Anúncio

Collapse
No announcement yet.

o que acham disto ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    o que acham disto ?

    boas ! tive na conversa com amigos, falamos que nos momentos que correm , temos que mudar mentalidades e adaptar-nos a crises , tiveram a falar que vao adoptar o " sistema " dos ingleses que não compram casa/apartamento , mas sim alugar, tem menos encargos ( I.M.I , condominio, obras etc ) se não gostarem da zona ou vão trabalhar noutro sitio , simplesmente mudam sem muitos sacrificios, e não estão " amarrados " toda a vida na mesma casa , eu dize : se por exemplo vai pagar 400 de casa , mais vale a pena pedir dinheiro ao banco e em vez de pagar esses 400 euros de renda , pagava os mesmos 400 ao banco e ao final de 10 anos a casa é dele

    #2
    Não há soluções absolutamente correctas, depende das perspetivas de cada um e até da fase da "vida" em que se encontram.
    Em cada situação em particular pode ter soluções mais adequadas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por offpring Ver Post
      boas ! tive na conversa com amigos, falamos que nos momentos que correm , temos que mudar mentalidades e adaptar-nos a crises , tiveram a falar que vao adoptar o " sistema " dos ingleses que não compram casa/apartamento , mas sim alugar, tem menos encargos ( I.M.I , condominio, obras etc ) se não gostarem da zona ou vão trabalhar noutro sitio , simplesmente mudam sem muitos sacrificios, e não estão " amarrados " toda a vida na mesma casa , eu dize : se por exemplo vai pagar 400 de casa , mais vale a pena pedir dinheiro ao banco e em vez de pagar esses 400 euros de renda , pagava os mesmos 400 ao banco e ao final de 10 anos a casa é dele
      Depende da situação de cada um mas esses números são irreais.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por offpring Ver Post
        boas ! tive na conversa com amigos, falamos que nos momentos que correm , temos que mudar mentalidades e adaptar-nos a crises , tiveram a falar que vao adoptar o " sistema " dos ingleses que não compram casa/apartamento , mas sim alugar, tem menos encargos ( I.M.I , condominio, obras etc ) se não gostarem da zona ou vão trabalhar noutro sitio , simplesmente mudam sem muitos sacrificios, e não estão " amarrados " toda a vida na mesma casa , eu dize : se por exemplo vai pagar 400 de casa , mais vale a pena pedir dinheiro ao banco e em vez de pagar esses 400 euros de renda , pagava os mesmos 400 ao banco e ao final de 10 anos a casa é dele
        Olha que a sensação de não dever nada a ninguém é impagável

        Comentário


          #5
          10 anos e casa paga é isso.

          Bem eu vivo nesse sistema actualmente, casa arrendada, quando ficar sem trabalho e não der para manter, é levantar a trouxa e ir para outro sitio.

          O mais engraçado é que os bancos não aprendem! Aceitavam sem problemas um empréstimo que me dava uns 600€ por mês, quando lhes foi dito que nem eu nem a minha mulher temos trabalho 'sólido' e que estaria fora de questão aceitarmos essas mensalidades, mantiveram a proposta e passado uns dias ligaram a insistir.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
            Depende da situação de cada um mas esses números são irreais.
            sim, tens razão não são 10 anos, mas sim 20 anos aprox. Mais uma razão para alugar em vez de comprar, o unico senão que estou a ver é quando se for " velhote" e não der para trabalhar , e pagar a renda , sem casa própria onde se vai viver ?
            Editado pela última vez por offpring; 25 June 2013, 11:27.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por offpring Ver Post
              sim, tens razão não são 10 anos, mas sim 20 anos aprox.
              Primeiro para pagares apenas 400 euros por mês de prestação tens de ter já algumas condições preenchidas. segundo, 20 a esse preço depende muito da casa.

              Depende muito do caso, das condições que a pessoa tem, da vida que leva. Não acredito que exista uma formula universal.

              Comentário


                #8
                eu acho normal

                Comentário


                  #9
                  Já abri um tópico com esta mesma discussão...
                  Eu só alugo, mas ainda estou a tentar establecer me a nivel profissional... Talvez um dia quem sabe. Mas para já a filosofia é não dever nada a ninguém...

                  Uma boa ideia e se estivermos seguros a nivel profissional, talvez seria comprar uma casa junto ou próximo a uma faculdade. Nem que seja um t2 t3 alugar a estudantes e com o dinheiro da renda pagar o empréstimo, ao fim de uns anos estava paga, quem sabe na altura tivesse filhos e lhes oferecesse a casa ou se eles fossem estudar para essa faculdade e se fosse longe de casa não teria encargos financeiros com alojamento.

