Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vale a pena pagar o empréstimo da habitação?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vale a pena pagar o empréstimo da habitação?

    Boa noite.

    Encontro-me perante um dilema. Tenho um empréstimo da habitação feito à alguns anos com spread de 0,65 e indexado à euribor a 6 meses. Nunca paguei tão pouco de prestação. Acontece que consegui reunir o dinheiro para o pagar, mas na actual conjuntura com este dinheiro consigo comprar facilmente 2 apartamentos usados T3 e alugá-los por quantia que dá para pagar a prestação e ainda sobra algum. Estou indeciso.

    O que fariam no meu lugar?

    #2
    calhou te o euromilhoes?

    Comentário


      #3
      Se conseguires receber as rendas...

      Comentário


        #4
        O melhor possivel nesta fase.....investir. Se tens essa folga mensal, e consegues aumentar o teu património, com as taxas neste registo, tudo se afigura para o investimento. Era o que eu faria.

        Comentário


          #5
          Os apartamentos não se alugam... arrendam-se.

          Dizes que arrendando dá para pagar a prestação e ainda sobra algum... mas já estás aí a incluir despesas dos apartamentos arrendados? IMI por exemplo?

          Comentário


            #6
            Há um factor de risco. Se tivermos de sair do euro, que se cuide quem tiver empréstimos...

            Comentário


              #7
              Se optar pelo arrendamento tenho o risco de perder algumas rendas, mas tenho a vantagem de aumentar património e quando esticar o pernil deixar a minha mulher e os meus filhos com uma vida financeira mais desafogada. Também poupo no IRS.

              Se optar por pagar o empréstimo poupo o montante mensal dos seguros e talvez consiga negociar uma redução do montante total a amortizar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                Os apartamentos não se alugam... arrendam-se.

                Dizes que arrendando dá para pagar a prestação e ainda sobra algum... mas já estás aí a incluir despesas dos apartamentos arrendados? IMI por exemplo?
                Sim. Descontando o IMI e condomínios ainda lucro uns 60€ por mês. Mas se entretanto a euribor subir....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por sublime21 Ver Post
                  calhou te o euromilhoes?
                  Era bom.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                    Boa noite.

                    Encontro-me perante um dilema. Tenho um empréstimo da habitação feito à alguns anos com spread de 0,65 e indexado à euribor a 6 meses. Nunca paguei tão pouco de prestação. Acontece que consegui reunir o dinheiro para o pagar, mas na actual conjuntura com este dinheiro consigo comprar facilmente 2 apartamentos usados T3 e alugá-los por quantia que dá para pagar a prestação e ainda sobra algum. Estou indeciso.

                    O que fariam no meu lugar?
                    Compensa liquidar o empréstimo habituação quando o crédito habituação tem juros mais altos que os juros dos investimentos que fazes com o dinheiro. Dito isto, tendo em conta o facto que os juros do crédito habitação estão baixos o ideal é não liquidares o empréstimo.

                    A minha dúvida está no comprar para aluguer. Compras as casas e metes a alugar, mas se entretanto os juros escalarem e se quiseres liquidar o crédito não vais poder pois tens o dinheiro empatado. Além disso com os juros a subir, prestação sobe e a renda já pode não servir para pagar o crédito. Deves também ter atenção que pagar IMI, pagar eventuais reparações são despesas que podem ocorrer, por isso o dinheiro das rendas pode ter de ser gasto e não dar para pagar o crédito atual.

                    Eu talvez opta-se por um meio termo: 1 apartamento para alugar e o resto do dinheiro num depósito a prazo de taxa negociada. De um lado tinhas um rendimento que te ajudava a pagar a casa e por outro lado ficava com uma almofada financeira.

                    Comentário


                      #11
                      o melhor é investir, as casas estão baratas e dinheiro é coisa que não abunda neste momento, se é que existe algum.
                      até porque qualquer dia começam a taxar as contas acima de 100mil euros ou menos e o dinheiro nos bancos não está a fazer nada, só a alimentar comilões.

