X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última

• Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All

xadrez

Pequeno esclarecimento, estava aqui um amigo meu a dizer-me que era obrigatório (uma regra), o adversário dizer "xeque" ou "xeque-mate" quando estas situações ocorrem?

Eu acho que não é uma regra, será que alguém com conhecimentos sólidos de xadrez pode esclarecer?

Obrigatório não é, mas manda a etiqueta que se diga cheque ou mate, isso evita também perda de tempo quando o adversário não se apercebe que tem o rei em cheque e segue com uma jogada normal.

Comentário

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

Obrigatório não é, mas manda a etiqueta que se diga cheque ou mate, isso evita também perda de tempo quando o adversário não se apercebe que tem o rei em cheque e segue com uma jogada normal.

Exactamente.

Comentário

Obrigado pelas respostas, é exactamente o que eu penso(pensava).

Comentário

Exepto se for cheque a pastor ;).

Aí podes dizer: Tás fo*ido porra.

Comentário

citação:Originalmente colocada por Raistaparta

A palavra Xeque mate, provém da lingua Turca e significa: " o Rei está morto, ou o Rei está capturado". Já não me lembro bem qual delas é.[8)]
            Não tem nada a ver com o cheque do banco.

O aviso não faz parte das regras. Pelo menos quando eu jogava não era.
            Mas isso não quer dizer que se possa fazer xeque e estar calado para depois ganhar. O Rei não pode ser sacrificado e o jogo só pode ser ganho através de um xeque mate.

Comentário

Sim, é obrigatório dizer xeque!

Xeque-mate também, embora só sirva para o adversário não perder mais tempo a pensar!

A única variante onde o "xeque" não é obrigatório é nas partidas rápidas (5 min).

Comentário

eu pensava que era obrigatorio.

Comentário

Tens que dizer, aliás qdo tás a jogar tens sempre tendencia em dizer o Xeque..

O adversário pode não perceber que lhe tás a dar xeque....

Eu de vez em quando dou umas aulas no Miniclip...

Comentário

Evidentemente que é obrigatório dizer Xeque... Mais ainda quando é Xeque Mate!

Comentário

Vitória
                      Um jogador ganha o jogo se consegue dar xeque-mate no rei adversário ou se o adversário desistir ou abandonar o jogo. Embora seja costume de muitos jogadores antigos, o aviso do xeque, diferente de como alguns pensam, não é de forma alguma obrigatória, sendo, em algumas partidas blitz (relâmpago) de campeonato, desaconselhado.

Fonte: Wikipédia.

Também era esta a ideia que eu tinha. Alguém pode colocar a fonte onde diz que é obrigatório?

Comentário

As minhas fontes foram os 3 campeonatos nacionais que joguei além de vários distritais.

;)

Mais do que uma regra de cavalheiros ou de bom senso, dizer xeque é obrigatório, pois o jogo não pode prosseguir se o adversário não vir e deixar o rei ameaçado.

Tal como disse antes, só nas partidas rápidas, em que se pode "comer" o rei não é obrigatório.

Comentário

The game ends when one of the players captures his opponent's king, when one of the player's resigns or there is a stalemate.

When a player's king is threatened by an opposing piece, it is said to be "in check". When a player places the opposing king in check he should announce, "check". The object of a player is not merely to place his opponent's king in check but to make certain that every square where the king has a possibility of movement is also covered. This is called checkmate. The king is considered captured.

http://www.conservativebookstore.com/chess/end.htm

Aliás a regra de obrigatoriedade é lógica porque, caso contrário o jogo finda com movimentos ainda possíveis. Assim como não é possível movimentar o rei ou alguma peça que ponha o próprio rei em cheque. O xadrez é um jogo de cavalheiros e em nada se parece com o nosso parlamento...lol

