Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gestão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Gestão

    Boa tarde,

    Tenho uma curiosidade que talvez alguém da área ou que saiba do assunto me possa ajudar. A área da Gestão hoje em dia é uma boa área? A empregabilidade é boa? Qual é o salário de um Gestor? Que tipo de trabalhos é que uma pessoa licenciada em Gestão pode exercer?

    Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por BlackJoker Ver Post
    Boa tarde,

    Tenho uma curiosidade que talvez alguém da área ou que saiba do assunto me possa ajudar. A área da Gestão hoje em dia é uma boa área? A empregabilidade é boa? Qual é o salário de um Gestor? Que tipo de trabalhos é que uma pessoa licenciada em Gestão pode exercer?

    Obrigado

    Poderia dizer tantas verdades aqui... Do género:

    A área da Gestão hoje em dia é uma boa área? É tão boa como outra qualquer, ou seja, de boa pouco tem;
    A empregabilidade é boa? Depende do que se quiser "gerir"...
    Qual é o salário de um Gestor? Em início de carreira? 480 euros, e com conhecimento de 3 línguas, informática e conhecimento do Curriculo do Jack Welch;
    Que tipo de trabalhos é que uma pessoa licenciada em Gestão pode exercer? Bem, caixa de supermercado, paquete, taxista, jardineiro, fiel de armazém... Se tiver mais um bocado de sorte, pode entrar numa consultora para ser chul#dinho até ao osso, ou até fazer um estágio profissional num Banco ou noutro sítio qualquer, como a empresa do Sr. João na esquina, que até faz um bordados para exportação (sim, os estágios são extremamente importantes, mas apenas porque as empresas tem um trabalhador praticamente à borla)...

    Portanto, assim vamos andando...

    Comentário


      #3
      se fores um gestor excepcional ganhas muito bem; a empregabilidade é garantida; exerces o tipo de gestao que quiseres.

      se fores um gestor fraco ganhas muito mal; não arranjas emprego.

      se fores um picheleiro excepcional ganhas muito bem; a empregabilidade é garantida; exerces o tipo de pichelaria que quiseres.

      se fores um picheleiro fraco ganhas muito mal; não arranjas emprego.


      resumindo, segue a area que gostas de fazer, vai para aquilo que te dá prazer; a consequência disto, será que tens muito maior probabilidade de ser um óptimo profissional, de ter emprego e de ganhares melhor.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
        se fores um gestor excepcional ganhas muito bem; a empregabilidade é garantida; exerces o tipo de gestao que quiseres.

        se fores um gestor fraco ganhas muito mal; não arranjas emprego.

        se fores um picheleiro excepcional ganhas muito bem; a empregabilidade é garantida; exerces o tipo de pichelaria que quiseres.

        se fores um picheleiro fraco ganhas muito mal; não arranjas emprego.


        resumindo, segue a area que gostas de fazer, vai para aquilo que te dá prazer; a consequência disto, será que tens muito maior probabilidade de ser um óptimo profissional, de ter emprego e de ganhares melhor.
        olha que infelizmente nem sempre é assim, e em Portugal cada vez está mais difícil singrar em qualquer carreira sem a ajuda do senhor cunha para dar 1 empurrãozinho no início

        Comentário


          #5
          Continuas a atirar para o ar! E a abrir topicos com crises existenciais!

          Queres uma profissão que te realize ou um emprego que te pague bem? É q as duas nem sempre são compativeis.
          Enquanto andares aqui a perguntar qual o emprego que te dê dinheiro e fiques rico em vez de pensares o que queres para a vida... não vais longe.
          Editado pela última vez por aquicas; 06 May 2013, 21:26.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BlackJoker Ver Post
            Qual é o salário de um Gestor
            esquece, não vais gerir nada quando acabares o curso, no entanto se fores competente, trabalhador e se juntares uma experiencia de trabalho de 5/10 anos um MBA numa universidade de prestigio, ai, só ai podes ambicionar ao ordenado decente

            no entanto, é na minha opinião juntamente com as engenharias um dos cursos que ainda vale a pena tirar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BlackJoker Ver Post
              Boa tarde,

              Tenho uma curiosidade que talvez alguém da área ou que saiba do assunto me possa ajudar. A área da Gestão hoje em dia é uma boa área? A empregabilidade é boa? Qual é o salário de um Gestor? Que tipo de trabalhos é que uma pessoa licenciada em Gestão pode exercer?

