Anúncio

Collapse
No announcement yet.

55% de chumbos em exame de Português

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    55% de chumbos em exame de Português

    55% dos alunos que foram hoje a exame de Português , chumbaram .

    Terá a ver com o acordo ortográfico ?
    Terá a ver com a desilusão em horizontes futuros ? ( mercado de emprego )
    Terá a ver com as baldas em prol da diversão ?
    Terá a ver com os próprios professores ?
    Terá a ver com a maneira por vezes quase encriptada como enviam e recebem SMS ?
    Terá a ver com a falta de condições das famílias ?

    Estamos a falar da Língua Portuguesa e de exames feitos em Portugal , lamentavelmente outras disciplinas estão também abaixo dos valores mínimos para obter nota positiva .

    #2
    Ou então o exame estar mal feito ou então os critérios/grelhas de correcção estarem estranhos?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
      Ou então o exame estar mal feito ou então os critérios/grelhas de correcção estarem estranhos?
      Axério? Bué de mal.

      Comentário


        #4
        É continuarem a cortar na educação que o problema acaba por se resolver. Afinal, quem não sabe ler e escreve não faz exames e quando a educação só chegar a 15% da população, de certeza que os resultados vão ser melhores...

        Comentário


          #5
          Desde que continuem a pensar que avaliar é educar vai ser assim... Para mim estes exames são ridiculos, não fazem sentido nenhum...

          Comentário


            #6
            E que tal os putos começarem a estudar e fazer o trabalho de casa? Pessoalmente acho que aprendi mais em casa/biblioteca do que na aula propriamente dita.

            E acredito que as notas globais do ensino iriam descer muito se começassem a punir severamente cabulas, ao invés de só ignorar


            Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
            Desde que continuem a pensar que avaliar é educar vai ser assim... Para mim estes exames são ridiculos, não fazem sentido nenhum...
            Ainda por cima alguns se nao se responder de determinada forma, está errado. Mesmo com identico conteudo

            Comentário


              #7
              Exames mas do 12º? 9º? 4º ano?

              No meu caso, que fiz o exame dos 12º à 3 anos, o que me lixou foi mesmo a intrepretaçao de poemas, raio do Pessoa e do Camões Ja no 9º ano tive 4 (de 0 a 5).

              Comentário


                #8
                a culpa é exclusivamente dos alunos

                Comentário


                  #9
                  Tem a ver com falta de exigência no restante percurso escolar. Simples.

                  Comentário


                    #10
                    Ui tanta coisa...
                    Mas porque é que em tanta pergunta nenhuma é feita sobre por exemplo, quem fez os exames, se estão bem feitos e têm os conteúdos dados, se a greve não ajudou a enervar ainda mais ou desconcentrar... Não, não fiz exame de Português.
                    Ou se os exames avaliam mesmo o ano do aluno, é que pode-se tirar notas medianas(11,...15) e por inúmeros motivos no exame não ter a nota necessária.
                    Ui já falei de mais...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                      Desde que continuem a pensar que avaliar é educar vai ser assim... Para mim estes exames são ridiculos, não fazem sentido nenhum...
                      Apenas discordo que os exames nacionais sirvam de ingresso ao Ensino Superior. De resto, não vejo assim grande mal.

                      Eu vi o exame, vi a grelha de critérios de correcção, e não me pareceu nada de outro mundo. Mas, é facil falar, que já passei por essa fase e os exames, agora, são outros!

                      Comentário


                        #12
                        A disciplina de Português é como a fome, devia ser extinta...

                        A minha sorte foi ter tido uma excelente professora no 11º e 12º ano. E vá, o do 10º também era engraçado... Falava imenso nas suas viagens a Copenhaga, do seu Porsche e coçava os testículos pelos bolsos das calças.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                          Apenas discordo que os exames nacionais sirvam de ingresso ao Ensino Superior. De resto, não vejo assim grande mal.

                          Eu vi o exame, vi a grelha de critérios de correcção, e não me pareceu nada de outro mundo. Mas, é facil falar, que já passei por essa fase e os exames, agora, são outros!
                          Não acho que exames no 4º e 9º ano sirvam de grande coisa... Somos o único país da Europa que temos exames no 4º ano, e mesmo assim pensamos que estamos a fazer bem... Eu no 4º ano queria lá saber de estudar ou de exames, e tive na mesma um bom ensino, não precisei de avaliações...