                  Para já só se aluga.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Two Ver Post
                    Não há soluções absolutamente correctas, depende das perspetivas de cada um e até da fase da "vida" em que se encontram.
                    Exactamente. Para um jovem em início de carreira acho que comprar uma casa é má ideia, muito facilmente troca de emprego, quer ir para outra cidade/país e uma casa comprada é um autêntica âncora. Por outro lado alguém casado e com filhos na escola provavelmente não está a pensar em mudar de área de residência tão cedo (possivelmente nunca mais) e aí faz sentido comprar.

                    Eu nos próximos anos ainda vou andar seguramente a "saltitar" bastante e comprar casa está fora de questão, mas pensando a longo prazo gostaria daqui a 15-20 anitos ter família constituída, estabilidade a nível profissional e posses para dar uma boa entrada ou mesmo mandar construir a minha vivenda

                    Comentário


                      #11
                      Tem de haver sempre alguém que seja dono das casas para as poder alugar....

                      Comentário


                        #12
                        20 anos a pagar ao banco e a casa é nossa? Nao conheço ninguem que tenha emprestimos a 20 anos, é tudo de 40 para cima...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vesper Ver Post
                          20 anos a pagar ao banco e a casa é nossa? Nao conheço ninguem que tenha emprestimos a 20 anos, é tudo de 40 para cima...
                          Eu fiz o meu por 18 anos e já só faltam 5 para acabar. Eu não conseguia andar a pagar rendas e nunca ser nada meu.

                          Comentário


                            #14
                            - Depende da casa
                            - Depende do emprego (se se trabalhar no sector bancário as taxas de juro são mais atractivas)
                            - Depende da idade
                            - Depende do ordenado
                            - Depende de onde se pretende trabalhar no futuro

                            Esse tipo de decisão não é linear, nem há receitas únicas para toda a gente.

                            Comentário


                              #15
                              Ora bem...arrendar sempre compensou e cada vez mais compensa, devido a alguns factores.

                              Tu falas em pagar 400€ de renda, um preço normal vá..e claro, uma casa que valha 400€ de renda facilmente chega aos 80 mil euros na compra por exemplo.

                              Pois bem, 400€ de renda para 80 mil base de empréstimo..hum em 18 anos pagaria talvez o empréstimo, dando um total de 86400€, talvez os juros sejam este valor ou até um pouco mais ou menos.

                              No entanto acarreta outros encargos que uma casa arrendada não tem, como por exemplo IMI, Condominio, Arranjos, Obras..etc etc.

                              Além de que, este caso ainda vá..mas para quem quer pagar pouca prestação, fica por exemplo 30 ou 40 anos a pagar a casa. Sendo que uma casa de 80 mil não é nova nem tão pouco, ao acabar de pagar a casa, além da pessoa já estar "velha", a casa velha está.

                              Tenho o exemplo dos meus pais, compraram casa, custou 70 mil, está a pagar em 20 anos. Quando o meu pai acabar de pagar a casa, estará reformado. A casa já tinha pelo menos 40 anos na altura. Em obras já foram outros 20 mil no minimo.

                              Achas que compensa?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                boas ! tive na conversa com amigos, falamos que nos momentos que correm , temos que mudar mentalidades e adaptar-nos a crises , tiveram a falar que vao adoptar o " sistema " dos ingleses que não compram casa/apartamento , mas sim alugar, tem menos encargos ( I.M.I , condominio, obras etc ) se não gostarem da zona ou vão trabalhar noutro sitio , simplesmente mudam sem muitos sacrificios, e não estão " amarrados " toda a vida na mesma casa , eu dize : se por exemplo vai pagar 400 de casa , mais vale a pena pedir dinheiro ao banco e em vez de pagar esses 400 euros de renda , pagava os mesmos 400 ao banco e ao final de 10 anos a casa é dele
                                Vivi muitos anos em casas arrendadas. Desde há 5 anos para cá tenho casa própria e foi a melhor coisa que fiz. Pago 350 euros/mês ao banco pelo meu T3 duplex no centro do Porto com metro à porta. Se fosse arrendar nunca pagaria menos de 600 euros pelo mesmo apartamento. Tenho isenção de IMI até 2017, abato 15% dos juros todos os anos no IRS e se já gastei 500 euros em obras nestes 5 anos foi muito! Dentro de 10 a 15 anos espero ter a casa toda paga, ou seja, com 45 anos no máximo tenho a casa só para mim (já deixa de ser do banco) e deixo de ter encargos mensais com habitação, enquanto que se arrendasse tinha de pagar renda até morrer.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                  boas ! tive na conversa com amigos, falamos que nos momentos que correm , temos que mudar mentalidades e adaptar-nos a crises , tiveram a falar que vao adoptar o " sistema " dos ingleses que não compram casa/apartamento , mas sim alugar, tem menos encargos ( I.M.I , condominio, obras etc ) se não gostarem da zona ou vão trabalhar noutro sitio , simplesmente mudam sem muitos sacrificios, e não estão " amarrados " toda a vida na mesma casa , eu dize : se por exemplo vai pagar 400 de casa , mais vale a pena pedir dinheiro ao banco e em vez de pagar esses 400 euros de renda , pagava os mesmos 400 ao banco e ao final de 10 anos a casa é dele
                                  10 anos?

