de admissão à antiga designação da actual Ordem profissional, a exigência de estudo é algo necessário, digamos um filtro.
                                  Exactamente, bem referido. MAs respondendo mais directamente ao autor do tópico, o mercado tem imensamente mais saídas para contabilista /TOC do que para ROC. Se queres enveredar por estes caminhos, tens que gostar imenso de números, de estar sempre a actualizar-te perante as normas e legislações e preparar-te para uma vida de constantes prazos, fecho de contas, etc. Ou se gosta ou se odeia, é como costumo dizer

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                    Exactamente, bem referido. MAs respondendo mais directamente ao autor do tópico, o mercado tem imensamente mais saídas para contabilista /TOC do que para ROC. Se queres enveredar por estes caminhos, tens que gostar imenso de números, de estar sempre a actualizar-te perante as normas e legislações e preparar-te para uma vida de constantes prazos, fecho de contas, etc. Ou se gosta ou se odeia, é como costumo dizer
                                    Imensamente mais saídas?
                                    Saídas em que ganham 500€ mensais?
                                    O mercado português é uma anedota. Tenho pena dos pré-universitários que ponderam a escolha de um curso.
                                    As universidades vendem sonhos, só e apenas isso. Para se ter dinheiro e sucesso, não é preciso ir para a universidade. O curso é apenas uma ferramenta de trabalho, daí que o melhor conselho possível é que a pessoa estude o que mais a motiva, o que lhe dá mais prazer, só assim terá possibilidades de ser um bom profissional neste mercado cruel.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ok que podem ser saídas com baixos salários, mas é sempre melhor do que não ter qualquer oferta de emprego, não concordas? há certamente dezenas de anúncios a pedir contabilistas para cada anúncio a pedir um ROC, é a isso que me refiro. E depois uma oferta de 500€ só se for uma empresa de pequena dimensão ou então um recém-licenciado / estagiário, pois se o requisito for alguém com mais experiência, os valores sobem certamente.
                                      Óbvio que se o autor do tópico pensa que se licencia e começa logo com ordenados de 1000 e tal euros...nem há 10 anos, quanto mais agora.

                                      Mas concordo que a pessoa deve seguir o ramo que lhe dá mais interesse, pois passar a maior parte da vida a fazer algo de que não se gosta, é o pior caminho a seguir. Nunca se irá sentir realizado nem motivado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DrSmart Ver Post
                                        Se quiseres um conselho de um TOC, dedica-te á agricultura!
                                        Porquê? está assim tão mau?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não quero desanimar ninguém, mas isto de ser ROC não é para qualquer um. Têm que fazer um curso para admissão a ordem dos ROC de um ano dividido em 4 módulos, cada módulo são cerca de 900€, e é muito comum o pessoal chubar aos módulos, ( o grau de exigência é puxadíssimo ). Além disso têm um número limitado de tentaivas, á terceira reprovação de exame não podem concorrer mais. No fim têm que realizar uma prova oral sobre um tema sorteado por eles, e se depois disto se tudo correr bem ainda têm de fazer um estágio de 3 anos, numa sociedade de ROC.
                                          Editado pela última vez por Xill; 30 April 2013, 08:51.

                                          Comentário


                                            #22
                                            bem, conheço alguma gente a trabalhar em gabinetes de contabilidade a ganhar por volta dos 600€. Na minha opinião, pouco para a responsabilidade que tem e ainda por cima com tanta papelada que tem que fazer que todos os meses existe um dia ou outro em que tem que ficar a fazer serão. Isto sem contar com o mes de Maio em que a carga de trabalha é imensa.

                                            Agora talvez seja bom passar uns tempos a ganhar experiencia e depois dar um salto para uma empresa. De vez em quando vê-se anúncios de empresas a pedir TOC e aí acredito que já se ganhe mais alguma coisa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Xill Ver Post
                                              Não quero desanimar ninguém, mas isto de ser ROC não é para qualquer um. Têm que fazer um curso para admissão a ordem dos ROC de um ano dividido em 4 módulos, cada módulo são cerca de 900€, e é muito comum o pessoal chubar aos módulos, ( o grau de exigência é puxadíssimo ). Além disso têm um número limitado de tentaivas, á terceira reprovação de exame não podem concorrer mais. No fim têm que realizar uma prova oral sobre um tema sorteado por eles, e se depois disto se tudo correr bem ainda têm de fazer um estágio de 3 anos, numa sociedade de ROC.
                                              Não é bem assim, sao 4 exames, cada exame tem 3 módulos. Cada módulo são 110€, ou seja 330€ por cada exame. E no fim essa prova oral e pode ou não haver estágio, depende da experiência de cada um na área.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu sou TOC mas nunca exerci. Ao contrário do que vi escrito acima, acho que gostar de números não é um requisito assim tão importante, até porque os números envolvidos são em 90% aritmética básica. O que é preciso é gostar de lidar com papéis/burocracia e com leis e regulamentos (sobretudo Fiscalidade). É preciso ter uma grande tolerância a tarefas repetitivas, ter um espírito de rigor grande (tenho colegas que passam manhãs inteiras à procura de um erro de 1 euro), e estar constantemente a ler as novas leis/portarias/regulamentos, etc, porque este país é pródigo em diarreias legislativas que só servem para complicar.
                                                Eu sempre fugi à Contabilidade porque não tenho feitio para isso, mas é como diz o mpereira, há quem goste muito da área. Em termos de salários infelizmente parece-me que as coisas não são nada de especial, para não variar muito. A concorrência é grande (há muitos gabinetes de contabilidade), o risco de cobrança também (os gabinetes de contabilidade têm muito dinheiro "na rua"), e muitas empresas acabam por acumular funções na mesma pessoa (o Economista/Gestor é ao mesmo tempo Director Financeiro, Contabilista e TOC, 3 funções pelo salário de uma).