                          Tu que andas na faculdade sabes perfeitamente que um exame não dita todo o conhecimento que temos...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                            A disciplina de Português é como a fome, devia ser extinta...

                            Mas isso tem explicação ou vai ficar assim no ar?

                            Eu que nunca gostei da cadeira, que me recusei a ler os Mais, que pensava que odiava Fernando Pessoa, que sempre fui um zero na gramática, etc, passado alguns anos já compreendo a importância desta disciplina. É absolutamente essencial não só para ensinar os alunos a escrever mas para que tomem opiniões próprias, para que as saibam defender, para terem sentido crítico e é uma disciplina importante sob ponto de vista cultural. Basta ler Camões e F Pessoa e é necessário fazer uma viagem por uma parte da história de Portugal.

                            Resumindo, acho bem que a cadeira de Português seja um pilar no ensino Português.

                            Comentário


                              #15
                              Acho que os conteudos dos exames de português A ( assim exista ainda o B ) são demasiado complexos e francamente inúteis.

                              Uma coisa é no ensino ensinarem a escrever e a ler bem, e dizerem quem foi este ou aquele escritor.

                              Mas não. O que se tem feito é espetar com poesia em cima de poesia e depois náo só não aprendem correctamente como nem escrever sabem. E o resultado está à vista.

                              Temas complexos da nossa lingua deviam ficar reservados para as UNivs apenas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                                Não acho que exames no 4º e 9º ano sirvam de grande coisa... Somos o único país da Europa que temos exames no 4º ano, e mesmo assim pensamos que estamos a fazer bem... Eu no 4º ano queria lá saber de estudar ou de exames, e tive na mesma um bom ensino, não precisei de avaliações...

                                Tu que andas na faculdade sabes perfeitamente que um exame não dita todo o conhecimento que temos...
                                É claro que não. Mas sabes o que diz um dos melhores professores que tive, até hoje, na faculdade? "Por mais que procuremos várias formas de avaliação, todas são subjectivas".

                                Porém, aqui estamos a falar de exames do 12º, não do 4º ano. Eu fiz exames nacionais, e não achei nada do outro mundo. Ok, foi noutro tempo, e o nível de dificuldade pode ter sido outro, é certo. No entanto, aquilo que acho mesmo errado, é um exame nacional ditar a entrada, ou não, no ensino superior.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                  A disciplina de Português é como a fome, devia ser extinta...
                                  Da maneira como é actualmente dada, sim, sem dúvida.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                    Mas isso tem explicação ou vai ficar assim no ar?

                                    Eu que nunca gostei da cadeira, que me recusei a ler os Mais, que pensava que odiava Fernando Pessoa, que sempre fui um zero na gramática, etc, passado alguns anos já compreendo a importância desta disciplina. É absolutamente essencial não só para ensinar os alunos a escrever mas para que tomem opiniões próprias, para que as saibam defender, para terem sentido crítico e é uma disciplina importante sob ponto de vista cultural. Basta ler Camões e F Pessoa e é necessário fazer uma viagem por uma parte da história de Portugal.

                                    Resumindo, acho bem que a cadeira de Português seja um pilar no ensino Português.
                                    Pois, mas isso não corresponde ao que devia ser dado nas aulas. De tal forma não corresponde que já vimos bem como as coisas estão.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                      Acho que os conteudos dos exames de português A ( assim exista ainda o B ) são demasiado complexos e francamente inúteis.

                                      Uma coisa é no ensino ensinarem a escrever e a ler bem, e dizerem quem foi este ou aquele escritor.

                                      Mas não. O que se tem feito é espetar com poesia em cima de poesia e depois náo só não aprendem correctamente como nem escrever sabem. E o resultado está à vista.

                                      Temas complexos da nossa lingua deviam ficar reservados para as UNivs apenas.
                                      EscapeLivre, estudar Fernando Pesosa, até tem a sua piada . O gajo, quando estava com a moca, até dizia umas coisas engraçadas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                        Mas isso tem explicação ou vai ficar assim no ar?

                                        Eu que nunca gostei da cadeira, que me recusei a ler os Mais, que pensava que odiava Fernando Pessoa, que sempre fui um zero na gramática, etc, passado alguns anos já compreendo a importância desta disciplina. É absolutamente essencial não só para ensinar os alunos a escrever mas para que tomem opiniões próprias, para que as saibam defender, para terem sentido crítico e é uma disciplina importante sob ponto de vista cultural. Basta ler Camões e F Pessoa e é necessário fazer uma viagem por uma parte da história de Portugal.

