Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Olá, posso ajudar? Precisa de alguma coisa?"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Olá, posso ajudar? Precisa de alguma coisa?"

    Venho aqui partilhar um desabafo sobre uma situação que parece estar a agudizar-se à medida que a crise no consumo tem estado aparentemente a aumentar. Noto que isto acontece principalmente nas lojas de electrónica - salve-se a FNAC que ainda dá liberdade ao cliente para visitar tudo sem ser importunado. Vou relatar duas situações ocorridas durante a tarde de hoje:

    Chego à Worten e dirijo-me logo para a secção da Apple. Depois de ter um macbook a vontade de ter um iPad é cada vez maior, mas por agora não pode haver luxos. Mal começo a mexer num iPad mini lá exposto, mas é que é logo, aparece um colaborador perguntar-me se precisava de ajuda. Prontamente respondi que não, que estava apenas a ver e agradeci a amabilidade. Lá continuei a mexer, mas sempre com a sensação de estar a ser visto por esse mesmo colaborador. Siga a rusga.

    A gota de água foi quando entrei na loja da Vodafone. A loja estava relativamente composta mas mesmo assim resolvi ver as novidades nos aparelhos bloqueados. Assim que me dirijo para ir ver os telemóveis aproxima-se um colaborador que imediatamente me pergunta se precisava de alguma coisa. Uma vez mais amavelmente respondi que estava apenas a ver. O colaborador não se afastou muito de mim e do meu pai, que me estava a acompanhar. Olho para a montra e digo que o (sony) Xperia J não estava ali. Simultaneamente a proferir esta frase o colaborador volta a aparecer e diz que o Xperia J está noutra monta, e aponta-me para a outra ponta da loja. Mais uma vez agradeço a ajuda.

    A questão é: Isto de uma pessoa não conseguir visitar uma loja sem ser logo abordada por um colaborador está a chegar ao ridículo. Já parecem os comentadores de televisão: Ocorre uma tragédia, imediatamente vai-se para directo, logo a seguir surge um comentador para explicar o que motivou a tragédia e o que se deve evitar para voltar a acontecer, e a reflexão própria fica pelo cano. Eu vi que o telemóvel não estava naquela montra, ia procurar nas outras da loja. É preciso é que me deixem espaço para pensar por mim. Eu se quiser comprar alguma coisa ou se estiver com alguma dúvida vou perguntar. Ou, quanto mais não seja, que ao menos deixem as pessoas navegar pela loja algum tempo. Não é logo assim que uma pessoa põe um pé dentro vêm logo ter convosco a perguntarem se precisam de ajuda. A situação está difícil, é certo, mas não é com este bombardeamento que conseguem ser mais bem sucedidos.

    Mais alguém tem esta sensação? Conseguem lidar bem com isso ou também acham que é preciso algum tempo até necessitarem de ajuda?

    #2
    Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
    Venho aqui partilhar um desabafo sobre uma situação que parece estar a agudizar-se à medida que a crise no consumo tem estado aparentemente a aumentar. Noto que isto acontece principalmente nas lojas de electrónica - salve-se a FNAC que ainda dá liberdade ao cliente para visitar tudo sem ser importunado. Vou relatar duas situações ocorridas durante a tarde de hoje:

    Chego à Worten e dirijo-me logo para a secção da Apple. Depois de ter um macbook a vontade de ter um iPad é cada vez maior, mas por agora não pode haver luxos. Mal começo a mexer num iPad mini lá exposto, mas é que é logo, aparece um colaborador perguntar-me se precisava de ajuda. Prontamente respondi que não, que estava apenas a ver e agradeci a amabilidade. Lá continuei a mexer, mas sempre com a sensação de estar a ser visto por esse mesmo colaborador. Siga a rusga.

    A gota de água foi quando entrei na loja da Vodafone. A loja estava relativamente composta mas mesmo assim resolvi ver as novidades nos aparelhos bloqueados. Assim que me dirijo para ir ver os telemóveis aproxima-se um colaborador que imediatamente me pergunta se precisava de alguma coisa. Uma vez mais amavelmente respondi que estava apenas a ver. O colaborador não se afastou muito de mim e do meu pai, que me estava a acompanhar. Olho para a montra e digo que o (sony) Xperia J não estava ali. Simultaneamente a proferir esta frase o colaborador volta a aparecer e diz que o Xperia J está noutra monta, e aponta-me para a outra ponta da loja. Mais uma vez agradeço a ajuda.

    A questão é: Isto de uma pessoa não conseguir visitar uma loja sem ser logo abordada por um colaborador está a chegar ao ridículo. Já parecem os comentadores de televisão: Ocorre uma tragédia, imediatamente vai-se para directo, logo a seguir surge um comentador para explicar o que motivou a tragédia e o que se deve evitar para voltar a acontecer, e a reflexão própria fica pelo cano. Eu vi que o telemóvel não estava naquela montra, ia procurar nas outras da loja. É preciso é que me deixem espaço para pensar por mim. Eu se quiser comprar alguma coisa ou se estiver com alguma dúvida vou perguntar. Ou, quanto mais não seja, que ao menos deixem as pessoas navegar pela loja algum tempo. Não é logo assim que uma pessoa põe um pé dentro vêm logo ter convosco a perguntarem se precisam de ajuda. A situação está difícil, é certo, mas não é com este bombardeamento que conseguem ser mais bem sucedidos.

