Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Persiana partiu?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Persiana partiu?

    Boa noite,
    Acabou de chegar a casa e ao descer a persiana do meu quarto (persiana manual) ela simplesmente caiu...
    Parece que partiu mesmo a persiana... Caiu toda e neste momento tenho a minha janela tapada em baixo e a parte de cima toda "aberta" se é que me entendem...
    A fita continua esticada e quando a puxo sinto como se tivesse a enrolar ou a rodar qualquer coisa, obviamente é o mecanismo que faz a persiana rodar...
    Eu sozinho conseguirei arranjar isto? Para que valores andará?
    obrigado

    #2
    Se tiveres sorte foi a fita que se desprendeu do ferro que enrola a persiana.

    Abres a caixa, vês se é isso e facilmente arranjas isso. A ser isso o ideal seria comprares uma fita nova, numa drogaria desenrascas isso e não é caro.

    EDIT: Caso não seja a fita, coisa que só confirmarás quando abrires a caixa, não deverá ser uma coisa muito difícil de resolver e conseguirás resolver tu mesmo ;)
    Editado pela última vez por NelioSilva; 23 June 2013, 01:19.

    Comentário


      #3
      Já me aconteceu isso, abri a caixa e consegui unir a persiana de novo, ficou resolvido por enquanto.

      Comentário


        #4
        Obrigado pela colaboração..

        A suposta caixa é onde ? onde a fita se encontra, aquela caixa de metal? desculpem a ignorancia.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
          Obrigado pela colaboração..

          A suposta caixa é onde ? onde a fita se encontra, aquela caixa de metal? desculpem a ignorancia.
          No meu caso a caixa é de madeira e foi só usar a chave estrela e remover os parafusos, depois é pegar na persiana que caiu e unir de volta cá em cima, nas cintas de plástico tipo corda.

          Comentário


            #6
            Com algum trabalho, e alguma paciência fazes isso sozinho ou com alguém ( esposa, namorada etc ), e fica feito por 0 euros, se pedires a alguém especializado, não te faziam menos de 50/60 euros, 20 só da deslocação.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
              No meu caso a caixa é de madeira e foi só usar a chave estrela e remover os parafusos, depois é pegar na persiana que caiu e unir de volta cá em cima, nas cintas de plástico tipo corda.
              Ia agora mesmo editar a minha resposta...
              Sim já fui ver a tal caixa...
              A minha também é de madeira..eu acho que a persiana partiu mesmo, porque na parte de cima da persiana esta encontra-se mesmo partida, nota-se mesmo as irregularidades do local onde partiu

              Comentário


                #8
                O ideal é serem 2 pessoas a fazer esse trabalho, enquanto uma enrola a persiana, a outra vai segurando na fita para não deixar a persiana desenrolar-se outra vez.

                Pela tua descrição, a última tira da persiana partiu os encaixes de onde se segura na fita. Arranjas uma tira dessas, encaixas, enrolas a persiana e está arranjado

                Comentário


                  #9
                  Quase de certeza que consegues arranjar isso.
                  Em principio ou a fita partiu ou o "tronco" de madeira onde a persiana se enrola quando está subida desencaixou de um dos lados.
                  Não consegues tirar umas fotos?
                  Para aceder á persiana tens de retirar a moldura superior da janena.


                  Saludos

                  Comentário


                    #10
                    Pode nem ser preciso substituir nada.Se partiu um daqueles buraquinhos da persiana na tira mais acima da mesma onde entra a fita,basta fazer passar a fita no buraco imediatamente ao lado.Não sei se me fiz entender...


                    Saludos

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                      Ia agora mesmo editar a minha resposta...
                      Sim já fui ver a tal caixa...
                      A minha também é de madeira..eu acho que a persiana partiu mesmo, porque na parte de cima da persiana esta encontra-se mesmo partida, nota-se mesmo as irregularidades do local onde partiu
                      Como o utilizador acima NelioSilva referiu, o ideal sâo 2 pessoas a fazer isso, pelo menos foi como fiz, porque sozinho é muito difícil ou impossível até. Foi a ripa que partiu? é só desencaixar, levar as medidas da ripa a uma loja, e monta você, é fácil, é só encaixar de lado ás outras.

