Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pequena Ajuda Eléctrica em Obras de Casa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pequena Ajuda Eléctrica em Obras de Casa

    Boas, estou a ultimar umas obras em minha casa e preciso de uma ajuda/opinião.



    A parte exterior vai ter uma parte deste género, tem tecto e paredes laterais mas é aberta à frente, recomendam algum tipo expecifico de proteção IP ou leva tomadas e interruptores normais de interior?

    Preciso também de alguma ajuda para o quadro eléctrico.
    Estava a pensar para a parte exterior meter um quadro à parte, a ligação seria feita com cabo XV 3G6 e protegida no quadro principal com 40A.
    Os dois quartos e corredor levavam com um circuito separado de tomadas e iluminação, mas partilhado por todos. (A única coisa que os quartos vão levar é candeeiros e eventualmente carregar uns telemóveis e no inverno pode ser ligado um aquecedor)
    A sala levava um circuito independente de tomadas.
    Cozinha,sala e casa de banho partilham o de iluminação, a cozinha tem dois circuitos de tomadas um deles partilhado com a casa de banho.
    Vale a pena por um circuitos para a maquina de lavar loiça e outro para o forno ou como a cozinha tem dois circuitos de tomadas ligo um em cada um deles e já está?

    +- isto acho eu:


    Obrigado pela ajuda.

    #2
    Eu metia tomadas e interruptores exteriores não vá isso apanhar humidade no inverno.

    Vai depender da potência mas por norma acho boa prática um forno eléctrico ter circuito dedicado.

    Comentário


      #3
      Agumas dicas:

      Eu colocaria tomadas IP54, ou até mesmo IP65, no exterior. Se tiveres destas tomadas, facilita, por exemplo, a lavagem "à mangueirada" do espaço. Com tomadas normais, mesmo que não chova lá, há sempre mais riscos. Além disso há a questão das poeiras.

      Quanto aos circuitos, as proteções e secções são adequadas.

      Eu recomendo sempre um circuito específico para fogão elétrico (caso exista) realizado em VV 4 ou XV 4, protegido a 20 ou 25 A.

      No forno, também é conveniente um circuito dedicado, pois ele pode consumir pouco mais de 10 A. Caso ele esteja a trabalhar, ficas um pouco limitado no resto do circuito para ligar outro equipamento com alguma potência (torradeira, jarro elétrico, ...).

      Comentário


        #4
        Na cozinha não vou ter fogão eléctrico nem maquina de lavar roupa, se meter um circuito dedicado para o forno vai com 2.5mm e 16A? Em relação à máquina de lavar loiça metiam um dedicado?

        Portanto algo assim?



        Obrigado pela ajuda.

        Comentário


          #5
          Maquina de lavar loiça não costuma ser muito problemática, liga onde estiver mais folgado. Cá em casa estão ligadas máquina de lavar roupa e máquina de lavar loiça no mesmo circuito e funcionam muitas vezes ao mesmo tempo sem qualquer problema.

          Não sei como é que estás a planear fazer mas pelo menos para a máquina de lavar roupa e o fogão eu metia disjuntores e ligação à terra porque não é preciso muito para aquilo apanhar humidade e ficar em curto. Tanto em máquinas de lavar roupa como em fogões eléctricos já apanhei "formigueiros" mais que uma vez.

          Comentário


            #6
            As minhas recomendações (já não faço projecto eléctrico de habitações há mais de 17 anos, mas cá vai):

            - No exterior mete material como o AdolfoSDias indicou. Ficas mais protegido contra qualquer azar (água projectada por mangueira, ou por vento em dia de tempestade, etc). Além do mais o latão no interior das tomadas/interruptores tem tendência a ganhar verdete se estiver desprotegido;

            - Mete instalação para fogão mesmo que não penses usar já. O gás não está a ficar barato e as placas eléctricas de indução são cada vez mais opção a considerar.

            - Se a placa e o forno ficarem separados, lembra-te que normalmente o forno é monofásico e a placa é bifásica. Tenta repartir no quadro a potência pelas 3 fases o mais equilibrado que conseguires;

            - Se o fogão e o forno ficarem juntos, leva até lá um circuito trifásico a partilhar pelos dois aparelhos;

            - Cada circuito de tomadas não deverá ter mais do que 8 tomadas. Isto é uma recomendação, não é uma regra rígida. Na verdade, se ligares dois aquecedores de 2000W cada no mesmo circuito de tomadas já estás a exceder os 16A nominais (4000W/220V=18A).