                                  Arranja aí umas quantas que compro já! ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não se esqueçam de um factor importantíssimo.
                                    Nem todas as pessoas são parvas, há poucos anos uma casa num sitio decente vendia-se sempre a um preço superior ao qual foi adquirida. Havia muitas pessoas a trocar de casa. Pelo que as pessoas não ficavam amarradas a ela.
                                    Embora na minha opinião, o mercado não volte ao que era, quando voltarmos a ter condições melhores de empréstimos, existirão sempre zonas em que as casas serão facilmente transaccionáveis. Pelo que cada situação deve ser analisada ao momento e não por uma regra geral.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só para contrariar: nunca (eu ou os meus pais) vivi em casas arrendadas, quando saí de casa dos meus pais comprei um T2 e a minha mulher também tem casa dela. Na altura em que comprei a escolha foi óbvia, pois pagava menos ao banco do que pagaria para arrendar. Aliás, hoje pago ainda menos, e arrendei a casa a um casal. Mas com os projectos de vida e com a necessidade de mudar de casa, a cena agora é arrendarmos uma. Nunca comprar. Com os spreads que se praticam, com os valores de aluguer, com a desvalorização das casas... nem pensar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por CTR8735 Ver Post
                                        Eu fiz o meu por 18 anos e já só faltam 5 para acabar. Eu não conseguia andar a pagar rendas e nunca ser nada meu.
                                        O post não tem a ver directamente contigo, mas a tua maneira de ver a coisa aplica-se ao que quero dizer.

                                        Como já aqui foi escrito, não há verdades absolutas e cada caso é um caso.

                                        No meu caso, penso que não compensa comprar casa. Alias, se me tivesse "enterrado" num emprestimo quando tive o primeiro trabalho a tempo inteiro, não poderia ter andado a fazer o que fiz até hoje. Mudar de cidade, de emprego, etc...

                                        Mas lá está cada caso é um caso.

                                        A minha irmã, vive no UK, sempre pensou como eu, mas hoje em dia já mudou, pois a vida mudou. Está a comprar casa, e quando vier embora (daqui a muitos anos), arrenda, pois é uma cidade universitária...

                                        É uma equação com muuuiiitttaaaassss variáveis. Idade, emprego, familia, mentalidade, etc...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                          sim, tens razão não são 10 anos, mas sim 20 anos aprox. Mais uma razão para alugar em vez de comprar, o unico senão que estou a ver é quando se for " velhote" e não der para trabalhar , e pagar a renda , sem casa própria onde se vai viver ?
                                          Este não é o único senão, é o GRANDE senão.

                                          Cada caso é um caso, e nas duas hipóteses possíveis deve-se ter em conta: Para quem tem 30 anos:

                                          1. Arrendar: valor de renda x número de meses x anos em casas arrendadas = Y e considerar aumentos de renda;

                                          Um exemplo renda = 500€ x 12 meses x 50 anos = 300.000€. O erro típico nestes cálculos é considerar que a renda será sempre igual, ou que o mercado habitacional será como tem sido até aqui (quase sem aumentos anuais. A nova lei das rendas alterou esta situação). Ora, daqui a 50 anos 500€ deve dar para pouco mais do que uma noite num hotel.

                                          Obs:Tem a vantagem da mobilidade e da facil adaptação ao nível de vida (ganha-se mais, muda-se para uma casa melhor; ganha-se menos, muda-se para uma casa pior).

