Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Jardim de Infancia / Creche

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Jardim de Infancia / Creche

    Tenho um familiar que esta a pensar seriamente em abrir um jardim de infancia (com creche). Já trabalha na area há alguns anos mas está de momento desempregada. Já tem um plano de negocios, previsão de custos, etc, mas há uma série de questões sem resposta e talvez alguem que trabalhe na área ou já tenha passado por isso, possa ajudar.

    Para começar, alguém sabe como funciona a nível de legalização? Onde se deve dirigir? Nesta altura, há algum tipo de apoios estatais ou fundos comunitários?

    E já agora, acham que é um negocio que pode ser sustentável? Pessoalmente acho que o investimento inicial é gigantesco (infraestruturas, obras, equipamentos) e deve demorar anos só para pagar o investimento inicial... Considerando umas 6 ou 7 salas, estamos a falar de cerca de 100 meninos e uns 16 ou 17 funcionarios... Somando todo o tipo de despesas (alimentação, consumiveis, salarios) é necessário que cada criança pague pelo menos 190/200 euros, só para fazer face às despesas.

    Alguém sabe como funcionam as IPSS onde o estado comparticipa no valor de cada criança?

    Obrigado a todos desde já pelas contribuições.

    #2
    Ninguém?

    Comentário


      #3
      Uma resposta sensata e com pés e cabeça só mesmo dirigindo-se às autoridades competentes. A segurança social é um bom ponto de partida. Ler a legislação que regulamenta as IPSS tb. Dirigir-se à câmara municipal para saber como é dos alvarás é incontornável. Devido às refeições das crianças a ASAE tb andará na fiscalização.

      Eventualmente se tiver alguém numa IPSS com creche/infantário (obra paroquial, por exemplo) já poderá pedir algumas indicações.

      Faço apenas notar que a natalidade está em péssimo estado e com tendência a baixar. No entanto, dependendo da zona do país e da oferta local, ainda poderá ser uma boa ideia,

      Comentário


        #4
        Para ter 100 crianças não precisa de ter 16 ou 17 funcionários, se fosse assim era impossível de dar lucro.

        Comentário


          #5
          Para seres IPSS penso que tens que ser uma associação sem fins lucrativos.

          Tive um colega que se tinha metido nesse negócio. Como sabes, o investimento é brutal bem como o conjunto apertadíssimo de normas que tens que cumprir. Depois, o número de alunos, dependente da zona claro, vai aumentando consoante o prestígio que conseguirás amealhar. No caso dele, o negócio não teve o retorno desejado e andou anos a pagar dívidas...

          Como negócio, os lares são um investimento mais seguro.

          Comentário


            #6
            Eu também acho que é um negócio com poucas pernas para andar. As creches aqui da zona estão em declínio, as creches do estado funcionam bem.

            Comentário


              #7
              DGE - Legislação - Educação de Infância


              tens ai a legislação toda sobre o assunto.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                Para ter 100 crianças não precisa de ter 16 ou 17 funcionários, se fosse assim era impossível de dar lucro.
                6 ou 7 salas, 2 funcionários por sala. Mais cozinheira, pessoa para limpezas... facilmente atinges esse número.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Uma resposta sensata e com pés e cabeça só mesmo dirigindo-se às autoridades competentes. A segurança social é um bom ponto de partida. Ler a legislação que regulamenta as IPSS tb. Dirigir-se à câmara municipal para saber como é dos alvarás é incontornável. Devido às refeições das crianças a ASAE tb andará na fiscalização.

                  Eventualmente se tiver alguém numa IPSS com creche/infantário (obra paroquial, por exemplo) já poderá pedir algumas indicações.

