Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida liquidação do empréstimo da casa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Dúvida liquidação do empréstimo da casa

    Boas pessoal!

    Preciso da vossa ajuda para tirar uma dúvida!
    Tenho um empréstimo de um apartamento (onde vivo), mas vou vendê-lo e o que queria saber é se ao o vender e com esse dinheiro pagar o restante do empréstimo, tenho que pagar só o valor real que falta ou tenho que pagar também os juros como correspondentes aos anos que faltam pagar do empréstimo?

    Agradeço desde já a vossa ajuda!

    #2
    Só o banco te poderá responder a essa pergunta ... tem a ver com o contrato que assinaste.

    Comentário


      #3
      Penso que só terás de pagar o capital em dívida e a taxa de amortização antecipada.

      Comentário


        #4
        Primeiro o facto de teres uma hipoteca nem se coloca a hipótese de pagar ou não o restante em divida. Tens que o fazer e ponto. O dinheiro nem chega a ti, vai directamente ao banco. Mas penso que isto já sabias.

        A tua questão só pode ser respondida lendo o teu contrato de empréstimo de habitação. Tens lá a penalização por antecipação. Costuma ser 2 ou 3 % do valor em divida. Neste caso esquece os juros, não será isso que vais pagar, mas sim a tal penalização.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          Primeiro o facto de teres uma hipoteca nem se coloca a hipótese de pagar ou não o restante em divida. Tens que o fazer e ponto. O dinheiro nem chega a ti, vai directamente ao banco. Mas penso que isto já sabias.

          A tua questão só pode ser respondida lendo o teu contrato de empréstimo de habitação. Tens lá a penalização por antecipação. Costuma ser 2 ou 3 % do valor em divida. Neste caso esquece os juros, não será isso que vais pagar, mas sim a tal penalização.
          Sim isso já sabia mas o valor que vou receber ao vendê-lo será o dobro do que me falta pagar (sem juros) logo queria saber se o valor dos juros entra ou não nas contas ;)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Rodri12 Ver Post
            Sim isso já sabia mas o valor que vou receber ao vendê-lo será o dobro do que me falta pagar (sem juros) logo queria saber se o valor dos juros entra ou não nas contas ;)
            Não tem nada a ver com os juros. Deves ter no teu contrato um valor de compensação a pagar ao banco em caso de amortização total antecipada. Tens que ver os artigos todos do mesmo.

            Comentário


              #7
              Dá uma vista de olhos neste link:

              http://clientebancario.bportugal.pt/...ntecipado.aspx

              Apesar de o valor da comissão a pagar pelo reembolso antecipado ser dependente do banco, o que é facto é que esta comissão não pode ultrapassar os limites definidos pela lei. Os limites máximos encontram-se no link em cima e transcrevo para aqui:
              • Nos contratos com taxa de juro variável: o equivalente a 0,5% do capital que é reembolsado;
              • Nos contratos com taxa de juro fixa: o equivalente a 2% do capital que é reembolsado.

              Comentário


                #8
                Os bancos até deviam pagar para o pessoal amortizar ou liquidar os empréstimos anteriores à crise...muitos têm spreads de 1% ou menos, e com esse dinheiro podiam emprestar de novo com spreads de 5 ou 6% como agora se praticam.

                Comentário


                  #9
                  Não te esqueça de exigir logo ao banco o distrate da hipoteca NO DIA do cancelamento/resolução do contrato e ir logo ao IRN registar o facto. Tens seis dias para isso, caso contrário pagas uma multa do caraças...

                  A maior parte dos bancos não informa disso, e depois a malta é apanhada de surpresa...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                    Os bancos até deviam pagar para o pessoal amortizar ou liquidar os empréstimos anteriores à crise...muitos têm spreads de 1% ou menos, e com esse dinheiro podiam emprestar de novo com spreads de 5 ou 6% como agora se praticam.
                    Alguns como o Millennium já estão a pagar para isso, chegando até aos 5% sobre o valor amortizado.

                    Comentário


                      #11
                      Caso as regras não tenham mudado, tens de pagar meio ponto percentual sobre o capital em dívida e o respectivo imposto de selo sobre esse montante (o I.S. é pouco).

                      Em 100.000€ de valor em dívida dá 500€ mais o IS que já não me lembro de quanto é que é.