                                          Contas, 50 anos a pagar renda que começou a ser de 500€:







                                          Renda Meses Valor anual actualização
                                          500,00 € 12 6.000,00 € 3%
                                          515,00 € 12 6.180,00 € 3%
                                          530,45 € 12 6.365,40 € 3%
                                          546,36 € 12 6.556,36 € 3%
                                          562,75 € 12 6.753,05 € 3%
                                          579,64 € 12 6.955,64 € 3%
                                          597,03 € 12 7.164,31 € 3%
                                          614,94 € 12 7.379,24 € 3%
                                          633,39 € 12 7.600,62 € 3%
                                          652,39 € 12 7.828,64 € 3%
                                          671,96 € 12 8.063,50 € 3%
                                          692,12 € 12 8.305,40 € 3%
                                          712,88 € 12 8.554,57 € 3%
                                          734,27 € 12 8.811,20 € 3%
                                          756,29 € 12 9.075,54 € 3%
                                          778,98 € 12 9.347,80 € 3%
                                          802,35 € 12 9.628,24 € 3%
                                          826,42 € 12 9.917,09 € 3%
                                          851,22 € 12 10.214,60 € 3%
                                          876,75 € 12 10.521,04 € 3%
                                          903,06 € 12 10.836,67 € 3%
                                          930,15 € 12 11.161,77 € 3%
                                          958,05 € 12 11.496,62 € 3%
                                          986,79 € 12 11.841,52 € 3%
                                          1.016,40 € 12 12.196,76 € 3%
                                          1.046,89 € 12 12.562,67 € 3%
                                          1.078,30 € 12 12.939,55 € 3%
                                          1.110,64 € 12 13.327,73 € 3%
                                          1.143,96 € 12 13.727,57 € 3%
                                          1.178,28 € 12 14.139,39 € 3%
                                          1.213,63 € 12 14.563,57 € 3%
                                          1.250,04 € 12 15.000,48 € 3%
                                          1.287,54 € 12 15.450,50 € 3%
                                          1.326,17 € 12 15.914,01 € 3%
                                          1.365,95 € 12 16.391,43 € 3%
                                          1.406,93 € 12 16.883,17 € 3%
                                          1.449,14 € 12 17.389,67 € 3%
                                          1.492,61 € 12 17.911,36 € 3%
                                          1.537,39 € 12 18.448,70 € 3%
                                          1.583,51 € 12 19.002,16 € 3%
                                          1.631,02 € 12 19.572,23 € 3%
                                          1.679,95 € 12 20.159,39 € 3%
                                          1.730,35 € 12 20.764,18 € 3%
                                          1.782,26 € 12 21.387,10 € 3%
                                          1.835,73 € 12 22.028,71 € 3%
                                          1.890,80 € 12 22.689,58 € 3%
                                          1.947,52 € 12 23.370,26 € 3%
                                          2.005,95 € 12 24.071,37 € 3%
                                          2.066,13 € 12 24.793,51 € 3%
                                          2.128,11 € 12 25.537,32 € 3%
                                          676.781,20 €
                                          Valor final despendido = 676.781,20€ e aos 80 anos vão morar para debaixo da ponte.


                                          2. Comprar:

                                          Comparar o valor final pago na compra ( via simulação bancária), somar IMI, seguro de vida + condomínio + 20% do valor inicial da casa para Obras passados o tempo de pagamento da casa.

                                          Uma simulação num site bancário bem caro por sinal:

                                          Compra de habitação, 28.000€ de rendimentos no agregado familiar, spread de 4,9% (xiça), capital de 150.000€ ( Os 37.500€ já deviam estar poupados):