                      Comentário


                        #12
                        Pessoal muito obrigado pela colaboração de todos neste tópico..amanha ponho mãos a obra e arranjo isto...
                        Tenho uma drogaria por baixo de casa, portanto tenha mesmo que comprar a tal fita só segunda é que compro isso .. obrigado

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                          Pessoal muito obrigado pela colaboração de todos neste tópico..amanha ponho mãos a obra e arranjo isto...
                          Tenho uma drogaria por baixo de casa, portanto tenha mesmo que comprar a tal fita só segunda é que compro isso .. obrigado
                          No poupar é que está o ganho Esses 60 euros já dâo para outras coisas, e isso é fácil de se arranjar, haja tempo e paciência e principalmente vontade.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                            Pode nem ser preciso substituir nada.Se partiu um daqueles buraquinhos da persiana na tira mais acima da mesma onde entra a fita,basta fazer passar a fita no buraco imediatamente ao lado.Não sei se me fiz entender...


                            Saludos
                            sim fez-se entender perfeitamente.. foi isso mesmo que aconteceu-me...a persiana partiu nesses buraquinhos..ou seja no enfiamento desses buracos ela soltou-se , possivelmente a outra parte da persiana encontra-se enrolada na caixa e eu nao a vejo..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                              No poupar é que está o ganho Esses 60 euros já dâo para outras coisas, e isso é fácil de se arranjar, haja tempo e paciência e principalmente vontade.
                              Sim sim com certeza...
                              Por acaso fazem-me falta...só hoje foram dois pneus furados de dois carros diferentes para acabar em grande foi a persiana...

                              Comentário


                                #16
                                Quer problema seja a fita ou o mecanismo que está na parede(onde a fita enrola quando está subida),dá perfeitamente para fazer sózinho.
                                Pode tambem ter partido a mola e ser preciso mudar o enrolador(é simples fazê-lo).


                                Saludos

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                  Obrigado pela colaboração..

                                  A suposta caixa é onde ? onde a fita se encontra, aquela caixa de metal? desculpem a ignorancia.
                                  não, a caixa é em cima, onde fica enrolada a persiana

                                  edit: tinha este tópico aberto num separador, quando respondi, já tinha muitas respostas que tornam o meu post inútil

                                  edit2:havaia um tópico sobre persianas, mas ainda não consegui encontrar
                                  Editado pela última vez por nathaniel; 23 June 2013, 01:51.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                    sim fez-se entender perfeitamente.. foi isso mesmo que aconteceu-me...a persiana partiu nesses buraquinhos..ou seja no enfiamento desses buracos ela soltou-se , possivelmente a outra parte da persiana encontra-se enrolada na caixa e eu nao a vejo..
                                    O que eu supus foi que a persiana estava toda para baixo e no dito pau onde a persiana enrola os bocados de fita sem nenhuma tira de persiana...
                                    Não consegue umas fotos?


                                    Saludos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por sempreabrir Ver Post
                                      O que eu supus foi que a persiana estava toda para baixo e no dito pau onde a persiana enrola os bocados de fita sem nenhuma tira de persiana...
                                      Não consegue umas fotos?


                                      Saludos
                                      Exato isso mesmo...consigo as fotos dê-me um minuto que as vou tirar já... a caixa só a consigo desmontar amanha porque não tenho a caixa de ferramentas comigo em casa. esta na garagem

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por EDGAARLIVE Ver Post
                                        sim fez-se entender perfeitamente.. foi isso mesmo que aconteceu-me...a persiana partiu nesses buraquinhos..ou seja no enfiamento desses buracos ela soltou-se , possivelmente a outra parte da persiana encontra-se enrolada na caixa e eu nao a vejo..
                                        Então é só desapertares a fita do "ferro" onde se enrola a persiana, passares a fita por outro buraquinho, apertar a fita e já está.