                  Faço apenas notar que a natalidade está em péssimo estado e com tendência a baixar. No entanto, dependendo da zona do país e da oferta local, ainda poderá ser uma boa ideia,
                  O "projecto" ainda está numa fase muito inicial, e para já anda mesmo numa fase de recolher opiniões... Mas realmente parecem-me bons pontos de partida, vou transmitir A questão da IPSS é que queria mesmo aprofundar (não só para esta situação mas para outro projecto) mas tudo o que encontrei na net é muito vago... Como dizes, vou tentar junto de alguém que trabalhe numa IPSS.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                    6 ou 7 salas, 2 funcionários por sala. Mais cozinheira, pessoa para limpezas... facilmente atinges esse número.
                    Não tinha feito as contas assim, parti do principio que limpeza e cozinha seriam contratados fora. 7 salas parece-me bastante, 5 salas dá 20 crianças por sala, punha 1 educador em cada sala e 2 pessoas para auxiliar em todas as salas, é que se for a contratar muito pessoal o lucro vai todo embora só nessas despesas.

                    Comentário


                      #11
                      Já há muitas camaras municipais a ofecerecem jardins de infância com horário alargado (8h-19h) com berçário e tudo 100% gratuitos. E acredito que isso será o futuro (tendência para os jardins de infância privados desaparecerem).

                      Como já referiram acima, o lar de idosos (irónicamente visto que as pessoas vão para lá morrer) tem mais futuro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                        (tendência para os jardins de infância privados desaparecerem)
                        Acredito que fechem muitos, mas não todos.

                        Comentário


                          #13
                          Com tanto sítio a querer fechar, porque não avançar para a compra de um deles?
                          Já devem ter algum nome no mercado e as licensas todas tratadas.
                          Lavas a cara, deixas claro que a gestão é nova e avanças com isso!

                          Comentário


                            #14
                            Começar logo com uma empresa para mais de 15 pessoas com o custo fixo que isso implica? É de coragem...

                            E que tal começar por criar o próprio emprego, nem seja como ama, e a partir daí evoluir?

                            Dependendo da zona até eu posso ser cliente...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                              Não tinha feito as contas assim, parti do principio que limpeza e cozinha seriam contratados fora. 7 salas parece-me bastante, 5 salas dá 20 crianças por sala, punha 1 educador em cada sala e 2 pessoas para auxiliar em todas as salas, é que se for a contratar muito pessoal o lucro vai todo embora só nessas despesas.
                              Isso é impossível. Cada sala tem obrigatoriamente que ter 2 pessoas (no jardim de infância 1 educadora + 1 auxiliar). E na creche o nº máximo de crianças é de 15/16 (pode variar ligeiramente)

                              Quanto ao resto dos comentários... a pessoa em questão já tem o terreno e a "casa". Basicamente "só" precisa de remodelar tudo e obviamente transformá-la e adoptar o espaço para jardim de infância.

                              Darkman jardins de infância e creches 100% gratuitas? Tens de me dizer onde vives... aqui na zona não há nada disso (Barcelos-Braga).E pelo que vejo, os poucos que existem na zona estão com listas de espera granditas... E digo isto por experiência própria, tenho uma filha com 8 meses e não foi fácil arranjar colocação para o próximo ano.

                              Mcabral zona norte.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                Não tinha feito as contas assim, parti do principio que limpeza e cozinha seriam contratados fora. 7 salas parece-me bastante, 5 salas dá 20 crianças por sala, punha 1 educador em cada sala e 2 pessoas para auxiliar em todas as salas, é que se for a contratar muito pessoal o lucro vai todo embora só nessas despesas.
                                Não pode ser assim, há normas, e para umas tantas crianças tem de ter 1 educador/auxiliar, agora de cabeça não sei mas acho serem 6 ou parecido.
                                Mesmo 5 salas já é alguma coisa, aqui na zona há um(que conheço devem haver mais uns quantos) onde andam os netos da minha vizinha e aquilo é muito bem organizado, 2 andares, penso que 6/7 salas mais 2 "gerais" que é onde metem os miúdos todos juntos tipo depois da hora para não terem 1 ou 2 por sala, mais sala da administração/secretaria e mais umas quantas coisas que não vi(só os fui buscar)
                                Pelo tamanho e depois tudo o que tem que levar referente ás normas de cuidado das crianças deve estar ali um investimento de/ou perto do M€

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                  Isso é impossível. Cada sala tem obrigatoriamente que ter 2 pessoas (no jardim de infância 1 educadora + 1 auxiliar). E na creche o nº máximo de crianças é de 15/16 (pode variar ligeiramente)

                                  Quanto ao resto dos comentários... a pessoa em questão já tem o terreno e a "casa". Basicamente "só" precisa de remodelar tudo e obviamente transformá-la e adoptar o espaço para jardim de infância.