                      Comentário


                        #12
                        Eu penso que comprava os dois apartamentos, já nao sei é se os alugava. Nao pois a hipótese de comprar um espaço comercial? De futuro até pode dar para um negocio teu...
                        Ao fazer as tuas contas nao te esqueças de IMI's, seguros, condomínios, alterações no IRS, etc...é que isto infelizmente nao é só comprar as casas e gajos que nao pagam rendas tambem dão dores de cabeça.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                          Sim. Descontando o IMI e condomínios ainda lucro uns 60€ por mês. Mas se entretanto a euribor subir....
                          E não esquecer o que se vai pagar mais de IRS

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                            Compensa liquidar o empréstimo habituação quando o crédito habituação tem juros mais altos que os juros dos investimentos que fazes com o dinheiro. Dito isto, tendo em conta o facto que os juros do crédito habitação estão baixos o ideal é não liquidares o empréstimo.

                            A minha dúvida está no comprar para aluguer. Compras as casas e metes a alugar, mas se entretanto os juros escalarem e se quiseres liquidar o crédito não vais poder pois tens o dinheiro empatado. Além disso com os juros a subir, prestação sobe e a renda já pode não servir para pagar o crédito. Deves também ter atenção que pagar IMI, pagar eventuais reparações são despesas que podem ocorrer, por isso o dinheiro das rendas pode ter de ser gasto e não dar para pagar o crédito atual.

                            Eu talvez opta-se por um meio termo: 1 apartamento para alugar e o resto do dinheiro num depósito a prazo de taxa negociada. De um lado tinhas um rendimento que te ajudava a pagar a casa e por outro lado ficava com uma almofada financeira.
                            Mas os custos dos apartamentos estão mesmo em baixo. Consigo comprar bem barato. Vou tendo o rendimento e o apartamento está lá. O dinheiro a prazo se gastar os juros em 10 a 20 anos "desaparece".

                            Comentário


                              #15
                              Até estou a estranhar mas... este tópico está no secção certa?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por U89 Ver Post
                                E não esquecer o que se vai pagar mais de IRS

                                Mais de IRS pago em ambos os casos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Uma coisa é certa. Se soubesse que morria novo não hesitava...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                    Até estou a estranhar mas... este tópico está no secção certa?
                                    Enganei-me. Devia estar no off topic.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                      Eu penso que comprava os dois apartamentos, já nao sei é se os alugava. Nao pois a hipótese de comprar um espaço comercial? De futuro até pode dar para um negocio teu...
                                      Ao fazer as tuas contas nao te esqueças de IMI's, seguros, condomínios, alterações no IRS, etc...é que isto infelizmente nao é só comprar as casas e gajos que nao pagam rendas tambem dão dores de cabeça.
                                      Com lojas a fechar a torto e a direito? Não há malta para alugar as lojas todas que estão vazias... E mesmo se tivesse uma ideia de um negócio próprio era melhor uma loja alugada. Se a coisa não tivesse o sucesso pretendido era mais fácil seguir em frente. Com uma loja comprada ficava com uma ancora nos pés.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                        Eu penso que comprava os dois apartamentos, já nao sei é se os alugava. Nao pois a hipótese de comprar um espaço comercial? De futuro até pode dar para um negocio teu...
                                        Ao fazer as tuas contas nao te esqueças de IMI's, seguros, condomínios, alterações no IRS, etc...é que isto infelizmente nao é só comprar as casas e gajos que nao pagam rendas tambem dão dores de cabeça.
                                        Comprar um espaço comercial, só mesmo para negócio próprio. Isto aqui está cheio de lojas vazias para arrendar. Ninguém as quer.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                          Com lojas a fechar a torto e a direito? Não há malta para alugar as lojas todas que estão vazias... E mesmo se tivesse uma ideia de um negócio próprio era melhor uma loja alugada. Se a coisa não tivesse o sucesso pretendido era mais fácil seguir em frente. Com uma loja comprada ficava com uma ancora nos pés.
                                          Âncora nos pés é este apartamento. Se o conseguisse vender sem perder dinheiro pirava-me daqui.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                            Mas os custos dos apartamentos estão mesmo em baixo. Consigo comprar bem barato. Vou tendo o rendimento e o apartamento está lá. O dinheiro a prazo se gastar os juros em 10 a 20 anos "desaparece".
                                            Estás 100% correto naquilo que dizes. A questão é que pretendes colocar os ovos todos no mesmo cesto, o que é um erro básico da poupança. Diversificar é o sucesso de qualquer estratégia de poupança/investimento.
                                            Ao usares as rendas para pagar o crédito atual estás a fazer exatamente o mesmo que se gastasses os juros dos depósitos, o "dinheiro desaparece" também.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                              Estás 100% correto naquilo que dizes. A questão é que pretendes colocar os ovos todos no mesmo cesto, o que é um erro básico da poupança. Diversificar é o sucesso de qualquer estratégia de poupança/investimento.
                                              Ao usares as rendas para pagar o crédito atual estás a fazer exatamente o mesmo que se gastasses os juros dos depósitos, o "dinheiro desaparece" também.
                                              Pode desaparecer algum (se o valor das habitações continuar em queda) mas fica lá sempre algum e as rendas vão sendo actualizadas para compensar a inflação. Os juros nem isso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                Mais de IRS pago em ambos os casos.
                                                Se estiveres no 5º escalão não há deduções á colecta, mas é mesmo isso, uma questão de contas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por U89 Ver Post
                                                  Se estiveres no 5º escalão não há deduções á colecta, mas é mesmo isso, uma questão de contas
                                                  Infelizmente longe disso.