              Obrigado
              Uma resposta de alguém que tirou o Curso de Economia (ISEG) e o Mestrado em Gestão de Informação (ISEGI - NOVA):

              "A área da Gestão hoje em dia é uma boa área" - Bem o primeiro que tens de perceber é que quem tira um curso de Gestão não vai comandar uma grande empresa. O curso dá-te as skills e o "Know-How" que te vão permitir vingar numa cadeia de produção ou quem sabe, abrires a tua empresa. Nunca te esqueças que existem 3 níveis de Gestão: Gestão de base (exemplo: gestores de um Supermercado), Gestão Intermédia (Fazem a relação entre os Gestores de Topo e os Gestores de base) e Gestão de topo (Administradores). Dependendo dos teus contactos e do teu "jeito" para a coisa, há toda uma "cadeia alimentar" a seguir.

              "
              A empregabilidade é boa" - Como já aqui foi referido depende de vários factores, sendo os mais importantes a média final, a faculdade onde foi tirado o curso e claro, os contactos Contudo eu diria que é uma boa área de saída, mas está muito presa ao mestrado que tiras. Posso-te dizer que fui recrutado para trabalhar no BES ao fim de 2 meses no Mestrado. O lugar era bastante bem pago, à volta de 1500/2000 euros mês. Dos 25 alunos da minha turma de Mestrado apenas um ainda não encontrou emprego.

              "Qual é o salário de um Gestor?" - Não é certo. Depende das variáveis que já referi e outras. Pode ir de algumas centenas de euros a largas centenas de milhares.

              "Que tipo de trabalhos é que uma pessoa licenciada em Gestão pode exercer?" - Depende do Mestrado, aconselho-te a procurares alguns Mestrados ligados a Gestão.

              Só uma nota final, eu antes de entrar na faculdade sempre quis ir para Gestão, contudo ao entrar em contacto como várias pessoas da área (inclusive professores), concluí que o melhor seria tirar o curso de Economia e depois tirar um mestrado de Gestão. Afinal de contas um Economista pode ser um Gestor, mas um Gestor não pode ser um Economista.

              Qualquer questão avisa,

              Pedro

              Comentário


                #8
                Um gestor não pode ser Economista?? Essa é boa Eu sou Gestor de Empresas, e sou Economista.


                Quanto á pergunta inicial, eu diria que á uma boa área, para quem tenha propensão para ser empreendedor. E aí sim, com sorte, ideias, talento, contactos, e feitio, eu diria que é uma optima área.

                Mas isso é para mim que tenho isto no sangue

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DrSmart Ver Post
                  Um gestor não pode ser Economista?? Essa é boa Eu sou Gestor de Empresas, e sou Economista.


                  Quanto á pergunta inicial, eu diria que á uma boa área, para quem tenha propensão para ser empreendedor. E aí sim, com sorte, ideias, talento, contactos, e feitio, eu diria que é uma optima área.

                  Mas isso é para mim que tenho isto no sangue
                  Então enumera-me aí as cadeiras de Macro que tiveste na faculdade sff

                  Já para não falar que eu com curso de economia facilmente vou trabalhar para a gestão de uma empresa multinacional, enquanto que tu com o curso de gestão nunca irias trabalhar para a parte estatística de um banco.
                  Editado pela última vez por Qwe76; 07 May 2013, 00:48.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DrSmart Ver Post
                    (...)