    Mais alguém tem esta sensação? Conseguem lidar bem com isso ou também acham que é preciso algum tempo até necessitarem de ajuda?
    Vai ao tópico dos stands no Geral. Vocês decidam-se, pá!

    Quanto ao relatado... odeio. Já uma vez, numa loja de móveis, dei com uma funcionária (a quem já tinha agradecido mas dispensado a ajuda) a seguir-me. A certa altura obriguei-a a andar atrás de mim de propósito, só pela parvoíce da coisa. A certa altura tive mesmo que começar a esconder-me para conseguir despistar a mulher.

    Comentário


      #3
      Também não gosto muito de marcação cerrada e muito menos de me sentir observado.

      Compreendo a posição deles no entanto fica aqui o aviso para não se preocuparem comigo. Eu quando precisar de ajuda chamo...

      Ainda hoje fiz uma "pós-graduação" em aspiradores na Media Markt... Há tempos fiz lá um CET em frigoríficos . Grande instituição de ensino!!

      Comentário


        #4
        nas lojas até nao me incomoda muito, pior é especialmente no algarve a malta que esta a porta dos restaurantes que aborda quem vai na rua...
        mesmo que me agrade o que está no menu nao entro nesses restaurantes, vou dar mais uma volta e ver se encontro um em que ninguem me esteja a chatear enquanto vejo a ementa
        odeio mesmo

        Comentário


          #5
          Hum, que roupas é que vocês usam quando vão a esses locais?...

          Eu por acaso, queixo-me é do contrário, de precisar de ajuda e de ter de andar à procura dos empregados... Quase comparável às repartições...

          Agora, mais, a sério, já pensaram que isso são determinações dos gerentes de loja com base na política de atendimento ao público?

          Comentário


            #6
            Se o pessoal ajuda, é chato, se não ajuda, não querem vender...

            Isto de agradar a clientes é do catano

            Comentário


              #7
              A culpa não é dos colaboradores, mas das mentes brilhantes que os mandam especificamente fazer isso.

              Comentário


                #8
                Vocês chateiam se com pouco. Também não gosto muito mas tem me bastado responder que não preciso. E normalmente não ando nas lojas á toa, por isso muitas vezes até dá jeito porque preciso mesmo de ajuda.

                Comentário


                  #9
                  Eu concordo com o questionar "precisa de ajuda".
                  Mas há limites. Eu lido com clientes todos dias e posso garantir que a maioria (90%) quer o funcionário perto. Se não esta perto começa logo com criticas de que nunca ha funcionários que devia estar ali e se demorar muito, reclamação.. As entidades empregadoras optaram pela maioria e assim o decidiram.
                  Infelizmente alguns exageram.

                  Comentário


                    #10
                    Penso como o autor do tópico e dispenso que andem "em cima" de mim.

                    No entanto, acho que grande parte das pessoas gosta/não se importa com a exagerada atenção dada ao cliente.

                    Comentário


                      #11
                      E nas lojas dos chineses? Está sempre um a espiar algures...

                      Comentário


                        #12
                        Furto é a palavra certa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por AmericanPsycho Ver Post
                          E nas lojas dos chineses? Está sempre um a espiar algures...
                          Pois, mas nessas lojas a figura que eles fazem é frequentemente foleira, pois nem disfarçam que andam atrás dos clientes com medo dos furtos! Desagradável, um bocado estúpido e até desnecessário, até porque têm sempre "n" câmaras de vigilância a funcionar!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                            Hum, que roupas é que vocês usam quando vão a esses locais?...

                            Eu por acaso, queixo-me é do contrário, de precisar de ajuda e de ter de andar à procura dos empregados... Quase comparável às repartições...

                            Agora, mais, a sério, já pensaram que isso são determinações dos gerentes de loja com base na política de atendimento ao público?
                            Pública?, Finança?

                            Comentário


                              #15
                              Não vão a lojas dos chineses. Se todos fizessemos isso Portugal era um país melhor

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                                nas lojas até nao me incomoda muito, pior é especialmente no algarve a malta que esta a porta dos restaurantes que aborda quem vai na rua...
                                mesmo que me agrade o que está no menu nao entro nesses restaurantes, vou dar mais uma volta e ver se encontro um em que ninguem me esteja a chatear enquanto vejo a ementa
                                odeio mesmo
                                Em Lisboa, Évora, etc, etc.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não é que me esteja a gabar, mas quando isso acontece eu é que pergunto se eles precisam de alguma ajuda pois na maior parte dos sítios, para não dizer todos, a única coisa que sabem fazer é ditar as especificações do produto, normalmente aquelas que vêm acompanhadas com o mesmo...