                                                  Este ano acho que nem para o 4º escalão existem deduções.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    As deduções a colecta por escalão em 2013 são:

                                                    Deduções

                                                    1º Sem limite
                                                    2º 1250
                                                    3º 1000
                                                    4º 500
                                                    5º Sem dedução

                                                    Beneficios fiscais que igualmente se podem deduzir

                                                    1º Sem limite
                                                    2º 100
                                                    3º 80
                                                    4º 60
                                                    5º sem dedução

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      embora ache que este tópico esteja em local errado ( devia estar no off... ) eu pagava a atual casa e não me metia em grandes investimentos.

                                                      há cerca de 3 anos comprei uma loja nova com 280m2 e enterrei mais de 380.000 para um dia alugar ou fazer algo mais tarde.

                                                      neste momento está alugada, mas o que recebo por ela mal paga a gasolina/seguros dos carros lá de casa

                                                      ainda assim e se tudo correr bem tenho o retorno do investimento dentro de 30 anos .

                                                      com dinheiro podes comprar comida e outras coisas, mas as paredes não valem nada se ninguém as quiser

                                                      cuidado com investimentos, a não ser que tenhas uma boa reserva.


                                                      Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                      Boa noite.

                                                      Encontro-me perante um dilema. Tenho um empréstimo da habitação feito à alguns anos com spread de 0,65 e indexado à euribor a 6 meses. Nunca paguei tão pouco de prestação. Acontece que consegui reunir o dinheiro para o pagar, mas na actual conjuntura com este dinheiro consigo comprar facilmente 2 apartamentos usados T3 e alugá-los por quantia que dá para pagar a prestação e ainda sobra algum. Estou indeciso.

                                                      O que fariam no meu lugar?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                        embora ache que este tópico esteja em local errado ( devia estar no off... ) eu pagava a atual casa e não me metia em grandes investimentos.

                                                        há cerca de 3 anos comprei uma loja nova com 280m2 e enterrei mais de 380.000 para um dia alugar ou fazer algo mais tarde.

                                                        neste momento está alugada, mas o que recebo por ela mal paga a gasolina/seguros dos carros lá de casa

                                                        ainda assim e se tudo correr bem tenho o retorno do investimento dentro de 30 anos .

                                                        com dinheiro podes comprar comida e outras coisas, mas as paredes não valem nada se ninguém as quiser

                                                        cuidado com investimentos, a não ser que tenhas uma boa reserva.
                                                        Sim, mas compraste quando o mercado imobiliário ainda não tinha descido tanto e é uma loja. Por aqui existem lojas com fartura para vender/alugar e algumas desde 2010. Ninguém as quer. As habitações por aqui não se vendem mas conseguem-se alugar com relativa facilidade.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Compra um T3 e nao dois...

                                                          O resto do dinheiro, ou deixas de lado ou investes em algo completamente distinto...

                                                          Tudo no mesmo saco pode ser um ganda tiro, resta é saber onde...

                                                          Comentário


                                                            #30


                                                            tomei a liberdade de pedir á moderação para trocar para o off topic.

                                                            acho que farão isso em breve.

                                                            creio que podes enviar esse pedido também.

                                                            desta forma ajudamos a ter isto no local certo e evitamos confusão

                                                            um abraço.

                                                            Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                            Enganei-me. Devia estar no off topic.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X