Moving from a checked position to another checked position
                          Playing chess with a friend, I put his King in check with my rook. He then moved his King once to the right and captured my pawn, however, he did not realize that in making that move, he was vulnerable to my queen, so I captured his King. Now, another friend that was watching said that he could not make that move because he put his King in check and that is not allowed. I thought and still think, that if I put him in check and he makes a move that doesn't take him out of check, then I can capture his King. I always thought that the ruling involving a King being in check was that if a King is NOT in check, he cannot make a move to put himself in check, however, if he is in check and makes a move that keeps him in check, then I can capture.
                          Your friend was right. Chess is not won by capturing kings but by mating the opponent. If a player makes an illegal move, i.e., one that puts his king in check, he must make another move, regardless if he was in check or not. (The `touched piece' rule applies here too!)
                          Of course, when a player is in check, and all moves lead to a position where he still is in check, then he is mated, so he lost; and when a player is not in check but all moves lead to a position where he is in check, he is stalemated and the game is a draw.

http://www.chessvariants.com/d.chess/faq.html

Comentário

citação:Originalmente colocada por Rasec

As minhas fontes foram os 3 campeonatos nacionais que joguei além de vários distritais.

;)

Mais do que uma regra de cavalheiros ou de bom senso, dizer xeque é obrigatório, pois o jogo não pode prosseguir se o adversário não vir e deixar o rei ameaçado.

Tal como disse antes, só nas partidas rápidas, em que se pode "comer" o rei não é obrigatório.
                            Só joguei ,os nacionais 2 Xs;)

Comentário

citação:Originalmente colocada por zerorpm

The game ends when one of the players captures his opponent's king, when one of the player's resigns or there is a stalemate.

When a player's king is threatened by an opposing piece, it is said to be "in check". When a player places the opposing king in check he should announce, "check". The object of a player is not merely to place his opponent's king in check but to make certain that every square where the king has a possibility of movement is also covered. This is called checkmate. The king is considered captured.

http://www.conservativebookstore.com/chess/end.htm

Aliás a regra de obrigatoriedade é lógica porque, caso contrário o jogo finda com movimentos ainda possíveis. Assim como não é possível movimentar o rei ou alguma peça que ponha o próprio rei em cheque. O xadrez é um jogo de cavalheiros e em nada se parece com o nosso parlamento...lol

Moving from a checked position to another checked position
                              Playing chess with a friend, I put his King in check with my rook. He then moved his King once to the right and captured my pawn, however, he did not realize that in making that move, he was vulnerable to my queen, so I captured his King. Now, another friend that was watching said that he could not make that move because he put his King in check and that is not allowed. I thought and still think, that if I put him in check and he makes a move that doesn't take him out of check, then I can capture his King. I always thought that the ruling involving a King being in check was that if a King is NOT in check, he cannot make a move to put himself in check, however, if he is in check and makes a move that keeps him in check, then I can capture.
                              Your friend was right. Chess is not won by capturing kings but by mating the opponent. If a player makes an illegal move, i.e., one that puts his king in check, he must make another move, regardless if he was in check or not. (The `touched piece' rule applies here too!)
                              Of course, when a player is in check, and all moves lead to a position where he still is in check, then he is mated, so he lost; and when a player is not in check but all moves lead to a position where he is in check, he is stalemated and the game is a draw.

http://www.chessvariants.com/d.chess/faq.html
                              Onde diz que é obrigatório???

"Should", não diz "must"

Comentário

Mas como já leste o jogo de Xadrez só acaba quando"(The object of a player is not merely to place his opponent's king in check) but to make certain that every square where the king has a possibility of movement is also covered."

;)

Comentário

About Check and Checkmate

The main goal of chess is to checkmate your opponent's King. The King is not actually captured and removed from the board like other pieces. But if the King is attacked ("checked") and threatened with capture, it must get out of check immediately. If there is no way to get out of check, the position is a "checkmate," and the side that is checkmated loses.

You may not move into check. For example, moving into a direct line with your opponent's Rook, when if there are no other pieces between the Rook and your King, is not a legal move. Otherwise, the Rook could "capture" the King, which is not allowed.

