Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estudar Filosofia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estudar Filosofia

    Com não tenho dinheiro em offshores e a caixa não me empresta dinheiro para ir estudar para fora, decidi começar a ler/estudar Filosofia por conta própria.

    A minha formação superior é em IT, apesar de não trabalhar nessa área, e um dos meus gostos no secundário sempre foi a Filosofia. Agora tenho algum tempo livre e gostava de aprender alguma coisa e decidi ir à secção de filosofia da FNAC comprar alguns livros. Mas há tantos, que fiquei sem saber bem o que trazer...

    Que aconselham a ler para um principante? A ideia era Filosofia e Politica.

    Obrigado

    #2
    Suponho que isso seja por desporto, certo?

    Comentário


      #3
      Eu após tudo, agora só melhor aceito um filho que me dissesse que iria optar pela Toxicodependência que pela Filosofia...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
        Eu após tudo, agora só melhor aceito um filho que me dissesse que iria optar pela Toxicodependência que pela Filosofia...
        E pelos escuteiros?



        Agora a sério, não sei muito bem por onde o Zedoscavalos deve começar, mas provavelmente usaria algum tipo de ordem cronológica. Já que a filosofia estuda o pensamento e a evolução do pensamento, é vulgar nas obras de um filósofo citar outros que o precederam. Ou seja, para perceber Platão terás que saber primeiro de Sócrates, para perceber Descartes precisarás de conhecer os clássicos, etc...

        Talvez uma coisa genérica como um "Atlas de Filosofia" te ajude a perceber as interrelações entre as diferentes figuras e correntes de pensamento, e poderás seleccionar a partir daí.

        Comentário


          #5
          Foi só para dizer, vai arcar com algum "sofrimento" daqueles que não vêm utilidade nenhuma nesta Disciplina. Não te preocupes que a Brigada já aparece...

          Comentário


            #6
            sim ClioII, é só por desporto

            Comentário


              #7
              E contribuindo um pouco para o tópico acho que esta pessoa te pode amparar: NinaChampa

              Comentário


                #8
                Eu tenho andado a ler um livro sobre filósofos este:

                Conhecer os Filosófos - de Kant a Comte, Manuel Tavares - WOOK

                Era da minha mulher qd andava no secundário e encontrei-o por acaso numas arrumações e estou a gostar bastante.

                Mas aviso já que a linguagem é muito complexa...

                Comentário


                  #9
                  Livros do Fernando Savater?

                  Principezinho?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                    Fernando Savater?
                    Não nos vamos esquecer do Agostinho da Silva, né?

                    Comentário


                      #11
                      Se tens um tablet ou nao tens problemas de ler em pc's, vai mas é ao pirate bay.
                      Ou se quiseres ler livros "originais" aqui é só procurares pelo nome do filósofo Free Books : Download & Streaming : Ebook and Texts Archive : Internet Archive

                      Comentário


                        #12

                        Comentário


                          #13
                          Bem, a mim filosofia faz-me

                          Mas sinceramente, filosofia não se estuda, pensa-se. Acho que o essencial é saber explicar e expôr os pensamentos, argumentando-os devidamente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Rafazzz Ver Post
                            Bem, a mim filosofia faz-me

                            Mas sinceramente, filosofia não se estuda, pensa-se. Acho que o essencial é saber explicar e expôr os pensamentos, argumentando-os devidamente.
                            Para começares a pensar e a refletir, é sempre bom ver o trabalho de outros antes de ti.

                            Também não sou muito de Filosofia, mas respeito quem goste.

                            Comentário


                              #15
                              Antes de passares à literatura pesada aconselho a leres os dois volumes "História das Ideias Politicas" do Freitas do Amaral, passa em revista vários filósofos de forma simples e faz uma exposição resumida das ideias chave dos mesmos.

                              Comentário


                                #16
                                A filosofia não é nada simples.
                                Começa a estudar a lógica que ainda ficas maluco com tanta questão na tua cabeça.
                                Depois são muitas teorias de muitos "gajos" e afins.

                                Comentário


                                  #17
                                  Convém que faças umas leituras introdutórias primeiro, antes de te atirares de cabeça para os filósofos. Portanto, eu sugiro que leias os livros da colecção “Filosofia Aberta” da Gradiva, bons para quem quer entrar na filosofia a sério.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O meu manual de secundário tinha vários textos da "Crítica da Razão Dialética", do Jean-Paul Sartre. Encontrei o livro na Fnac e gostei, apesar de hoje já não me lembrar da maior parte dos conceitos e linhas de pensamento.

                                    Savater também é muito intuitivo

                                    Comentário


                                      #19
                                      O Mundo de Sofia
                                      este - é um romance que fala da Filosofia desde a sua origem até ao final do século XX (o livro é de 1991)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ja vi que tenho muito por onde começar :-)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já agora que termino de ver isto, para não ir pescar o Tópico dos Documentários também se enquadra bem aqui...

                                          Alain de Botton - Ansiedade de Status 1/3 (2004) - YouTube

                                          Alain de Botton - Ansiedade de Status 2/3 (2004) - YouTube

                                          Alain de Botton - Ansiedade de Status 3/3 (2004) - YouTube

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aqui vai:
                                            Recomendo o livro Filosofia em directo do filósofo português Desidério Murcho, incluído nesta excelente colecção de ensaio da Fundação Manuel dos Santos, podes encontrar à venda até no Pingo Doce, não chega a 5€.
                                            Aconselho vivamente a folhear alguns dos livros desta colecção da editora Gradiva, é séria e tens bastante por onde escolher.
                                            Poderás começar pelos Elementos básicos da Filosofia do Nigel Warburton, Que quer dizer isto tudo? de Thomas Nagel, Pense - Uma Introdução à Filosofia de Simon Blackburn.
                                            Deixo-te também a Crítica na Rede, página de divulgação de material filosófico, contendo artigos acadêmicos e críticas feitas a publicações da área.

                                            Comentário


                                              #23
                                              16 Obras de Nietzsche em português (PDF) | Pensamentos Nómadas

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X