                                  Darkman jardins de infância e creches 100% gratuitas? Tens de me dizer onde vives... aqui na zona não há nada disso (Barcelos-Braga).E pelo que vejo, os poucos que existem na zona estão com listas de espera granditas... E digo isto por experiência própria, tenho uma filha com 8 meses e não foi fácil arranjar colocação para o próximo ano.

                                  Mcabral zona norte.
                                  Essa é que é a grande questão, pois continua a ser um grande investimento. Repara que assim só de repente, tem de existir um sanitário por cada 10 crianças. Se a ideia é de ter espaço para 100 crianças, já estás a ver o tipo de remodelação necessária...não vai lá só com uma pintura e umas vedações.

                                  Em termos de pessoal, penso que é uma auxiliar por cada 10 crianças e uma educadora (que pode supervisionar várias auxiliares). Para 100 crianças estaríamos a falar de 5 salas x 20 crianças, a que corresponde 5 educadoras + 10 auxiliares, e já temos 15 pessoas.

                                  A questão é que mesmo para iniciar, é logo o investimento brutal em instalações, custos fixos com recursos humanos (repara que mesmo tendo uma 11 crianças, terão de existir 2 auxiliares, fora o restante pessoal/custos). Todo o projecto tem de ser bem analisado financeiramente para todos os cenários, incluindo o cenário de falência (plano B).

                                  Deixo só uma sugestão que é serem muito flexíveis nos horários, caso a ideia avance, e terem preços competitivos associados a um bom projecto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                    Não pode ser assim, há normas, e para umas tantas crianças tem de ter 1 educador/auxiliar, agora de cabeça não sei mas acho serem 6 ou parecido.
                                    Mesmo 5 salas já é alguma coisa, aqui na zona há um(que conheço devem haver mais uns quantos) onde andam os netos da minha vizinha e aquilo é muito bem organizado, 2 andares, penso que 6/7 salas mais 2 "gerais" que é onde metem os miúdos todos juntos tipo depois da hora para não terem 1 ou 2 por sala, mais sala da administração/secretaria e mais umas quantas coisas que não vi(só os fui buscar)
                                    Pelo tamanho e depois tudo o que tem que levar referente ás normas de cuidado das crianças deve estar ali um investimento de/ou perto do M€
                                    É +- isso... Mas tendo o espaço e a habitação construída, esse valor é demasiado elevado. Acho que por 150-200mil € já dá para por tudo em condições.

                                    Essa é que é a grande questão, pois continua a ser um grande investimento. Repara que assim só de repente, tem de existir um sanitário por cada 10 crianças. Se a ideia é de ter espaço para 100 crianças, já estás a ver o tipo de remodelação necessária...não vai lá só com uma pintura e umas vedações.

                                    Em termos de pessoal, penso que é uma auxiliar por cada 10 crianças e uma educadora (que pode supervisionar várias auxiliares). Para 100 crianças estaríamos a falar de 5 salas x 20 crianças, a que corresponde 5 educadoras + 10 auxiliares, e já temos 15 pessoas.

                                    A questão é que mesmo para iniciar, é logo o investimento brutal em instalações, custos fixos com recursos humanos (repara que mesmo tendo uma 11 crianças, terão de existir 2 auxiliares, fora o restante pessoal/custos). Todo o projecto tem de ser bem analisado financeiramente para todos os cenários, incluindo o cenário de falência (plano B).

                                    Deixo só uma sugestão que é serem muito flexíveis nos horários, caso a ideia avance, e terem preços competitivos associados a um bom projecto.
                                    Sim, as obras serão bastante extensas e será sempre um investimento a rondar os 250-300€ (estou a incluir tudo). Em termos de pessoal são as tais 15-16 pessoas para 100-120 crianças.