                                        Como diz o sempreabrir, o ideal seria umas fotos! Assim ajudávamos-te com mais certeza acerca do que é e como podes resolver

                                        Comentário


                                          #21
                                          Portanto a persiana está toda caída para baixo e em cima fica assim


                                          Comentário


                                            #22
                                            Pelas fotos parece-me que terás de substituir essa barrinha da persiana, ou isso partiu "a meio" da persiana e ainda tens umas tiras de persiana dentro da caixa ou não estou a ver bem onde são os encaixes da fita.

                                            Mas mudando a fita para outro buraquinho ou arranjando uma tira, safas-te bem a resolver e não é caro, na drogaria deverá ter tudo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Isto é o enrolador,que tem uma mola dentro de um circulo onde a fita da persiana se vai enrolando á medida que subimos a persiana.



                                              Isto é o caixilho da janela.O circulo maior é a parte que tem se ser tirada para aceder ao mecanismo onde a propria persiana se enrola quando a subimos.



                                              Para retirar esta parte da moldura é só desaparafusar os parafusos que estarão onde assinalo na foto com circulos pequenos.


                                              Saludos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pois,parece-me que o problema não está no enrolador.O que é estranho é ela ter partido a meio e não no topo,onde a fita agarra a persiana...
                                                Só retirando a dita moldura superior,é fácil são só 2 ou 3 parafusos.Só assim se vê a parte que está enrolada,se é que está,no dito varão transversal.
                                                Consegue tirar isso ou está gente na divisão a dormir?


                                                Saludos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ele tem as ferramentas na garagem

                                                  A mim parece-me que a persiana partiu a meio, portanto a fita e o enrolador estão bons! É substituir a tira partida e fica arranjado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Muito obrigado pela atenção...
                                                    Sim, eu tenho a certeza que pelo menos duas ripas de persiana ainda estao la em cima na caixa...acho que partiu mesmo a persiana e nao fita nenhuma, porque mesmo o enrolador e assim , tem tensão /ainda que pouca, e está tudo em condiçoes....a persiana partiu mesmo-
                                                    Neste momento não posso mesmo fazer barulho nesta divisão.. Só mesmo amanha...
                                                    Se foi a persiana que partiu, basta-me tirar a que lá esta ainda colocada e engatar esta nao é?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não tinha lido o ultimo post em que dizia que não tinha ferramenta...
                                                      Parece-me,pelas fotos,que deve estar um bocado de persiana(4 ou 5 tiras) na dita trave transversal que está dentro do caixilho da janela...
                                                      Até pode nem ser preciso comprar nada.Se fôr só 1 ou 2 tiras danificadas(a que está no topo da parte que ficou em baixo ou a ultima da parte que está no enrolador),tirando a danificada e encaixando as que neste momento estão no enrolador com as que estão caidas.estas sejam suficientes para tapar a janela na totalidade quando a baixar.



                                                      Saludos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sim, à partida sim. é só deslizar essa tira cá para fora, encaixar outra e levantar o resto da persiana para encaixar nas tiras de cima, ou para remediar ficas sem essa tira. A persiana deverá ter tiras suficientes para que mesmo sem essa tira não entre luz caso feches tudo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu não sei é se irá ser preciso retirar todas as réguas.As 3 ou 4 que estão em cima e as que estão caidas,para poder uni-las.Se forem como as minhas,sim.Mas é relativamente fácil.
                                                          Como elas têm de deslizar umas nas outras(as tiras)para encaixarem,o buraco da janela não tem espaço para isso.
                                                          Se assim fôr é preciso tirar as 3 ou 4 do varão(desapertando os 2 nós que a tira faz com a ripa mais acima da persiana),encaixá-las nas que estão neste momento caidas(depois de ser retiradas das calhas e estando cá fora).
                                                          Uma vez tendo a persiana unida é colocá-la na calha manualmente(fica toda para baixo) e prender com os 2 bocados de fita a primeira ripa de persiana ao varão.É relativamente simples.


                                                          Saludos
                                                          Editado pela última vez por sempreabrir; 23 June 2013, 02:49.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu não sei é se consegue retirar a danificada e unir as duas partes com a persiana no sítio.


                                                            Saludos

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X