Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Médias para faculdade - engenharia mecânica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Médias para faculdade - engenharia mecânica

    Boa noite a todos,
    Queria uma ajuda: alguém me pode indicar as médias de este ano de entrada para Engenharia Mecânica na FEUP e no ISEP, ou um site onde diga?
    Estive a procurar nos sites dos respectivos estabelecimentos de ensino mas não encontro nada.
    Aguardo respostas, obrigado

    #2
    Colocaes 2012 - Concurso Nacional de Acesso

    Boa sorte.

    Comentário


      #3
      Que não te falte nada: Acesso ao Ensino Superior 2013 - ndices de Cursos (por curso e instituio)

      Comentário


        #4
        Podes saber é as do ano passado, quais foram, e qual a média do ultimo candidato.
        Já deram os links.

        Comentário


          #5
          Obrigado a todos pelos links, chegaram lá que foi um rápido
          Estes sites são para o meu filho, que se vai candidatar para o ano.. Apenas para ficarmos já com uma ideia
          Já agora aproveito e pergunto a quem sabe: o que acham do ISEP e da FEUP?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
            Obrigado a todos pelos links, chegaram lá que foi um rápido
            Estes sites são para o meu filho, que se vai candidatar para o ano.. Apenas para ficarmos já com uma ideia
            Já agora aproveito e pergunto a quem sabe: o que acham do ISEP e da FEUP?
            Se conseguir, FEUP, sem dúvida.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
              Se conseguir, FEUP, sem dúvida.
              A não ser que as médias desçam, ele não entra (estivemos a ver agora isso e não dá, ele tem 15).
              O que perde o ISEP para a FEUP?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                A não ser que as médias desçam, ele não entra (estivemos a ver agora isso e não dá, ele tem 15).
                O que perde o ISEP para a FEUP?
                Não estou em nenhuma dessas instituições, por isso por aí não arrisco falar. Mas para quem "vê de fora", a FEUP é uma das instituições com melhor (se não mesmo a melhor) referência em Eng. Mecânica. No ISEP, creio que há muita gente a fazer os 3 anos de licenciatura e posteriormente o Mestrado na FEUP. Mas de certeza que já aparece aí alguém que te possa esclarecer melhor.

                Comentário


                  #9
                  Diogo, dá uma vista de olhos neste tópico:
                  http://forum.autohoje.com/off-topic/...nica-feup.html
                  Nas páginas finais falam de uma e de outra

                  Comentário


                    #10

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                      A não ser que as médias desçam, ele não entra (estivemos a ver agora isso e não dá, ele tem 15).
                      O que perde o ISEP para a FEUP?
                      Os exames nacionais valem 30% da nota de entrada. Se ele tem média de 15 e tiver 18 nos exames a média de candidatura dele sobe para 16. Com sorte já entra.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                        Os exames nacionais valem 30% da nota de entrada. Se ele tem média de 15 e tiver 18 nos exames a média de candidatura dele sobe para 16. Com sorte já entra.
                        No caso da FEUP e de outras a percentagem é superior, as provas de acesso valem 50%.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                          No caso da FEUP e de outras a percentagem é superior, as provas de acesso valem 50%.
                          Tens razão, nos politécnico é que custuma ser 35%. Assim sendo, se ele tem média 15 e tirar 18 nos exames fica com 16,5 o que já deve dar para entrar.

                          Comentário


                            #14
                            Desde já obrigado aos dois.
                            Uma coisa que nunca percebi bem: tenho média de 15 de ano passado, concluindo este ano o 11° vou ficar com 14.8 de média segundo as minhas contas. Este ano faço exame de biologia e física e química, e para o ano tenho matemática e português. As específicas são matemática e físico química, essas são as que conto para a entrada? Biologia e português vão ajudar só a subir e descer a média geral não é?

                            PS: sou o filho do diogomsl, é mais fácil assim

                            Comentário


                              #15
                              Sinceramente nunca me dei ao trabalho de perceber bem como as médias funcionavam, quando acabei o secundário acabei com 15, e sei que a minha média de entrada era de 14. Candidatei-me ao ISEP como primeira opção em Eng. Mecânica não porque não entrava na FEUP (também é verdade, pelo menos em Eng. Mecânica) mas porque tinha conhecidos no ISEP que me facilitaram e muito a entrada na vida académica.

                              Em relação a FEUP vs ISEP, sinceramente são duas instituições muito diferentes, cada uma com pontos fortes e pontos menos bons. A FEUP tem mais nome nacional e internacionalmente e tem a (des)vantagem de ter mestrado integrado fazendo com que a licenciatura fraquinha de bolonha não faça tanta diferença. É conhecida por ter um estilo de ensino diferente, um pouco mais teórico e mais pro-activo.