            - Põe de facto na cozinha um circuito próprio de tomadas, uma vez que equipamentos como jarros eléctricos ou torradeiras (considerando que forno/fogão) têm circuitos próprios) consomem instantaneamente muita corrente. O mesmo se aplica ao termoacumulador (se tiveres, ou se quiseres deixar pronto a instalar um um dia);

            - Coloca circuitos separados por cada máquina de lavar. São aparelhos que pedem bastante corrente (se estiverem ambos a trabalhar e na fase de aquecer água mais uma vez podes estar a exceder os 16A). Mais: dá sempre jeito poderes desligar as máquinas no disjuntor nalgumas situações (trovoada, ida de férias, avaria da máquina...) uma vez que a tomada normalmente está escondida pela própria máquina e muito pouco acessível, portanto.

            - Circuitos de iluminação: em cada piso, repartir os pontos de luz por dois circuitos diferentes.

            - Sim, no que toca a circuitos de tomadas a norma é 16A e fios de 2.5mm2 de secção. Para iluminação, 10A e 1.5mm2.

            - Quanto a ter um quadro próprio para o exterior, não sei se se justifica, depende do que lá quiseres. Se for só para pôr 2 tomaditas e um ponto de luz, punha circuitos convencionais de tomadas e luz. Se vais montar um moínho trifásico para moeres o teu próprio cereal, a conversa é outra...

            Comentário


              #7
              Bem vou ler isto depois com mais atenção mas desde já obrigado a todos, o quadro exterior é mais porque ainda não sei bem o que vou fazer com a parte de fora(o € tb n estica para fazer tudo de uma vez e estou farto de n ter casa para morar ) e para ser mais fácil mexer depois. Com uma caixa era +- o mesmo mas pronto...

              As tomadas de exterior devem ser IP65 então, isto dá para meter dentro da parede ou tem que ficar por fora?
              Editado pela última vez por MrGreen; 07 June 2013, 14:41.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                As minhas recomendações (já não faço projecto eléctrico de habitações há mais de 17 anos, mas cá vai):

                - No exterior mete material como o AdolfoSDias indicou. Ficas mais protegido contra qualquer azar (água projectada por mangueira, ou por vento em dia de tempestade, etc). Além do mais o latão no interior das tomadas/interruptores tem tendência a ganhar verdete se estiver desprotegido;

                - Mete instalação para fogão mesmo que não penses usar já. O gás não está a ficar barato e as placas eléctricas de indução são cada vez mais opção a considerar.


                - Se a placa e o forno ficarem separados, lembra-te que normalmente o forno é monofásico e a placa é bifásica. Tenta repartir no quadro a potência pelas 3 fases o mais equilibrado que conseguires;

                - Se o fogão e o forno ficarem juntos, leva até lá um circuito trifásico a partilhar pelos dois aparelhos;

                As placas atuais permitem todas (ou quase todas) a ligação com circuito monofásico. Não há necessidade de optar por instalação trifásica por esse motivo.

                - Cada circuito de tomadas não deverá ter mais do que 8 tomadas. Isto é uma recomendação, não é uma regra rígida. Na verdade, se ligares dois aquecedores de 2000W cada no mesmo circuito de tomadas já estás a exceder os 16A nominais (4000W/220V=18A).

                - Põe de facto na cozinha um circuito próprio de tomadas, uma vez que equipamentos como jarros eléctricos ou torradeiras (considerando que forno/fogão) têm circuitos próprios) consomem instantaneamente muita corrente. O mesmo se aplica ao termoacumulador (se tiveres, ou se quiseres deixar pronto a instalar um um dia);

                - Coloca circuitos separados por cada máquina de lavar. São aparelhos que pedem bastante corrente (se estiverem ambos a trabalhar e na fase de aquecer água mais uma vez podes estar a exceder os 16A). Mais: dá sempre jeito poderes desligar as máquinas no disjuntor nalgumas situações (trovoada, ida de férias, avaria da máquina...) uma vez que a tomada normalmente está escondida pela própria máquina e muito pouco acessível, portanto.