If you are in check, there are three ways of getting out:

Capturing the attacking piece;
                                  Placing one of your own pieces between the attacker and your King (unless the attacker is a Knight);
                                  Moving the King away from the attack.
                                  If a checked player can do none of these, he is checkmated and loses the game.

If a King is not in check, but that player can make no legal move, the position is called a stalemate and the game is scored as a draw, or tie.

Comentário

http://www.web-donkey.com/regrasxadrez/
                                    Xeque
                                    Quando o Rei está a ser atacado por uma peça inimiga diz-se que este está em xeque.

No final da jogada o Rei não pode ficar em cheque, se o jogador se enganar e deixar o Rei nessa situação [u]este terá de refazer o lance</u>, neste caso a regra piece tuche piece joue se possível tem de ser respeitada.
                                    Caso não seja possível deixar o Rei sem estar em xeque a posição passa a ser de mate e o jogo termina com derrota para o lado que se move.

Comentário

http://www.web-donkey.com/regrasxadrez/
                                      Xeque
                                      Quando o Rei está a ser atacado por uma peça inimiga diz-se que este está em xeque.

No final da jogada o Rei não pode ficar em cheque, se o jogador se enganar e deixar o Rei nessa situação [u]este terá de refazer o lance</u>, neste caso a regra piece tuche piece joue se possível tem de ser respeitada.
                                      Caso não seja possível deixar o Rei sem estar em xeque a posição passa a ser de mate e o jogo termina com derrota para o lado que se move.
                                      Ora ai esta, não és obrigado a dizer xeque. A jogada simplesmente tem de voltar atrás.

Comentário

E ele não vai perguntar porque é que volta para trás?

O adversário depois responde: Porque está em xeque...

Então convém sempre dizer xeque em caso de xeque... Não faz sentido?

Comentário

E ele não vai perguntar porque é que volta para trás?

O adversário depois responde: Porque está em xeque...

Então convém sempre dizer xeque em caso de xeque... Não faz sentido?
                                          Claro que faz. Mas não é regra

Comentário

bolas... que preciosismos...

Comentário

citação:Originalmente colocada por Rasec

bolas... que preciosismos...

;) eu também acho...

Comentário

É preciosismo responder a uma pergunta com exactidão??

Comentário

Fica lá com a taça! Não é obrigatório, aliás o adversário nem deve abrir a boca... O outro que descubra se está em xeque... ;)

Comentário

citação:Originalmente colocada por Janus

É preciosismo responder a uma pergunta com exactidão??

"O aviso de xeque não é proíbido nem obrigatório.(...)
                                                    Nenhuma peça pode ser movida de modo que exponha o seu próprio rei a xeque ou deixe o seu próprio rei em xeque."

in, http://www.fpx.pt/cna/alteracoes2005.pdf

Pelo que percebi, na situação de xeque ao rei, o jogador é obrigado a proteger o próprio rei.

Comentário

Fica lá com a taça! Não é obrigatório, aliás o adversário nem deve abrir a boca... O outro que descubra se está em xeque... ;)
                                                      A pergunta não era se se deve ou não, era se é obrigatório ou não.
                                                      Não é uma questao de taça, é uma questão de esclarecer quem pediu.

Comentário

Mas apesar de não ser obrigatório, o propósito do jogo leva a que seja NECESSÁRIO referir Xeque em todos os casos, o que torna uma obrigação tácita.

Porque o jogo é de estratégia e não de tentativa ludibriação do adversário.

Comentário

Mas apesar de não ser obrigatório, o propósito do jogo leva a que seja NECESSÁRIO referir Xeque em todos os casos, o que torna uma obrigação tácita.

Porque o jogo é de estratégia e não de tentativa ludibriação do adversário.
                                                          Nunca disse o contrário.

Comentário

Alguém daqui joga xadrez no games.yahoo.com?

Comentário

AD fim dos posts Desktop

Collapse

Ad Fim dos Posts Mobile

Collapse
                                                            Working...
                                                            X