                                          Nº prestação
                                          Amortização Juros Prestação Capital em Seguro Seguro Comissões Total de
                                          de capital Dívida do de (IS incluído) encargos
                                          (fim de período) imóvel vida
                                          Início 150.000,00 EUR 540,80 EUR
                                          1 173,69 EUR 649,88 EUR 823,57 EUR 149.826,31 EUR 90,93 EUR 32,42 EUR 7,33 EUR 954,25 EUR
                                          2 174,45 EUR 649,12 EUR 823,57 EUR 149.651,86 EUR - 32,43 EUR 7,33 EUR 863,33 EUR
                                          3 175,20 EUR 648,37 EUR 823,57 EUR 149.476,66 EUR - 32,43 EUR 7,33 EUR 863,33 EUR
                                          4 175,96 EUR 647,61 EUR 823,57 EUR 149.300,70 EUR - 32,43 EUR 7,33 EUR 863,33 EUR
                                          5 176,72 EUR 646,85 EUR 823,57 EUR 149.123,98 EUR - 32,44 EUR 7,33 EUR 863,34 EUR
                                          6 177,49 EUR 646,08 EUR 823,57 EUR 148.946,49 EUR - 32,44 EUR 7,33 EUR 863,34 EUR
                                          7 178,26 EUR 645,31 EUR 823,57 EUR 148.768,23 EUR - 32,44 EUR 7,33 EUR 863,34 EUR
                                          8 179,03 EUR 644,54 EUR 823,57 EUR 148.589,20 EUR - 32,44 EUR 7,33 EUR 863,34 EUR
                                          9 179,81 EUR 643,76 EUR 823,57 EUR 148.409,39 EUR - 32,45 EUR 7,33 EUR 863,35 EUR
                                          10 180,59 EUR 642,98 EUR 823,57 EUR 148.228,80 EUR - 32,45 EUR 7,33 EUR 863,35 EUR
                                          11 181,37 EUR 642,20 EUR 823,57 EUR 148.047,43 EUR - 32,45 EUR 7,33 EUR 863,35 EUR
                                          12 182,15 EUR 641,42 EUR 823,57 EUR 147.865,28 EUR - 32,45 EUR 7,33 EUR 863,35 EUR
                                          Total Ano 1 2.134,72 EUR 7.748,12 EUR 9.882,84 EUR 147.865,28 EUR 90,93 EUR 389,26 EUR 87,96 EUR 10.450,99 EUR
                                          13 182,94 EUR 640,63 EUR 823,57 EUR 147.682,34 EUR 90,93 EUR 32,45 EUR 7,33 EUR 954,28 EUR
                                          Total Ano 2 2.248,38 EUR 7.634,46 EUR 9.882,84 EUR 145.616,90 EUR 90,93 EUR 389,83 EUR 87,96 EUR 10.451,56 EUR
                                          25 192,68 EUR 630,89 EUR 823,57 EUR 145.424,22 EUR 90,93 EUR 32,65 EUR 7,33 EUR 954,48 EUR
                                          Total Ano 3 2.368,13 EUR 7.514,71 EUR 9.882,84 EUR 143.248,77 EUR 90,93 EUR 394,55 EUR 87,96 EUR 10.456,28 EUR
                                          37 202,94 EUR 620,63 EUR 823,57 EUR 143.045,83 EUR 90,93 EUR 33,27 EUR 7,33 EUR 955,10 EUR
                                          Total Ano 4 2.494,21 EUR 7.388,63 EUR 9.882,84 EUR 140.754,56 EUR 90,93 EUR 404,48 EUR 87,96 EUR 10.466,21 EUR
                                          49 213,75 EUR 609,82 EUR 823,57 EUR 140.540,81 EUR 90,93 EUR 34,52 EUR 7,33 EUR 956,35 EUR
                                          Total Ano 5 2.627,02 EUR 7.255,82 EUR 9.882,84 EUR 138.127,54 EUR 90,93 EUR 421,26 EUR 87,96 EUR 10.482,99 EUR
                                          61 225,13 EUR 598,44 EUR 823,57 EUR 137.902,41 EUR 90,93 EUR 35,91 EUR 7,33 EUR 957,74 EUR
                                          Total Ano 6 2.766,90 EUR 7.115,94 EUR 9.882,84 EUR 135.360,64 EUR 90,93 EUR 439,82 EUR 87,96 EUR 10.501,55 EUR
                                          73 237,12 EUR 586,45 EUR 823,57 EUR 135.123,52 EUR 90,93 EUR 37,63 EUR 7,33 EUR 959,46 EUR