                - Circuitos de iluminação: em cada piso, repartir os pontos de luz por dois circuitos diferentes.

                - Sim, no que toca a circuitos de tomadas a norma é 16A e fios de 2.5mm2 de secção. Para iluminação, 10A e 1.5mm2.

                - Quanto a ter um quadro próprio para o exterior, não sei se se justifica, depende do que lá quiseres. Se for só para pôr 2 tomaditas e um ponto de luz, punha circuitos convencionais de tomadas e luz. Se vais montar um moínho trifásico para moeres o teu próprio cereal, a conversa é outra...
                A Vermelho.

                De resto, muito boas sugestões, sendo que era para ter escrito algumas, mas não tive tempo há pouco.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                  A Vermelho.

                  De resto, muito boas sugestões, sendo que era para ter escrito algumas, mas não tive tempo há pouco.
                  Obrigado!

                  De facto, do ponto de vista de funcionamento estritamente eléctrico, nada impede de ligar tudo à mesma fase. O problema é depois não se poder usar todos os "discos do fogão" sem o disjuntor disparar (transformando-o na prática num equipamento de apenas 2 ou 3 discos).

                  Exemplo:

                  4 discos, cada um de 1000W. Total de 4000W, o que dá uma corrente de 18A. Ligas os quatro em simultâneo e passado um bocado o disjuntor de 16A está a disparar no quadro.

                  Daí as placas de vitrocerâmicas trazerem tipicamente 2 ligações de fase. Podem sempre serem shuntadas uma à outra com o risco que acima referi, mas se se usarem dois dijuntores diferentes, o problema desaparece. Mais: se o abastecimento da casa for feito em trifásico, é bom distribuir a corrente o mais equitativamente possível, não vá o limitador de potência estar sempre a disparar porque uma fase tem corrente a mais, mesmo que as outras duas não tenham quase nenhuma.

                  Resumindo e baralhando: por uma questão de fiabilidade e confiança no trabalho, prefiro fazer como aconselhei. É que se depois se vir que a coisa ficou subdimensionada, pode não ser nada fácil remendar...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Obrigado!

                    De facto, do ponto de vista de funcionamento estritamente eléctrico, nada impede de ligar tudo à mesma fase. O problema é depois não se poder usar todos os "discos do fogão" sem o disjuntor disparar (transformando-o na prática num equipamento de apenas 2 ou 3 discos).

                    Exemplo:

                    4 discos, cada um de 1000W. Total de 4000W, o que dá uma corrente de 18A. Ligas os quatro em simultâneo e passado um bocado o disjuntor de 16A está a disparar no quadro.

                    Daí as placas de vitrocerâmicas trazerem tipicamente 2 ligações de fase. Podem sempre serem shuntadas uma à outra com o risco que acima referi, mas se se usarem dois dijuntores diferentes, o problema desaparece. Mais: se o abastecimento da casa for feito em trifásico, é bom distribuir a corrente o mais equitativamente possível, não vá o limitador de potência estar sempre a disparar porque uma fase tem corrente a mais, mesmo que as outras duas não tenham quase nenhuma.

                    Resumindo e baralhando: por uma questão de fiabilidade e confiança no trabalho, prefiro fazer como aconselhei. É que se depois se vir que a coisa ficou subdimensionada, pode não ser nada fácil remendar...
                    A placa, pelas regras técnicas (legislação atual), tem de ser no mínimo com condutor de 4 mm2. E esse dá para ser protegido a 25 A. Ficas com 5750 W para consumo. Além disso, o disjuntor aguenta até várias horas com sobrecarga ligeira.

                    Assim, um disjuntor de 25 A só dispara para uma placa normal (até 6600 -6900 W) se estiverem os quatro focos ligados e com muito azar de estarem os quatro em fase de aquecimento ao mesmo tempo durante largos minutos.

                    Eu nunca iria para trifásico por esse motivo. Os meus pais têm trifásico por causa de uma bomba de água e conheço bem as limitações. Por muito que tentes distribuir a carga pelas fases, por vezes é muito difícil.