                                    Acho que terá que haver uma diferenciação nos serviços oferecidos. Optar por oferecer uma educação e instalações de qualidade e tentar oferecer alguma coisa que mais ninguém ofereça. Uma das coisas que me lembrei era oferecer o serviço de ir buscar as crianças a casa. Ter por ex uma carrinha própria que fosse buscar as crianças a casa. Para quem fosse de mais longe (5-10km) acho que era uma mais valia grande.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já agora, é melhor começar por onde? Segurança Social? Câmara Municipal?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                        Já há muitas camaras municipais a ofecerecem jardins de infância com horário alargado (8h-19h) com berçário e tudo 100% gratuitos. E acredito que isso será o futuro (tendência para os jardins de infância privados desaparecerem).

                                        Como já referiram acima, o lar de idosos (irónicamente visto que as pessoas vão para lá morrer) tem mais futuro.
                                        Eu também gostava de saber onde isso é, mudo-me já(não é bem já, mas penso no assunto)!!
                                        Sou da área da Maia, Ermesinde, tenho o meu filho de 11meses inscrito à meses em uns 10 infantários camarários ou da Misericórdia(deve ser a mesma coisa), e não vejo jeito de entrar em algum!Mesmo nestes há escalões, e paga-se sempre alguma coisa, desde 20/30€ até 100/150€ consoante os rendimentos!
                                        A alternativa seria os privados, mas não tenho condições para pagar uma mensalidade de 300/400€, é completamente impensável.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                          Já agora, é melhor começar por onde? Segurança Social? Câmara Municipal?
                                          O importante é mesmo começar, a ordem não deve ser muito importante.
                                          Se calhar ir logo aos dois sítios no mesmo dia não era pior, assim sempre se fica logo a saber todas as burocracias, e ou se perde a ideia, ou se fica logo mentalizado dos trabalhos em que se vão meter e das noites em claro que os espera.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Estou parvo com o n.º de pessoas necessárias! Esses rácios também são para as creches que pertencem ao Estado? É que vamos para o ensino primário e espetam logo 25 alunos com um só professor, e tomando como exemplo uma escola primária que conheço e que tem 4 salas, só lá tem uma auxiliar a tempo inteiro e no fim do horário escolar é que vão mais duas pessoas ajudar nas limpezas das salas, pelo que vejo aqui quase de certeza que apesar de estatal estará ilegal.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                              Estou parvo com o n.º de pessoas necessárias! Esses rácios também são para as creches que pertencem ao Estado? É que vamos para o ensino primário e espetam logo 25 alunos com um só professor, e tomando como exemplo uma escola primária que conheço e que tem 4 salas, só lá tem uma auxiliar a tempo inteiro e no fim do horário escolar é que vão mais duas pessoas ajudar nas limpezas das salas, pelo que vejo aqui quase de certeza que apesar de estatal estará ilegal.
                                              Mas isso é outro escalao de idade que nada tem a ver com creches. Digo eu...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                                Já há muitas camaras municipais a ofecerecem jardins de infância com horário alargado (8h-19h) com berçário e tudo 100% gratuitos. E acredito que isso será o futuro (tendência para os jardins de infância privados desaparecerem).

                                                Como já referiram acima, o lar de idosos (irónicamente visto que as pessoas vão para lá morrer) tem mais futuro.
                                                Não conheço jardins de infância que ofereçam berçário e creche completamente gratuitos, já a pré-escolar sim. Aliás, muitos jardins de infância abrem e apostam mais na parte do berçário/creche precisamente porque não há gratuito.

                                                Eu por acaso penso que os J.I. privados vão ter uma maior importância num futuro próximo, mas que irão baixar os preços.

                                                ExpertBoy: creio que abrir um negócio desses logo com 6 ou 7 salas é muito arriscado. Eu apostaria mais no serviço de berçário/creche (onde há mais privados) e nalgumas ideias novas, e não arriscaria demasiado na pré, visto que existem mais alternativas grátis.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                  Não conheço jardins de infância que ofereçam berçário e creche completamente gratuitos, já a pré-escolar sim. Aliás, muitos jardins de infância abrem e apostam mais na parte do berçário/creche precisamente porque não há gratuito.

                                                  Eu por acaso penso que os J.I. privados vão ter uma maior importância num futuro próximo, mas que irão baixar os preços.