                                          Total Ano 7 2.914,25 EUR 6.968,59 EUR 9.882,84 EUR 132.446,39 EUR 90,93 EUR 462,38 EUR 87,96 EUR 10.524,11 EUR
                                          85 249,75 EUR 573,82 EUR 823,57 EUR 132.196,64 EUR 90,93 EUR 39,74 EUR 7,33 EUR 961,57 EUR
                                          Total Ano 8 3.069,40 EUR 6.813,44 EUR 9.882,84 EUR 129.376,99 EUR 90,93 EUR 490,42 EUR 87,96 EUR 10.552,15 EUR
                                          97 263,04 EUR 560,53 EUR 823,57 EUR 129.113,95 EUR 90,93 EUR 42,44 EUR 7,33 EUR 964,27 EUR
                                          Total Ano 9 3.232,85 EUR 6.649,99 EUR 9.882,84 EUR 126.144,14 EUR 90,93 EUR 523,89 EUR 87,96 EUR 10.585,62 EUR
                                          109 277,05 EUR 546,52 EUR 823,57 EUR 125.867,09 EUR 90,93 EUR 45,22 EUR 7,33 EUR 967,05 EUR
                                          Total Ano 10 3.404,97 EUR 6.477,87 EUR 9.882,84 EUR 122.739,17 EUR 90,93 EUR 559,20 EUR 87,96 EUR 10.620,93 EUR
                                          121 291,80 EUR 531,77 EUR 823,57 EUR 122.447,37 EUR 90,93 EUR 48,34 EUR 7,33 EUR 970,17 EUR
                                          Total Ano 11 3.586,28 EUR 6.296,56 EUR 9.882,84 EUR 119.152,89 EUR 90,93 EUR 599,86 EUR 87,96 EUR 10.661,59 EUR
                                          133 307,34 EUR 516,23 EUR 823,57 EUR 118.845,55 EUR 90,93 EUR 51,94 EUR 7,33 EUR 973,77 EUR
                                          Total Ano 12 3.777,25 EUR 6.105,59 EUR 9.882,84 EUR 115.375,64 EUR 90,93 EUR 642,56 EUR 87,96 EUR 10.704,29 EUR
                                          145 323,71 EUR 499,86 EUR 823,57 EUR 115.051,93 EUR 90,93 EUR 55,53 EUR 7,33 EUR 977,36 EUR
                                          Total Ano 13 3.978,39 EUR 5.904,45 EUR 9.882,84 EUR 111.397,25 EUR 90,93 EUR 688,51 EUR 87,96 EUR 10.750,24 EUR
                                          157 340,94 EUR 482,63 EUR 823,57 EUR 111.056,31 EUR 90,93 EUR 59,48 EUR 7,33 EUR 981,31 EUR
                                          Total Ano 14 4.190,21 EUR 5.692,63 EUR 9.882,84 EUR 107.207,04 EUR 90,93 EUR 735,80 EUR 87,96 EUR 10.797,53 EUR
                                          169 359,10 EUR 464,47 EUR 823,57 EUR 106.847,94 EUR 90,93 EUR 63,53 EUR 7,33 EUR 985,36 EUR
                                          Total Ano 15 4.413,31 EUR 5.469,53 EUR 9.882,84 EUR 102.793,73 EUR 90,93 EUR 783,35 EUR 87,96 EUR 10.845,08 EUR
                                          181 378,22 EUR 445,35 EUR 823,57 EUR 102.415,51 EUR 90,93 EUR 67,53 EUR 7,33 EUR 989,36 EUR
                                          Total Ano 16 4.648,32 EUR 5.234,52 EUR 9.882,84 EUR 98.145,41 EUR 90,93 EUR 830,79 EUR 87,96 EUR 10.892,52 EUR
                                          193 398,36 EUR 425,21 EUR 823,57 EUR 97.747,05 EUR 90,93 EUR 71,23 EUR 7,33 EUR 993,06 EUR
                                          Total Ano 17 4.895,82 EUR 4.987,02 EUR 9.882,84 EUR 93.249,59 EUR 90,93 EUR 875,15 EUR 87,96 EUR 10.936,88 EUR
                                          205 419,57 EUR 404,00 EUR 823,57 EUR 92.830,02 EUR 90,93 EUR 74,83 EUR 7,33 EUR 996,66 EUR
                                          Total Ano 18 5.156,50 EUR 4.726,34 EUR 9.882,84 EUR 88.093,09 EUR 90,93 EUR 917,04 EUR 87,96 EUR 10.978,77 EUR
                                          217 441,91 EUR 381,66 EUR 823,57 EUR 87.651,18 EUR 90,93 EUR 78,12 EUR 7,33 EUR 999,95 EUR
                                          Total Ano 19 5.431,08 EUR 4.451,76 EUR 9.882,84 EUR 82.662,01 EUR 90,93 EUR 953,74 EUR 87,96 EUR 11.015,47 EUR