                                  Mas sinceramente não vejo qual o mal dos funcionários irem ao cliente perguntar se precisa de alguma ajuda, existe pessoal que realmente sabe das coisas, mas também existe quem não perceba patavina do assunto, se estiverem confortáveis sem ajuda basta dizer "não obrigado".

                                  Não vejo qual o motivo de tanta preocupação para criar um tópico sobre isso, é das tarefas mais simples e básicas de marketing...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                    Em Lisboa, Évora, etc, etc.
                                    em Lisboa ja vi, mas em Évora nunca vi tal coisa

                                    Comentário


                                      #19
                                      Nao se pode agradar a todos ...

                                      Pessoalmente se nao me disseram nem bom dia nem boa noite para mim está óptimo , se eu precisar de ajuda chamo.

                                      Outras pessoas dão importância a isso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        De outro modo já tive um "problema" parecido quando morava no centro de Lisboa,e vinha à noite para casa.Havia sempre umas raparigas que paravam por ali,e vinham ter comigo para saber se precisava de "algo"

                                        Comentário


                                          #21
                                          Regra geral, também não gosto de andem em cima de mim. Aliás, dou logo a dica de que se precisar de alguma coisa eu peço.
                                          Nunca me ficaram a melgar, mas também devo ter cara de poucos amigos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                            Pois, mas nessas lojas a figura que eles fazem é frequentemente foleira, pois nem disfarçam que andam atrás dos clientes com medo dos furtos! Desagradável, um bocado estúpido e até desnecessário, até porque têm sempre "n" câmaras de vigilância a funcionar!
                                            As câmaras podem sempre falhar, nunca te esqueças disso.

                                            Quanto ao assunto, por acaso quando não preciso de ajuda digo que não e pronto. Se me seguir pode dar jeito porque de repente posso precisar de ajuda.
                                            Quando preciso de ajuda, os funcionários estão quase sempre a ajudar outros clientes. Não sei se é só comigo que isto acontece.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu estou com o PeLeve,regra geral tenho de ser eu a procurar os funcionários.
                                              Quando vou a uma loja,99% das vezes é porque vou comprar algo específico,logo dispenso ajudas.
                                              Embora se a "ajuda" for do sexo feminino,dentro de padrões aceitáveis,possa ter algumas dúvidas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                Vai ao tópico dos stands no Geral. Vocês decidam-se, pá!

                                                Quanto ao relatado... odeio. Já uma vez, numa loja de móveis, dei com uma funcionária (a quem já tinha agradecido mas dispensado a ajuda) a seguir-me. A certa altura obriguei-a a andar atrás de mim de propósito, só pela parvoíce da coisa. A certa altura tive mesmo que começar a esconder-me para conseguir despistar a mulher.
                                                Que situação.

                                                Por acaso para mim a situação dos stands aplica-se da mesma maneira. Primeiro dou uma vista de olhos a ver o que têm em exposição, depois disso das duas uma: ou vem o vendedor ter comigo ou então dirijo-me ao primeiro que aparecer.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É o trabalho deles... Mas acho que não adianta muito pois as pessoas que compravam normalmente já sabem o que querem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Cada loja tem a sua política. E a política varia consoante o preço das peças de vendem, do status e do movimento da própria loja.

                                                    E existe realmente gente muito carente que precisa de muita atenção por parte dos colaboradores. Não pensem que lojas que têm os empregados colados à perna o fazem mal, porque há gente que é mesmo assim, parece que precisam de uma sombra ali colada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                      É o trabalho deles... Mas acho que não adianta muito pois as pessoas que compravam normalmente já sabem o que querem.
                                                      Pensas tu... acredita que poucos sabem

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu trabalho numa empresa dessas aí relatada e confirmo que hoje em dia, mais do que nunca, há ordens para abordar todos os clientes.

                                                        Nas formações que são dadas aos funcionários, houve sempre essa indicação mas neste momento é uma ordem.
                                                        No tempo das vacas gordas não havia tanto controlo desta situação mas hoje em dia quem não cumpre essa ordem arrisca perder o lugar.

                                                        Os gerentes e directores dessas lojas querem que nenhum cliente saia da loja sem ser abordado.

                                                        Está provado que abordando os clientes, existem mais probabilidades de eles comprarem alguma coisa mas a maioria dos clientes não gosta de ser abordado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
                                                          Que situação.

                                                          Por acaso para mim a situação dos stands aplica-se da mesma maneira. Primeiro dou uma vista de olhos a ver o que têm em exposição, depois disso das duas uma: ou vem o vendedor ter comigo ou então dirijo-me ao primeiro que aparecer.
                                                          Já não vou lá há uns anos, não sei se ainda está aberto, ou se mantém o mesmo MO, mas quem quiser testar, que vá à DiCarmo, no RAL, em Sintra. Depois coloque aqui o feedback.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tadinhos dos meninos que nao podem ser incomodados !!! Se fossem a lojas que eu ja fui em que o tal funcionario "chato" era 1 toira cavalona , ui ui queria ver quem se queixava

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X