                    Quanto á pergunta inicial, eu diria que á uma boa área, para quem tenha propensão para ser empreendedor. E aí sim, com sorte, ideias, talento, contactos, e feitio, eu diria que é uma optima área.

                    Mas isso é para mim que tenho isto no sangue
                    Qwe76, isto é uma resposta de um gajo com jeito para Gestão, apesar de eu também às vezes me esticar um bocado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                      Qwe76, isto é uma resposta de um gajo com jeito para Gestão, apesar de eu também às vezes me esticar um bocado.
                      É verdade, mas tendo em conta que na sua a maior os empreendedores em Portugal têm cursos técnicos e de Direito não creio que seja por aí.

                      Qualquer um pode ser empreendedor, não podes tirar o curso de gestão a achar que acabas o curso e vais logo criar uma empresa

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Qwe76 Ver Post
                        É verdade, mas tendo em conta que na sua a maior os empreendedores em Portugal têm cursos técnicos e de Direito não creio que seja por aí.

                        Qualquer um pode ser empreendedor, não podes tirar o curso de gestão a achar que acabas o curso e vais logo criar uma empresa
                        Quando temos aqueles jantares de ex-colegas, tento fazer uma estatística dos presentes e ausentes e fico com estes dados em memória: 60% estão na Área Financeira (parte da qual no estrangeiro); 25% estão em Negócios de Família; e os restantes 15% andam por aí, que é o meu caso.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Qwe76 Ver Post
                          Então enumera-me aí as cadeiras de Macro que tiveste na faculdade sff

                          Já para não falar que eu com curso de economia facilmente vou trabalhar para a gestão de uma empresa multinacional, enquanto que tu com o curso de gestão nunca irias trabalhar para a parte estatística de um banco.
                          Como assim? O curso de economia é assim tão superior?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BlackJoker Ver Post
                            Como assim? O curso de economia é assim tão superior?
                            A questão não é ser superior, é apenas ser mais abrangente. Com o curso de Economia tu obténs conhecimentos de Macro e Micro, sendo que os de Macro são fundamentais para ter conhecimento do comportamento de mercado e da economia. Enquanto que em Gestão obténs na sua maioria, conhecimentos de Micro, mais práticos e menos teóricos.

                            Comentário


                              #15
                              Eu tenho licenciatura e mestrado em gestão e não aconselho a ninguém, além da falta de emprego o mais certo ganhares sempre o ordenado mínimo...

                              Ao contrario do que foi dito em cima os bons lugares não foram para os melhores estão é todos preenchido à muito pelo pessoal que agora está na casa dos 40 e tirou o curso de gestão, para a malta nova praticamente só resta a precariedade, coisa melhores só mesmo mesmo com cunha ou muita sorte. Por outro lado em Portugal é muito comum ver engenheiros a desempenhar funções de gestões.

                              O meu conselho é ires para uma engenharia, até porque é mais fácil arranjar emprego no estrangeiro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                Eu tenho licenciatura e mestrado em gestão e não aconselho a ninguém, além da falta de emprego o mais certo ganhares sempre o ordenado mínimo...

                                Ao contrario do que foi dito em cima os bons lugares não foram para os melhores estão é todos preenchido à muito pelo pessoal que agora está na casa dos 40 e tirou o curso de gestão, para a malta nova praticamente só resta a precariedade, coisa melhores só mesmo mesmo com cunha ou muita sorte. Por outro lado em Portugal é muito comum ver engenheiros a desempenhar funções de gestões.

                                O meu conselho é ires para uma engenharia, até porque é mais fácil arranjar emprego no estrangeiro.
                                Que engenharia mais especificamente?

                                Comentário


                                  #17
                                  Engenharia mecânica é hoje em dia um boa aposta, com muita saída.
                                  Mas tens muitas outras.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                    Eu tenho licenciatura e mestrado em gestão e não aconselho a ninguém, além da falta de emprego o mais certo ganhares sempre o ordenado mínimo...