                    Para monofásico, 6,9 kVA deve ser mais que suficiente. Se for em trifásico, deves ir para pelo menos 10,35 kVA e ficas com apenas 20A por fase. Além dos cerca de 7€/mês a mais de tarifa de potência, a energia até é mais cara para potências a partir de 10,35 kVA.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                      A placa, pelas regras técnicas (legislação atual), tem de ser no mínimo com condutor de 4 mm2. E esse dá para ser protegido a 25 A. Ficas com 5750 W para consumo. Além disso, o disjuntor aguenta até várias horas com sobrecarga ligeira.
                      Olha, essa regra desconhecia. Quanto a legislação, foi revogado ou editado o RSIUEE? Aquilo já data de 1974...

                      Quanto ao trifásico, concordo plenamente: para instalações domésticas e se não houver necessidade de nenhum aparelhómetro esquisito, venha sempre o contrato monofásico. Mas a instalação da casa deverá estar sempre preparada para receber tanto monofásico como trifásico.

                      A minha regra é: projectar e construir em trifásico, contratar monofásico se possível!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Olha, essa regra desconhecia. Quanto a legislação, foi revogado ou editado o RSIUEE? Aquilo já data de 1974...

                        Quanto ao trifásico, concordo plenamente: para instalações domésticas e se não houver necessidade de nenhum aparelhómetro esquisito, venha sempre o contrato monofásico. Mas a instalação da casa deverá estar sempre preparada para receber tanto monofásico como trifásico.

                        A minha regra é: projectar e construir em trifásico, contratar monofásico se possível!
                        As RTIEBT (Regras técnicas das instalações eléctricas de baixa tensão) entraram em vigor em 2006, se não me engano. Substituiram o RSIUEE e o RSICEE.

                        Quanto ao prever a possibilidade de trifásico, também concordo, mas para isso basta deixar algum espaço no quadro para eventual substituição de diferencial/corte geral e tubos de maior diâmetro na entrada.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          As minhas recomendações (já não faço projecto eléctrico de habitações há mais de 17 anos, mas cá vai):
                          fazias esses projetos onde? No ciclo em trabalhos oficinais?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            fazias esses projetos onde? No ciclo em trabalhos oficinais?
                            LOL! Obrigado por me tirares anos de cima!

                            Emprego de verão (aí pelos meus 16 ou 17 anos) num gabinete de engenharia. Era desenhador/projectista encapotado (claro que depois a coisa era depois assinada por um engenheiro acreditado).

                            Comentário


                              #15
                              Outra dica:

                              Não poupes muito no material. Tomadas e respetivos espelhos de fraca qualidade, assim como interruptores, tendem a partir facilmente. Não é preciso serem os mais caros da Legrand, mas opta (caso seja possível) por material de qualidade boa. Sai mais barato a médio prazo.

                              O mesmo para disjuntores, condutores, quadro, ...

                              Comentário


                                #16
                                Em principio será Legrand, tb me falaram da schneiderelectric mas n conheço a marca, é bom material?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MrGreen Ver Post
                                  Em principio será Legrand, tb me falaram da schneiderelectric mas n conheço a marca, é bom material?
                                  Da schneider não conheço a gama para habitação/serviços, mas tem produtos muito bons na gama industrial. À partida, é uma marca que não faz material fraco, mas não o posso garantir a 100%.

                                  A Legrand tem a qualidade que (quase) toda a gente lhe reconhece.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A tomada de WC, põe 1 circuito 15A à parte, protegido por um diferencial de 30mA.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A schneider é uma marca boa...é a antiga Merlin Gerin. Mas bom e barato é Hager.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Grande parte das questões já foram respondidas, mas mesmo assim vou dar a minha opinião. No caso das máquinas de lavar roupa, loiça, de secar roupa e forno deve ter um circuito direto para o Q.E. de 16A(2,5mm2). Para o fogão/placa tem de terminar em com uma caixa de derivação e usar fio de 4mm2 com proteção de 20A/25A. A tomada da I.S. deve ser um circuito direto de 16A, assim como a iluminação da I.S. também deve ser um circuito direto de 10A com proteção diferencial de 25A/30mA. No caso do exterior pode usar aparelhagem embebida com IP 54 que é o suficiente também com circuitos diretos e não esquecer uma proteção diferencial de 30mA. Pode parecer exagerado mas no que toca às I.S. e equipamentos de cozinha é o que a legislação exige. p.s. a minha tecla do ENTER não funca

                                        Comentário


                                          #21
                                          Esqueci de dizer que tem a marca EFAPEL (nacional) para aparelhagem e no caso do Q.E. HAGER é bom e barato. Qualquer duvida disponha.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Basicamente:

                                            Tomadas e interruptores, bem como armaduras a aplicar no exterior, todas com IP54... mínimo.