                              Em relação ao ISEP, penso que é conhecido e caracterizado pela vertente mais prática, com acesso a laboratórios e oficinas com alguma facilidade em que, muitas das cadeiras são feitas nestes mesmos laboratórios e oficinas. Como a licenciatura de bolonha é bastante fraquinha (muita matéria em muito pouco tempo o que leva a cortes drásticos) tem a (des)vantagem de não ter mestrado integrado. E digo isto porque, há quem considere uma vantagem já que permite muito mais diversidade na hora de escolher o mestrado ou mesmo que caminho seguir após os 3 anos.

                              Isto de ser melhor ou pior é muito relativo e subjectivo. O IPP não tem nem sequer está próximo do poder financeiro que a UP tem e como tal há diferenças mas não penso que sejam significativas na hora de arranjar emprego. Se és muito bom, é tão fácil safares-te sendo de um ou doutro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                Desde já obrigado aos dois.
                                Uma coisa que nunca percebi bem: tenho média de 15 de ano passado, concluindo este ano o 11° vou ficar com 14.8 de média segundo as minhas contas. Este ano faço exame de biologia e física e química, e para o ano tenho matemática e português. As específicas são matemática e físico química, essas são as que conto para a entrada? Biologia e português vão ajudar só a subir e descer a média geral não é?

                                PS: sou o filho do diogomsl, é mais fácil assim
                                Certo

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                  Certo
                                  Mas uma coisa que não percebo, como faço as contas, presumindo que tiro uma certa nota nos exames?
                                  Agradeço também o detalhado esclarecimento do Nbz

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                    Mas uma coisa que não percebo, como faço as contas, presumindo que tiro uma certa nota nos exames?
                                    Agradeço também o detalhado esclarecimento do Nbz
                                    Vou dar um exemplo:

                                    Tiras 14 no 10º a biologia e 15 no 11º, portanto vais a exame com 15 (média das duas notas que dá 14.5 -> 15 valores)

                                    O exame vale 30% da nota final (acho eu, é melhor veres isto) portanto se tirares 12 vais ficar com nota final de 14 porque 30% de 12 mais 70% de 15 dá 14.1 que arredonda para 14.

                                    Em disciplinas que fazes exames no 12º a unica diferença é que fazes a média dos 3 anos.
                                    A média final é a média de todas as disciplinas já com a nota do exame (neste exemplo a biologia ficavas com 14 para fazer a média).

                                    Isto é a tua média final de secundário. Para a média de ingresso ainda tens que contar com as provas de ingresso. Por exemplo a nota de secundário vale 65% (faz de conta que é 148) e que a nota das provas de ingresso vale 35% (por exemplo a média dos 2 exames de ingresso é 135 (11 a fq e 16 a mat por exemplo). isto dá nota de candidatura de 143.45.

                                    Mas que deixa-me perguntar, que área de mecânica gostas mais?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jnicolau Ver Post
                                      Vou dar um exemplo:

                                      Tiras 14 no 10º a biologia e 15 no 11º, portanto vais a exame com 15 (média das duas notas que dá 14.5 -> 15 valores)

                                      O exame vale 30% da nota final (acho eu, é melhor veres isto) portanto se tirares 12 vais ficar com nota final de 14 porque 30% de 12 mais 70% de 15 dá 14.1 que arredonda para 14.

                                      Em disciplinas que fazes exames no 12º a unica diferença é que fazes a média dos 3 anos.
                                      A média final é a média de todas as disciplinas já com a nota do exame (neste exemplo a biologia ficavas com 14 para fazer a média).

                                      Isto é a tua média final de secundário. Para a média de ingresso ainda tens que contar com as provas de ingresso. Por exemplo a nota de secundário vale 65% (faz de conta que é 148) e que a nota das provas de ingresso vale 35% (por exemplo a média dos 2 exames de ingresso é 135 (11 a fq e 16 a mat por exemplo). isto dá nota de candidatura de 143.45.

                                      Mas que deixa-me perguntar, que área de mecânica gostas mais?
                                      Boa noite,
                                      Desde já obrigado pelo esclarecimento detalhado.
                                      Quanto às minhas notas: tenho 16 a biologia de ano passado, este ano dependendo do último teste não sei se subo para 17. A físico química tenho 13 de ano passado, e em principio 14 deste ano.
                                      Quanto à parte da mecânica que mais gosto, pretendo seguir a que está relacionada com automóveis (penso que se chama engenharia mecânica automóvel, penso que depois da licenciatura). Mas porque perguntas?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                        Boa noite,
                                        Desde já obrigado pelo esclarecimento detalhado.
                                        Quanto às minhas notas: tenho 16 a biologia de ano passado, este ano dependendo do último teste não sei se subo para 17. A físico química tenho 13 de ano passado, e em principio 14 deste ano.
                                        Quanto à parte da mecânica que mais gosto, pretendo seguir a que está relacionada com automóveis (penso que se chama engenharia mecânica automóvel, penso que depois da licenciatura). Mas porque perguntas?