                                          229 465,44 EUR 358,13 EUR 823,57 EUR 82.196,57 EUR 90,93 EUR 81,01 EUR 7,33 EUR 1.002,84 EUR
                                          Total Ano 20 5.720,29 EUR 4.162,55 EUR 9.882,84 EUR 76.941,72 EUR 90,93 EUR 983,84 EUR 87,96 EUR 11.045,57 EUR
                                          241 490,22 EUR 333,35 EUR 823,57 EUR 76.451,50 EUR 90,93 EUR 83,10 EUR 7,33 EUR 1.004,93 EUR
                                          Total Ano 21 6.024,86 EUR 3.857,98 EUR 9.882,84 EUR 70.916,86 EUR 90,93 EUR 1.004,56 EUR 87,96 EUR 11.066,29 EUR
                                          253 516,32 EUR 307,25 EUR 823,57 EUR 70.400,54 EUR 90,93 EUR 84,28 EUR 7,33 EUR 1.006,11 EUR
                                          Total Ano 22 6.345,66 EUR 3.537,18 EUR 9.882,84 EUR 64.571,20 EUR 90,93 EUR 1.013,18 EUR 87,96 EUR 11.074,91 EUR
                                          265 543,82 EUR 279,75 EUR 823,57 EUR 64.027,38 EUR 90,93 EUR 84,51 EUR 7,33 EUR 1.006,34 EUR
                                          Total Ano 23 6.683,55 EUR 3.199,29 EUR 9.882,84 EUR 57.887,65 EUR 90,93 EUR 1.009,10 EUR 87,96 EUR 11.070,83 EUR
                                          277 572,77 EUR 250,80 EUR 823,57 EUR 57.314,88 EUR 90,93 EUR 83,41 EUR 7,33 EUR 1.005,24 EUR
                                          Total Ano 24 7.039,44 EUR 2.843,40 EUR 9.882,84 EUR 50.848,21 EUR 90,93 EUR 988,10 EUR 87,96 EUR 11.049,83 EUR
                                          289 603,27 EUR 220,30 EUR 823,57 EUR 50.244,94 EUR 90,93 EUR 80,74 EUR 7,33 EUR 1.002,57 EUR
                                          Total Ano 25 7.414,25 EUR 2.468,59 EUR 9.882,84 EUR 43.433,96 EUR 90,93 EUR 944,78 EUR 87,96 EUR 11.006,51 EUR
                                          301 635,39 EUR 188,18 EUR 823,57 EUR 42.798,57 EUR 90,93 EUR 75,99 EUR 7,33 EUR 997,82 EUR
                                          Total Ano 26 7.809,05 EUR 2.073,79 EUR 9.882,84 EUR 35.624,91 EUR 90,93 EUR 874,55 EUR 87,96 EUR 10.936,28 EUR
                                          313 669,23 EUR 154,34 EUR 823,57 EUR 34.955,68 EUR 90,93 EUR 68,71 EUR 7,33 EUR 990,54 EUR
                                          Total Ano 27 8.224,87 EUR 1.657,97 EUR 9.882,84 EUR 27.400,04 EUR 90,93 EUR 770,64 EUR 87,96 EUR 10.832,37 EUR
                                          325 704,86 EUR 118,71 EUR 823,57 EUR 26.695,18 EUR 90,93 EUR 58,30 EUR 7,33 EUR 980,13 EUR
                                          Total Ano 28 8.662,79 EUR 1.220,05 EUR 9.882,84 EUR 18.737,25 EUR 90,93 EUR 624,64 EUR 87,96 EUR 10.686,37 EUR
                                          337 742,39 EUR 81,18 EUR 823,57 EUR 17.994,86 EUR 90,93 EUR 43,96 EUR 7,33 EUR 965,79 EUR
                                          Total Ano 29 9.124,08 EUR 758,76 EUR 9.882,84 EUR 9.613,17 EUR 90,93 EUR 427,49 EUR 87,96 EUR 10.489,22 EUR
                                          349 781,92 EUR 41,65 EUR 823,57 EUR 8.831,25 EUR 90,93 EUR 24,87 EUR 7,33 EUR 946,70 EUR
                                          Total Ano 30 9.613,17 EUR 272,93 EUR 9.886,10 EUR 0,00 EUR 90,93 EUR 167,94 EUR 87,96 EUR 10.232,93 EUR
                                          Total 150.000,00 EUR 146.488,46 EUR 296.488,46 EUR 0,00 EUR 2.727,90 EUR
                                          Em 30 anos os 150.000€ custaram cerca de 300.000€ agora é somar por alto IMI (1000€ x 50 anos = 50.000€) e condomínio (100€ x 12 meses x 50anos = 60.000€) e seguro de vida ( aproximamente 600€ x 30 anos= 18.000€). Obras 50.000€.
                                          Total = 300.000 + 50.000 +60.000+18.000 + 50.000 = 478.000€ em 50 anos.