                                    Ao contrario do que foi dito em cima os bons lugares não foram para os melhores estão é todos preenchido à muito pelo pessoal que agora está na casa dos 40 e tirou o curso de gestão, para a malta nova praticamente só resta a precariedade, coisa melhores só mesmo mesmo com cunha ou muita sorte. Por outro lado em Portugal é muito comum ver engenheiros a desempenhar funções de gestões.

                                    O meu conselho é ires para uma engenharia, até porque é mais fácil arranjar emprego no estrangeiro.
                                    Não concordo com a tua abordagem sobre o curso. Hoje em dia, já não há lugares fantásticos logo no 1º ano, mas isso é para todos os cursos. Quem tiver qualidades, ao fim de 3 a 4 anos já estará bem lançado na vida.

                                    Quanto a Engenheiros saberem Gestão, é o caminho a seguir, passando a Gestão para a fase de Controller.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                      Engenharia mecânica é hoje em dia um boa aposta, com muita saída.
                                      Mas tens muitas outras.
                                      Engenharia Informática não?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Qwe76 Ver Post
                                        Então enumera-me aí as cadeiras de Macro que tiveste na faculdade sff

                                        Já para não falar que eu com curso de economia facilmente vou trabalhar para a gestão de uma empresa multinacional, enquanto que tu com o curso de gestão nunca irias trabalhar para a parte estatística de um banco.

                                        Dispenso os teus comentários e conclusões sobre a minha pessoa. Ainda por cima, sem qq conhecimento de causa.

                                        1)Sou Economista, e estou inscrito na Ordem. Se fui aceite, e num Colégio de Especialidades, concerteza foi por acharem tenho competencias para tal.
                                        2)Além de Gestor, Economista, e TOC, sou formador e Consultor de Empresas.
                                        3)Para quem tem pouco mais que 30 anos, orgulho-me de já ter criado três empresas, que irão passar a quatro na próxima segunda-feira.
                                        4)Nunca tive como objectivo ir para nenhum banco, muito menos na parte estatistica. Sempre estudei estatistica, e sei o subjetivo que é.

                                        E tu criaste quantas empresas?? Vais abrir uma quando? e três? e fizeste o que de relevante na vida?

                                        Um pouco de humildade, ainda por cima quando não fazes a minima ideia de quem pode estar do outro lado, e quando pouco ou nada fieste de util na vida, talvez passasse uma imagem um pouco mais do que ridicula a quem por aqui escreve!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DrSmart Ver Post
                                          Dispenso os teus comentários e conclusões sobre a minha pessoa. Ainda por cima, sem qq conhecimento de causa.

                                          1)Sou Economista, e estou inscrito na Ordem. Se fui aceite, e num Colégio de Especialidades, concerteza foi por acharem tenho competencias para tal.
                                          2)Além de Gestor, Economista, e TOC, sou formador e Consultor de Empresas.
                                          3)Para quem tem pouco mais que 30 anos, orgulho-me de já ter criado três empresas, que irão passar a quatro na próxima segunda-feira.
                                          4)Nunca tive como objectivo ir para nenhum banco, muito menos na parte estatistica. Sempre estudei estatistica, e sei o subjetivo que é.

                                          E tu criaste quantas empresas?? Vais abrir uma quando? e três? e fizeste o que de relevante na vida?

                                          Um pouco de humildade, ainda por cima quando não fazes a minima ideia de quem pode estar do outro lado, e quando pouco ou nada fieste de util na vida, talvez passasse uma imagem um pouco mais do que ridicula a quem por aqui escreve!
                                          Onde é que tirou a licenciatura/mestrado?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BlackJoker Ver Post
                                            Engenharia Informática não?
                                            Está um pouco saturada, mas há sempre espaço para mais um.