                                                Quanto aos ROC, é um mundo àparte. Não tem nada que ver com os TOC em termos de remunerações, mas a Câmara dos ROC é uma corporação à antiga, feita para proteger os seus, com números clausus apertados o que restringe artificialmente a concorrência e mantém os salários elevados.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                                  Eu sou TOC mas nunca exerci. Ao contrário do que vi escrito acima, acho que gostar de números não é um requisito assim tão importante, até porque os números envolvidos são em 90% aritmética básica. O que é preciso é gostar de lidar com papéis/burocracia e com leis e regulamentos (sobretudo Fiscalidade). É preciso ter uma grande tolerância a tarefas repetitivas, ter um espírito de rigor grande (tenho colegas que passam manhãs inteiras à procura de um erro de 1 euro), e estar constantemente a ler as novas leis/portarias/regulamentos, etc, porque este país é pródigo em diarreias legislativas que só servem para complicar.
                                                  Eu sempre fugi à Contabilidade porque não tenho feitio para isso, mas é como diz o mpereira, há quem goste muito da área. Em termos de salários infelizmente parece-me que as coisas não são nada de especial, para não variar muito. A concorrência é grande (há muitos gabinetes de contabilidade), o risco de cobrança também (os gabinetes de contabilidade têm muito dinheiro "na rua"), e muitas empresas acabam por acumular funções na mesma pessoa (o Economista/Gestor é ao mesmo tempo Director Financeiro, Contabilista e TOC, 3 funções pelo salário de uma).

                                                  Quanto aos ROC, é um mundo àparte. Não tem nada que ver com os TOC em termos de remunerações, mas a Câmara dos ROC é uma corporação à antiga, feita para proteger os seus, com números clausus apertados o que restringe artificialmente a concorrência e mantém os salários elevados.
                                                  Já ouvi bastantes pessoas a dizer que são TOC's e que não exercem. Na maioria dos casos o quê que fazem? Existem outros tipos de trabalho para quem estudou contabilidade?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BlackJoker Ver Post
                                                    Já ouvi bastantes pessoas a dizer que são TOC's e que não exercem. Na maioria dos casos o quê que fazem? Existem outros tipos de trabalho para quem estudou contabilidade?
                                                    No meu tempo (estou a ficar velho) qualquer licenciado em Economia ou Gestão que fizesse determinadas cadeiras de Contabilidade durante o curso ficava automaticamente com direito a ser TOC, bastando inscrever-se na ordem, sem qualquer exame. Foi o meu caso. Como sou licenciado em Economia e tinha feito durante o curso as cadeiras de Contabilidade Geral, Contabilidade Analítica e Fiscalidade, fiquei com acesso directo. E tal como eu, praticamente toda a gente que passou pelos cursos de economia e gestão. Claro que a maioria não tinha interesse nenhum naquilo e acabaram por nunca exercer, mas sempre era uma mais-valia para pôr no currículo. Hoje em dia já não é assim. Penso que actualmente é sempre preciso fazer exames de acesso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Houve uma altura em q era permitido (e acho q ainda é para algumas) a inscrição como Toc no penúltimo ano da licenciatura, isso ajudava um pouco a procura de trabalho (á 15 anos atras).
                                                      Também eu tive a minha inscrição como Toc e nunca a exerci como tal apesar de ser responsável por parte da área financeira e assinar os documentos. Só q a actividade implicava exclusividade e q fora dali eu nao pudesse exercer o mmo tipo de trabalho. Assim suspendi a inscrição até q a deixei cair (ou seja deixando de pagar... Já era!)

                                                      Hoje em dia ser Toc nao me adianta ser Roc nunca foi objectivo e tenho colegas de curso q seguiram a área e ainda hoje nao são Roc. Tenho outro objectivo a curto prazo e q passa por me tornar numa das poucas pessoas certificadas na minha área por cá.