                                        Pergunto porque há cursos virados para a área automóvel. Tens Mecânica Automóvel no Isep e Eng. Automóvel na ESTG (leiria).


                                        Não posso falar de mecânica "geral" mas tenho colegas que dizem que praticamente não falam em carros, ao contrário do curdo de Mec- Automóvel onde se trabalha mesmo com automóveis. Claro que tirando a "geral" podes sempre fazer mestrados e por aí na área automóvel, além disso ficas com mais conhecimentos noutras áreas da mecânica que nós não aprofundamos tanto (é esta a sensação que tenho)

                                        Ainda tens tempo por isso pensa bem

                                        Comentário


                                          #21
                                          Põe o puto na FEUP. Havendo opção: nem penses 2x.
                                          Pelo andar da coisa a tendo em conta o desaparecimento dos alunos e a falência do país, qualquer dia os politécnicos são transformados em escolas de formação profissional.

                                          Sim porque no dia em que a troika apontar aramas ao ensino superior em Portugal, eu nem quero assistir à sangria.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Jnicolau Ver Post
                                            Pergunto porque há cursos virados para a área automóvel. Tens Mecânica Automóvel no Isep e Eng. Automóvel na ESTG (leiria).
                                            O puto pergunta por Mecânica na FEUP e tu sugeres Automóvel em Leiria?
                                            Como alternativa a Mecânica na FEUP, a única sugestão que me parecerá válida será o mesmo curso no Técnico.

                                            @diogomsl, apoia o miúdo na decisão dele porque o caminho é acertado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              eu também queria eng. mecânica no ISEP e tenho média, mas não me parece que vá tirar positiva a FQ (vou repetir) e Mat

                                              vou para biologia ou farmácia

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por snitram18 Ver Post
                                                eu também queria eng. mecânica no ISEP e tenho média, mas não me parece que vá tirar positiva a FQ (vou repetir) e Mat

                                                vou para biologia ou farmácia
                                                Nós quando somos garotos somos todos muito ingénuos (não entendas como ofensivo. É uma constatação e eu próprio me incluo nela).
                                                Biologia e Farmácia já estão saturadas agora, imagino daqui a 5 ou 6 anos quando terminares o curso...
                                                Se o que queres é mecânica esforça-te por isso. E se chumbares a FQ voltas a tentar para o ano. E tentas de novo no ano a seguir, se for preciso. Entretanto tenta entrar numa engenharia qualquer que te permita ir fazendo cadeiras a que possas ter equivalência quando mudares de curso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Jnicolau Ver Post
                                                  Pergunto porque há cursos virados para a área automóvel. Tens Mecânica Automóvel no Isep e Eng. Automóvel na ESTG (leiria).


                                                  Não posso falar de mecânica "geral" mas tenho colegas que dizem que praticamente não falam em carros, ao contrário do curdo de Mec- Automóvel onde se trabalha mesmo com automóveis. Claro que tirando a "geral" podes sempre fazer mestrados e por aí na área automóvel, além disso ficas com mais conhecimentos noutras áreas da mecânica que nós não aprofundamos tanto (é esta a sensação que tenho)

                                                  Ainda tens tempo por isso pensa bem
                                                  Engenharia Mecânica é Física e Matemática basicamente.
                                                  Eu se pudesse(estou longe e os €€ andam escassos) e tivesse média, seria Engenharia Automóvel na ESTG, só de pensar que por lá há um Dyno para testar uns carros

                                                  Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                  Nós quando somos garotos somos todos muito ingénuos (não entendas como ofensivo. É uma constatação e eu próprio me incluo nela).
                                                  Biologia e Farmácia já estão saturadas agora, imagino daqui a 5 ou 6 anos quando terminares o curso...
                                                  Se o que queres é mecânica esforça-te por isso. E se chumbares a FQ voltas a tentar para o ano. E tentas de novo no ano a seguir, se for preciso. Entretanto tenta entrar numa engenharia qualquer que te permita ir fazendo cadeiras a que possas ter equivalência quando mudares de curso.
                                                  Não há Engenharia que não precise de FQ, infelizmente o meu caso é parecido, um pouco pior pois "embarrei" na Geometria Desc.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                    O puto pergunta por Mecânica na FEUP e tu sugeres Automóvel em Leiria?
                                                    Como alternativa a Mecânica na FEUP, a única sugestão que me parecerá válida será o mesmo curso no Técnico.

                                                    @diogomsl, apoia o miúdo na decisão dele porque o caminho é acertado.
                                                    Possa mas porque é que toda a gente tem que escolher os cursos por catálogo? A pergunta e sugestão da JNicolau foi bem pertinente. Porque coloca em confronto duas perpectivas: Paixão Vs Razão.