                                        Resumindo, acho bem que a cadeira de Português seja um pilar no ensino Português.
                                        Eu não acho, acho é que esses temas deviam ser abordados em alunos de Humanidades(Letras) agora um aluno de Ciências para que é que precisa dos Maias? Para que é que precisa de andar a dar os Lusíadas?
                                        Por mais que goste da história de Portugal, ter de dar os Lusíadas foi um pesadelo, e pior trabalhos atrás de trabalhos, anda em ciências e quase trabalha mais para Português que para Matemática

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                          Eu não acho, acho é que esses temas deviam ser abordados em alunos de Humanidades(Letras) agora um aluno de Ciências para que é que precisa dos Maias? Para que é que precisa de andar a dar os Lusíadas?
                                          Por mais que goste da história de Portugal, ter de dar os Lusíadas foi um pesadelo, e pior trabalhos atrás de trabalhos, anda em ciências e quase trabalha mais para Português que para Matemática
                                          Contra mim falo que, vai na volta, também dou com cada pontapé na gramática, estudar Português tem a sua extrema importância, seja em que área fôr.

                                          Agora se o programa está devidamente ajustado aos estudantes de CT, isso já são outros quinhentos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Pois, mas isso não corresponde ao que devia ser dado nas aulas. De tal forma não corresponde que já vimos bem como as coisas estão.
                                            Não?

                                            Então para ensinar os alunos a escrever bem não é preciso mostrar o que fizeram os melhores escritores? Claro que não faz sentido nenhum mostrar textos de escritores que escrevem sem pontuação mas isso é outra história.... política.

                                            Se os alunos prestassem atenção às aulas e se fossem avaliados convenientemente do 5 ao 9º ano, as coisas eram diferentes no 12º.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                              É claro que não. Mas sabes o que diz um dos melhores professores que tive, até hoje, na faculdade? "Por mais que procuremos várias formas de avaliação, todas são subjectivas".

                                              Porém, aqui estamos a falar de exames do 12º, não do 4º ano. Eu fiz exames nacionais, e não achei nada do outro mundo. Ok, foi noutro tempo, e o nível de dificuldade pode ter sido outro, é certo. No entanto, aquilo que acho mesmo errado, é um exame nacional ditar a entrada, ou não, no ensino superior.
                                              Concordo com o teu prof diz... No 12º ano também não sou contra aos exames, em relação a ditarem a entrada no ensino superior, é complicado, que outra forma haveria?

                                              Eu também os fiz, e sempre achei Português uma disciplina muito "estranha"... Era decorar a gramática, compreender os textos estranhos que nos obrigam a ler, no meu entender os livros que nos dão a estudar estão completamente desajustados (alguns), sendo alguns deles completamente desinteressantes, acho que se mudassem alguns dos livros para ir de encontro com os alunos as notas poderiam melhorar muito, e inventar na composição de acordo com o pedido e lá conseguia sempre nota média/boa..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                                                Concordo com o teu prof diz... No 12º ano também não sou contra aos exames, em relação a ditarem a entrada no ensino superior, é complicado, que outra forma haveria?

                                                Eu também os fiz, e sempre achei Português uma disciplina muito "estranha"... Era decorar a gramática, compreender os textos estranhos que nos obrigam a ler, no meu entender os livros que nos dão a estudar estão completamente desajustados (alguns), sendo alguns deles completamente desinteressantes, acho que se mudassem alguns dos livros para ir de encontro com os alunos as notas poderiam melhorar muito, e inventar na composição de acordo com o pedido e lá conseguia sempre nota média/boa..
                                                Como no Brasil, e países análogos.

                                                Queres um curso superior na área de Saúde, fazes um vestibular com matérias relacionadas com saúde (Biologia Humana e Bioquímica). Queres Engenharias, fazes um exame de Matemática e Geometria, e assim sucessivamente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                  Como no Brasil, e países análogos.

                                                  Queres um curso superior na área de Saúde, fazes um vestibular com matérias relacionadas com saúde (Biologia Humana e Bioquímica). Queres Engenharias, fazes um exame de Matemática e Geometria, e assim sucessivamente.
                                                  Pensei que estavas a dizer que eras contra os exames no 12º... És contra é a fazer exames a todas as disciplinas, sem dúvida que fazia muito mais sentido cada um escolher os exames que queria fazer de encontro ao que quereria seguir no futuro...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Terá a ver com o facto dos alunos terem que levar com matéria que para 99% tem zero de interesse e utilidade na sua vida futura, quer como pessoas, quer como profissionais, quer para prosseguir estudos?