                                          E com a diferença de que têm uma casa para viver a partir dos 80 anos e sem prestação a pagar a partir dos 60 anos.

                                          Ora, 478.000€ é bem mais barato do que 676.000€.

                                          Comentário


                                            #22
                                            não esquecer, hoje em dia a maior dificuldade de acesso ao crédito. A escolha não é simplesmente pagar 600 de renda ou 400 de prestação.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Claro , o acesso ao crédito é fundamental para a abordagem que fiz: se não há crédito nem vale a pena considerar o que não é possível.
                                              o que fiz foi comparar uma renda de 500€ face à compra de uma casa com valor semelhante, para rendimetnos brutos de 2000€ por casal. E mesmo com despesas por cima, compensa mais comprar.
                                              Agora comprar casa implica assentar num determinado local, o que pode não ser desejável.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ah, e estas contas não se aplicam se sairmos do euro, aí "caboooooong", tanto para compras como para arrendamentos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                  Ora bem...arrendar sempre compensou e cada vez mais compensa, devido a alguns factores.

                                                  Tu falas em pagar 400€ de renda, um preço normal vá..e claro, uma casa que valha 400€ de renda facilmente chega aos 80 mil euros na compra por exemplo.

                                                  Pois bem, 400€ de renda para 80 mil base de empréstimo..hum em 18 anos pagaria talvez o empréstimo, dando um total de 86400€, talvez os juros sejam este valor ou até um pouco mais ou menos.

                                                  No entanto acarreta outros encargos que uma casa arrendada não tem, como por exemplo IMI, Condominio, Arranjos, Obras..etc etc.

                                                  Além de que, este caso ainda vá..mas para quem quer pagar pouca prestação, fica por exemplo 30 ou 40 anos a pagar a casa. Sendo que uma casa de 80 mil não é nova nem tão pouco, ao acabar de pagar a casa, além da pessoa já estar "velha", a casa velha está.

                                                  Tenho o exemplo dos meus pais, compraram casa, custou 70 mil, está a pagar em 20 anos. Quando o meu pai acabar de pagar a casa, estará reformado. A casa já tinha pelo menos 40 anos na altura. Em obras já foram outros 20 mil no minimo.

                                                  Achas que compensa?
                                                  Sim, acho que compensa, precisamente pela parte a negrito: quando se reformar (e tiver uma reforma miserável como as próximas hão de ser), sempre tem um tecto para morar e sem encargos de renda (e tu uma herança, ou também um tecto, porque não?).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vesper Ver Post
                                                    20 anos a pagar ao banco e a casa é nossa? Nao conheço ninguem que tenha emprestimos a 20 anos, é tudo de 40 para cima...
                                                    Eu tenho um crédito a 20 anos, nem concebo muitos mais anos a pagar uma casa. Aliás o objectivo é liquidar antes disso...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu nunca fui bom em contas,por isso arranjei uma mulher já com casa própria.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Seah Ver Post
                                                        Sim, acho que compensa, precisamente pela parte a negrito: quando se reformar (e tiver uma reforma miserável como as próximas hão de ser), sempre tem um tecto para morar e sem encargos de renda (e tu uma herança, ou também um tecto, porque não?).
                                                        Porque terá uma casa a cair de podre e que provavelmente irá ter outros encargos. Isso seria tudo muito bonito se um gajo acaba-se de pagar a casa e não tenha mais despesas na casa, o que na realidade, não acontece.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                          Eu tenho um crédito a 20 anos, nem concebo muitos mais anos a pagar uma casa. Aliás o objectivo é liquidar antes disso...
                                                          Epá, ainda bem (e estou a ser sincera). Eu também gostaria, mas nao deu. Se bem que a minha ideia tambem sera liquida-la (ou uma boa parte dela) antes de acabar o credito, mas vamos a ver. Só que todas as pessoas que conheço têm creditos a mais de 40 anos (excepto casos em que existiam já casas de família e afins).

                                                          E depois ha o que refere o officer... é que ha sempre despesas inerentes a uma casa propria, como o IMI.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A maioria dos meus amigos vão andar a pagar casa até morrerem portanto, a haver alguma vantagem na casa própria, ela será certamente só para os seus herdeiros. Quando os gajos morrerem os filhos terão uma casa para vender.

                                                            edit: E ainda outra coisa em relação à velhice. Casa arrendada paga renda, mas casa própria também dá despesa. IMI, condomínio, obras nas zonas comuns, etc... É possível viver em casa própria sem pagar fortunas em manutenção? É! Mas imaginem o estado da casa ao fim de 40 anos.
                                                            Editado pela última vez por Jbranco; 26 June 2013, 10:27.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X