                                            Quanto à instalação. MONOFÁSICA.

                                            Tens um só circuito elétrico pela casa toda em vez de teres 3 circuitos desequilibrados e que provocam disparos no disjuntor EDP.

                                            Para as máquinas e equipamentos da cozinha, mete um circuito independente para cada um. É preferível.

                                            Para os 2 quartos, um circuito de tomadas e iluminação é suficiente. Um circuito de tomadas leva no máxima 7 tomadas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado a todos, vou fazer um apanhado e qd tiver um esquema final deixo aqui para "aprovação".

                                              No final combinamos todos uma sardinhada, não se esqueçam dos rolos de pintura...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Fica uma imagem do esquema que entreguei, a única parte manhosa será o WC mas como o anterior dono fez obras lá e não vou mexer vai ser só tentar passar um fio de 2.5mm e proteger.

                                                As tomadas exteriores serão IP54 e mesmo não usando para já vou por um circuito para a placa e termoacumulador.





                                                Obg a todos pela ajuda.
                                                Editado pela última vez por MrGreen; 18 June 2013, 15:42.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A iluminação do wc, não precisa ser protegida por 30ma. Pode muito bem, ficar "pendurada" noutro circuito.

                                                  E depois, a iluminação e tomadas, são separadas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ali acho que vai ter que ficar assim pois já existe um circuito de tomadas e iluminação junto e como não vou fazer obras na casa de banho, n vou abrir paredes e arrancar azulejos, por isso ou fica tudo junto como está agora, n sei a secção e está com 16A ou leva 2.5mm e 30mA, há algum problema de maior em meter isto tudo junto com 30mA?

                                                    Eventualmente o candeeiro nem tem terra por isso n vai disparar por ali.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Sherminator Ver Post
                                                      A iluminação do wc, não precisa ser protegida por 30ma. Pode muito bem, ficar "pendurada" noutro circuito.

                                                      E depois, a iluminação e tomadas, são separadas.
                                                      Perante os regulamentos tudo o que seja tomadas, iluminação e toalheiros entro de I.S. deve sempre ser protegido por diferenciais de alta sensibilidade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MrGreen Ver Post
                                                        Fica uma imagem do esquema que entreguei, a única parte manhosa será o WC mas como o anterior dono fez obras lá e não vou mexer vai ser só tentar passar um fio de 2.5mm e proteger.

                                                        As tomadas exteriores serão IP54 e mesmo não usando para já vou por um circuito para a placa e termoacumulador.





                                                        Obg a todos pela ajuda.
                                                        Tens de colocar disjuntores de 16A para as tomadas/iluminação da I.S. (apesar de estar no mesmo circuito), e no termoacumulador idem. O disjuntor faz o corte e o diferencial a proteção. No caso da alimentação para o exterior 4mm chega.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por danielcosta Ver Post
                                                          Perante os regulamentos tudo o que seja tomadas, iluminação e toalheiros entro de I.S. deve sempre ser protegido por diferenciais de alta sensibilidade.
                                                          A iluminação só precisa de luminárias com IP mais elevado,mas pode ser pendurada num outro qualquer circuito de iluminação....tudo o resto, precisa de 30ma.

                                                          Se assim não for, mostra aí o regulamento.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Sherminator Ver Post
                                                            A iluminação só precisa de luminárias com IP mais elevado,mas pode ser pendurada num outro qualquer circuito de iluminação....tudo o resto, precisa de 30ma.

                                                            Se assim não for, mostra aí o regulamento.
                                                            Pelas RTIEBT, numa casa de banho, que circuitos terei de proteger por diferencial de alta sensibilidade (I?n≤30mA)?
                                                            Sim, todos os circuitos de uma casa de banho terão de estar protegidos por diferencial de alta sensibilidade (RTIEBT 701.411.1.4.3).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X