                      Estas regras foram afixadas para todas as instituições bancárias à alguns anos atrás e este exemplo em concreto é para uma amortização de um empréstimo em taxa variável. Taxa fixa é superior.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Rodri12 Ver Post
                        Sim isso já sabia mas o valor que vou receber ao vendê-lo será o dobro do que me falta pagar (sem juros) logo queria saber se o valor dos juros entra ou não nas contas ;)
                        Não te esqueças das mais valias.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por danielcosta Ver Post
                          Não te esqueças das mais valias.
                          Não percebi essa das mais valias podes aprofundar?

                          No meu casa comprei o apartamento por 95000€ em 2007, pedi 75000€, faltam-me 50000€ sem juros e agora vou vendê-lo por 90000€.
                          Na altura o meu empréstimo foi taxa fixa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Rodri12 Ver Post
                            Não percebi essa das mais valias podes aprofundar?

                            No meu casa comprei o apartamento por 95000€ em 2007, pedi 75000€, faltam-me 50000€ sem juros e agora vou vendê-lo por 90000€.
                            Na altura o meu empréstimo foi taxa fixa.
                            As mais valias é fácil: foi declarado um valor de compra na altura, certo. Agora é declarado outro, aparentemente superior. A diferença é taxada com o imposto de mais valias. Mas não sei tecnicamente como se processa esse pagamento.

                            Comentário


                              #15
                              Mas neste caso o banco avaliou em 110000€, de escritura comprei por 95000€ e pedi 75000€ e agora vou vender por 90000€.
                              Ou seja, vou vendê-lo abaixo do valor que comprei abaixo do valor a que foi avaliado pelo banco e apenas acima do valor que pedi de empréstimo.
                              Assim sendo neste caso só teria que pagar mais valias caso vende-se o apartamento acima do valor que eles avaliaram ou acima do valor que comprei, certo?

                              Amanhã já vou ao banco mas queria ter a +/- uma ideia concreta das coisas para não ser levado por eles...

                              Comentário


                                #16
                                Se a venda é feita abaixo do valor de escritura não há mais valias. É simples.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                  Se a venda é feita abaixo do valor de escritura não há mais valias. É simples.
                                  Pois fiquei na dúvida se as mais valias eram respeitantes ao valor de compra ou ao calor do empréstimo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Rodri12 Ver Post
                                    Pois fiquei na dúvida se as mais valias eram respeitantes ao valor de compra ou ao calor do empréstimo.
                                    As mais valias são sempre calculadas com base nos valores de escritura (de compra e de venda).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      As mais valias são sempre calculadas com base nos valores de escritura (de compra e de venda).
                                      Por isso é que há pessoal que se lixa porque fizeram no antigamente, quando era fácil e o pão nosso de cada dia, escrituras muito abaixo do valor real a que estavam a pagar por a casa e agora que estas falcatruas sao mais difíceis de fazer estão a vender as casas abaixo do real valor que pagaram e mesmo assim têm mais valias para apresentar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                        Por isso é que há pessoal que se lixa porque fizeram no antigamente, quando era fácil e o pão nosso de cada dia, escrituras muito abaixo do valor real a que estavam a pagar por a casa e agora que estas falcatruas sao mais difíceis de fazer estão a vender as casas abaixo do real valor que pagaram e mesmo assim têm mais valias para apresentar.
                                        lol eu não fiz falcatrua nenhuma!! O valor do apartamento sempre foi o que paguei por ele, não tenho é culpa do banco ter avaliado o mesmo acima do que paguei por ele, alias o banco nem precisava de fazer uma avaliação tão alta uma vez que o valor que eu pedi emprestado foi bem inferior ao valor pelo que paguei pelo apartamento!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Rodri12 Ver Post
                                          lol eu não fiz falcatrua nenhuma!! O valor do apartamento sempre foi o que paguei por ele, não tenho é culpa do banco ter avaliado o mesmo acima do que paguei por ele, alias o banco nem precisava de fazer uma avaliação tão alta uma vez que o valor que eu pedi emprestado foi bem inferior ao valor pelo que paguei pelo apartamento!
                                          Não estou a dizer que tu fizeste falcatrua o valor que o banco avaliou a tua casa não conta para nada, até podias ter comprado uma casa de 10.000€ e o banco avaliar por um milhão, que neste caso não interessa. O que interessa é o valor da escritura ou o valor com que as finanças depois avaliam a tua casa, que antigamente as finanças até costumavam avaliar por baixo mas agora normalmente fica no minimo pelo valor da escritura, para depois chularem no IMI.
                                          Declarar valores mais baixos na compra era prática comum, para os construtores era optimo e como o pessoal poupava tambem uns euros nos impostos tambem iam na onda.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                            Não estou a dizer que tu fizeste falcatrua o valor que o banco avaliou a tua casa não conta para nada, até podias ter comprado uma casa de 10.000€ e o banco avaliar por um milhão, que neste caso não interessa. O que interessa é o valor da escritura ou o valor com que as finanças depois avaliam a tua casa, que antigamente as finanças até costumavam avaliar por baixo mas agora normalmente fica no minimo pelo valor da escritura, para depois chularem no IMI.
                                            Declarar valores mais baixos na compra era prática comum, para os construtores era optimo e como o pessoal poupava tambem uns euros nos impostos tambem iam na onda.
                                            Pois acredito que sim...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              As mais valias é fácil: foi declarado um valor de compra na altura, certo. Agora é declarado outro, aparentemente superior. A diferença é taxada com o imposto de mais valias. Mas não sei tecnicamente como se processa esse pagamento.
                                              Existindo ganho é 50% desse valor, deduzido das despesas, que entra para IRS.