                                            Se não te sentires confortável com matemática e física, esquece as engenharias electrotécnicas, físicas, mecânicas, etc.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Até para quem seguiu o que gostava está difícil...Olha, safa-te por onde puderes. Acho que ser empreendedor é um grande talento.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                Não concordo com a tua abordagem sobre o curso. Hoje em dia, já não há lugares fantásticos logo no 1º ano, mas isso é para todos os cursos. Quem tiver qualidades, ao fim de 3 a 4 anos já estará bem lançado na vida.

                                                Quanto a Engenheiros saberem Gestão, é o caminho a seguir, passando a Gestão para a fase de Controller.
                                                Não deves ter muitos conhecimentos de como funciona a empregabilidade atual no nosso pais em gestão, acredita que o problema não está no 1 ano vai para além do 4 anos referido e está longe da questão da qualidade porque o mais certo é andares toda a vida a trabalhar duro e nunca seres reconhecido, esse tempo já lá vai à muito ( na malta dos 35 para cima é que se safou).

                                                Gestão é uma área de precariedade como praticamente todas as áreas de serviços em Portugal, não vale apena criar ilusões a ninguém.

                                                Eu tenho licenciatura em Gestão e mestrado em controlo de Gestão e neste pais isso vale zero... é a infeliz realidade atual...
                                                Editado pela última vez por DragonH; 07 May 2013, 21:53.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                  Não deves ter muitos conhecimentos de como funciona a empregabilidade atual no nosso pais em gestão, acredita que o problema não está no 1 ano vai para além do 4 anos referido e está longe da questão da qualidade porque o mais certo é andares toda a vida a trabalhar duro e nunca seres reconhecido, esse tempo já lá vai à muito ( na malta dos 35 para cima é que se safou).

                                                  Gestão é uma área de precariedade como praticamente todas as áreas de serviços em Portugal, não vale apena criar ilusões a ninguém.

                                                  Eu tenho licenciatura em Gestão e mestrado em controlo de Gestão e neste pais isso vale zero... é a infeliz realidade atual...
                                                  Infelizmente tenho de concordar contigo.
                                                  Actualmente ser bom nao chega.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Falaram aí em Engª Mecânica: 600€

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ser-se bom ajuda muito, mas importante mesmo, é vender-se bem!


                                                      Não conheço ninguém que tenha subido a pulso que não se saiba vender melhor do que aquilo que realmente é! É uma arte!


                                                      E um bom gestor que não se saiba vender a si próprio... fica complicado vender outra coisa qualquer!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                        Não deves ter muitos conhecimentos de como funciona a empregabilidade atual no nosso pais em gestão, acredita que o problema não está no 1 ano vai para além do 4 anos referido e está longe da questão da qualidade porque o mais certo é andares toda a vida a trabalhar duro e nunca seres reconhecido, esse tempo já lá vai à muito ( na malta dos 35 para cima é que se safou).

                                                        Gestão é uma área de precariedade como praticamente todas as áreas de serviços em Portugal, não vale apena criar ilusões a ninguém.

                                                        Eu tenho licenciatura em Gestão e mestrado em controlo de Gestão e neste pais isso vale zero... é a infeliz realidade atual...
                                                        Vale zero? Não é bem assim. Qual foi a escola onde estudaste?

                                                        Um curso de gestão numa boa escola (Nova, Católica,etc) continua a abrir portas.

                                                        Não podemos é comparar um curso de gestão de um qualquer politécnico com o de uma universidade de referência. Os empregadores fazem essa distinção.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          acho que neste momento somos todos bons gestores para conseguir gerir a vida neste país.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Esta abordagem de estudar gestão para se ser empreendedor, quanto a mim, faz pouco sentido. Um tipo tira o curso de Gestão e depois cria uma empresa para fazer o quê? A Gestão nao é uma actividade de per si, mas sim uma ferramenta. Uma ferramenta indispensável, é certo, mas nao é o ganha-pão da empresa. Um empreendedor aposta numa área determinada de actividade e deve rodear-se das necessárias competências de gestão, seja contratando gestores, seja adquirindo ele/ela proprio(a) competências de gestão.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X