                                                    O meu português do secundário foi puro tempo perdido. Alguém entendeu que saber Português é saber interpretar umas estrofes do tempo da monarquia escritas num português que já na altura devia ser arcaico ou então dar numa de psicólogo e tentar perceber o que vai na cabeça de um gajo com os neurónios todos queimados de ópio e absinto, e pronto o pessoal lá tem que perder tempo e paciência com aquilo.

                                                    Se não fosse a parte da gramática e escrita livre acho que ainda hoje tinha o secundário por fazer
                                                    Editado pela última vez por SRLA; 11 July 2013, 21:54.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Tjqueiroz Ver Post
                                                      Pensei que estavas a dizer que eras contra os exames no 12º... És contra é a fazer exames a todas as disciplinas, sem dúvida que fazia muito mais sentido cada um escolher os exames que queria fazer de encontro ao que quereria seguir no futuro...
                                                      Não é bem isso. Os exames até podiam ser feitos, mas não tinham qualquer relevância de ingresso ao ES.

                                                      Por sua vez, o aluno escolhia as Universidades em que queria entrar, e fazia um vestibular da própria Universidade. Uma prova de admissão, por assim falar.

                                                      Eu, no meu caso que escolhi Enfermagem, fiz os mesmos exames para entrar, do que um aluno que está numa Engenharia qualquer. Não faz sentido.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                        Mas isso tem explicação ou vai ficar assim no ar?

                                                        Eu que nunca gostei da cadeira, que me recusei a ler os Mais, que pensava que odiava Fernando Pessoa, que sempre fui um zero na gramática, etc, passado alguns anos já compreendo a importância desta disciplina. É absolutamente essencial não só para ensinar os alunos a escrever mas para que tomem opiniões próprias, para que as saibam defender, para terem sentido crítico e é uma disciplina importante sob ponto de vista cultural. Basta ler Camões e F Pessoa e é necessário fazer uma viagem por uma parte da história de Portugal.

                                                        Resumindo, acho bem que a cadeira de Português seja um pilar no ensino Português.
                                                        Concordo, mas a disciplina devia servir para aprendermos exactamente a falar e escrever bem português. Infelizmente espetam os alunos com obras que nada ajudam a esse desenvolvimento.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por HMartinho Ver Post
                                                          Contra mim falo que, vai na volta, também dou com cada pontapé na gramática, estudar Português tem a sua extrema importância, seja em que área fôr.

                                                          Agora se o programa está devidamente ajustado aos estudantes de CT, isso já são outros quinhentos.
                                                          Dar pontapés na gramática todos damos, e no que falta viver muitos mais daremos.
                                                          Mas ler e interpretar "Os Lusíadas" ou "Os Maias" nada tem a ver com aprender a ler ou escrever, para mim quase que desaprendi só as secas que apanhei naquilo, a stora também ajudava com uma voz extremamente irritante.
                                                          No 12º ano o que falas de gramática já foi mais que dado no 11º, o 12º é analisar aquela treta, fazer uns trabalhos para apresentar, e olha no fim do ano fazes um exame que não precisas para nada, é trabalho deitado fora, e tempo perdido.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pois, se calhar o problema é esse. A disciplina só fica mesmo aliciante para quem já tem alguma maturidade.

                                                            Eu sempre gostei de Fernando Pessoa mas acho ridículo exigirem-me para levar para casa a frase "O essencial é invisível aos olhos" para fazer um texto com 30 linhas (sempre adorei haver limite mínimo para uma opinião) numa idade da minha vida que nem sequer faço ideia do que é amar; ter de assinar contratos de leitura que contavam para a nota (tinha de ser realizado um breve resumo do mesmo) que consistiam em ler livros que a professora achasse de valor, porque para ela Margaridas Rebelos Pintos e Migueis de Sousa Tavares não eram livros, só Tolstoi para cima.

                                                            Eu acho que Português até é uma disciplina gira para encher o buraco mas a exigência da mesma nos exames nacionais é ridícula, ter de saber palavras chave de cor em cada texto que poderá sair no exame é ridículo...
                                                            Editado pela última vez por NaoInteressa; 11 July 2013, 22:08.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X