                                                      O que acho redutor é q apenas estejas a pensar em ordenado qdo devias pensar em o q gostas ou gostavas de fazer, as aptidões para tal. Acredita q há existem muitos com cursos superiores q nunca gostaram daquilo e q depois percebem q deviam ter seguido outra área.
                                                      Digo te o mesmo q disse no outro tópico: estar a poucos meses de acabar o secundário e nao saber o q se quer fazer ou seguir no futuro, talvez seja bom parares e pensares bem. Nao faz mal a ninguém um ano sabático! ;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                                        Houve uma altura em q era permitido (e acho q ainda é para algumas) a inscrição como Toc no penúltimo ano da licenciatura, isso ajudava um pouco a procura de trabalho (á 15 anos atras).
                                                        Também eu tive a minha inscrição como Toc e nunca a exerci como tal apesar de ser responsável por parte da área financeira e assinar os documentos. Só q a actividade implicava exclusividade e q fora dali eu nao pudesse exercer o mmo tipo de trabalho. Assim suspendi a inscrição até q a deixei cair (ou seja deixando de pagar... Já era!)

                                                        Hoje em dia ser Toc nao me adianta ser Roc nunca foi objectivo e tenho colegas de curso q seguiram a área e ainda hoje nao são Roc. Tenho outro objectivo a curto prazo e q passa por me tornar numa das poucas pessoas certificadas na minha área por cá.

                                                        O que acho redutor é q apenas estejas a pensar em ordenado qdo devias pensar em o q gostas ou gostavas de fazer, as aptidões para tal. Acredita q há existem muitos com cursos superiores q nunca gostaram daquilo e q depois percebem q deviam ter seguido outra área.
                                                        Digo te o mesmo q disse no outro tópico: estar a poucos meses de acabar o secundário e nao saber o q se quer fazer ou seguir no futuro, talvez seja bom parares e pensares bem. Nao faz mal a ninguém um ano sabático! ;)
                                                        Pelo menos não cai no erro de escolher um curso com o qual não se identifica.
                                                        Quando tirei o meu curso os meus pais sempre quiseram que eu fosse para medicina. No final tinha média para entrar, mas era uma coisa com a qual não me identificava. Não gosto de mexer em pessoas feridas, não gosto de ver sangue, não gosto de ver pessoas doentes. Nunca na vida me ia meter nisso.

                                                        Fui trabalhar para a empresa deles sem ir para a universidade. Fiquei encarregue de tratar de toda a burocracia do escritório.
                                                        Comecei a gostar do que fazia e quis especializar-me, até para resolver os nossos próprios litígios, poupando recursos.

                                                        E acho que o caminho, tanto para licenciaturas como para as especializações (mestrados e doutoramentos) devia seguir esta direcção. Primeiro trabalha-se, vê-se se é aquilo que se gosta, e depois estuda-se. Mas o rumo seguido em Portugal é primeiro a teoria e depois é que se vê se realmente é aquilo que se quer. Tremendo erro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Concordo

                                                          Bolonha trouxe ainda mais esse problema. O mestrado devia servir para a especialização após algum tempo a meter a mão na massa e perceber q existe uma ou outra área q nos diz mais.
                                                          Qdo os vejo todos contentes aos 23 anos a dizerem q têm mestrado... Tenho pena deles ;) e pior é alguns seguem para doutoramento antes dos 30 sem nunca terem exercido a pratica de tanta teoria.
                                                          Mas isto é só um desabafo de quem vê estas coisas todos os dias ;)

                                                          A escolha de um curso ou profissão nunca devia passar pela opção dos pais. Estes podem abrir as opções de escolha e fazer ver mais além, mas nunca impor uma opção.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                                            Houve uma altura em q era permitido (e acho q ainda é para algumas) a inscrição como Toc no penúltimo ano da licenciatura, isso ajudava um pouco a procura de trabalho (á 15 anos atras).
                                                            Também eu tive a minha inscrição como Toc e nunca a exerci como tal apesar de ser responsável por parte da área financeira e assinar os documentos. Só q a actividade implicava exclusividade e q fora dali eu nao pudesse exercer o mmo tipo de trabalho. Assim suspendi a inscrição até q a deixei cair (ou seja deixando de pagar... Já era!)

                                                            Hoje em dia ser Toc nao me adianta ser Roc nunca foi objectivo e tenho colegas de curso q seguiram a área e ainda hoje nao são Roc. Tenho outro objectivo a curto prazo e q passa por me tornar numa das poucas pessoas certificadas na minha área por cá.

                                                            O que acho redutor é q apenas estejas a pensar em ordenado qdo devias pensar em o q gostas ou gostavas de fazer, as aptidões para tal. Acredita q há existem muitos com cursos superiores q nunca gostaram daquilo e q depois percebem q deviam ter seguido outra área.
                                                            Digo te o mesmo q disse no outro tópico: estar a poucos meses de acabar o secundário e nao saber o q se quer fazer ou seguir no futuro, talvez seja bom parares e pensares bem. Nao faz mal a ninguém um ano sabático! ;)
                                                            Eu já tinha pensado nisso de pensar melhor durante um ano. Eu só tenho a disciplina de Matemática B, que é o suficiente para seguir contabilidade, e caso ficasse mais um ano a pensar no futuro fazia a disciplina de Matemática A (o que me abriria bastantes mais portas). Será possível fazer a disciplina de Matemática A só num ano? Dedicando-me por completo só a essa disciplina claro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X