                                                  ExpertBoy: creio que abrir um negócio desses logo com 6 ou 7 salas é muito arriscado. Eu apostaria mais no serviço de berçário/creche (onde há mais privados) e nalgumas ideias novas, e não arriscaria demasiado na pré, visto que existem mais alternativas grátis.
                                                  6/7 era para abranger logo todas as idades, penso eu. 1 sala para cada idade e tens logo 5 salas. Como no berçário as salas têm menos crianças podias ter 2 nas idades mais baixas e rapidamente atinges esse número. Acho que a questão aqui passa mesmo pelos apoios que possam existir, porque como disse o HMorim, na minha zona creches a pagar menos de 250€/mês só mesmo as IPSS e essas estão super lotadas. E mesmo nessas podes pagar desde os 50€ aos 180-190€, dependendo dos rendimentos.

                                                  A ideia passa por restaurar uma vivenda antiga com um bom jardim e prepará-la para 7-8 salas. Claro que inicialmente seria para arrancar com menos, mas a capacidade estaria lá.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Antes de mais peço desculpa ao autor do tópico mas alguém sabe qual a formula usada no calculo da mensalidade numa IPSS? O Sub. de Desemprego entra?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Entra. Sub de desemprego, IRS e recibo da casa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                                        Entra. Sub de desemprego, IRS e recibo da casa.
                                                        Obrigado pela resposta.

                                                        Ainda que eu discorde pois o subsidio é isso mesmo um subsidio e não um vencimento..

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                                                          Tenho um familiar que esta a pensar seriamente em abrir um jardim de infancia (com creche). Já trabalha na area há alguns anos mas está de momento desempregada. Já tem um plano de negocios, previsão de custos, etc, mas há uma série de questões sem resposta e talvez alguem que trabalhe na área ou já tenha passado por isso, possa ajudar.

                                                          Para começar, alguém sabe como funciona a nível de legalização? Onde se deve dirigir? Nesta altura, há algum tipo de apoios estatais ou fundos comunitários?

                                                          E já agora, acham que é um negocio que pode ser sustentável? Pessoalmente acho que o investimento inicial é gigantesco (infraestruturas, obras, equipamentos) e deve demorar anos só para pagar o investimento inicial... Considerando umas 6 ou 7 salas, estamos a falar de cerca de 100 meninos e uns 16 ou 17 funcionarios... Somando todo o tipo de despesas (alimentação, consumiveis, salarios) é necessário que cada criança pague pelo menos 190/200 euros, só para fazer face às despesas.

                                                          Alguém sabe como funcionam as IPSS onde o estado comparticipa no valor de cada criança?

                                                          Obrigado a todos desde já pelas contribuições.
                                                          Expertboy,

                                                          vou-te dar um heads-up, por causa do que coloquei a Bold.

                                                          O mais provável é que o plano de negócios esteja mal feito!

                                                          Numa área pejada de legislação restritiva e que implica avultados investimentos, e com uma intervenção estatal fortíssima, não ter uma noção das condicionantes legais, procedimentos e que tipo de apoios podem ou não ser pedidos, é de quem não fez o trabalho de casa todo.

                                                          Se calhar, é para isso que este tópico serve... para ajudar nesse trabalho de caso, mas o plano de negócio e previsão de custos está, aparentemente, muito longe de estar pronto.

                                                          A minha sugestão? Vai a um grande centro (lisboa, porto, coimbra) e fala directamente com o IEFP e a Segurança Social. Tira as dúvidas todas. Depois, procura a associação que representa este tipo de estabelecimentos, e vai falar também com eles. Esclarece tudo, faz as contas devidamente.

                                                          Um Jardim de Infância representa um investimento muito avultado, e pode ser muito chato, após alguns meses de funcionamento ser fechado por algum questão legal...

                                                          Boa sorte

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Alguns dados novos: Neste momento a SS tem verba 0 para novos projectos (e mesmo para expansão dos projectos existentes). Logo, a questão das IPSS está colocada de parte. Além do mais para ser IPSS estava super limitado a muitos níveis nomeadamente localização.

                                                            Posto isto, resta-me tentar ver que tipo de financiamentos existem nesta altura, mas tendo em conta o avultado investimento que seria necessário, torna-se praticamente inviável esta ideia...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X