                                              Edit: Mesmo não ocorrendo pagamento de mais-valias o valor da compra e venda é sempre declarado no IRS. Exemplo: A venda de um imóvel adquirido atá 31 de dezembro de 1988 não paga mais-valia, mas ainda assim tem de ser declarada no modelo de IRS.
                                              Editado pela última vez por Jbranco; 15 July 2013, 09:55.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                Existindo ganho é 50% desse valor, deduzido das despesas, que entra para IRS.
                                                Então se por exemplo tivesse pago 80000 pela casa e agora vendesse por 100000 teria que "dar" 10000 ao banco???
                                                Se assim for coitados dos que fizeram aquele sistema falado acima, de comprar por menos do que vale!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Rodri12 Ver Post
                                                  Então se por exemplo tivesse pago 80000 pela casa e agora vendesse por 100000 teria que "dar" 10000 ao banco???
                                                  Se assim for coitados dos que fizeram aquele sistema falado acima, de comprar por menos do que vale!!
                                                  Sobre os 10.000 iria incidir a taxa resultante do englobamento com os restantes rendimentos declarados.

                                                  Edit: Despesas dedutíveis:
                                                  • as despesas suportadas para comprar o imóvel (como o IMT, o custo da escritura e do registo);
                                                  • os custos de obras realizadas nos últimos 5 anos, desde que este custo esteja documentado;
                                                  • as despesas suportadas para vender o imóvel.
                                                  Editado pela última vez por Jbranco; 15 July 2013, 10:00.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                    Sobre os 10.000 iria incidir a taxa resultante do englobamento com os restantes rendimentos declarados.

                                                    Edit: Despesas dedutíveis:
                                                    • as despesas suportadas para comprar o imóvel (como o IMT, o custo da escritura e do registo);
                                                    • os custos de obras realizadas nos últimos 5 anos, desde que este custo esteja documentado;
                                                    • as despesas suportadas para vender o imóvel.
                                                    Ahhhh, muito se aprende neste fórum ;) obrigado a todos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                      As mais valias são sempre calculadas com base nos valores de escritura (de compra e de venda).
                                                      Nem sempre. Se a venda for abaixo do valor de avaliação das finanças as mais valias são pagas por este valor.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se a mais-valia for resultante da venda de habitação própria e for reinvestida na compra de habitação própria, fica também isenta.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Hoje à hora de almoço já vou pedir no banco para me darem tudo direitinho do que tenho a pagar!
                                                          Já agora por quanto tempo acham que a Euribor vai continuar por baixo?
                                                          Subirá facilmente para mais 3 pontos percentuais? Uma subida tão grande a acontecer deve demorar muitos anos, não?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                            Sobre os 10.000 iria incidir a taxa resultante do englobamento com os restantes rendimentos declarados.

                                                            Edit: Despesas dedutíveis:
                                                            • as despesas suportadas para comprar o imóvel (como o IMT, o custo da escritura e do registo);
                                                            • os custos de obras realizadas nos últimos 5 anos, desde que este custo esteja documentado;
                                                            • as despesas suportadas para vender o imóvel.
                                                            Apenas metade desses 10.000€.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X