                                                    Eu posso dizer-te que já estive no mesmo lugar do autor deste tópico e o meu sonho de "criança ingénua" sempre foi a área automóvel. Rapidamente percebi que Eng. Mecânica tem tanto de automóvel (propriamente dito) como a minha garagem tem de Ferraris, ou seja, nada. E durante muito tempo me questionei se valia a pena ter que malhar em tanta física e matemática e ver os automóveis cada vez mais longe. Só ao fim de 4 anos de curso é que descobri algo que realmente me fascina (e nem tem muito a ver com a base do curso) e hoje estou tranquilo pela escolha que fiz e ainda bem que não fui atrás do "sonho", sei que podia ter corrido mal.

                                                    Eu sei que o Mundo não está para brincadeiras - sonhos - mas também sei o que pode acontecer quando se anda num curso exigente sem motivação. Portanto, se automóvel é um sonho para quê cortar já as asas às pessoas? Acho que se deve alertar bem para o que uma decisão dessas pode trazer, acho o aluno deve estar ciente e acima de tudo bem informado sobre as suas opções, acho até que se deve "aconselhar" sempre aquilo que parece melhor a longo prazo mas cortar logo o mal pela raiz acho mal.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bom dia,
                                                      Desde já obrigado a todos.
                                                      Surgiram-me mais umas dúvidas: o curso de mecânica automóvel do ISEP é uma engenharia ou um curso mesmo? O que muda para a geral engenharia mecânica? Temos na mesma a licenciatura e/ou mestrado?
                                                      @Bj40, se não é indiscrição, qual foi o teu futuro?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu se soubesse prever o futuro era bruxo

                                                        O futuro depende muito mais da sorte + resiliência do que formação académica.

                                                        Tenho visto muitos craneos "especialistas da engenharia" a tombarem dos seu pedestais nos últimos tempos e gente mais "average", terra-a-terra a aguentar forte e feio empresas em dificuldades.

                                                        Creio ( acho que não me devo enganar) aqueles que aguentarem com esta crise vão ter um futuro promissor no "pós-crise".

                                                        em resumo: FEUP
                                                        E não digas que não te avisaram daqui a 6 ou 7 anos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                          O puto pergunta por Mecânica na FEUP e tu sugeres Automóvel em Leiria?
                                                          Como alternativa a Mecânica na FEUP, a única sugestão que me parecerá válida será o mesmo curso no Técnico.

                                                          @diogomsl, apoia o miúdo na decisão dele porque o caminho é acertado.

                                                          Eu apenas disse que existia essa opção.

                                                          De resto o Bj40 explica bem o porquê.

                                                          Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                                          Bom dia,
                                                          Desde já obrigado a todos.
                                                          Surgiram-me mais umas dúvidas: o curso de mecânica automóvel do ISEP é uma engenharia ou um curso mesmo? O que muda para a geral engenharia mecânica? Temos na mesma a licenciatura e/ou mestrado?
                                                          @Bj40, se não é indiscrição, qual foi o teu futuro?
                                                          Mecânica Automóvel no isep é uma licenciatura de 3 anos. Pelo que vejo no site, Mecânica também é 3 anos mas tinha ideia que tinha mestrado integrado (5 anos) como na feup

                                                          Não há muitas diferenças nos cursos (dentro do isep, não posso falar da feup).

                                                          No primeiro ano a Matemática, Ciencias dos materiais, Desenho, e Programação são iguais, apenas muda a introdução à engenharia: em automóvel fala-se de carros e camiões praticamente (sistemas de travagem, suspensão, direção, pneus, distribuição de cargas em camiões e reboques, etc) em mecânica falam das várias áreas da mecânica (mas praticamente nada sobre carros).
                                                          Em Automóvel também mexemos em carros (desmontar turbos, caixas de direção, travões, suspensão, etc) enquanto que mecânica anda mais à volta de máquinas de fabrico e assim (é que os meus colegas desse curso me vão contando)

                                                          Ainda só estou no 1º ano, portanto não posso falar muito sobre os anos seguintes, mas o básico (matemática e fisicas) são iguais
                                                          Tenho ideia que Automóvel tem mais eletricidade que mecânica.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                                            Bom dia,
                                                            Desde já obrigado a todos.
                                                            Surgiram-me mais umas dúvidas: o curso de mecânica automóvel do ISEP é uma engenharia ou um curso mesmo? O que muda para a geral engenharia mecânica? Temos na mesma a licenciatura e/ou mestrado?
                                                            @Bj40, se não é indiscrição, qual foi o teu futuro?
                                                            São ambos licenciaturas de 3 anos (Bolonha).

                                                            Mecânica


                                                            Automóvel


                                                            As maiores diferenças estão no 3º ano em que há uma diferenciação como era de esperar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X